Altice vendeu 49,99% da rede de fibra ótica da MEO

29 Comentários

Depois de vários rumores, está confirmado! A Altice Europe vende 49,99% da sua rede de fibra ótica em Portugal à Morgan Stanley Infrastructure Partners.

Com esta venda, a empresa liderada por Alexandre Fonseca em Portugal, espera encaixar 1.565 milhões de euros em 2020.


De acordo com as informações, a Altice teve várias propostas para a venda da fibra ótica da MEO. No entanto, segundo o anúncio de hoje no site da Altice Europe, o negócio aconteceu com a Morgan Stanley Infrastructure Partners.

A Altice vendeu quase metade de toda a sua rede de fibra ótica nacional. Segundo o comunicado, a Altice Europe recebe já no próximo ano 1.565 milhões. Além deste valor, a Altice Europe irá encaixar em dezembro de 2021 mais 375 milhões de euros e 375 milhões em dezembro de 2026.

MEO tem mais de 4 milhões de casas com fibra ótica

A Altice Portugal FTTH é a maior empresa com FTTH (Fiber to the Home) em Portugal. Segundo dados, atualmente existem mais de 4 milhões de casas já com fibra MEO. A Altice Portugal FTTH compreende todos os ativos de fibra da MEO em Portugal, incluindo FTTH e fibra escura.

A Altice Portugal FTTH venderá os serviços para todas as operadoras nos mesmos termos financeiros. A MEO venderá serviços técnicos à Altice Portugal FTTH para “a construção, ligação, e manutenção da rede de fibra ótica”.

Ainda segundo a Altice, pela primeira vez na Europa um “operador histórico de telecomunicações procede à separação da sua rede de fibra ótica”. Este será um importante passo para o mercado português de telecomunicações e para a própria economia portuguesa. Esta ação irá criar uma “empresa única de referência na área da fibra” com alcance europeu.

Comunicado Altice Europe

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jaime Lopes
    Jaime Lopes

    Só não vendem o ar dos seus edifícios porque talvez não haja quem compre.

    “Altice. A vender Portugal desde 2015.”

    1. Avatar de Faisca
      Faisca

      Uma vergonha! Privatizar em Portugal é andar pra trás 100 anos ou mais.

      1. Avatar de Jacinto
        Jacinto

        Não me parece, acha que os outros operadores se fossem do estado isto era melhor??se o próprio estado funciona mal.

      2. Avatar de ze
        ze

        Não sabem fazê-lo, privatizar é bom desde que se estabelecam regras e métricas concretas e uma entidade para fazer a regulação, mas como se vê lá fora, daqueles que efetivamente aplicam coimas não como o que vemos por cá que aplicam multas daquelas que os administradores gastam mais num jantar.

        1. Avatar de Lucas
          Lucas

          E quem é que controlaria a entidade que fizesse a regulação?

          1. Avatar de Carlos Correia
            Carlos Correia

            e quem controlaria a que controlaria a entidade que fizesse a regulação?
            sem controlo nenhum é que não se vai a lado nenhum.

          2. Avatar de ze
            ze

            Simples, a lei.

  2. Avatar de gonsa
    gonsa

    Nunca percebi a sigla do Fiber To The Home. Nunca se diz nem escreve The home. Seria mais simplificado FTH.

    1. Avatar de Manekas
      Manekas

      Fiber is taken to the home. (A fibra é levada até à residência. Se fosse “Fiber is taken to home”, o significado seria outro. Aliás, pelo seu raciocínio, seria “taken home”.)

      1. Avatar de gonsa
        gonsa

        Fiber To Home seria o correcto. Não sei onde foste buscar o taken.

        1. Avatar de DW
          DW

          O correcto é mesmo “fiber to the home”. Tem de ter o artigo.

        2. Avatar de Renato F.
          Renato F.

          Não, o correto é Fiber To The Home. Precisa do artigo.

        3. Avatar de Manekas
          Manekas

          Estava a explicitar a sigla. FTTH – Fiber to the home. O artigo tem de lá estar. Fiber to home significa outra coisa.

  3. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Estão aflitos com dívidas, e andam a tentar transmitir com “orgulho” venda de parte de sua propriedade, que era património da antiga maior empresa de comunicações do país.

  4. Avatar de David Melo
    David Melo

    Deixa ver se percebi…
    A Altice Portugal FTTH compra os serviços de “construção, ligação, e manutenção da rede de fibra óptica” à MEO que depois vende às outras operadoras e eles (Altice Portugal FTTH) é que “irá criar uma “empresa única de referência na área da fibra” com alcance europeu.” lolol
    Mais uma grande empresa que não cria nada… limita-se a contratar serviços externos e a depois vender com o seu logótipo. Isso vai ser tipo os smartphones da Nokia ou as cameras da Polaroid e cameras da Kodak… Rebrand do chinês! 🙂

    1. Avatar de dgfgfdg
      dgfgfdg

      Com o controlo de mercado, ou seja, a Altice passa a controlar o preço dos serviços em todos os operadores, é assim que vai ser salvaguardado o “interesse publico”, o preços de todos os operadores vai subir e os accionistas ficam felizes e contentes com a distribuição dos lucros que na verdade corresponde à subida e concertação de preços.

  5. Avatar de s_junior
    s_junior

    Se os governantes tivessem visão toda rede seria estatal e seria alugada aos operadores de telecomunicações….

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Ou talvez visão não lhes falte e por isso são comandados, a troco de parcelas de interesse, pelos operadores de telecomunicações.

    2. Avatar de Gandino
      Gandino

      Agora é tarde. Só não privatizam o próprio governo porque lá se iam os tachos.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Os tombos que deu a outrora gigante e toda poderosa PT!!!!!

    Esta empresa comprou em tempos a VIVO no Brasil, e transformou a empresa na mais avançada do Brasil (foram pioneiros na introdução do telemóvel pré-pago). Como a Vivo era muito maior que a PT, quase levou a PT à falência, pelas necessidades constantes de investimento e necessidades de cobrir os prejuízos.

    Por esse motivo a PT convidou a Telefónica para parceira na VIVO (50% para cada uma).

    Em 2007, Belmiro de Azevedo lança uma OPA contra a PT, por cerca de 12 mil milhões de euros!!!!!!
    Este foi o momento chave para o declínio da PT.

    Para se defender da OPA, prometeu aos accionistas fortunas, como a distribuição de mais de 6 mil milhões de euros de dividendos!!!!!! Foi nessa altura que coroaram o Zeinal Bava como o melhor CEO do planeta das Telecomunicações!!!! Pudera…..

    Com a enorme descapitalização da PT, esta viu-se forçada a vender a sua galinha dos ovos de ouro, a VIVO, por 7,5 mil milhões de euros à Telefónica!

    Depois volta a fazer mais um disparate ao comprar a mais que falida OI (22% do capital), por 3,8 mil milhões de euros!!!!!!!

    Todas as empresas portuguesas que se envolvem com empresas brasileiras, muito maiores e muito mal geridas dá nisto! Deixo só a nota de algumas:

    PT
    TAP
    CIMPOR
    Jerónimo Martins/Brasil

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Daí que podemos concluir:

      A) Ou são todos muito estúpidos (que levanta a questão de como é que sequer chegaram todos a tal patamar sem qualquer capacidade de análise e acabarem todos com os mesmos erros – que implica não olharem ao mercado e aos consequentes erros dos outros, o que invalida a capacidade de concorrer no mercado de forma tão ágil até ao descalabro)

      C) Ou são todos uns sortudos (por conseguirem elevar empresas a tal nível sendo todos incompetentes)

      B) Ou é propositado (seja, foram subjugados a poderes maiores ou têm eles proprios outra jogada na manga)

      Visto que a situação é recorrente no mundo todo, há uma que faz mais sentido, embora todas certamente coexistem a determinada altura.

      Se forem

      1. Avatar de Taifun
  7. Avatar de André Correia
    André Correia

    A que ponto chegamos enquanto país e sociedade…deixamos cair uma infraestrutura essencial a um país moderno a alguém que provavelmente nem sabe onde fica Portugal com intenção provável de a retalhar e vender a chineses para lavar dinheiro…muito obrigado Governantes partidos e PR enfiem mais milhares de milhões em bancos privados falidos com gestão danosa e donos e administradores com vencimentos chorudos

  8. Avatar de Mario Cunah
    Mario Cunah

    Na noticia do Publico sobre a venda da rede de fibra diz: “A Altice Portugal FTTH irá vender serviços grossistas a todos os operadores em condições financeiras iguais.”

    Quererá isto dizer que os outro operadores (Vodafone e NOS) vão ter acesso à rede de fibra da MEO?

  9. Avatar de Fyh
    Fyh

    Quanto do investimento na rede de fibra do Meo foi feito pelo estado português? Os portugueses continuam a pagar os lucros dos privados ao mesmo tempo que vão perdendo soberania, triste gente, são tratados como ignorantes e nem se apercebem disso.

  10. Avatar de José
    José

    4 milhões de casas com fibra?
    Quantos milhões tem a Vodafone e NOS?
    Se somos 10 milhões a ver por aqui devem haver 10 milhões de casas (1 casa para cada 1) e temos todos fibra.
    Grande aldrabice……

    1. Avatar de João Pedro
      João Pedro

      Há cerca de 6 milhões de casas em Portugal.
      A Altice vai chegar a 5,3 milhões em 2020 como foi comunicado em 2015.

  11. Avatar de Gandino
    Gandino

    Está é uma estrela moribunda que vai ser retalha e extinta. O que estes senhores estão a fazer pode-se ver retratado no filme wall street de 1987 (de Oliver Stone), só que estes dão a cara e trabalham muito a fotografia. Vai ser tudo tudo partido, retalhado, vendido ás “peças”. Talvez sobre a marca MEO, mas os serviços técnicos, as infraestruturas, a qualidade, mais cedo ou mais tarde vai esfumar-se. ACABOU. É ir aproveitando enquanto ainda durar. Esta é gente que se especializou, não em fazer bons negócios, mas em combate de guerrilha. Vencem pelo desgaste.