Alvos de ataque? Sites do Correio da Manhã, Record e Jornal de Negócios indisponíveis!

20 Comentários

Depois de vermos um problema enorme ter atingido a Impresa, estas situações parecem não ter abrandado. O site da Assembleia da República esteve inacessível e ainda não se sabe qual a fonte dos problemas.

Agora, e do que possível ver, o problema está a afetar alguns dos sites da Cofina. Falamos do Correio da Manhã, do Sábado e outros. A polícia judiciária estará já a avaliar a situação e a descobrir a origem do problema.

ataque sites Cofina Lapsu$ Group correio da manhã

A situação está a decorrer desde o início da manhã deste domingo e deixou fora do ar alguns dos principais sites da Cofina. Do que pudémos apurar, as princiapais vítimas são o site do jornal Correio da Manhã, do Record e da revista Visão.

Ainda sem uma razão apresentada, foi através das contas do Twitter que estes órgãos de comunicação relataram o seu problema. O que foi revelado apontava para apenas problemas técnicos e prometiam para breve a solução destes problemas.

Não foi apontado no momento qualquer problema específico, e nem qualquer associação a qualquer ataque. A verdade é que a Polícia Judiciária já estará no terreno a investigar esta situação e a tentar avaliar se existe ou não um ataque.

Depois dos problemas recentes com o grupo Lapsu$ Group, a desconfiança mais óbvia é que seja este grupo o responsável por esta situação. Não existe ainda qualquer confirmação, mas a conta deste grupo partilhou algumas imagens sobre esta situação.

Para além do que pode ser visto, com a publicação do tweet do Correio da Manhã, houve ainda a partilha de outros 2 tweets com informação desta situação. Não se sabe se existe ou não qualquer relação, ou se é apenas uma curiosidade.

Depois dos problemas do início do ano, esta nova situação está a levantar muitas suspeitas. A ausência de informação sobre esta situação está a apontar para que possa ser uma repetição do problema anterior, mas ainda existe a necessidade de confirmação.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ao contrário do que possa parecer, este tipo de atos são benéficos para o mercado laboral, para as empresas nacionais começarem a ter a noção que é necessário investir na área de cibersegurança. É cada vez mais frequente este tipo de ataques

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Concordo mas não tenhas ilusões…os “maus” estarão sempre dois passos à frente dos “bons”!

    2. Avatar de Str
      Str

      Benéficos!!! Claro, desde que os atacados sejam os outros. Como se costuma dizer “pimenta no dos outros é refresco”. Ponham-se no lugar do outro por uma vez antes de fazerem um comentário.

      1. Avatar de Vitor Tavares
        Vitor Tavares

        Não sejas “Inácio” e tenta (se conseguires) compreender o sentido dos comentários. O “benefício” neste caso é para que as empresas começem a olhar para a Cibersegurança como algo CRÌTICO na sua organização e coloquem ao seu serviço PROFISSIONAIS do ramo…e não (em muitos casos) “curiosos” do assunto pouco mais sabem que “nada”! Mas um bom profissional tem de ser bem pago e não aceita chegar ao fim do mês e receber o ordenado mínimo!

        1. Avatar de Str
          Str

          Claro, tudo se resume a bons salários cibersegurança e curiosos, sim porque as empresas só contratam curiosos do assunto que pouco mais sabem que nada, já os experts andam todos aqui a comentar

          1. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            Todos os experts são nada mais que os próprios dos hackers e mais não recebem menos de €2000 líquidos. Alguns hackers deixam a vida de Black Hats e passam a receber para invadirem as empresas de modo a testar a cibersegurança da empresa (White Hats). Claro que lá fora recebem mais que um jogador profissional (€6000). Tenho que em Portugal haja muita falta de White Hats.

          2. Avatar de Pedro
            Pedro

            Str, a curiosidade e a fiel amiga de um bom profissional

    3. Avatar de Ana
      Ana

      Achas que vao aumentar o ordenado a alguem por causa disto?
      Em que planeta é que tu vives. Tas Portugal homem

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Se essa pessoa for competente vão aumentar o ordenado. Por cada dia que passa em ciber sequestro a empresa perde milhares senão milhões de euros.

  2. Avatar de Ricardo Gomes
    Ricardo Gomes

    A competência em Cybersecurity em Portugal é practicamente inexistente…Não se pode esperar mais. Mas se dizes isto a alguém fica logo tudo chateado, porque, somos os melhores em tudo 😉

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      De quem é a culpa? Do ministério da educação que devia ensinar cibersegurança nas escolas.

  3. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    A culpa destes ataques são exclusivos das empresas e dos comportamentos dos empregado!! Das empresas porque não investem em cibersegurança. Dos empregados pois usam pens usb que metem nos computadores das empresas e em 80% dos casos estão infetadas pois os computadores pessoais não estão protegidos.

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Existe outro problema que é simplesmente abrir o email e anexos sem confirmar a sua proveniência. Os empregados não têm nenhuma noção mínima de cibersegurança 🙁

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Coloca aí no cardápio das empresas a instalação de software pirata recorrendo aos “cracks”, a não pretenderem renovar licenças dos antivírus porque considerem desnecessário, à não renovação do parque informático e seu software , a utilização de uma password para todos os serviços e em alguns casos a mesma para todos os utilizadores… a lista iria ser grande …

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Só pus isto pois é o maior das empresas. Nem todas usam cracks e afins.

  4. Avatar de Amilcar
    Amilcar

    Este!! É um alerta, CM!

  5. Avatar de Manel Costa Rocha
    Manel Costa Rocha

    Nada como abrir o telegram e ler os jornais todos de borla. Ha anos que o faco e ainda me lembro de ha 2 anos andarem a dizer que iam fechar, so conversa

    1. Avatar de André
      André

      És o maior da tua aldeia… O orgulho dos teus pais.

  6. Avatar de Manso
    Manso

    Eu tinha avisado… Falta eliminar os backups para acabar com o jornalixo COFINA

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Se achas que o grupo Cofina faz jornallixo então o que dizer do telejornal da RTP. Acabaram com o Sexta às 9 pois as verdades doíam.