Altice: Chega hoje oficialmente a rede móvel 4G+ a Portugal

47 Comentários

No seguimento de toda a nova estratégia, a Altice fará hoje o lançamento oficial da tecnologia 4G+ que servirá de base para uma posterior migração para o 5G.

A empresa Altice/PT irá demonstrar em ambiente comercial o potencial do 4G+, ao atingir velocidades de débito até 1Gbps num conjunto de terminais topo de gama e de última geração de vários fabricantes, como o Huawei Mate10 Pro, voltando a quebrar barreiras de velocidade de transferências de dados móveis na rede LTE.


Tal como o Pplware tinha avançado em 2016, antes da passagem para o 5G as operadores poderiam vir a disponibilizar redes móveis 4.5G (ou 4G+). Hoje, em pleno WebSummit, a Altice apresentará de forma formal esta nova tecnologia móvel, onde serão apresentados alguns testes de velocidade.

No ano passado, no Web Summit, a Altice/PT fez uma das primeiras demonstrações no mundo de 4,5G, em ambiente de laboratório, juntamente com a Huawei, tendo atingido velocidades de 1.7Gbps. De recordar ainda que em janeiro de 2017, a Altice Labs e a Ericsson celebraram um MoU que vem materializar a vontade de as duas entidades trabalharem no sentido de promover a adoção de tecnologias 5G.

Hoje, graças à rápida evolução da tecnologia de redes móveis e dos terminais, a rede da Altice PT já suporta 4G+, tendo a mesma sido a base da cobertura móvel implementada pela Altice PT para o WebSummitt 2017 em particular na Altice Arena e na FIL, bem como no Metropolitano de Lisboa.

A Altice/PT tem sido pioneira na implementação e desenvolvimento das redes de nova geração em fibra ótica (este ano assinalam–se 10 anos de instalação do primeiro cliente de fibra da PT) e redes móveis em Portugal, onde são de assinalar o lançamento do primeiro pré-pago, da rede 3G, da primeira videochamada móvel, do primeiro teste em Portugal de 4G e na implementação da rede 4G.

50% da população portuguesa terá 4G+ até final de 2017

De acordo com a própria informação da Altice, até ao final do ano, mais de 50% da população de Portugal Continental estará coberta com esta tecnologia de agregação de portadoras, tendo neste momento já cobertura as zonas do Algarve, Grande Lisboa e Grande Porto, Santarém, Caldas da Rainha, Peniche, Rio Maior, Santa Maria da Feira, entre outras. Durante esta semana em que se realiza o Web Summit em Lisboa, todas as linhas da rede do Metro de Lisboa serão dotadas de 4G+, sendo que a primeira linha onde esta solução será implementada é a linha vermelha.

Alexandre Fonseca, CTO da Altice, irá hoje fazer fazer a apresentação oficial do 4G+ na Web Summit às 17h.

Leia também…

Chegou a “nova” rede móvel altice MEO

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Nunes
    Rui Nunes

    Que maravilha!!!!! Agora já podemos esgotar o plafond mensal ridículo de 15 ou 30gb em menos de 10 minutos. Aproveitem!!!!!!!

    1. Avatar de FilipeOS
      FilipeOS

      Tens 15gb? Parabéns… Muitos nem 2gb tem…

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      E tens sorte, eu era tipo em 10 segundos

    3. Avatar de henriqueA
      henriqueA

      HAHAHAH, 15gb?aqui no Brazil 2gb é lucro, manter a conexão estavel por 10 minutos tambem ahahah

    4. Avatar de mike
      mike

      Eu tenho 500 Mb….

    5. Avatar de Androinhinha
      Androinhinha

      Eu tenho 5 gb mensais + 2 gb para roaming :'(
      Quero estoirar 15 ou 30 em 10 minutos. Onde os posso ter?

      1. Avatar de Rui Nunes
        Rui Nunes

        Estava a falar de net de banda larga não falei de smartphones

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Limite de banda larga? Isso já não se usa. Moras em Portugal? Só tem limites de banda larga quem quer.

  2. Avatar de jp99
    jp99

    Cobertura oficial em 90% do território 3 vezes menos…

    1. Avatar de mike
      mike

      Ou pior…. Com a saturação que tem a rede movel nacional se atingir os 4 ou 5 Mbps na hora de ponta já é uma sorte…. Na minha zona com a Nos e Meo chegou a cair para os 0.3 Mbps na hora nobre…. Só normalizando depois das 2 da manha.

      1. Avatar de Celso
        Celso

        Pelo menos, na NOS confirmo. O estranho é que na vodafone em 4G tenho 50MB a qualquer hora.

        1. Avatar de mike
          mike

          Vodafone tem boas velocidades e mesmo vivendo numa zona de grande turismo no verão e nas horas nobres as velocidades ainda estão dentro dos parâmetros de utilização normal. Eu tentei as 3 e onde vivo a Voda é a unica que tem serviço caro mas bom.

          1. Avatar de Joao ptt
            Joao ptt

            A Vodafone é a que aposta mais na qualidade da sua rede.
            Além disso com os limites de 100GB de tráfego acaba por evitar o pessoal que quer descarregar dia e noite ao máximo sem parar… que tentam ir sobretudo para a NOS que tem feito vista grossa a menos que puxem demais demasiadas vezes.

            A meo/ altice é aquela que está ali a meio entre a Vodafone e a NOS… nunca é melhor que a Vodafone, mas geralmente é melhor que a NOS.

  3. Avatar de Vitor B.
    Vitor B.

    Desde ontem que me apercebi no meu telemóvel que aparecia a palavra altice, junto com a MEO…nem sabia que dizia respeito a esta mudança.

    1. Avatar de Mateus M.
      Mateus M.

      Altice não diz respeito a esta mudança, apenas à aquisição da MEO pela Altice.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Bem, só falta agr a NOS, visto que a Vodafone já tinha xD

    1. Avatar de FilipeOS
      FilipeOS

      +1 o meu S8 já nem se lembrava disso hahaha

      1. Avatar de Ic
        Ic

        exacto, no meu S8 já aparecia Lte+

    2. Avatar de Rui pedro
      Rui pedro

      Pela lógica que a Nos vem aplicando, só lá pra daqui a 5 anos… Nem a 4G funciona quanto mais 4G+.

      1. Avatar de mike
        mike

        O 3G funciona melhor…. Bem melhor.

  5. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Então mas eu já tenho 4G+ no meu S8 com a Vodafone em Portugal desde que o comprei… Chega a Portugal o 4g+ ou chega aos clientes Altice o 4g+? Pois a Vodafone já oferece há meses o 4G+ ou LTE Advanced.

    Mas venha o GigaLTE 🙂 pelo menos os equipamentos topo de gama já têm GigaLTE como o S8, Note8…

    1. Avatar de Joao Reis
      Joao Reis

      Vodafone está sempre à frente, não tem é a mesma comunicação social no bolso como a PT sempre teve.
      Quem tem Vodafone está anos à frente de qualquer outro operador. Eles tem o know how de vários paises onde estão implementados, não é por acaso que são os melhores.

  6. Avatar de Diogo Moniz
    Diogo Moniz

    Eh… eu nem 4g tenho ainda de onde vivo. lol

  7. Avatar de Adalberto
    Adalberto

    tomara eu ter ADSL, ou rede móvel 3G e já se fala em 5G.
    Esquecem-se do pessoal que não mora nas cidades.

    1. Avatar de Joao ptt
      Joao ptt

      Eles não se esquecem, apenas não querem saber desse pessoal.
      O motivo? Dinheiro, cada torre de comunicações custa uma fortuna… e então nenhum operador quer colocar uma a menos que ou existam muitos clientes ou sejam forçados a tal. Eles mencionam sempre cobertura da população e não do território… assim quem se queixar está sempre enfiada naquela “pequena” percentagem daqueles que não são cobertos de forma permanente.

      É o mal de não ser um operador único que fosse obrigado a cobrir 100% do território nacional em vez de população… como são privados metem onde querem, a menos que a Anacom os obrigue a ir para determinado local como o fizeram à algum tempo atrás, e mesmo assim tiveram direito a sortearem entre si quem ficava com cada zona, em vez de os obrigar a todos a cobrir tais zonas para beneficiar não só quem lá vive com quem passa por lá.

  8. Avatar de Mário
    Mário

    “… em janeiro de 2017, a Altice Labs e a Ericsson celebraram um MoU que …”

    Mouuu fazem as vacas… Para analfabetos, o que quer dizer MOU?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas 🙂 É um memorando de entendimento.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Obrigado Pedro

        1. Avatar de int3
          int3

          fica para a próxima.

  9. Avatar de Powerverde
    Powerverde

    Eu gostava de poder andar 10k para qualquer lado e continuar a ter 3G…

  10. Avatar de CV
    CV

    A rede 4G+ pode estar a ser apresentada formalmente agora mas já estava disponível, comprei um J7 2017 em setembro e desde aí que tenho ligações c/ 4G+.

  11. Avatar de Pedro 100
    Pedro 100

    Esta velocidade já a Vodafone tem há 4 meses ,e sem grande alarido.Tanto a Meo como a Nos,deviam era reforçar e regularizar e melhorar substancialmente as redes 3,5 e 4G que são uma lástima,aqui na zona centro nem dentro das capitais de distrito (Aveiro,Coimbra,Castelo Branco,Viseu e Leiria) têm 4G.Portanto,cresçam antes de andarem a lançar bitaites.

  12. Avatar de Marcos Martins
    Marcos Martins

    Oficialmente há várias zonas de Portugal sem rede móvel e a operadora nada faz para resolver o problema mas não tem parado de debitar publicidade para continuar a manipular as pessoas e a fingir que está a inovar quando só uma parte reduzida de clientes vai mesmo usufruir do 4G+ e ainda com o barramento dos 30 Gigas por mês…

  13. Avatar de Miguel Gomes
    Miguel Gomes

    Ganhem vergonha na cara. É só marketing.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      estão no sitio ideal ” WebSummit”

    2. Avatar de Luís Miguel Pinto Teixeira
      Luís Miguel Pinto Teixeira

      Bem dito.

  14. Avatar de Marco
    Marco

    Meo … e tudo o que lhes esteja associado … é só aldrabões. A NOS são outros tantos (Apoio ao cliente péssimo) … a Vodafone … deverá ser testada a seguir sem grandes expectativas.

    Salve-nos o livro de reclamações que é a unica coisa que os mexe.

  15. Avatar de O Weirdo
    O Weirdo

    Boas.
    Como é eu que sei se o meu smartphone suporta o 4G+ ou até mesmo 5G?
    Obrigado.

  16. Avatar de Rui
    Rui

    Podem dizer 4 5 6 7 8 9 10 G mas nada reflete na velocidade real tudo isto é para criar expetativas nas pessoas para mudarem do operador.

  17. Avatar de Amadeu Matos
    Amadeu Matos

    Será que também vai haver router de 4G+ para ter em casa. Agradeço se alguém souber

    1. Avatar de Domingos Dias
      Domingos Dias

      E5186s-22a

  18. Avatar de Filipe
    Filipe

    Espetácular, não é??!!! …incrível é como em certas zonas do país nem rede existe…

  19. Avatar de Joao ptt
    Joao ptt

    Também gosto que a Altice tenha removido do web site da UZO o painel de gestão da conta online, onde permitiam activar e desactivar facilmente os serviços entre outras coisas… é o serviço sempre a melhorar… enfim, uma vergonha.

  20. Avatar de Tomas
    Tomas

    Se eles se preocupassem em dar verdadeira 4G aos cliente é que era. Mudei da Meo para Vodafone e so choro por não ter alterado mais cedo. Na Meo nunca consegui velocidade de jeito a não ser bem no meio de Lisboa ou porto. E muitas vezes diz 4G e nem o site do google abre… Com a Vodafone o mínimo que tive de teste de velocidade foi 20 megas e já cheguei aos 200. MEO nunca mais.

  21. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    À cerca de 2meses que tenho o símbolo + à frente do 4G em diversas partes do país.

  22. Avatar de Paulo Oliveira
    Paulo Oliveira

    Eu sou Vodafone, e tenho um LG G5 e em coimbra,já me aparece o símbolo do 4G+ faz imenso tempo!!! a Vodafone na vanguarda!!

  23. Avatar de Bitor
    Bitor

    Onde se pode ver o mapa de cobertura para os diferentes operadores e ou consoante o tipo de tecnologia, actual?