Alerta: “Prémio na lotaria espanhola” é burla!!!

25 Comentários

PJ investiga denúncias de burla efectuada através da Internet

Uma burla efectuada através da Internet, em que o destinatário é informado que venceu um prémio da lotaria espanhola sendo-lhe solicitado uma quantia em dinheiro para o receber, está a ser investigada pela Polícia Judiciária, noticia a Lusa.


O esquema circula através de correio electrónico e cartas, escritas em português incorrecto e com origem numa suposta empresa seguradora, sendo o destinatário informado que venceu uma fracção do segundo prémio da lotaria espanhola, no valor de cerca de 10 mil euros, cujo bilhete alguém comprou em seu nome.

«Dizem que alguém comprou um bilhete de lotaria que venceu o segundo prémio e pedem 10 por cento [1.000 euros] da fracção vencedora, a título de comissão e despesas», disse à agência Lusa fonte da PJ de Coimbra.

Segundo a PJ, para que os «vencedores» possam receber o prémio, é-lhes pedido que preencham um questionário com dados pessoais, de familiares e bancários, entre os quais o NIB da conta bancária onde lhes será depositado o referido prémio.

Quem acede a fazê-lo acaba por ser confrontado com a exigência da referida percentagem, que acaba por reverter para os autores do esquema fraudulento, sem que o prémio seja alguma vez pago, avisa a PJ.

A fonte da Polícia Judiciária assume que existe um número não quantificado de lesados pelo país, frisando que a Directoria de Coimbra e outras a nível nacional têm vindo a receber várias denúncias. O caso está a ser investigado pelas autoridades portuguesas e espanholas e por outras polícias de países europeus. «É um tipo de burla muito disseminada», assumiu a fonte.

A Polícia Judiciária alerta para que, existindo dúvidas sobre a origem e propósitos dos autores das propostas, não sejam enviados por correio electrónico ou carta quaisquer dados de identificação bancária solicitados via Internet nem quantias em dinheiro para destinatário desconhecido.

Fonte: IOL
Fonte: Policia Judiciária

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de D. Carreira

    LOL! Acho uma certa piada a isto… No entanto quem caiu no esquema não deve ter achado piada nenhuma 😛

    Cumprimentos, David Carreira

  2. Avatar de Morbus

    Man, estes gajos são mesmo uns GÉNIOS!!!

    Ando a receber esses emails há uns meses e nunca pensei que fossem burla… Bem me parecia, eu mandava para lá o dinheiro e nunca mais tinha nada… Man, esta PJ espanhola é mesmo de topo…

  3. Avatar de BM
    BM

    Há gajos mesmo burros. Desde quando é que quando se ganha um prémio monetário na lotaria, euromilhões, etc. é preciso dar o nome? Hoje em dia raramente é necessário dar o nome. Mesmo que haja prémios em jogos de azar, estilo os que referi, telefonavam para casa mas nunca por email.

  4. Avatar de Maximilian
    Maximilian

    Estes esquemas são mesmo dirigidos aos burros…

  5. Avatar de Artur
    Artur

    Ganhei um prémio? Então descontem os 1000eur de lá! xD

  6. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    @Artur
    Isso mesmo lol

  7. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    @Artur

    Realmente, eu ganhava um prémio e ainda por cima tinha de pagar para o receber…

  8. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Eu nem sabia que era preciso dar um email para jogar nesses jogos…

  9. Avatar de Jamudei
    Jamudei

    Vejamos, na era da globalização onde ninguem dá nada a ninguem – anda meio mundo a f**** outro meio e cada meio quer estar no lado que f*** e não no lado que está a ser f***** ainda há gente que acredita nestas tangas.
    Só merecem mesmo ser roubados.
    Um abraço do Velho

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    @Morbus:

    É a PJ (portuguesa) que está a investigar…..

  11. Avatar de O Silva
    O Silva

    É estes esquemas e os que dizem quem somos herdeiros de uma fortuna de um familiar que foi para africa, brasil ou estados unidos e que devemos depositar x euros para que se possa tratar do processo com celeridade, senão podemos perder a herança…hahahaha! Só cai nisto quem… não pensa duas vezes e é ganancioso!

  12. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Os que cairam é mais uma prova de que meio Portugal anda a dormir e só pensam em lucro fácil, futebol e imperiais … e em ganhar algum dinheiro mesmo que não saibam bem de onde vem lololol

    Isto só mesmo para burros ….

  13. Avatar de aver
    aver

    Custumava ser um nigeriano que, para ter acesso a uma conta bancária choruda que estava no exterior, solicitava uma verba para sair do país.

    Um tipo que paga (e dá informações pessoais e bancárias) para receber o prémio da lotaria espanhola – não tendo comprado o bilhete de lotaria -, é ainda mais burro.

    (Devo dizer que caí na dos toques polifónicos “gratuitos” dos gatunos do Clube Jamba, até começar a desaparecer o dinheiro dos cartões de telemóvel dos miúdos – porque a adesão implica uma assinatura com consumo mínimo mensal, o que está escrito numa cláusula que ninguém lê).

  14. Avatar de Ric@rdO
    Ric@rdO

    quem é que saca cenas po movel atravez do movel ? voces que sao os peritos da net n sabem fazer isso ? ate o meu irmao de 12 anos sabe fazer.

    So falta aquelas da televisao a mandar o nome e o nome do(a) namorado(a) pa eles avaliarem o vosso amor.

  15. Avatar de C.Oliveira
    C.Oliveira

    Ainda há quem acredite nisso? Acho que quem cai dessas fraudes deveria ser suspenso da Internet durante 6 meses, espécie de cartão amarelo…lol…e o infractor deveria ser sodomizado por 10 cães raivosos com sida.

  16. Avatar de Paulo Ribeiro

    lotaria espanhola? eu ja ganhei todos os lotos europeus nos ultimos 6 meses… ja somos uns quantos milhoes de vencedores lol

  17. Avatar de _Planax_
    _Planax_

    @ C.Oliveira

    Os cães não têm SIDA. xD

  18. Avatar de Burgada
    Burgada

    …eu acabei de ser o visitante nº 1 milhão deste site…uhhhh uhhhh…acabei de ganhar 5 milhões de €uros….

    Só tenho de enviar ao Victor um pequeno depósito de 1500 €, para ele garantir que eu de facto irei receber o prémio que tenho direito,,,e não é nenhuma brincadeira…eu sou uma “pessoa com sorte”!!

  19. Avatar de Teixeira

    Esquemas que se baseiam na ganância e na burrice das pessoas.

    Os que caiem nestas burlas deviam ser “castrados” para que o seu ADN não prolifere pelas próximas gerações.

  20. Avatar de Paulo Ribeiro

    @Teixeira
    LOL

    já agora, ha foruns internacionais dedicados a anunciar sites que prometem dinheiro e a dizer se sao ou nao scam. por acaso nao conheço nenhum site nacional desse genero.

    Uma dica a quem receber esses mails: se ninguém vos dá dinheiro no meio da rua, muito menos vos darão via e-mail. nem a santa casa corre atrás de quem ganha o euromilhoes, tem de ser voces a ir reclamar o prémio… malta toca a acordar 🙂

  21. Avatar de UKN
    UKN

    Ora porra … e eu a pensar que já ia pra longe …

  22. Avatar de KOISO
    KOISO

    E JA AGORA: tenham tb cuidado com akelas propostas k vos dao 1€ por cada circular dobrada ou para preencher postais (livrosgratis e essas merd*s do genero com apartados e sem moradas completas)…É TUDO BURLAS

    VEJAM AKI pessoal k foi lixado e os coments deles:

    http://wonderm00n.blog.com.pt/?p=229

  23. Avatar de carlos
    carlos

    eu nao axo piada nenhuma.recebiuma carta que vinha de malaga(o selo)e era de uma asseguradora espanhola que nao existe dizendo que so pagava dez porcento quando tivesse recebido o premio .e preciso muinto quidado com essa gente

  24. Avatar de lubelia
    lubelia

    ola a todos venho dar também o meu testemunho e dizer que fui burlada pela net aprendi o erro que cometi nunca mais serei enganada por ninguem da net sao todos falsos