Amazon Prime Video cresce e ameaça cada vez mais a liderança da Netflix

33 Comentários

Os utilizadores estão, gradualmente, a optar mais pela assinatura dos serviços de streaming do que pelas vias ilegais de conteúdos. A Netflix é, sem dúvida, a escolha da esmagadora maioria das pessoas para verem cómoda e legalmente os seus filmes e séries preferidos.

No entanto, de acordo com os resultados do terceiro trimestre de 2020, a Amazon Prime Videos tem crescido aos poucos e está cada vez mais próxima de ameaçar a liderança da Netflix.



Amazon Prime Video cada vez mais próxima da Netflix

Recentemente questionámos os nossos leitores sobre qual a plataforma de streaming que preferem para ver os filmes e séries. A esmagadora maioria dos participantes escolheu a Netflix, com 74% dos votos. Por sua vez, a Amazon Prime Video foi votada por apenas 3% dos leitores.

No entanto a realidade ao nível global poderá ser um pouco diferente. E os dados mais recentes relativos ao terceiro trimestre deste ano apontam para isso mesmo.

Segundo os números apurados pela Reelgood, uma plataforma que agrega conteúdos dos vários serviços de streaming, apesar de a Netflix continuar a liderar neste mercado, a distância que a separa da Amazon Prime Video é cada vez menor.

Através do seguinte gráfico, verifica-se que a Netflix desceu significativamente a sua quota de mercado de 32% no segundo trimestre para 25% no terceiro trimestre de 2020. Por sua vez, a Amazon Prime Video aumentou a sua participação de 20% para 21%, estando agora a apenas 4 pontos percentuais de diferença da líder.

HBO Max também em ascensão

Quanto às restantes plataformas analisadas, a Hulu também desceu de 19% para 15%, enquanto que a HBO Max teve uma acentuada subida de 3% para 8%.

De acordo com os analistas da Reelgood, este aumento da HBO pode dever-se parcialmente ao facto de ter iniciado mais tarde durante o 2º trimestre, arrancando depois já em forma nos últimos três meses. Outro motivo poderá ser por a plataforma disponibilizar conteúdos considerados como sendo os mais vistos de julho a setembro. Alguns exemplos são o Joker, Birds of Prey, The Matrix, An American Pickle, Game of Thrones, Raised by Wolves, Rick e Morty, etc.

Já a Disney+ manteve os 6% de quota de mercado em ambos os trimestres.

Vamos aguardar pelo desempenho das plataformas até ao final do ano e verificar depois como se encontram estes resultados. Isto porque, entre outros fatores, poderá haver algum aumento de preços nas assinaturas da Netflix.

Leia também:

Netflix pode aumentar o preço das assinaturas nos EUA e Europa em breve

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jn
    Jn

    A Amazon não dá importância a conteúdos para Portugal. Tenho há quase um ano, com Netflix ninguém quer saber desta plataforma para nada. É dedicada aos espanhóis, com algumas opções em brasileiro e muito pouco de interesse em português de Portugal. Novidades pagam-se a parte com subscrição do prime da Amazon (não sei se há diferenças).

    1. Avatar de Joao
      Joao

      ou pessoas que saibam ingles nao querem saber de legendas em portugues. as de ingles chegam e sobram. ja a minha maria, prefere legendas em espanhol, que em casa dela so ve canais espanhois.
      nem falo no preço. amazon tens a plataforma de “borla” se fizeres compras na amazon e ainda tens livros e musica de borla.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Como a borla? Pode desenvolver pf

        1. Avatar de Hyper
          Hyper

          Basicamente o Prime inclui o PrimeVideo mas também o Prime da Amazon, encomendas mais rápidas e preços mais convidativos mas também livros e música. Faz tudo parte do mesmo pacote.

          1. Avatar de EmaGon
            EmaGon

            Para quem mora em Portugal, ter Amazon Prime é quase prime video, livros e musica, por isso acho que não podemos chamar de borla. Se morássemos em Espanha (no caso da amazon Espanhola), tínhamos entrega no dia seguinte de incluídos

            Eu tenho Amazon Prime e não tenho encomendas mais rápidas. É exatamente igual a não ter, a vezes alguns preços exclusivos para Prime de produtos e uma ou outra promoção.

      2. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        O teu inglês deve ser bem melhor que o teu português

    2. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Eu vejo com catalogo UK, mais completo que catalogo US.
      Amazon Prime é o melhor serviço de streaming neste momento, não tem grandes exclusivos mas tem um catalogo gigante e não faz upscale, a qualidade é o melhor que poderiamos esperar.

      1. Avatar de Bicodabota
        Bicodabota

        E como consegues? Eu só consigo aceder ao espanhol.
        Obrigado .

  2. Avatar de Alita
    Alita

    Netflix e disney são excelentes.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      netflix deve ser a pior plataforma do mundo e arredores em qualidade de conteudos……mas o povo esta habituado a cenas mediocres por isso nao estranho o teu comentario..desde que esteja na ponta do dedo é tudo bem….

      1. Avatar de Guile
        Guile

        Pior do mundo, quiçá da europa!! LMAO

        A única coisa que o serviço tem de mal (no meu ver) é o preço em comparação à concorrência.

        Além de cenas medíocres, também estão habituados a comentários medíocres, que criticam os outros por terem uma opinião diferente da sua.

        Cada um tem direito a sua opinião, já experimentei todos os serviços disponíveis em Portugal e não vejo uma diferença brutal em qualidade de conteúdos. Cada um tem os seus conteúdos de produção própria de boa qualidade, como tem alguns de má qualidade. O resto dos conteúdos é quase todo partilhado pelos serviços.

        Talvez a Disney seja a que tem melhor conteúdo exclusivo (star wars, disney, pixar e marvel e national geografic) mas uma quantidade muito pequena comparada com outros serviços.

        1. Avatar de José Fonseca Amadeu
          José Fonseca Amadeu

          Quem tem melhor conteúdo é sem dúvida a Hulu.

          Acho estranho ninguém falar da qualdiade mediocre do streaming da netflix, comparado com Amazon Prime que parece que estou a por o blueray no leitor e fazer play.

          1. Avatar de Joao
            Joao

            quem curte ver conteudos mediocres nao se deve preocupar muito com a qualidade de streaming mediocre (lower expectations). Costuma ser metade da Amazon prime.

          2. Avatar de EmaGon
            EmaGon

            Não conheço o conteúdo da Hulu pois não existe em Portugal (Sei que posso usar VPN mas não quero mais um custo com um bom serviço de VPN) mas acredito que seja o melhor ate porque pertence à Disney.

            Em relação à qualidade de streaming, não tenho essa experiência. Neste momento tenho Prime e não me parece muito melhor ao Netflix mas irei tentar perceber melhor nos próximos dias.

      2. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Os teus comentários dizem o contrário, não gostaste por alguma razão então bora lá dizer mal do Nwto

        1. Avatar de R!cardo
  3. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Pudera, a Netflix com aqueles preços.
    ..

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Quais preços? Juntas mais 3 amigos e dividem uma conta e fica 3.50€ a cada um o plano mais caro

  4. Avatar de Jota
    Jota

    The Boys é a melhor série dos últimos tempos. Obrigado Amazon!

  5. Avatar de Abreu
    Abreu

    Quando a prime tirar os “caras” das legendas talvez volte a assinar… Mas o the grand tour tb já acabou… Programação sem interesse para mim!

  6. Avatar de Mário
    Mário

    Para mim prefiro pagar mais 5 euros pelo netflix e não ter de comer legendas em brasileiro. Já vi tudo o que me interessava no Prime, bastaram 2 meses. O Netflix estou sempre a descobrir novas séries que gosto.

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Tens de ver o Prime com catalogo UK, claro que em PT o catalogo é mau, meia duzia de titulos + exclusivos, a Netflix é quase tudo exclusivos embora cada um mais mediocre que o outro.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Eu tenho VPN, mas tens de registar no prime uk e pagar o preço de lá?

  7. Avatar de Rui Meira
    Rui Meira

    Posso estar enganado mas esses dados são uma treta! Pois quem tem Amazon prime tem direito a Amazon prime video! Já tive Amazon prime video e quase tudo pago a parte!

  8. Avatar de Dc
    Dc

    Para quem reclama do Prime não ter legendas em PT-PT ou só ter PT-BR ou não ter PT de todo, não se esqueçam que a Amazon ainda não existe oficialmente em Portugal e enquanto isso não acontecer as coisas provavelmente não irão mudar.
    Façam como eu, metam as legendas em inglês. É uma situação win-win. Não só melhoram o vosso inglês como deixam de depender de legendas em PT para poder ver algo.
    HBO é sem dúvida o que oferece a melhor qualidade em termos de conteúdos mas o serviço em si deixa muito a desejar.

  9. Avatar de xico
    xico

    Nas “vias ilegais de conteúdos” a qualidade de imagem está sempre muito acima do que nos serviços streaming ,que sao apenas “bons” para ver no telemovel e tablet, em tv espalham-se todos com lags e compressoes macacas. Melhorem esse aspecto e aí talvez a pirataria caia a pique.

  10. Avatar de Bicodabota
    Bicodabota

    O melhor serviço de streaming do mercado.

  11. Avatar de LP
    LP

    Tenho Netflix a dividir com familiares, e Amazon Prime. Na amazon pago 36€/ano, dá 3€ por mês para ter Prime Video (cada vez mais com legendas em Português de Portugal, como nas séries que vi por último, Expanse e The boys S02). Tenho ainda as ofertas prime, prime music (apesar de limitado a ouvir no PC, somo tenho spotufy não uso), livros é que há 0 oferta em PT-PT. Apesar de tudo, 3€ por mês pela qualidade de séries e conteúdos é menos que ter netflix a dividir.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      A última temporada do Expanse perdeu as legendas pt e passou a português, se essa é a política deles nunca mais assino, prefiro sacar e arranjar as legendas.

    2. Avatar de Maria Pacheco
      Maria Pacheco

      Eu tenho a Amazon Prime, através da Amazon.es, e pago igualmente 36€/ano. Apesar de estar focado no público espanhol, com muitos conteúdos de produção espanhola, considero as séries originais de excelente qualidade (basta ver a classificação no IMDB) e cada vez mais com legendas em PT-PT. Gostaria de saber como consegue aceder às restantes ofertas, nomeadamente Prime Music e livros. Quando eu tendo fazer isso, pede-me uma morada espanhola, que eu não tenho, e só me dá a opção do Prime Music Unlimited, que implica pagamento extra. Agradecia ajuda. Obrigada.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Acontece o mesmo comigo. Assinei o prime 1 mês de oferta e agora 4 € por mês. Pouco importa que não tenha acesso ao resto continua a ser menos 2 euros que o prime video. O catálogo migrou para o português, assim que apanha a morada e ip.

  12. Avatar de L.Saavedra
    L.Saavedra

    Amazon Prime Video: um serviço pago e prestado em Portugal é para ter legendagem em Português como função disponível. Isto nem se discute. Mas a licença para emissão por cá também pode ser revogada por via do número crescente de reclamações, coisa que Amazon pode encolher os ombros mas os portugueses também.

  13. Avatar de Bicodabota
    Bicodabota

    E como consegues? Eu só consigo aceder ao espanhol.
    Obrigado