Amazon está a desenvolver o seu próprio sistema operativo para deixar o Android

8 Comentários

Apesar de dar suporte a um largo leque de dispositivos, há empresas a afastarem-se do Android. Em 2024, pelo que consta, será a vez da Amazon.

Amazon Fire TV Sticke

A Amazon utiliza o Android desde 2011. Contudo, conforme avançado pelo jornalista Janko Roettgers, a gigante do e-commerce pondera abandoná-lo há mais de cinco anos.

Aliás, a empresa terá, inclusivamente, centenas de engenheiros a trabalhar no seu próprio sistema operativo.

O apelidado Vega, será baseado em Linux, terá suporte para aplicações Web, e estrear-se-á em 2024, nos dispositivos da Amazon. Além disso, o novo sistema operativo chegará para substituir a versão atual do Fire OS, baseada em Android, asseverando, dessa forma, maior liberdade à empresa.

Ter o seu próprio sistema operativo dará, à Amazon, um maior controlo sobre aplicações e atualizações de segurança, além de que reduzirá os custos de desenvolvimento e manutenção.

Amazon

Segundo fontes, o projeto da Amazon envolve centenas de pessoas. Uma delas é Zibi Braniecki, ex-funcionário da Mozilla, que trabalhou no Gecko e no Firefox OS. De acordo com uma publicação no fórum Blind, a maior parte do trabalho já deverá estar concluída, pelo que o Vega já estará em fase final, prevendo-se que chegue com a próxima geração do Fire TV, no próximo ano.

O mesmo jornalista, Janko Roettgers, adiantou que os planos da Amazon não se limitam aos dispositivos de consumo. Por sua vez, ambiciona implementar o seu novo Vega, por exemplo, nos sistemas de infoentretenimento dos carros.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Existirá algum motivo para a Amazon não criar um sistema operativo do zero? É uma empresa com milhares de milhões de dólares, eles têm o dinheiro e tempo para isso. Também tem domínio do mercado, quando lançarem produtos terão centenas/ milhares de milhões de potenciais compradores… não é como se fossem desenvolver algo que talvez nunca ninguém vá beneficiar.

    Porquê do zero? Para utilizar as técnicas mais recentes de produzir código fonte da forma mais segura possível, e para ser o mais eficiente possível para tornar tudo o mais barato possível para o fabricante e assim aumentar as margens de lucro.

    1. Avatar de Socorro
      Socorro

      Não existe vontade em criar uma nova plataforma, pois iria levar muito tempo a implementação, por isso é mais rápido agarrar em algo já existente e de facil adaptação como base…

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Já houve 50 mil tentativas de alternativas ao android, nenhuma vingou.

        Bem sei que desta vez está um monstro por de trás desde projecto, mas ter e mandar um SO, não é fácil nem barato…

        Mas é bom haver competição, e julgo que a aposta forte devia ser nas casas inteligentes, e um modo de integração mais fácil e completo.
        A Amazon vai bem nesse campo, mas ainda falta muito caminho a chegar para ser mesmo bom, ainda há alternativas melhores e não estou a falar da Google nem da Apple.

        1. Avatar de ARGUMENTOS
          ARGUMENTOS

          É estremente dificil arranjar um novo sistema que vingue, sobretudo contra o android que é um sistema com uma versatilidade enorme e tem tudo, a malta abraçou o android por causa do suporte, quantos outros sistemas alternativos ficaram sem suporte de aplicações mais usadas nas massas muitas, dai ser um problema que a malta hoje faz o trabalho de casa e não vai arriscar sair de um ecossistema que sabe que funciona bem para um que não sabe o dia de amanha…

    2. Avatar de berlaitada
      berlaitada

      Muda o nome de Fire OS para Vega OS, mas o resto é igual para o utilizador banal. è preciso inovar, z xiaomi não vai mudar de miui para hyperOS, então a amazon muda de FireOS para VegaOS.

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Amazon, ouvi dizer que o webos era licenciavel e o melhor de todos os mobileOS..
    Just a thought

  3. Avatar de berlaitada
    berlaitada

    Estas barras de proteína estão cada vez mais bonecas. lol

  4. Avatar de Fábio
    Fábio

    Tirem a funcionalidade de instalar apks. E vão ver que só vendem aos que não sabem o que estão a comprar/não viram unboxings