Alerta: WhatsApp Messenger – É possível ler e extrair mensagens

42 Comentários

O WhatsApp Messenger é um dos mais populares serviços para troca de mensagens entre utilizadores. Para enviar e receber mensagens, o  WhatsApp necessita de ter acesso à Internet, através de uma ligação 3G/4G ou Wifi. O WhatsApp é bastante simples de usar, uma vez que não existe a necessidade de criar contas no serviço. Para se realizar uma comunicação, o WhatsApp Messenger identifica os utilizadores através dos contactos telefónicos mantidos no smartphone.

Depois do problema da privacidade do serviço (ver aqui) sabe-se agora que, se um utilizador usar as ferramentas correctas e tiver acesso fisico ao dispositivo pode facilmente ler todo o historial de conversas do  WhatsApp Messenger.

whatsapp_01

O WhatsApp Messenger oferece confidencialidade e integridade nas mensagens trocadas só que, todo o historial das mensagens fica armazenado no dispositivo num formato fácil de decifrar. No caso do equipamento seu roubado ou perdido, um utilizador que possua as ferramentas adequadas pode facilmente aceder a todo o historial do WhatsApp Messenger.

Tal é possível recorrendo a ferramentas de backup, que copiam inclusive o histórico e que depois facilmente se consegue decifrar a informação contida na base de dados associada às conversas. Localização das base de dados cifradas:

Android

Copiar usando um simples gestor de ficheiros

/sdcard/WhatsApp/Databases/msgstore.db.crypt

ou /data/data/com.whatsapp/databases/msgstore.db

ou /data/data/com.whatsapp/databases/wa.db

iPhone

Podem usar o I-Twin ou Iphone Backup Extractor

net.whatsapp.WhatsApp/Documents/ChatStorage.sqlite

Blackberry

messagestore.db

No XDA existe a ferramenta WhatsApp Xtract(ver aqui) que permite de certa forma ler o conteúdo das bases de dados que guardam o histórico das mensagens. O WhatsApp Xtract necessita do Python e da biblioteca pyCrypto para que possa correr no Windows, Linux e MacOS.

O resultado é apresentado num ficheiro HTML, que apresenta informações detalhadas sobre as mensagens presentes na base de dados.

whatsapp

Apesar de não ser algo muito grave, até porque é necessário o acesso físico ao smartphone é preocupante como um serviço destes não aposta em métodos criptográficos mais fortes. O WhatsApp foi um dos primeiros serviços de IM a aparecer para os dispositivos móveis e apesar de ser o mais popular tem pecado pela insegurança. Quem tem ganho com as vulnerabilidade do WhatsApp é o Viber.

Continua a confiar no serviço WhatsApp, ou usa o viber como alternativa?

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DGP_Maluco
    DGP_Maluco

    whattsap ainda!

  2. Avatar de Joji
    Joji

    Ficar com o histórico tambem pode dar jeito.. Prefiro watsapp a viver porque funciona melhor em mensagens

    1. Avatar de Joji
      Joji

      estas correções automáticas.. claro que prefiro viver a whatsapp.. não o viber

    2. Avatar de Roberto Bolado
      Roberto Bolado

      Prefiro viver

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    hum e os nokia em que situaçao ficam? eu tenho o lumia 800

    1. Avatar de David C.
      David C.

      Tambem tenho e estou tranquilo, porque as aplicacoes do WP sao todas sandboxed, ou seja, nao lhes acedes apartir de terceiros. 🙂

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Dá ele de presente pra sua vó.

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Na minha opinião, sinto-me mais seguro sabendo que o histórico está armazenado localmente, mesmo que sem encriptação, que nos servidores deles.

    Existe o mesmo problema em Windows Phone?

    1. Avatar de brunobola
      brunobola

      Ninguem refere que não ficam nos servidores deles… Apenas que ficam localmente também…

  5. Avatar de henrique almeida
    henrique almeida

    hum se tiver acesso físico leio as mensagens! Muitos poucos estão bloqueados ou com pin de acesso

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Como posso ter acesso as msg? Como posso abri-lás ?

  6. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Whatsapp é a melhor app do género pelo simples facto de não ter publicidade! Vai passar a ser paga, mas por 89 centimos anual quem é que não paga? Pedro Pinto, o Whatsapp também funciona com rede 2G

  7. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Se te roubarem o equipamento facilmente se pode ler as.. sms.. mms.. ver as pics.. e vídeos, a não ser que tenhas o cuidado de as encriptar localmente, se…?

  8. Avatar de teyu
    teyu

    Eu ja usei o viber e nao gostei de todo.

    Uso o kik.. esse tem funcionado mt bem

  9. Avatar de jpng81
    jpng81

    lol, isto outra dimensão parece 😀 o artigo está enfarilhado e percebe-se nada.
    Mas porque raio muita gente usa o whatsapp??? é uma porcaria… ao fim de um ano temos de andar a pagar a app, e não funciona em todas as plataformas.

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      http://www.whatsapp.com/download/

      Não sei porque dizes que não funciona em todas as plataformas quando funciona nas principais. Porque é que se usa o whatsapp? Porque além de dar em praticamente todas as plataformas, não tem publicidade e faz o seu trabalho como deve ser com uma interface gráfica agradável. Paga-se ao fim de um ano? 89 centimos anuais é uma fortuna do caraças! Entre pagar 89 centimos anual ou ter publicidade, prefiro pagar.

    2. Avatar de David C.
      David C.

      e so o sistema de chat mais utilizado, por ser simples, intuitivo e muito completo. Podes utilizar chats de grupo ou individuais, partilhas fotos, videos, localizacao, etc… tudo isto apenas utilizando o trafego de dados. E concordo com o Sergio, o preco que e para ter um servico que me satisfaz nem hesito em pagar, estamos a falar de um valor inferior a 10cents por mes…

  10. Avatar de Tiago Lopes
    Tiago Lopes

    Continuo a achar que o maior problema desta e de muitas outras apps é virem instaladas como aplicações de sistema e não darem para desinstalar.

    1. Avatar de Joji
      Joji

      Em que plataforma? Pelo menos em Windows Phone não vêm, e em android depende da marca e versao de telemóvel..

    2. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      No android também não é aplicação de sistema, pelo menos no meu não é…

    3. Avatar de kira
      kira

      Só para lhe deixar informado é possível sim desinstalar, envolve um método que muitos consideram perigoso e que acham que faz perder a garantia(nao perde)… mais vá lá aprofunde seus conhecimentos pesquisando no Google “como remover aplicações de sistema com root” (não vá fazer besteira pegue sites confiáveis e não me responsabilizo por danos.(isso tudo so para informacao)NAO MANDEI FAZER NADA

  11. Avatar de Bruno Soares
    Bruno Soares

    Viber, que da tambem para fazer chamadas!

  12. Avatar de ADriano
    ADriano

    e usar o line nao?

  13. Avatar de Roy
    Roy

    Se querem enviar & receber com o mínimo de segurança e confidencialidade, tem de usar algo como o Silent Circle (https://silentcircle.com/).
    Enviar e receber o quê? Chamadas, mensagens, anexos…

    E sim, é pago.

  14. Avatar de Rui
    Rui

    Para quem quiser aceder ao ficheiro via IFile a localização é a seguinte: var/mobile/Apllications/24C8706C-DEF5…/Documents/ChatStorage.sqlite

  15. Avatar de Thor
    Thor

    O whatsappp é só a melhor app do género. O resto são cantigas.

  16. Avatar de Tami
    Tami

    Ok! Mas meu bem, como eu faço exatamente pra ler essas Conversas do whatsapp???????
    Aguardo Resp. Grata!

  17. Avatar de duarte
    duarte

    Só com o Phyton dá pra ler as mensagens do data base do whats app no computador? Ou preciso de algum outro programa?

  18. Avatar de diego
    diego

    estou tentando abrir o arquivo que o whatsapp gera como backup, mas não sei como ver as mensagens pois estão criptografadas, como fazer Passo a passo

    1. Avatar de Bia Fagundes
      Bia Fagundes

      Tbém gostaria de saber como abrir arquivos db.crypt no pc.
      Bia

  19. Avatar de marcus
    marcus

    tambem gostaria de saber como ler essas menssagens agradeo desde ja

  20. Avatar de Thiago
    Thiago

    Consegui abrir os arquivos, mas no meu caso eu queria ver as conversas deletadas, não aparece, porque?

  21. Avatar de Carla
    Carla

    tenho mensagens do whatsapp em ”crypt” quero torna possivel para ler como faço ou quem faz?

  22. Avatar de Rafael
    Rafael

    Bom dia! Eu tenho o arquivo msgstore.db mas não consegui fazer o processo. Diz que o arquivo está corrompido. Alguem pode me ajudar?!

  23. Avatar de Peter
    Peter

    Não adianta!
    Esse processo todo apenas mostras as conversas que ainda não foram deletadas!… se eu tenho acesso ao celular eu mesmo vou ler na hora as mensagens, a não ser que queira ficar mexendo nele por horas..ai sim..

    O importante seria visualizar as mensagens deletadas..essas que importam…mensagem que fica visivel é pq nao tem nada demais, a nao ser que a pessoa seja burra e nao apague conteudo comprometedor…

  24. Avatar de júnior
    júnior

    Olá Gostaria de saber como faço para ler as mensagens do windows phone (messages.db)

  25. Avatar de Diogo
    Diogo

    Informação bem útil. Fiz uma pesquisada e achei esses aplicativos topespiaowhatsapp.com. Vou instalar o primeiro!

  26. Avatar de Daniele Parreiras
    Daniele Parreiras

    Olá pessoal, podem me ajudar.
    eu estou com os arquivos no meu pc. O celular não existe mais. mas eu preciso de uma informação que esta salva nesse arquivo. como eu consigo abrir e ler? tenho o arquivo mas não tenho mais o aparelho.

    1. Avatar de Charlis
      Charlis

      Daniele , basta seguir o procedimento descrito aqui, é facil.
      http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1583021

  27. Avatar de anderson
    anderson

    tem como mensagens criptografadas, alguém, entrar e copiar as mensagens

  28. Avatar de Rosiane Borges
    Rosiane Borges

    Olá, estou com um pequeno problema relacionado a backup do whatsapp. Desinstalei meu zap a um tempo ja, mas preciso muito recuperar uma conversa que contem informações importantes, acontece que não tenho mais o numero que usava então eu salvei o backup que estava no aparelho no pc para poder ler estas mensagens e extrair os dados porém ja pesquisei de todas as formas um jeito de fazer isso e não consigo, o arquivo data base esta assim: msgstore.db… sem crypt, qual programa eu poderia estar usando para ler este arquivo?

  29. Avatar de Eu
    Eu

    gostaria de passoa passo pra descriptografa crypt12