Alguém ajuda aqui?

14 Comentários

Boa noite, eu não iria incomodar caso não fosse algo de muita importância, eu uso Windows XP, e tenho outro disco que não tinha nenhum sistema operativo, e tentei instalar o Slackware, após varias tentativas, não consegui criar a partição, e desisti, o problema reside no disco onde estava a tentar instalar o Slackware.

Ao tentar aceder ao mesmo pelo Windows, diz que não está pronto para ser lido, e que tem de ser formatado (até me apetece chorar) visto que era o disco onde tinha mp3’s/jogos/filmes…

em discos NTFS, mas o mesmo diz que o disco não ta em NTFS, provavelmente ao tentar criar a partição, alterei o formato do disco.

Gostaria de saber, caso exista, alguma forma de puder voltar a por o disco em NTFS, ou algo do género para que possa aceder ao mesmo via Windows, para que não perdesse todos os dados.

Desde já, muito obrigado.
Atentamente,
André Filipe

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Christophe Silva

    Acho isso um pouco esquisito, se formatou o disco em formato ext2/3 (para instalar o Slackware) podes aceder ao disco se instalares este driver: http://www.fs-driver.org/
    Va a pena tentar…
    Espero que resulte!!
    😉

  2. Avatar de Francisco
    Francisco

    Pode ter sido só o MBR que foi ao ar, já me aconteceu aqui há anos. O que tem que fazer é instalar uma das imensas aplicações que existem para recuperação de partições (como o Active@ UNDELETE, havendo muitas outras) e tentar ver se o disco ainda tem alguma coisa.

  3. Avatar de André

    Olá André

    Com relação ao linux, pode ser o caso que o Christophe citou, mas com relação ao hd, se ele nem chega à carregar o windows, você pode instalar o windows em outro hd, ligar o seu como “slave” e usar algum programa de recuperação de dados (dados e não setores) para fazer o backup.

    pelos menos pode quebrar um galho.

    qualquer coisa me mande um e-mail que te indico alguns programas bons para recuperação de dados em hd’s que nem inicializam.

    studio26@cia.com

    abraços do Brasil

  4. Avatar de kromakey
    kromakey

    Deverias ter criado uma partição para o linux , no disco e só depois avançar com a instalação , ainda por cima se o disco tinha coisas gravadas ….

    agora é tentar aceder via xp com uma cena que já foi disponibilizada aqui que permite aceder a discos linux e tentares sacar as tuas cenas para outro disco …

  5. Avatar de Alex Ribeiro
    Alex Ribeiro

    @Christophe Silva
    Tremendamente útil! Tks a lot!

  6. Avatar de eSkiSo

    Bem se mudaste o disco para um sistema de ficheiros linux.. nao custa tentar ter acesso aos ficheiros com um Live CD…
    http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/
    ou
    http://www.slax.org/download.php

    tb existe uma maneira de converter os disco para NTFS mas tens de ter accesso a linha de comandos …

    O que fazer:
    Iniciar->Executar:
    CMD
    na linha de comandos do DOS escreve-se:
    convert C: /fs:ntfs
    onde C: é a letra do disco em questão!
    é pedido o nome (label) para o disco.. escreve-se e Enter
    E depois é so esperar que ele converta!

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    bem este post nao tem nada haver com o assunto, mas nao sabia onde colocar esta questao… ontem o meu antivirus deixou de funcionar, tendo a ficheiro .exe desaparecido ….para espanto meu quando instalo qualquer antivirus os ficheiros .exe ou seja os executaveis vao todos ao ar …. será virose ??

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    tem alguma de resolver isto visto que nao consigo instalar nenhum antivirus mas tambem nao queria formatar por ja ter formatado mes passado ….obrigado

  9. Avatar de Nuno Vidal
    Nuno Vidal

    Caso não consigas por essa partição/disco a funcionar de novo, usa o EasyRecovery™ Professional e recuperas o disco todo. Tens é que arranjar espaço suficiente noutro disco/partição para recuperar tudo para lá.
    Uma vez tambem me aconteceu uma cena assim, o pc crashou e quando vou a chegar ao windows diz me que precisava de formatar uma partição (tinha 100GB!) e lá tive eu que usar esse programa para recuperar tudo.

    Boa sorte 😉

    http://ontrack.com/easyrecoveryprofessional/

  10. Avatar de Christophe Silva

    @Alex Ribeiro
    Cuidado porque há certas partições que não deixa aceder, nomeadamente se tiveres o seguinte esquema de partições (/ /swap /home /usr) só consegues aceder ao /home e /usr. Cuidado porquê? porque tentando aceder ao root (/) ou ao swap (/swap) através do Windows não é possível e pergunta se a queres formatar… o que não convém. eheheh

  11. Avatar de dc
    dc

    Arrancas o Pc com uma ditro Linux qualquer (BootCD) e usas o comando parted ou o qtparted em interface gráfica e convertes o disco para NTFS, ou então em ambiente Windows podes usar o Norton Partion Magic que faz exactamente a mesma coisa.

    CUMPS

  12. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    O Easy Recover é muito bom, recupera muita coisa… não precisas de formatar logo o disco onde tens os dados(mp3,filmes, etc) Experimenta..

  13. Avatar de Andre Filipe
    Andre Filipe

    Obrigado a todos pela vossa ajuda, eu vou tentar um desses programas, entre todos os que disseram, quando ao Live CD eu ja tentei como o Slax, mas nao percebi nada e desisti…
    Pela linha de comandos/DOS da este erro:
    C:\Documents and Settings\o_portista17>D: /fs:ntfs
    O sistema de ficheiros do volume não é reconhecido.
    Certifique-se de que todos os controladores do sistema de ficheiros estão carreg
    ados e o volume não está corrompido.

    Irei tentar todas as formas, porque nao convinha nada perder o que la tenho…mas se tiver que ser, paciencia.

    Mais uma vez, Muito obrigado a todos.

    Atentamente,

    Andre’

  14. Avatar de PGR
    PGR

    Aproveitando a dica… e se acontecer algo do género e se tiver q “pendurar” o disco noutro a funcionar, mas ligado por USB (dado ser de portatil, tenho q ligar por cx externa) q aconselham ?? Já experimentei um monte de CD-boot e nenhum deles reconhece usb.
    Isto porque, se ligado ao XP (c/ este a fucionar) diz: “disco não reconhecido” ou algo do género.
    Desculpem o “oportunismo” e desde já obrigado.