Amazon UK acaba com portes gratuitos para Portugal

124 Comentários

Quando se fala em comércio online, a Amazon é a loja de referência à escala mundial. A empresa norte-americana, com sede em Seattle, vende de quase tudo e, até há poucos dias, os clientes que efectuassem encomendas da loja online da Amazon no Reino Unido superiores a 25 libras (cerca de 30 euros) não tinham qualquer encargo ao nível dos portes de envio.

Mas agora tudo mudou…Será que continua a compensar comprar na Amazon?

amazon_01

Se os custos de envio compensavam muita das vezes as compras realizadas na online da Amazon no Reino Unido …agora já não é bem assim. De acordo com um comunicado oficial da empresa Norte-americana, as opções de entrega para Portugal mudaram a partir de 3 de Abril de 2014, e o serviço “Free Super Saver Delivery” já não está disponível para um conjunto de países, dos quais se destaca Portugal.

amazon_00

Com tal política, os clientes portugueses passam a ter uma factura final mais pesada, podendo até o custo do envio ser superior ao próprio custo do material encomendado. Vamos a um exemplo partilhado por Miguel Esteves Cardoso no Jornal Público.

“Os novos encargos postais são caros e complicados. Comprando um livro que custe 5 euros e pese 1 quilo paga-se 6,40 pelo envio mais 1,10 pelo peso. O livro acaba por sair a 12,50 euros, dos quais 7,5 euros foram para o correio. Caso se queira o livro mais depressa o envio custa 19.99 euros mais 3.99 euros por livro: 24 euros!”

Neste momento existem apenas duas modalidades de serviço:

  • Standard – Recepção da encomenda entre dois a quatro dias úteis após a expedição
  • Priority express –  Recepção dos produtos entre um e dois dias úteis

De referir que foi em Outubro de 2010 que a Amazon decidiu não cobrar portes para Portugal e outros países em compras superiores a 25 libras. Passados 3 anos e meio, e depois de conquistar muitos clientes, a gigante Norte Americana retira tal “apoio” sem dar qualquer justificação plausível. São coisas do negócio…

Qual a sua opinião relativamente a esta alteração da Amazon?

 

Homepage: Amazon

Comentários

124

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Viegas
    Carlos Viegas

    Fui pego de surpresa por um e-mail que eles “dignaram-se” a enviar-me a comunicar tal facto. Fiquei chateado, pois comprava muita coisa com eles. Principalmente jogos para a consola.

    Mas mesmo sem os portes gratuitos, ainda compensa. Muitos produtos ainda custam muito menos que cá em Portugal.

    A exemplo da Amazon DE, que vende um determinado tablet que custa 280€ menos do que nas lojas nacionais (mesmo com portes). Ora, 280€ é muita massa…

    1. Avatar de Angelo
      Angelo

      Para videojogos, experimenta a gamingreplay portuguesa. Encontras a maior parte dos jogos aos mesmo preço ou até menos do que na Amazon e só pagas 2,5€ de despesas de envio e tens o jogo no dia seguinte. E até enviam pré-encomendas anters da data de lançamento de maneira a o teres no dia do lançamento (às vezes até calha antes), ao contrário da Amazon, em que sabias que tinhas de esperar pela semana seguinte.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Sem dúvida!

        Muito melhor que a Amazon… porque são jogos portugueses, têm selo do IGAC, logo são mais fáceis para vender.

      2. Avatar de Carlos Viegas
        Carlos Viegas

        Moro no Porto e conheço a gamingreplay pessoalmente. Já lá comprei jogos. Para muita coisa vale a pena ir lá.

        Mas na Amazon acontece uma coisa curiosa: é que um jogo depois de +-6 meses de lançamento, o preço cai absurdamente. E em Portugal continua ao preço antigo. Isto falando de títulos não muito badalados.

    2. Avatar de Pedro Duarte
      Pedro Duarte

      O fundamental agora é deixarmos de comprar coisas na Amazon. Pode ser que se arrependam, independentemente de continuar a ser mais barato ou não!

    3. Avatar de Luis
      Luis

      Pego ????
      O que é isso? É português?

      1. Avatar de JG
        JG

        “Pego” é a forma de falar dos brasileiros para dizer que “foi apanhado”… 🙂

        De facto soa estranho para nós. Como sabemos é a 1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo do verbo pegar: eu pego.

        Mas a linguagem é mesmo assim, por vezes deturpa-se e acaba por “pegar”…

        1. Avatar de ruben
          ruben

          Na verdade está mal escrito!
          Não se escreve “Fui pego”, mas sim “Fui pegado de surpresa”, que é o participio passado do verbo pegar.

          1. Avatar de JG
            JG

            “Fui pego”, tal como disse acima, está errado, espero que tenha sido entendido assim. Mas apesar de “Fui pegado de surpresa” estar correto, não é uma expressão muito usada em Portugal (poderá sê-lo por alguma, restrita, população das ilhas e de algumas povoações do Alentejo e Algarve). A expressão corrente é “Fui apanhado de surpresa…”. “Fui pego”, tal como tantas outras expressões são exclusivas do português do Brasil, umas corretas, outras não, tal como muitas que se falam em muitas regiões de Portugal e que não estão corretas mas todos entendem e nem sequer põem em causa. Estou farto de ouvir “espilrro”, “cambra municipal”, etc…, na televisão pela boca de figuras públicas com cargos importantes e com cursos superiores…

        2. Avatar de abílio
          abílio

          Será que não entenderam? Eu entendi perfeitamente. Estes senhores que tem a mania que sabem muito português às vezes dão cada pontapé na gramática …

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        É Português sim senhor!
        http://pt.wikipedia.org/wiki/Pego_(Abrantes)

        Pego é uma freguesia portuguesa do concelho de Abrantes, com 36,05 km² de área e 2 431 habitantes (20011)1 . Densidade: 67,4 h/km².

        😉

        1. Avatar de João Pereira
          João Pereira

          WINNER! 😀

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            LOL 😉

      3. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Sim é português. É o a conjugação do verbo pegar para o presente do indicativo.
        Podes dizer que não é uma expressão utilizada. Utiliza-se muito mais o particípio passado. Por ex. Fui pegado de Surpresa.

        obviamente que “fui pego” está mal conjugado

        1. Avatar de Carlos Viegas
          Carlos Viegas

          De facto o particípio passado do verbo PEGAR é PEGADO. Mas no Brasil é muito comum usar “fui pego”. Confesso que nunca tinha analisado se isso é correto ou não.

          Também sequer ouvi alguém dizer “fui pegado”. Mas enfim…

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            É mais do que julgas.
            Nas aldeias as expressões usadas são muito diferentes das da cidade. Muitas vezes os da cidade tem a mania de dizer que estão mal. Muitas são arcaísmos, mas outras são apenas expressões idiomáticas diferentes. Mesmo um arcaísmo não é errado.

            E tb nunca tinha pensado muito nisso

      4. Avatar de Carlos
        Carlos

        É, mas do Brasil.

        Eu sei que isto vai soar extraordinária, incrível, diria mesmo fantástico, mas vivem largos milhares de brasileiros em Portugal. E russos, e ucranianos e caboverdeanos…

        Enfim, gente estranha, ou que não aabiam o buraco em que se estavam a meter…

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Imagino que saibas que vivem largos milhares de portugueses nos países dos povos citado por ti.

        2. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          O pplware tb é lido no brasil, como tb ha Portugueses que lêm os blogs Brasileiros.
          Isso de não querer ler sites brasileiros (e os Brasileiros os Portugueses) é coisa de puto, ou de retrógrado com a mania de superioridade

          1. Avatar de Vítor M.

            Bem pelo contrario, a nossa massa de seguidores brasileiros só enriquece o nosso site. Quem diz que não percebe o português do Brasil, que se lembre que deve ter sido feito com os pais a verem as melhores novelas ou ouvir os grandes temas musicais vindos do outro lado do atlântico.

      5. Avatar de Carlos Viegas
        Carlos Viegas

        Não meu caro, é chinês!

        Eu sou tuga e vivi 17 anos no Brasil. Portanto escrevo um bocado à moda brasuca.

        Agora esta mania dos tugas de acharam que o português de outros países não se trata de português “verdadeiro”… é uma estupidez!

        E como já disseram… “fui pego” = “fui apanhado”.

        1. Avatar de Vítor M.

          Pois eu acho que tens razão. Mesmo dentro do nosso país há “regionalismos” nos termos e mesmo no tempo verbal e as pessoas só têm de aceitar. O português é rico por isso mesmo.

      6. Avatar de Carlos Viegas
        Carlos Viegas

        Pode não estar correto, mas para verem como é comum, basta ir ao Google e procurar por:

        “fui pego”

        ou

        “foi pego”

      7. Avatar de Carlos Viegas
        Carlos Viegas

        Não meu caro, é chinês!
        Eu sou tuga e vivi 17 anos no Brasil. Portanto escrevo um bocado à moda brasuca.
        Agora esta mania dos tugas de acharam que o português de outros países não se trata de português “verdadeiro”… é uma estupidez!
        E como já disseram… “fui pego” = “fui apanhado”.

      8. Avatar de Carlos Viegas
        Carlos Viegas

        Pena que o pplware “censurou” o meu comentário.

        Mas apenas para constar, eu sou tuga e vivi 17 anos no Brasil. E essa expressão, apesar de “não ser correta”, é muito usada por lá.

        FUI “PEGO” = FUI APANHADO.

        1. Avatar de NewJ
          NewJ

          Eu já ouvi “fui pega”, essa sim uma expressão correta.

      9. Avatar de Pedro
        Pedro

        Aí está o motivo do nosso sucesso!!!
        Uma discussão sobre a palavra “pego” em um tópico sobre a Amazon UK. UAU… The best! LOL 😉

        1. Avatar de Carlos Viegas
          Carlos Viegas

          Pois… por isso que a tugolândia está o que está. Discutem-se parvoíces e perde-se imenso tempo com inutilidades.

          Pior ainda são os “bacanos” que para aqui vêm dar lições de português, como se eles nunca errassem! Mas enfim…

          Portugal no seu melhor!

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            😉

  2. Avatar de Hell_Shoot
    Hell_Shoot

    Vou deixar de comprar coisas na Amazon UK.

    Não quero pagar 10-15€ de portes.

    O mais engraçado é que mandaram o mail no dia 4 a informar sobre uma coisa ia acontecer no dia anterior.

    1. Avatar de o verdadeiro
      o verdadeiro

      Comprem em Portugal e ajudem a economia a crescer, alias hoje tems lojas nacionais a praticar preços melhores que a amazn

      1. Avatar de dbrenha
        dbrenha

        Não é bem assim, já para não falar que há coisas lá que não vês cá, por exemplo chromebooks, ou até à pouco tempo os telemóveis nexus a preços decentes.

      2. Avatar de Fern
        Fern

        Os livros em inglês comprados nas lojas nacionais são muito mais caros. Livros a 10$ não são 10€ e é mais ou menos esse o valor que cobram em Portugal.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Para os livros continuas a ter a bookdepository.com que é do grupo amazon e continua a fazer free delivery para o mundo todo.

      3. Avatar de Tiago Santos
        Tiago Santos

        Quase que é verdade . . . Depende muito dos produtos que estas a falar!

      4. Avatar de diogo
        diogo

        Não concordo contigo, depende e muito dos produtos em questão. Por exemplo um carrinho de gémeos da Graco na Pre-natal custa 250€, na amazon UK custa 120€ e entregue em casa. A questão de se comprar cá é só uma, todos querem ganhar muito dinheiro em muito pouco tempo, são gananciosos, em vez de venderem muito e ganharem pouco, e depois queixam-se que isto está mal e tal e acabam por fechar. Não sejam gananciosos e acreditem que a Economia vai crescer

        1. Avatar de Angelo
          Angelo

          Por outro lado, Portugal é um país pequeno e mais pobre que a GB, logo não se consegue ter o volume de vendas que se consegue nesses países, de forma a compensar preços mais baixos. E no caso da Amazon, é uma loja internacional. Tem milhões de potenciais clientes. As lojas daqui têm dezenas de potenciais clientes.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Consegue-se, porque somos menos habitantes, mas também temos menos lojas.

            Além disso, eles pagam salários maiores aos empregados deles.

            Logo, qual é mesmo a desculpa?

            Querem é ganhar tudo de uma vez… desde que hajam pessoas a comprar, eles não querem saber…

        2. Avatar de Gerardo
          Gerardo

          É como comprar produtos made in china ou Paquistão. O facto de eles serem escravos e tratados como sub-humanos é pormenor. Depois quando nos toca a nós “eles andam a viver acima das suas possibilidades” já se queixam.

      5. Avatar de sideshow
        sideshow

        Quem me dera conseguir comprar em Portugal o que compro…

      6. Avatar de Jose
        Jose

        Gostava de ver qual é a loja em Portugal que vende jogos acabados de sair, novos em folha a 15~20€.

        A unica coisa que vale a pena comprar neste País são peças de computador, e mesmo assim consegue-se mais barato lá fora.

    2. Avatar de OMG
      OMG

      Há que fazer mais contas…

    3. Avatar de bruno
      bruno

      Numa loja nacional os portes rondam no mínimo 5.50€, eu se calhar continuo a preferir o trabalho da amazon a muitas lojas nacionais.
      Se falarmos a nível de assistência, eles ai batem qualquer loja que seja.

  3. Avatar de Anderson Silva
    Anderson Silva

    o Ebay gosta disto 😀 …

    1. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
      PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

      Vocês confiam no ebay 😮 Ou só compram de empresas (genero LG, Sony..etc?)

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Tens lojas normais no ebay…

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Costumo mandar vir livros da Amazon UK e às vezes da americana… nem sequer sabia que podia ter entregas grátis, que agora acabaram… alguém me pode indicar alternativas à Amazon?

    1. Avatar de Vasco Barbosa
      Vasco Barbosa

      Portugal

    2. Avatar de Ricardo Mendes Rosa
      Ricardo Mendes Rosa

      Boas Ricardo,
      Para livros tens sempre o http://www.bookdepository.com/. Free-shipping para Portugal, independentemente da quantidade e peso (se não me falha a memória).

      1. Avatar de Fuba
        Fuba

        Sendo a BookRepository um empresa da Amazon, esperemos que não comecem também a cobrar portes

        1. Avatar de Angelo
          Angelo

          Os preços são mais elevados que na amazon, provavelmente já para compensar esses portes “grátis”.

      2. Avatar de racpxt

        E ainda por cima aceitam PayPal.

        Obrigado pela dica.

  5. Avatar de j
    j

    Esse Miguel Cardoso não deve conhecer a fnac. Claro que se quer pagar os seus impostos em inglaterra e a dar lucros a Jeff B pode continuar a fazê-lo para livros via bookdepository

    1. Avatar de Fern
      Fern

      O problema da FNAC é que era muito mais caro, mesmo sendo livros em inglês. O Book Depository além de mais caro, demoram muito mais tempo e desde 2011 pertence à Amazon, mas é uma alternativa. Podem ainda tentar a Play que também não cobra porteas mas, lá está, são mais caros.

    2. Avatar de DC
      DC

      O IVA que pagas numa compra na Amazon é o IVA português.

      Se é entregue ao estado português isso já são outros quinhentos.

      1. Avatar de JS
        JS

        O IVA pago à Amazon é entregue onde a Amamzon tem a sede, que é fora de Portugal. Ao comprar na Amazon o estado Português, ou seja, nós, vê ZERO de impostos.

        1. Avatar de DC
          DC

          Quanto compras um artigo na Amazon em Portugal automaticamente o valor final altera porque é recalculado em função do IVA português.

          Quanto à parte de ser entregue ou não ao estado português isso já é simplesmente um caso de fuga aos impostos. Se assim não for, a burla é com os clientes ao estar a cobrar o IVA do país da compra.

          1. Avatar de JS
            JS

            Penso que não é assim. A Taxa de IVA não aparece 23%. O mercado é unico, e a compra é feita no UK, apesar de ser enviada para Portugal, isso é um pormenor quando se trata de consumidor final. O calculo deve-se à conversão de libras para Euros. O mesmo acontece no ebay.

        2. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          Não, não é. Está a confundir o IRC (imposto sobre o rendimento da empresa, o qual é colectado no país da sede) e o IVA (um imposto de valor acrescentado sobre as vendas, o qual é cobrado no país para onde o produto é expedido).

          Portugal vê exactamente os mesmos impostos quer seja uma compra na Amazon ou na Worten. IVA fica em Portugal, IRC vai para onde estiver a sede (e o Belmiro já a mandou lá para fora à muito).

          1. Avatar de DC
            DC

            @JS

            Não aparece 23% quando andas a ver montras, quando fazer o check-out faz o ajuste. Vês isso mais facilmente na .es ou .fr que são em euros também.

            Experimenta colocar um produto no carrinho com o login feito e depois põe “calcular impostos e envio” e vais ver o IVA a passar para 23%.

          2. Avatar de Manel
            Manel

            Todas as compras que fazes na amazon, sendo que es consumidor Final, o IVA fica no pais de origem. Quando pagas já esta o imposto incluído.
            Se fosses empresa é que pagarias o IVA em portugal.
            Estas compras prejudicam mt Portugal.

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            @DC, compepletamente errado, pagas o preço com IVA um, e pagas em para o governo britânico.

            Émula compra feita no UK, só que o artigo é enviado para Portugal.

  6. Avatar de okapi
    okapi

    Acho bem, não era justo os que vivem na UK terem que pagar os portes e os outros bem mais longe e com custos maiores de despacho terem-no free. Eu para ter um serviço grátis tinha que pagar +- £42.00 de uma só vez e por ano. Por essa razão eu deixei de lá comprar a partir de 2010 e passei a comprar noutras lojas em que até a chego a comprar mais barato já com os portes.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Os que vivem na UK também usufruiam de portes gratuitos (penso que a partir das £10 de compras)e vão continuar a usufruir.

      1. Avatar de okapi
        okapi

        Não é bem assim tem que se pagar os tais £42.00 anuais, que é o serviço PRIME. Eu sempre paguei portes na UK vindo da Amazon, quantas vezes ao fazer o check out aparecia os portes ou a entrega em 15 dias free e acabava por desistir. É que até aqui a Amazon beneficiava de um estatuto especial, como acabou tiveram que acabar com estas benesses. Por outro lado pagavam o mínimo aos empregados e por sua vez a RoyalMail ou outras distribuidoras continuavam a pagar o mínimo aos seus empregados para terem a Amazon como cliente.Portanto continuo a achar que foi uma medida justa e se querem baixar baixem nas margens de lucros e não nos serviços prestados porque assim prejudicam a economia e os empregos.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Penso que está enganado. O serviço Prime possibilita, sim, entregas em 24h em vários artigos, além de outras vantagens. O FSSD existia e continua a existir para encomendas efectuadas no Reino Unido e Irlanda.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Este tipo é a prova provada que se pode tirar o tuga mesquinho de Portugal, mas não se pode tirar o tuga mesquinho do tuga.

      O gajo acha lá porque ele não tem uma coisa (que ainda por cima tinha e não estamos a falar de todas as encomendas na Amazon, só as acima de £25) mais ninguém pode ter.

      Parece aqueles gajos que reclamam dos funcionários públicos terem um horário de trabalho de 36 horas quando eles têm de 40, em vezes de reclamarem 36 também para si.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Estavas calado…

    3. Avatar de silva
      silva

      quais são as lojas que costumas comprar?
      um abraço

  7. Avatar de Paulo Mendes
    Paulo Mendes

    A verdade é que eles pensam que depois de 3.5 anos a comprar lá, porque valia a pena em vários aspectos, o pessoal vai continuar a comprar.

    A estupidez devia pagar um imposto e só a começar por estes senhores, ia-se salvando algumas dívidas soberanas… xD

  8. Avatar de Rúben
    Rúben

    É mau… Lá vou voltar a mandar vir as coisas da china e esperar um mês… Para pagar estes valores em portes quase que mais vale comprar cá… o que infelizmente não é uma “boa opção”

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      És mesmo Tone, não compres cá não. Quantos anos ainda levará para que se extingam as espécies atuais para dar lugar a uma nova versão de portugueses com mais de dois neurónios.

      1. Avatar de Cris
        Cris

        Os vendedores que se adaptem aos tempos que correm.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Da china tens o problema da alfândega. Se pára lá é capaz de ficar muito mais caro que comprado cá directamente.

  9. Avatar de Nelson
    Nelson

    Mais um que vai deixar de comprar m***** na Amazon por default…

    Passo a utilizar o ebay que já utilizava para chinesices e não.

    Também há muitas lojas europeias abertas no ebay, e dá para ver logo quanto custa já com os portes e ordenar por aí…

    Faz muita falta é um motor de busca tipo kuantokusta, mas para o mercado europeu inteiro, pois temos muitas lojas em muitos países com excelentes preços.

    Porém o Google (e outros) também detestam isto, e se uma pessoa tenta procurar por um produto, vê-se bem os interesses da Google, só mostram lojas de US$ quando uma pessoa pode pôr lá explicitamente “buy europe” ou “buy euros”… Não.. Só mostram resultados no US, já quando uma pessoa quer resultados em inglês ou de sites americanos, o raio do site tenta sempre nos impingir “páginas mais próximas de si” escritas em português…

    1. Avatar de Sr Anónimo
      Sr Anónimo

      Experimenta meter -“US” and -“$”…

  10. Avatar de CC

    É muito mau. É, ou melhor, era a melhor loja de compras que tinha para jogos e os portes são f***.

    1. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      +1 … Lá se foi a compra de jogos oficiais 😀 vou passar para os gratuitos 😉 lol

  11. Avatar de Paulo Gonçalves
    Paulo Gonçalves

    A notícia é má para nós mas não percebo o sentimento geral de deixar-se de comprar na Amazon por causa dos portes. De quando em vez compro na Amazon. fr e lá encontro produtos mais baratos ou que muitas vezes nem encontro cá. Um exemplo: um conjunto de pequenos eletrodomésticos para cozinha da Morphy Richards que nas Worten’s e afins ficam por 300€ e nesse site custam pouco mais de 200€ com portes. É preciso não generalizar. Seria muito mais agradável não pagar portes mas face aos preços de alguns produtos no nosso país só tenho a dizer: Viva a Amazon!

    1. Avatar de Joao Campos
      Joao Campos

      Para coisas específicas, de custo elevado, os portes comem-se. A questão é que devido ao Free Shipping o pessoal mandava vir milhentas coisinhas que de outra maneira nunca estaria interessado.

  12. Avatar de inconformado
    inconformado

    Bom dia a todos.

    Já existe pelo menos uma petição a nível europeu para tentar reverter esta situação. Vale o que vale, mas não custa ajudar:
    http://www.change.org/petitions/amazon-reinstate-free-shipping-for-eu-countries-and-international-orders?recruiter=88492184&utm_campaign=signature_receipt&utm_medium=email&utm_source=share_petition

    No meu caso é simples, fazia muitas compras na Amazon UK precisamente por beneficiar dos portes grátis. Deixando de haver portes grátis, a maioria das coisas que lá compraria acabam por ficar mais baratas noutros locais, e claro, será aí que passo a comprar em vez da Amazon UK…

    Cumps.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Era só o que faltava, agora implorar para uma empresa passar a fazer a coisa inteligente para si…

      É assim? Para mim, já não vendem…

  13. Avatar de Artur Castro
    Artur Castro

    A Amazon não manda no mercado, o mercado é que manda na amazon
    Se sem os portes gratuitos deixa de ser vantajoso, pura e simplesmente deixem de comprar lá.

    Certamente quando a Amazon UK vir as sua vendas limitadas á inglaterra e irlanda no norte vão mudar de politica até lá tem sempre o ebay e sites chineses.

    Cumprimentos

  14. Avatar de Rui
    Rui

    O que vai acontecer é que passada esta onda de choque as pessoas vão continuar a utilizar a Amazon… não tenho qualquer duvida em relação a isso. E esse é que é o problema. A Amazon sabe que é assim e só tem de aguardar que a poeira assente.

  15. Avatar de Rui
    Rui

    Para os que defendem o comércio nacional, devo acrescentar que eu também o defendo e tento ao maximo fazer as minhs compras em lojas nacionais (não as multinacionais dos centros comerciais). Agora não queiram que eu compre uma serie em DVD numa loja nacional por 80 euros, quando consigo a mesma serie em Blu-Ray por 20 euros na Amazon. Isso não é defender o comércio ancional… isso é ser estúpido.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Eu consigo por 0 euros em 1080p e sem suporte físico que é uma coisa ultrapassada. Estou a roubar os estúdios americanos? Eles que se F**** A crise é culpa deles e dos seu trafulhas de Wall Street.

      1. Avatar de Cris
        Cris

        >Wall street

        A culpa é da reserva federal (reads, jews).

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    Mais uma medida idiota de uma empresa que se quer aproveitar da posição dominante (e dos clientes que fidelizou) em 3/4 anos de Super Save Delivery.

    Eu comprava tudo o que era mais barato do que em PT. Agora acabou. Compro cá mais caro, mando vir da china, o que for, mas Amazon acabou-se. Pode ser que sentindo no bolso, reconsiderem e criem algum sistema mais justo (flat rate no portes, valor mais alto para super save delivery, whatever…)

  17. Avatar de FO
    FO

    Para livros novos recomendo “BookDepository.com”. Com envio gratuito independentemente do preço do livro. E o preço final está sempre entre um dos mais baixos na net.
    Para outras coisas o ebay pode ser a solução.

  18. Avatar de Vera
    Vera

    Não percebo o drama desta gente.
    A Amazon do UK deixou de oferecer os portes…. UK diz-vos alguma coisa?
    Porque compram coisas no UK em primeiro lugar? A Amazon DE oferece quase a mesma coisa mas em Euros e essa faz parte do espaco Schengen o que significa que as encomendas náo vão ficar paradas na alfandega a torto e a direito.

    Eu compro bastante na DE e estou satisfeito. Já comprei na IT e apesar de ter pago uma pequena taxa tudo correu bem.
    Uk?! não obrigado, não fazem parte do espaco Shengen nem usam o euro… podem colocar as libras no rego da rainha a ver se eu me importo.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      “Porque compram coisas no UK em primeiro lugar?” Simples… porque ficavam mais baratas, mesmo com a conversão das libras. Além de que Amazon DE e IT (e ES) já aplicavam portes. Quanto a encomendas paradas na alfandega… encomendas provenientes do Reino Unido e dos restantes paises comunitários não estão sujeitos a controlo aduaneiro.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Também não para do UK, porque é EU, tal como Portugal.

      Seja Schengen, seja EUA, não param, se for os dois, não para, se for só um, também não.

      Mas eu, se for o mais barato, também vou usar amazon DE, IT, FR, etc…

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        Meu caro,

        com certeza que sendo dos EUA param na alfândega!

    3. Avatar de Mario
      Mario

      Espaço Schengen? Isso é livre circulação de pessoas, nós estamos a falar de produtos. Schengen não tem nada a haver com alfândegas.

    4. Avatar de Luís Santos
      Luís Santos

      Comment com sabedoria. Like.

    5. Avatar de Luis
      Luis

      Gostei especialmente do “podem colocar as Libras no rego da Rainha” Big Lol.

    6. Avatar de Jose
      Jose

      Sabes o que é Schengen por acaso?

      Que barbaridade, não te afecta em nada encomendas quer o pais tenha Schengen ou não.

      Tem a ver com circulação de pessoas, e não produtos. E não estou a falar de trafico humano como é obvio, mas sim viagens a outros países da União Europeia, tens entrada garantida nos paises com Schengen.

  19. Avatar de Mário Lopes
    Mário Lopes

    Em tempos fui cliente regular da Amazon, designadamente na aquisição de algumas obras em formato digital (Kindle). A Amazon sempre garantiu que desde a aquisição, a obra ficava gravada na minha conta nos seus servidores para todo o sempre. Só que mudaram de ideias e sem que fosse avisado, decidiram alterar as coisas, pois para meu espanto as obras adquiridas simplesmente desapareceram do meu espaço. O grave da história reside no facto de que as obras eram vendidas no formato proprietário para Kindle para não permitir leitura noutros leitores, por forma a manter os direitos de autor intactos (como se isso fosse possível no mundo actual…lol). Não tivesse eu providenciado a “conversão” das obras para formato epub e hoje estaria impedido de as consultar mesmo sendo legalmente adquiridas nos termos que a Amazon me apresentou à data da compra. Não apresentei nenhuma reclamação pelo sucedido, na certeza de terem perdido não apenas um cliente mas, simultaneamente, terem incentivado que os denuncie enquanto puder, ou seja, não compro e contribuo alertando outros para o que lhe pode acontecer se com eles negociarem.

  20. Avatar de MF
    MF

    Teria sido mais inteligente da parte da Amazon, em vez de simplesmente terminar com as entregas gratuitas aumentar sim o valor a partir da qual a encomenda seria enviada sem custos, por exemplo 50£ ou até 75£. Assim não perderiam tantos clientes … digo eu!

    1. Avatar de RP
      RP

      Concordo. Seria bem mais inteligente.

  21. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    Eu sempre mandei vir em standard já não me faz diferença, existia pessoal que abusava, conheço situações em que o pessoal diz que não chega e depois recebe duas encomendas…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Com ou sem portes vai continuar a haver abusadores a dizer que não receberam as encomendas. E tanto quanto eu sei, nessas situações a Amazon responsabiliza-se pelos custos do reenvio.

      1. Avatar de Marcos Santos
        Marcos Santos

        Não, porque o standard, vem pela MRW, existe registo de entrega. não vai ser tão fácil de enganar, ou quase impossível.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          O Free Super Saver Delivery também vinha por MRW, em 90% das vezes (pelo menos no meu caso). Aliás, nunca percebi qual o critério para só de quando em vez enviarem por Royal Mail. E em relação aos preços, não tenho a certeza mas parece-me que o standard agora é bem mais caro do que era.

  22. Avatar de Roberto
    Roberto

    Agora que li esta noticia é que fui ver a minha última encomenda e reparei que tinha pago portes.

    Tenho a certeza de quando fiz a encomenda escolhi os produtos e vendedores com Free shipping delivery. Tive esse cuidado até porque tive alguma dificuldade em seleccionar produtos que se enquadrassem.

    Muito honestamente não confirmei as parcelas da factura no fim, mas sei que fiz todos os procedimentos e escolhi mesmo essa opção dos portes gratuitos no fim.

    Pelo que já tinha lido, a Amazon é uma empresa que corta os custos até ao último centavo, “escravizando” mesmo a maior parte dos empregados.

    Parece que agora até a nós andam a tirar esse pequeno beneficio que tínhamos.

    Lá vou ter de começar a fazer compras aos “bocadinhos” e esperar semanas ou meses pelas encomendas.

    1. Avatar de Roberto
      Roberto

      Ah e não recebi e-mail nenhum a avisar.. Não me recordava de tal e fui mesmo agora verificar e nada.

  23. Avatar de Atter
    Atter

    Já pensaram se isso não poderá ser uma medida da zona euro?
    É preciso manter os cadeirões de Bruxelas e Strasbourg…

  24. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    O problema desta medida não esta só relacionado com os portes, ou pelo menos para mim não seria só isso! Em relaçao ás compras que fiz na Amazon UK enquanto estava em Portugal só tenho a dizer bem do serviço pos-venda! Por mais que uma vez tive que devolver algo que comprei e nunca houve entrave algum, inclusive cobriam o custo da devoluçao devolvendo-me o dinheiro sem fazer a conversao, por exemplo o envio custou-me 15 euros e foram-me devolvidas 15 libras. São pequenos pormenores mas que fazem toda a diferença, e que infelizmente não são practica comum em lojas portuguesas. Se a isso juntarmos a imensa variedade de produtos e os preços quase sempre mais baixos é facil de perceber porque é que tanta gente em Portugal comprava coisa de lá!

  25. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Tudo a chorar mas quem mora nas ilhas PAGA PORTES QUANDO COMPRA EM LOJAS DO RESTO DO PAÍS. Há inclusive casos onde quem mora no continente não paga portes nenhuns e um ilhéu tem de pagar. Isto acontece dentro de portas e ninguém quer saber!

  26. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eu acho que mais grave do que terem acabado com os portes gratuitos, é precisamente a tabela de preços que vão passar a aplicar. Um absurdo completo: 4,30£ por um CD/DVD e 6,40£ por um livro ou outra categoria de artigos, acrescidos de uma sobretaxa de 1,10£/kg. Ou seja, quem pensou que bastaria juntar varios artigos para diluir o preço dos portes, é melhor pensar duas vezes.

  27. Avatar de RS
    RS

    Ja agora convém não esquecer que esta medida irá ter necessariamente reflexos em alguns dos concessionários da MRW que praticamente viviam deste negocio.

  28. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Agora com o fim dos portes gratuitos para Portugal, só vai compensar pontualmente, para alguns artigos em que a diferença de preço é alta, e não são tão poucos quanto isso. Quantas vezes não se consegue comprar o mesmo produto lá fora a metade do preço, e ainda por cima lá fora ganham mais, e ainda compram mais barato do que nós. O IVA da Amazon é entregue ao Estado Português por isso vai dar ao mesmo, a diferença mesmo é não ter que pagar o imposto de chulice tuga.
    A sorte do nosso comércio é que o português é desconfiado e averso à mudança, e as lojas tradicionais por cá ainda vendem muito. Ainda há pouco tempo vi um frigorífico 100€ mais barato no Kuantokusta do que numa loja tradicional.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Quanto ao IVA, consulta acima.

      Quanto ao frigo… E isso era com transporte? É que se calhar, o transporte de um frigo não fica barato, e instalação? Eles vão-te a casa instalar?

      Também há que ver esses casos… Muitas vezes parece que compensa, chega à altura de puxar pelo gatilho, e lá vêm “as brincadeiras”… Pois…

  29. Avatar de easynote
    easynote

    Eu tenho usado mais o ebay, amazon é so mesmo coisas que não haja mesmo ca, em ultimo recurso…

    Sendo assim muito menos vou usar o amazon e procurar alternativas 🙂

  30. Avatar de sideshow
    sideshow

    Para mim claro que não compensa, a encomenda que fiz de €72 há 3 semanas hoje passava para €112. MAIS €40???? txiiii, pelas minhas contas, se fizer compras de €300 vale a pena ir a Londres busca-las eu mesmo 🙂 !!!

    1. Avatar de RS
      RS

      O irónico é que nem é necessário ir a Londres já que grande parte dos artigos é expedida de armazens espalhados pela Europa continental. Ainda ha tempos recebi uma encomenda expedida aqui ao lado de Espanha.

  31. Avatar de Alex
    Alex

    Eu até julgava ter lido algures que a Amazon não expedisse para Portugal. Na minha idéia para conseguir algo dessa loja havia que recorrer aos serviços de Forward2Me ou similares.
    Sendo assim, e se for da Amazon Espanha? O preço não há-de variar muito do UK e talvez siga com portes gratuitos…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Da minha experiência, os preços nas lojas “locais” da Amazon (DE, IT, FR, ES) são genericamente superiores aos praticados pela Amazon UK. No caso da Amazon Espanha, os portes do serviço standard (2 a 10 dias uteis) são de 6,99€/envio acrescidos de 0,59€/kg no caso de produtos electronicos e pequenos electrodomesticos.

  32. Avatar de ptpedropt
    ptpedropt

    é me indiferente
    já comprei centenas de vezes de vezes na internet, principalmente no ebay e nunca compensou comprar na amazon

    alem disso têm metedos de pagamento horriveis

    roupa, tennis, livros (lol?), etc.. vou à loja

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Só um exemplo: comprei uma camisola da Under Armour por £8,50 (cerca de 10 euros). A mesma camisola na Sport Zone: 26 euros. De facto não compensava mesmo nada… LOL

  33. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Fiz a minha ultima compra sem saber que iriam acabar os portes grátis, ao tentar fazer outra encomendar reparei que acabou. Gillete Fusion pack de 8 laminas 10£. Imbatível, claro que nem tudo compensa.
    Isto de ajudar o estado é tudo muito bonito, mas se eu estou a espera do estado para me ajudar…….

  34. Avatar de Paulo
    Paulo

    Já deixei de comprar lá. Há muita coisa que deixa de compensar. Hoje por exemplo comprei um liquidificador. Preço dela 27 libras, portes 35. Ora a própria marca tem loja no eBay. Mandei vir de lá e com 7.99 libras de portes.
    35 libras de portes!! Omg

  35. Avatar de Antonio
    Antonio

    Aqui no UK costumo comprar no play.co.uk costumam ter precos melhores que os da amazon, axo que o envio para portugal e gratis.