Alerta: Há um novo tipo de ataque “à distância” para roubar carros

24 Comentários

É verdade que a tecnologia tem vindo a facilitar a ação do ser humano nas mais diversas tarefas. Se há uns anos era preciso uma chave de metal para abrir e colocar em funcionamento o nosso carro, hoje em dia, através de um simples comando/cartão conseguimos fazer exatamente a mesma coisa e de uma forma mais cómoda.

Recentemente, as autoridades britânicas revelaram um vídeo que mostra uma nova técnica “tecnológica” para roubo de carros. Veja como tudo acontece.


A notícia e os vídeo foram publicados na página da polícia britânica como forma de alerta para este novo tipo de ataque. Basicamente os ladrões usam sistemas capazes de captar o sinal da chave (à distância), transferindo-o para um segundo equipamento que se encontra junto do carro que vão furtar, neste caso um Mercedes. Ora vejam o vídeo para perceber como tudo funciona.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=86&v=8pffcngJJq0

Como se pode ver no vídeo, os dois assaltantes vestem fatos-macaco brancos e têm a cara tapada. Na mão, um deles segura a caixa de captação de sinal que, segundo a policia, tem a capacidade para ultrapassar um conjunto de barreiras, como por exemplo, paredes, janelas, portas, desde que não sejam de metal.


Este assalto aconteceu a 24 de setembro e, segundo a policia, ainda não há informações sobre o paradeiro do carro.

Mais informações aqui.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boas

    Já há uns tempos que acontece e não sei se já deram conta, mas ao ver os tópicos através da app Android não consigo ver os anexos/vídeos…

    1. Avatar de ruben rodrigues
      ruben rodrigues

      + 1

  2. Avatar de Vitor de Sousa
    Vitor de Sousa

    As minhas desculpas, mas isto é banal.
    Funciona para os carros da gama alta (aqueles com cartão ou chave)
    Atenção que isto não funciona nas renault 4L, Fiat Panda, etc

    1. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Ainda bem que é assim é.. é apenas uma de muitas das razões que ainda me convencem a ficar com o meu carro de 20 anos 😛

    2. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Pois, aí precisas da vareta do oleo.. 😀

      1. Avatar de AiOGajo
        AiOGajo

        Em todos eles precisas… tenha 0 ou 1.000.000 km.

        1. Avatar de Luís
          Luís

          A vareta do oleo é para arrombar a fechadura lol.. não é para medir o oleo..

    3. Avatar de Miguel Andrade
      Miguel Andrade

      Sem ofensa mas também qual é o ladrão que quer roubar um carro desses. Não tenho nada contra os carros até porque gosto da aparência do 4L mas para um ladrão acho que ele nem pensa em roubar esses carros.

      1. Avatar de AiOGajo
        AiOGajo

        Achas que não? Uma 4L em bom estado já vale mais do que muitos carros com 6 a 7 anos…

    4. Avatar de Daniel
      Daniel

      Para esses basta um cordão e trocar o canhão da ignição…

  3. Avatar de Joao ptt
    Joao ptt

    Que interessante, antes utilizavam para abrir as portas e depois furtavam o que estava no interior, mas pelos vistos agora arranjaram maneira de captar os códigos de alguma maneira que estão sempre a ser emitidos pelo comando (ou a pedido do emissor) e a conseguir utilizar isso para não só arrancar como mantê-los a andar.

    Alguns fabricantes têm nas opções do veículo a possibilidade de desligar tal funcionalidade de abertura por proximidade, mas o facto de conseguirem arrancar também é que não sei como resolvem pois muitos só funciona por proximidade, não é preciso qualquer chave… se bem que alguns têm uma chave escondida até dentro do comando (muitas pessoas nem sabem) para o caso do mesmo avariar poderem abrir a porta ou pelo menos conseguirem arrancar com o automóvel se já estiverem dentro dele.

    1. Avatar de NA
      NA

      Eles colocam o carro em funcionamento através de uma 2ª máquina que programa chaves virgens via OBD. Em pouco tempo, têm uma chave tal e qual as duas originais que lhes permite levar o veiculo como se fosse deles.
      O aparelho que procura a chave original apenas lhes veio permitir “trabalhar” com mais segurança com carros com alarme.
      Isto já vem a acontecer há bastante tempo. O ideal é comprar um carro pouco apetecível.

      1. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        Lol. Ou isso ou não ter carro já agora..
        Eu cá prefiro optar por ter seguro.. 😉

      2. Avatar de Joao ptt
        Joao ptt

        Ah! ok.
        Assim já compreendo, eu compreendia a parte de eles abrirem as portas e desligarem o alarme, mas não estava a compreender como faziam o arranque, com a programação por OBD já compreendo.
        Já vi alguns artigos a sugerir alterações no OBD para dificultar a vida aos artistas.

        Por outro lado enquanto a Europa obrigar os fabricantes a manter o OBD desbloqueado (para promover a livre concorrência) e sem qualquer protecção vai ser difícil proteger os automóveis. No mínimo deveria existir algum sistema baseado em cartões/ chaves físicas de algum género tipo “FIDO U2F” ou outro qualquer mais adequado à realidade automóvel que permitisse aos proprietários bloquear o acesso ao computador de bordo excepto quando os mesmos quisessem permiti-lo… tipo visitas à oficina, ou para colocarem eles mesmos aparelhos genéricos de diagnósticos. Claro que isto não impediria os amigos do alheio de fazerem o que já fazem hoje em dia em alguns casos que é o mudar a centralina para ultrapassar os sistemas de bloqueio de alguns automóveis, mas pelo menos iriam ter que investir um pouco mais.

        Por tanto a abertura felizmente acho que a maioria dos fabricantes têm a opção de desligar esse sistema nos menus do veículo… está lá enterrada algures mas costumam ter, por isso podem desactivar… a menos que não tenha chave e então terão de ter outro sistema tipo “comando de alarme” em que carregam num botão para abrir portas e desligar o alarme e outro para fechar as portas e ligar o alarme… a menos que o próprio comando já tenha essa função e esteja apenas desactivado de fábrica para “conveniência”.

        O OBD só mesmo alterando o mesmo para que a malandragem não se consiga ligar facilmente ao computador de bordo… alguns desligam fios, outros trocam-nos, outros colocam tampas, enfim, parece pelo menos existir mais que um método para dificultar a vida aos amigos do alheio… mas nada de definitivo… já que mais cedo ou mais tarde os mecânicos vão mesmo precisar de aceder ao sistema de diagnósticos do veículo para fazer as necessárias revisões.

  4. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Sdr com mathlab

  5. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Nada de novo, tenho estacionado o meu na rua na esperança de ser roubado, é BMW que ainda é mais facil, mas estou com azar. Quero trocar de carro e vale mais no seguro do que se o vender.

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      LOLOLOL

      sei bem o que isso é!
      os 320D e não só, as Renault Mégane, etc…. são facílimos…
      Podes é trocar a ficha por uma diferente que assim batem com o nariz na porta e já não ligam o pc lá!

  6. Avatar de Marcio
    Marcio

    Tenho um amigo meu que roubaram lhe uma carrinha c220 quase nova e ja la vai mais de um mês e nem sinal dela em vila do conde a porta de casa..