“Alguns ficam aqui durante um ano”: portos belgas atulhados de elétricos chineses

35 Comentários

O crescimento da China tem abana(na)do a indústria automóvel, principalmente o mercado que trabalha a mobilidade elétrica. O aumento surpreendente das vendas está, contudo, a entupir os portos belgas, que estão atulhados de carros elétricos chineses, conforme reportado.

Carro

As vendas de carros chineses têm aumentado de forma surpreendente e os resultados do país têm suscitado mudanças, especialmente em termos de estratégia e abordagem comercial. Embora a China procure conquistar o mercado europeu de carros elétricos, parece não estar a conseguir “dar vazão” às unidades produzidas.

Afinal, segundo reportado pelo Le Monde, o excesso de capacidade de produção da China está a inundar os portos de Antuérpia e Zeebrugge, na Bélgica.

Nesta manhã, quando o sol iluminou inesperadamente o labirinto de autoestradas que conduzem a este braço remoto do porto de Antuérpia, na Bélgica, um enorme cargueiro da empresa norueguesa Höegh Autoliners descarregou milhares de automóveis num dos terminais da International Car Operators (ICO), uma filial do grupo japonês Nippon Yusen Kaisha.

Começou por contar o Le Monde.

Conforme recordou, juntamente com a sueco-norueguesa Wallenius Wilhelmsen, este é um dos principais operadores do porto de Antuérpia-Bruges, o maior porto automóvel do mundo, por onde transitava a produção de cerca de 40 marcas. Pelo menos, até ao aparecimento das concorrentes chinesas.

 

Carros, nomeadamente elétricos, chineses entopem portos europeus

Em Calloo, perto de Antuérpia, e em Zeebrugge, na costa do Mar do Norte, os enormes parques de estacionamento podem acolher cerca de 130.000 veículos. No entanto, o espaço é cada vez menor, não estando a ser suficiente para servir de parque de estacionamento.

Isto, porque se juntam carros de todas as marcas, antes de serem, por fim, carregados em camiões provenientes de Itália, do Reino Unido, da Polónia e da Alemanha. Muitas vezes, acumulam-se modelos ainda desconhecidos do grande público.

Segundo mencionado pelo Le Monde, em 2022, 3,4 milhões de veículos passaram pelos dois portos. Desde então, a evolução do mercado e o aparecimento de novos desafios têm obrigado os operadores a adaptarem-se, resolvendo o problema de armazenamento dos veículos que chegam.

São todos chineses. Eu prefiro carros alemães.

Resmungou Rinus De Vries, um camionista holandês, citado pelo jornal francês.

Sobre este problema, também o Quartz noticiou que os portos europeus estão a tornar-se verdadeiros parques de estacionamento, à medida que as fabricantes enfrentam o abrandamento das vendas de carros elétricos, bem como lidam com a logística de gerir os veículos não vendidos e os novos.

Segundo especialistas da indústria, citados pelo mesmo órgão de comunicação, algumas marcas chinesas de carros elétricos já estacionaram as suas unidades em portos europeus durante mais de 18 meses.

Além destes, também um especialista em logística disse, ao Quartz, que muitos dos carros deixados nos portos “estão simplesmente lá” até que sejam vendidos, ou seja, não chegam já com um destino definido.

 

Leia também:

É o caos! Elétricos chineses estão a “inundar” portos europeus…

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    vendam mais barato eehe

  2. Avatar de Ska
    Ska

    por 500euritos vou lá buscar 1 ou 2…

    1. Avatar de Rui Gante
      Rui Gante

      Também aceitas trabalhar por 1 euro a hora? Que cromo

    2. Avatar de Historiador
    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Se fosse 500€ a UE metia logo um imposto de 25.000€, por isso nunca poderias comprar um a esse valor.

      Não te preocupes é sempre a sair e a entrar e também não tenhas pena dos donos dos portos já que cada dia de parque é bem pago logos os chineses estão a pagar e bem por esse estacionamento.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    E os Eurpeus têm vendido muito?

  4. Avatar de Driver
    Driver

    Isso atrapalha e atrasa os processos logísticos de carros europeus que já sem isso são sempre complexos…
    Mais do mesmo.

  5. Avatar de Zé

    Mas se estão a chegar é porque alguém os está a comprar. Que os idem buscar. Duvido que a china ande de porto em porto a espalhar carros como se fosse um vírus.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Lê o ultimo paragrafo do artigo…

  6. Avatar de João-Sousa
    João-Sousa

    Não devem ser BYD.

  7. Avatar de C
    C

    Invasão! 🙂 sinceramente carro chinês… não pagaria mais de 15k por um. Prefiro um europeu ou japonês mesmo que mais caro. Por enquanto é essa a minha opinião…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Mas o Europeu vem de lá…

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      aquele carro europeu que vem com componente chinês que passado meio ano deu o berro?

      É sempre engraçado ver este pre conceito com muito produto chinês, quando o suposto produto europeu está carregado de taiwan e afins.

      E eu até sou apologista de um mercado europeu mais fechado e autónomo, estes comentários populistas ” não daria mais de 15k” é que são mesmo de rir

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Taiwan ,é um país independente eda China ,Comunista faz uns 100 anos! Aliás Taiwan nunca esteve sobre domínio comunista. Antes do fim da 2 Guerra Mundial, foi colónia japonesa por 50 anos. Taiwan é a 20 economia do mundo. Existe uma diferença entre um carro europeu , americano ou japonês ser produzido na China, e um carro ser de marca chinesa. Na China tens quase 100 marcas de carros elétricos, é normal que as pessoas ainda tenham desconfiança entre uma marca de carro com história e uma recente, que nem sabes acerca da qualidade, fiabilidade, segurança, etc. A China faz dumping, dá apoios económicos , beneficios fiscais aos construtores de carros eléctricos, chineses, que assim conseguem vender a baixos preços. ,

        1. Avatar de opas
          opas

          Noticia de ultima hora: Taiwan é uma província da China.

      2. Avatar de Manuel Lourenço
        Manuel Lourenço

        Uma observação nteligente, que está no cerne do desafio/problema do regime comunista chinês, que há várias dezenas de anos tem desafiado o mundo (África, onde tem retirado as matérias primas e subjugado as democracias a aceitar as condições do Comunistas; na America Latina tem posto em prática a mesma estratégia; na Europa e EUA, onde tem comprado tudo e execido espionagm económica e científica, com vista a dminar o mund0). Tudo se destina a dominar e governando o mundo de forma autocrata.

  8. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “Alguns ficam aqui durante um ano”
    1 ano a apanhar salitre… Podem ficar com eles.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Os carros que apanham salitre, geralmente são importados para Portugal e vendidos em segunda mão…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Mas é só no Inverno lool.
        Ps não comprei nenhum importado em 2ª mão, se é q há aí alguma indireta subliminar.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Sim, no inverno onde colocam SAL na estrada para derreter o gelo…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Parece que na Serra da Estrela tb já metem. Depois há os carros a sério e os outros.
            Claro que há que cuidar da máquina. Quem vive nestes sítios convém fazer uma lavagem de estrada no fim do Inverno ou início da Primavera.

            A diferença é para aqueles desgraçados que estão estacionados nos portos (não é só nesses focados neste artigo, Roterdão tb está à pinha).
            A humidade nocturna, carregada de salitre, entranha-se por toda a carroçaria desses carros.
            Basta analisar o parque de vilas piscatórias deste nosso PT. Td podre, com especial enfoque nas marcas francesas e italianas, carros com pouco mais de 5 ou 7 anos. Esses chineses ainda são piores que italianos e franceses!

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Se fosse um BMW, Mercedes ou Audi vindo da alemanha já era mel 😀

  9. Avatar de palex
    palex

    Isto faz-me lembrar a manobra que fez os contentores subirem de preço… Acumulas no ponto A e secas no ponto B depois é ver o preço a subir e deixar sair lentamente o “stock”… Ou seja, se os parques estiverem entupidos, não entram (nem saem) de mais nenhuma marca… e se precisares vais ter de “gramar” com os chineses que são os únicos com stock para entrega “imediata”…

  10. Avatar de Realista
    Realista

    Eu não me importava nada de ficar com um Lucid Air Sapphire por €40.000…

    Se houver por aí um, eu fico com ele.

  11. Avatar de fm
    fm

    todas as marcas estao com problemas de excesso de stocks dos eletricos, no caso chines colocam em portos europeus para não pagarem futuras taxas de importação que vao ser impostas pois estes ja ca estão “dentro”

  12. Avatar de TdSR
    TdSR

    Elétricos, e nova praga mundial. O mundo está cada vez mais poluído.

  13. Avatar de joao
    joao

    enfim acho uma hipocrisia a Europa falar direitos humanos de paz e deixas estes chineses destruir o tecido empresarial europeu. Se eu mandasse cada produto chino tinha de pagar para circular no espaço económico europeu…

    1. Avatar de Ivo
      Ivo

      Comentário do joao, “escrito no telelé Made In China, designed in California”. lol

    2. Avatar de RRR
      RRR

      mas quando é a airbus a vender avioes na china já não ha problemas

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Se soubesses a quantidade de coisas “made in china” que tens e outras que usas diariamente, tinhas era ficado caladinho.

  14. Avatar de RRR
    RRR

    A china num mundo perfeito deveria esportar no minimo 10x mais que o japão………. e 20x mais que a coreia do sul………

  15. Avatar de PTO
    PTO

    A decisão política de forçar a mobilidade automóvel por um só caminho foi e será sempre um erro. Não é isso que o mercado e os consumidores querem, nem daqui a 10 anos teremos um parque automóvel perto de ser 100% elétrico. É por isso que a venda de elétricos está a diminuir a cada mês e vai diminuir ainda mais, enquanto em sentido inverso a venda de híbridos e híbridos plug-in não pára de crescer.

    E os construtores, que investiram milhares de milhões em produção de elétricos começam eles mesmos a questionar a viabilidade desta abordagem forçada pelos políticos. Penso que a própria UE terá de repensar não só prazos como alternativas a uma europa só com carros elétricos.

    A festa dos elétricos foi engraçada, mas a verdade é que começou a acabar a partir do momento em que os governos cortaram os subsídios.

    1. Avatar de Manuel Lourenço
      Manuel Lourenço

      Acho bem os governos não estarem a dar subsídios a quem pode pagar muitas dezenas de milhares de euros por um carro.

  16. Avatar de ZERTO
    ZERTO

    Toda a gente fala e critica mas já alguém se deu ao trabalho de fazer uma analize bem feita as fotos da publicação…. Algo não bate certo… Mais uma não notícia