Altice Portugal é líder do 5G roadmap em Portugal

33 Comentários

Alinhada com a agenda estratégica da União Europeia (UE) definida para o 5G, a Altice Portugal reitera a sua posição de liderança do 5G roadmap em Portugal, já iniciada há mais de um ano, preparando-se agora para uma demonstração em ambiente de rede comercial e com terminal pré-comercial 5G, a funcionar na banda dos 3,6 GHz, com recurso a um equipamento 5G da Huawei, que alcançará velocidades na ordem dos 1,5 Gbps.


Este nova tecnologia apresenta-se como um novo paradigma nas redes de telecomunicações, ao pretender alargar o seu âmbito de aplicação a casos de uso atualmente suportados por redes privadas e com fios. Para além de maiores débitos (20 Gbps) e maior mobilidade (500Km/h), o 5G deverá garantir tempos de resposta menores (latências de 1ms) e permitirá um grande número de dispositivos ligados (1 milhão/Km²).

De notar que a GSMA Intelligence estima que o 5G represente mais de 30% do total das ligações móveis na Europa em 2025, com 214 milhões de utilizadores. Uma pesquisa a nível global da Gartner conclui, ainda, que mais de metade das empresas (57%) pretende utilizar o 5G para suportar a comunicação com a Internet of Things (IoT), um dos drivers fundamentais, neste ano de 2018, do investimento em Tecnologias de Informação.

Para Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal

A liderança deste consórcio é um reconhecimento da capacidade tecnológica e de inovação da Altice Portugal e, ainda, um fortíssimo voto de confiança, que o maior operador de comunicações português transfere para um compromisso ainda maior com o ecossistema de desenvolvimento económico português.


Na continuidade do espírito de inovação que caracteriza a Altice Portugal, já está a ser preparada a evolução da sua rede e dos serviços para o novo paradigma associado ao 5G, envolvendo a evolução das componentes core da rede para ambiente de virtualização e evoluindo as atuais redes fixas e móveis para endereçar múltiplas necessidades, desde as comunicações pessoais ao uso massivo da IoT e comunicações de elevada criticidade e baixa latência.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    5G com tanto débito, para depois se ter uns míseros 200MB de dados no pacote.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Isso é o habitual. Prometem X gigabites mas depois o pacote é tão rafado que até assusta

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Belmiro, eles tem 30GB no pacote basta criar, ou negociar um novo pacote. A questão é estas disposto a pagar mais de 12€ por mês por 30GB!? Tens condições para isso!? E se tiveres 4 cartões? 12€x4cartoes+net+tv faz la a conta…

        O Pacote não é rafado, tu é que certamente não tens condições financeiras para suportar isso.

        https://www.meo.pt/pacotes/meoby#!step=0

        Mas depois a culpa do pacote ser “rafado” é da MEO certamente…

        1. Avatar de DRV
          DRV

          LOL condições financeiras, é isso!! hó burro, vai lá pedir para te subirem para CEO da altice, fonix esta gente!! até te digo mais fui cliente mais de 18 anos sou vodafone à 6 anos e muito satisfeito, a altice até podia ter o pacote melhor de mercado mais barato ou mais caro nao interessa, a essa empresa não volto, esclarecido? anota lá isso nos teus apontamentos de marketing de treta

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      David, tu sabes o que é um Roadmap? Nem isso sabes, porque certamente nem estarias a dizer uma barbaridade dessas, coisas sem sentido e sem nexo. O que tem 200MB no pacote haver com isto!? Nada haver, esse é o teu pacote, negoceia é problema teu.

      Mas que cena, trazerem os problemas vossos para aqui! É problema vosso! Não nosso, pesquisa lá, o que é um “Roadmap” pelos vistos não sabes, pelos vistos não… De certeza que não sabes! (Se soubesses não vinhas dizer o que disseste.)

      1. Avatar de Napoléon Bonaparte
        Napoléon Bonaparte

        Deves escrever:
        O que tem a ver com isso?
        Resposta: Nada a ver com isso.
        Assim se escreve em bom português…

      2. Avatar de ABS
        ABS

        heichchchc, olha lá, vai lá pedir o teu aumento a altice, já mereces, para deixares de ser pobre, de espirito…

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      deixa de ser pobre. 🙂

      1. Avatar de Hefesto,o Grande
        Hefesto,o Grande

        Ah,ah,ah,”deixa de ser pobre”.Esta e a do “VK.PT” noutro artigo foram as tiradas do dia.Espectaculares,eu mijo-me a rir com vocês. 😀 😀 😀

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Antes do 5G preocupem-se em não ter quebras debaixo d edifícios de 4G para 3G e H+, a Vodafone é sempre 4G mesmo debaixo de edifícios, a nível da rede móvel Internet é a Vodafone a melhor.

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      100% de acordo. 🙂

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      Há zonas no pais em que a VDF não tem cobertura e a MEO tem, há zonas em que a MEO nem a VDF tem boa cobertura e a NOS tem, varia e depende do local e zona. Custa assim tanto entender!? 😉

      1. Avatar de onurb82
        onurb82

        Hoje o cavalheiro está um pouco para o aziado!!!
        Se a Pplware permite os comentários anteriores porque raio sua excelência se farta de mandar postas de pescada para os outros!!!
        Raios pessoinha, arranje algo que fazer!!!

        1. Avatar de Hefesto,o Grande
          Hefesto,o Grande

          “Hoje o cavalheiro está um pouco para o aziado!!!” Ah,ah,ah,é pá,hoje está a ser um fartote de tanto me rir.São umas atrás de outras. 😀 😀 😀

      2. Avatar de Jose Lapao
        Jose Lapao

        Custa e não custa, como é normal não temos poder financeiro para ter as 3 operadoras, (para colmatar o problema da cobertura) então há zonas onde normalmente ando que só 2G e estou a falar da MEO, ora para que 5G se não conseguem fornecer aos clientes 3G nas zonas onde ha 4G ou H+ em speedtest nunca consegui mais de 15Mbits de download e 7 de upload, tenho uma antena ao pé de casa então pergunto o H+ da-me 15 Mbits (1,5 Mbytes) e querem que acredite no 5G com 1,5Gbits só se for debaixo da antena só comigo ligado a essa mesma antena e mesmo assim não acredito

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Deixa-te de tretas, Vai-la andar de metro!!!!

      1. Avatar de Hefesto,o Grande
        Hefesto,o Grande

        Ah,ah,ah,”vai lá andar de metro”. 😀 😀 😀

    4. Avatar de Napoléon Bonaparte
      Napoléon Bonaparte

      Pois, pois!
      E quando atinges os 30Gb de tráfegos incluído no pacote mensal?
      Pifa e não há mais nada para ninguém…verdade?
      Ah! pois é…

  3. Avatar de Jl
    Jl

    “alcançará velocidades na ordem dos 1,5 Gbps“
    E na minha terra nem 3g há!

    1. Avatar de Marco
      Marco

      A terrinha da minha avô no meio de tras-os-montes é muito fixe, tem 4G e fibra da Vodafone. Sim é uma aldeia, para ai como umas 200 pessoas.

  4. Avatar de António S. Marques
    António S. Marques

    Sem dúvida, atualmente em todos os aspetos, Vodafone melhor que Altice, confirmo, sendo eu cliente Altice, estando eu junto de amigos e familiares, só eu tenho dificuldades . Enquanto eles em qualquer lado conseguem 4G, eu nem 2G muitas vezes consigo. Estou a pensar seriamente mudar de operadora assim que termine a fidelização
    Senhores da Altice deixem-se de tretas e melhorem o que já existe, se querem ter os clientes no vosso lado.

    ASM

  5. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Eu volto a reiterar: mais importante que o marketing é entregar o que prometem. Em vez de consolidarem as velocidades e cheira nacional, voltam com publicidade “para inglês ver” que tem as modernices, mas nem 4G real têm no país todo e mesmo nos grandes centros pela noite é o descalabro.

    “Ah e tal temos 5G”
    e? Para fomentar a venda de novos terminais quando os de 3.5G e 4G raramente atingiram máximos na sua vida… Aposto que na larga vida do 3.5G e 4G, se houvessem estatísticas públicas, veríamos que esses terminais nem em 1% da sua vida útil conseguiram obter o máximo permitido pelos seus chips.

    Eu tenho um S8, o 4G (LTE-A (5CA) Cat16 1024/150 Mbps) está ligado a maior parte do tempo, acham mesmo que quando descarrego algo a rede me dá sequer perto desses valores? Eu entre 3.5G e 4G só noto de diferença o ping, de resto parece que estou no mesmo ponto que há 4-5 anos…

    1. Avatar de R
      R

      1% parece-me muito… 😉
      Anda tudo atrás de “specs”.

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        A mim não me apanham tão cedo. Tenho um S8 e não vejo razão para trocar nos próximos anos, sejam milhões de GB RAM, redes 6G, realidade virtual, 5 câmaras etc.

        Agora já não há imaginação então foram atrás dos 2/3 sensores e moda do “notch”.

        Eu estou à espera dos modelos desdobráveis e que filmem 4K HDR 60fps em x265 lá para 2021… até lá S7 Edge e S8 cá em casa vão muito bem.

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          O 5G nem foi lançado e já queres 5G oh belmiro tu nem sabes negociar o teu pacote!? Não sabes que 5G ainda trata-se de um mero “Roadmap”?

          Um roadmap é diferente de dizer “cobertura 5g disponivel” ainda esta em testes, lê o artigo na integra.

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    A nivel pessoal acho que seria bom para instalar no meu veiculo assim teria algum serviço de musica online, só me preocupa o uso de largura de bandas muito altas com o compromisso de velocidade/cobertura, nao sei até que ponto não haverá quebras constantes por cobertura. Tem vantagem de aumentarem os pacotes de dados, a rezar pelo ilimitado com a quantidade de utilizadores por m2.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      olha alguém que sabe do que fala. 😉

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mais uma vez lá se vai o dinheiro dos contribuintes portugueses neste vai e vem que é a máfia da dos fundos e contribuições europeia. E para o bem de quem ? De ninguém e isso é o mais triste.

  8. Avatar de joao miranda
    joao miranda

    e antenas em lisboa mais e melhores nao pois a capacidade de servir o cliente meo em ajuntamentos de muitas pessoas esta escasso como ir a bola e nao ter capacidade de navegação

    1. Avatar de Linuxo Lord
      Linuxo Lord

      pede uma antena para a tua casa… deixas de precisar de microondas e tudo…

      1. Avatar de Hefesto,o Grande
        Hefesto,o Grande

        “Pede uma antena para a tua casa… deixas de precisar de microondas e tudo…” Ah,ah,ah,ó meu amigo,que eu já não posso mais. 😀 😀 😀

  9. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Vamos pensar, se com frequências de funcionamento mais baixas já é a miséria que se têm visto em termos de cobertura e velocidade, agora imagine-se com uma banda de funcionamento de 3,6 GHz…. vai ser a comédia! Lá no laboratório deve ser uma maravilha, mas cá fora no “mundo real” é mais ficção cientifica… e boa sorte para alguém que não esteja na lista VIP para aproveitar as velocidades onde ela der… que os pacotes são a miséria que todos conhecem menos os trolles pagos para dizer bem da Altice.