Alguns tipos de licenças de software

65 Comentários

Por João Nascimento para o PPLWARE

Quem de nós, neste mundo cada vez mais tecnológico, nunca fez o download de um qualquer software para uma necessidade especifica do nosso dia – a – dia. Seja de maneira dita “limpa”, seja de maneira dita “suja”. Refiro-me aos utilizadores que possuem a respectiva licença do software ou se simplesmente passam “por cima” da mesma e obtêm o software através de um download ilegal com a respectiva “vacina”.

O que alguns não sabem ou não ligam é às licenças de software. Uma licença de software é a definição de autorização ou restrição de determinadas acções, sobre os direitos de autor do programador que cria o software, concedidas ou impostas aos utilizadores do mesmo.

São muitos os tipos de licença que existem hoje em dia e o intuito deste artigo é esse mesmo, que fiquem de um modo geral a saber quais são e o que se pode ou fazer com eles. Não vou entrar em grandes pormenores apenas algumas considerações básicas.

softs_00

Software proprietário

Neste tipo de licença, toda a cópia, redistribuição (o termo “passar a alguém”), ou modificação são estritamente proibidas, o que pode levar a processos judiciais. Para contornar as restrições anteriormente referidas, deve-se contactar o criador para que este dê permissão para o fazer, ou então adquirir uma licença para cada um dos casos anteriormente descritos.

Neste tipo de licença, encontramos vinculados alguns dos mais conhecidos programas mundiais, caso do Windows, Adobe Photoshop, Adobe Dreamweaver, Adobe Flash, Mac OS, entre outros…

GNU General Public License (GPL)

O GPL é a licença com maior utilização por parte de projectos de software livre, em grande parte pela sua utilização no mundo Linux.

3 grandes restrições que gerem e protegem o software com licença GPL:

  • Software livre pode ser distribuído e comercializado por qualquer pessoa, mas o distribuidor tem de avisar o receptor acerca dos termos GPL
  • Qualquer pacote de software derivado de software protegido pela GPL, também tem de estar abrangido pela GPL
  • Código fonte de todo o software protegido pela GPL tem de estar acessível publicamente
Software livre

O conceito “Software Livre” refere-se a qualquer programa que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. Este conceito opõe-se ao conceito de “software proprietário”, mas não ao termo de “software comercial”. Este tipo de licença, como o próprio nome dá a entender, baseia-se em quatro liberdades:

  1. Liberdade de executar o programa, para qualquer propósito;
  2. Liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades. Para tal o acesso ao código – fonte é necessário.
  3. Liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.
  4. Liberdade de aperfeiçoar o programa, e libertar os seus aperfeiçoamentos, para que deste modo, toda a comunidade se beneficie deles. Para tal o acesso ao código – fonte é necessário.
Código aberto

Normalmente, gosto mais de utilizar o termo em inglês “open source” e refere-se ao mesmo software chamado de software livre, ou seja aquele que respeita as quatro liberdades anteriormente referidas. A única diferença entre os dois está no discurso. Enquanto o termo “software livre” é usado em questões éticas, direitos e liberdade, o termo “código aberto” é utilizado para discursar sobre o ponto de vista puramente técnico, sem que leve a conflitos de questões éticas.

Software comercial

Software desenvolvido por uma empresa com fins lucrativos com a sua utilização. É de referir que “comercial” e “proprietário” não são o mesmo, pois, a maioria do software comercial é software proprietário mas existe software livre que é comercial, e existe software não-livre e não-comercial (software proprietário que não esta a venda por nenhum preço, apenas existem limitações a nível de modificação do mesmo).

Software gratuito (freeware)

Mais conhecido por freeware é qualquer programa cuja utilização não implica o pagamento de licenças para a sua utilização.

Mas não se enganem que para este tipo de licença que não é necessário o contrato de licenciamento para a sua utilização. Normalmente, ao instalar um software deste tipo, o utilizador deverá concordar com o seu contrato de licenciamento que normalmente acompanha o programa, pois neste podem estar restrições como sendo freeware de uso pessoal, académico, militar e governamental. Pois, não é por ser freeware que ele pode ser utilizado por qualquer um.

Normalmente os programas deste tipo não apresentam o seu código fonte, apenas apresenta o executável. Programas do tipo adware não são considerados gratuitos, mesmo que não seja necessário pagar, pois tem sempre um custo a pagar, nem que seja visualizar a publicidade quer seja o reencaminhado para páginas web, entre outras.

Um exemplo de software gratuito é o Adobe Reader um dos mais populares leitores de fciheiros em formato PDF.

Conclusões

Se me perguntarem: “Mas nos conseguimos arranjar opções equivalentes com software não pago para software pago?”, eu digo que sim, e penso fazer um guia com algumas aplicações que podem facilmente substituir.

Agora pensem mesmo se será mais fácil andar com cracks daqui para ali, ou se será mais fácil uma simples pesquisa no Google em busca de uma aplicação gratuita com funcionalidades idênticas.

Partilhar:
Tags:

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Muito boa explicação, é sempre bom sabermos destas coisas!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Este espaço também é dos nossos leitores 🙂

    2. Avatar de Ricardo Elias
      Ricardo Elias

      Os meus parabens para um resumo excelente sobre algumas licensas de software!

      Fiquem Bem!

    3. Avatar de Rodrigo S.
      Rodrigo S.

      Parabéns! 🙂 Foi um bom esclarecimento

  2. Avatar de zhor
    zhor

    “Agora pensem mesmo se será mais fácil andar com cracks daqui para ali, ou se será mais fácil uma simples pesquisa no Google em busca de uma aplicação gratuita com funcionalidades idênticas.”

    O gosto está no arranjar cracks, serials, keygens, e enganar o proprietário. :p

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      …ou não fôssemos portugas”.

  3. Avatar de Carlos Silva

    “Código fonte de todo o software protegido pela GPL tem de estar acessível publicamente”

    Só uma correcção, o código só tem de estar disponível a quem ficar com o software cobrido por essa licença. Não necessita de estar em domínio público.

    1. Avatar de jesus
      jesus

      Desculpa não é «cobrido por essa licença» mas sim «coberto por essa licença»

      1. Avatar de Carlos Silva

        isso 🙂
        Suou-me mal, mas como escrevi à pressa nem pensei como era correctamente. Obrigado.

        1. Avatar de fsm
          fsm

          Suou-te? Ou seja, transpiraste?

          1. Avatar de kadu247
            kadu247

            lol

          2. Avatar de anonimo_mau
            anonimo_mau

            mal ? ou seja, mau?

  4. Avatar de Ruaben
    Ruaben

    e betaware? eu sei o que é, mas de forma de explicar já não sei…(lol myself), podiam acrescentar na lista

    1. Avatar de Ruaben
      Ruaben

      it’s just a idea, u don’t need do it

      1. Avatar de fsm
        fsm

        it’s just aN idea

  5. Avatar de Ricardo C.
    Ricardo C.

    Erro:
    “e o que se pode ou fazer com eles.”

    De resto está um artigo interessante !

  6. Avatar de Joana
    Joana

    O post está impecável, mui bien. Pena ser um rascunho para os advogados da Google.

  7. Avatar de António Laranjeira
    António Laranjeira

    Parabéns pelo artigo. É um excelente esclarecimento à comunidade.

  8. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Excelente artigo!!!

    Construtivo e esclarecedor.

  9. Avatar de vi
    vi

    Falta a licença BSD que é extremamente mais liberal que a GPL e que se aproxima mais do domínio público.

  10. Avatar de JoseM
    JoseM

    Bom post 🙂

  11. Avatar de Carlos Morais
    Carlos Morais

    Excelente artigo, muito bom para esclarecer algumas dúvidas!

  12. Avatar de samuel
    samuel

    Muito bom artigo sim sr. …

    Por vezes penso que é mais a perguiça que leva a que as pessoas utilizem software pirata em vez de software free ou open source com as mesmas ou identicas funções, uma delas por ex. é o photoshop que pode ser substituido por outros programas de edição, ou o open office pelo office da microsoft.

    Muitos leigos instalam cracks e patches sem sequer pensarem nos riscos que podem a estar a correr em segundo plano, por vezes vale a pena usar o google e perder 5 min. que por a nossa info. em risco.

    Aguardo a lista que referiste, e não te esquecas de acrescentar o + importante Windows/MacOS —> Linux 🙂

    cumps

    1. Avatar de lpinto
      lpinto

      E desde quando há alum programa ao mesmo nivel do photoshop?
      E comparar o open office(ou libre office) ao MS office não faz sentido, neste campo a Microsoft está bem melhor!

      1. Avatar de samuel
        samuel

        Muito simples, ha muita gente que instala o photoshop so para fazer umas alteraçõeszitas ou montagens numa imagem ou ate mesmo só para adicionar efeitos, ai existem muitas outras ofertas gratis, vai ao google e procura, o mesmo me refiro ao office, se quizeres um programa so para abrir, editar e imprimir pq gastar rios de dinheiro com o Office da M$?
        Nunca ninguem disse que o software pago de altas empresas é substituivel a 100% pelo free…

      2. Avatar de Manuel Coutinho

        Mais uma vez discordo , o libre office pode estar num patamar abaixo do MS office mas pela diferença de preços acho que compensa. Quanto a não haver comparação grátis ao photoshop tenho que discordar , muitas das novidades nas novas versões do photoshop são ferramentas já muito utilizadas no GIMP lembro-me do caso de no ano passado a adobe lançar um video promocional a uma nova ferramenta que permitia remover objectos de uma fotografia e o próprio programa simulava o fundo , tudo muito bonito mas essa ferramenta já existia no GIMP há um bom tempo. Por fim deixo aqui o user-manual do Gimp onde podes ver algumas das funcionalidades que o programa já inclui : http://docs.gimp.org/2.6/en/

        Cumprimentos, Manuel Coutinho

      3. Avatar de Vasco

        O office da microfot tem tantos recursos que ninguém os consegue usar a todos. Isso é o mesmo que ter um carro que consegue andar a 200 km/h em estradas onde o limite de velocidade é 100 ou 120 km/h.

    2. Avatar de João Nascimento

      A lista será feita assim que regressar de férias, mas já tenho amigos a dar sugestões quem quiser ajudar, envie para jopemina.inf@gmail.com as suas sugestões.

      Outra coisa, uma das coisas que mais li ao arranjar referencias para o artigo foi que muitas pessoas não usam open source e freeware pois não teem documentação necessaria, o que é um autentica asneira dizerem isso, pois existem comunidades na maioria das vezes e muitas vezes só isso basta.

    3. Avatar de lourenço
      lourenço

      e não te esquecas de acrescentar o + importante Windows/MacOS —> Linux

      linux, não se compara nem de perto nem de longe ao windows/macos….
      é precisamente por serem coisas diferentes, correrem coisas diferentes, de forma diferente, que são Sistemas operativos diferentes….

      não creio que alguma vez o linux grátis! vá ser 1 alternativa a um windows ou macOS

      considerando eu uma alternativa, algo que faça a mm coisa da mm maneira!

      1. Avatar de João Nascimento

        Porque dizes isso? Será que não se compara?

      2. Avatar de samuel
        samuel

        Ai não? então pq há cada vez mais adesões ao Linux? Principalmente nos servidores web? Se vires bem a evolução do linux nos ultimos anos, talvez isso te diga alguma coisa…

        1. Avatar de Lourenco
          Lourenco

          Ya…. Tem mais adesão e desde quando é que isso é sinónimo de ser um sistema operativo capaz de competir com os pagos nas suas funções e faculdades?

      3. Avatar de Manuel Coutinho

        Grande parvoíce , o linux faz tudo o que o windows/Mac OS faz com a vantagem de ser grátis e não precisar de um super-pc de 1000 euros. Para não falar que qualquer uma das distribuições do linux é mais estável que um windows.

        Cumprimentos , Manuel Coutinho

        1. Avatar de Lourenco
          Lourenco

          Steam, adobe Photoshop, illustrator, premium, catalyst. Dreamweaver….

          Va la serio??? Linux faz mesmo tudo o que os outros fazem??
          Nem te peco para seres sincero comigo e com os leitores.., mas pelo menos sê-o contigo próprio

          1. Avatar de Manuel coutinho
            Manuel coutinho

            Diz-me algo que não consigas fazer no windows que consigas fazer com esses programas. A nivel de jogos já é mais complicado mas actualmente o linux é compatível com quase tudo o que é de windows.

          2. Avatar de Manuel coutinho
            Manuel coutinho

            Fazer no linux*

      4. Avatar de Miguel Ribeiro
        Miguel Ribeiro

        Mais um que pensa que os computadores têm todos de ter janelas e icones com fundos todos bonitos … Servidores é linux pah! (a menos q queiras usar .net…)

        E jovem, dada à minha experiência estou cada vez mais inclinado para saltar para o linux. So pelo SO ser mais leve, consigo ter mais rendimento no desenvolvimento de apps

        1. Avatar de Lourenco
          Lourenco

          Nunca foi uma questão de jjanelas, mas tudo bem…, Linux nao é de perto nem de longe um sistema com a melhor performace a partir do momento em que, para ser ser utilizador de lunix, tem de ser dar ao trabalho de o instalar, depois o utilizador tem de se dar ao trabalho mínimo de instalar as drivers q conseguir encontrar… E se tudo correr bem, o utilizador tem de manter um nível ridículo de conhecimento em programação para n estragar tudo sem querer….

          Então nao… Linux nao é de longe nem de perto um sistema alternativo aos sistemas pagos..

          1. Avatar de Carlos Silva

            Deixa-me dizer-te que nao usas Linux desde 1999. Não fazes mesmo a minima ideia daquilo que estas a dizer

          2. Avatar de lourenço
            lourenço

            não podias estar mais enganado!…,

    4. Avatar de João Nascimento

      Caro colegas e amigos, aqui fica o tão prometido guia. Muito simples e sem formatação: http://issuu.com/jopemina/docs/guia_substitutos_gratis_para_aplica__es_comerciais

  13. Avatar de samuel
    samuel

    Já agora uma boa solução para obter licenças gratuitas para programas pagos é este site http://www.giveawayoftheday.com/
    todos os dias programas novos 😉

  14. Avatar de Pedro Pinto

    Bom trabalho João Nascimento

  15. Avatar de Sky
    Sky

    Isso é muito bom, mas como sei o que posso e não posso utilizar aqui no meu trabalho?? Porque pelos visto nem tudo o que não é pago pode ser utilizado no trabalho, certo???

    1. Avatar de João Nascimento

      Contrato de licenciamento, aparece o instalar e se não estou em erro aparece o tipo de licença.

  16. Avatar de Serva
    Serva

    @Pedro Pinto ,

    Boa noite , como sempre , um Best de Tópico , perdoem-me o estrangeirismo .

    Quanto ao Linux não se comparar ao Windows / Mac , como é evidente não estou de acordo , por isso tenho 5 das 8 maquinas que possuo com Linux , o Windows está com os putos e 1 com a minha esposa , essencialmente por causa dos jogos ( no caso dos miúdos , na outra situação preguiça em aprender claramente ), mas eles próprios já começam a equacionar-me se eu não lhes podia fazer um dual boot .

    Aconselho todos os que têm má impressão de experimentarem mas com a mente aberta e maravilharem-se com um sistema que não custa 1 centavo e que tem programas free para fazer tudo , aconselho aos principiantes o Ubuntu 10,10 ou o Linux Mint 11 Katya e depois digam alguma coisa .

    Mais uma vez Pedro excelente trabalho de esclarecimento , aceita os meus sinceros cumprimentos .

    Serva

    Enga

    1. Avatar de Joana
      Joana

      O Linux não chega ao calcanhares do Windows nem do Mac. Não aconselhes maus caminhos, não é correcto.
      Encosta o famoso argumento “Mente aberta” para os nerds. Linux é bom? Sim é para os 5.2% dos utilizadores.

      1. Avatar de Carlos Silva

        E baseias-te em quê para dizer isso? Entre o escritorio e o meu home cinema, tenho 17 devices. 13 têm linux, 1 tem windows (meo box) e os outros dois nao sei (router e conversor fibra da meo)

        1. Avatar de lourenço
          lourenço

          qual foi a parte do 5,2% que não percebes-te?!
          se quiseres até podem ser 6%, ou 10%…
          n compreendes que não é qualquer utilizador que perde tempo com linux, só por ser linux?!

          1. Avatar de João Nascimento

            Isso acontece porque vivemos numa sociedade que desde a primaria até ao 12º não se ouve sequer falar em Linux. Tirando claro os Magalhães que tem caixa mágica, mas que não suportam os jogadores que os muitos gostam de jogar hoje em dia

        2. Avatar de Joana
          Joana

          releia o que foi escrevi.

  17. Avatar de Fontes
    Fontes

    Muito bom artigo 😛

    So penso que a GPL está a mais porque é uma licença e nao um tipo de licença. De resto muito bom 😀

  18. Avatar de Alfie
    Alfie

    Uma pequena correcção:
    “3 grandes restrições que gerem e protegem o software com licença GPL:
    Software livre pode ser distribuído (e comercializado não) por qualquer pessoa, mas o distribuidor tem de avisar o receptor acerca dos termos GPL”
    O distribuidor só pode cobrar pelo trabalho de gravação e pelo suporte, não pode cobrar pelo software.

    1. Avatar de Ricardo Elias
      Ricardo Elias

      O GPL permite vender copias do software, sem limite no preco. A unica excepcao e’ quando se trata do codigo fonte, que tem de corresponder apenas ao custo de distribuicao (disponibilizar no site, enviar por correiro, etc).

      “Does the GPL allow me to sell copies of the program for money?
      Yes, the GPL allows everyone to do this. The right to sell copies is part of the definition of free software. Except in one special situation, there is no limit on what price you can charge. (The one exception is the required written offer to provide source code that must accompany binary-only release.)”
      http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.html#DoesTheGPLAllowMoney

      Fiquem Bem!

  19. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    E que tal umas comparações com Apache 2.0, LGPL, etc..? às vezes da jeito para saber o que se pode usar em ambientes comerciais sem ter de se abrir o codigo 😛

  20. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Site com as alternativas open source ao software proprietário:

    http://www.osalt.com/

  21. Avatar de SmokinW33d
    SmokinW33d

    :DDDDD w33d

  22. Avatar de raquel
    raquel

    nossa tirei muitas duvidas