Alerta: Dados dos utilizadores do Euromilhões.com roubados

53 Comentários

Os dados obtidos são de utilizadores Portugueses

Esta semana foi, infelizmente, rica em problemas de segurança o que mostrou que os dados dos utilizadores estão expostos e que nem sempre é simples protegê-los.

Um novo caso foi agora revelado e, desta vez, o ataque visou um site muito usado pelos Portugueses. O site Euromilhões.com foi atacado e, como resultado, os dados dos seus utilizadores foram roubados.

euro_m_1

Tal como o ataque feito ao site Wareztuga, o relato e a apresentação do ataque foi anunciado no Reddit. Para além de terem anunciado que conseguiram roubar os dados dos utilizadores, quem publicou esta informação não revelou muito mais.

Não existe, por isso, qualquer informação sobre a forma como o ataque foi feito e como foi possível aos hackers entrar e recolher a informação sobre mais de 20 mil utilizadores.

Daquilo que foi possível ver da informação publicada sobre os utilizadores, não existe uma forma directa de ser usada. Consiste no username, hash MD5 da password, salt, email e data de aniversário.

Se para muitos esta informação não parece muito simples de usar, é possível fazer alguma engenharia e chegar facilmente às passwords, sendo depois usada a informação para aceder às contas.

euro_m_2

Apesar de não haver qualquer informação no site do Euromilhões.com, é aconselhado a todos os utilizadores alterem a sua password deste serviço imediatamente e que monitorizem qualquer aposta feita recentemente.

Mais uma vez ficou provado que não existem serviços à prova de ataque e que facilmente surgem dados dos utilizadores que depois podem ser explorados.

O Pplware recebeu do site Euromilhoes.com uma declaração que transcrevemos abaixo:

O Euromilhoes.com esclarece que, contrariamente às notícias que vieram a público, não existiu nenhuma falha de segurança no nosso site. O Euromilhoes.com é um site meramente informativo que não necessita registo e não recolhe dados dos utilizadores. Desse modo, é impossível aceder a um conjunto de informações que simplesmente não existem.

O Euromilhões.com comunica que nunca irá registar informações dos utilizadores sem consentimento e continuará a disponibilizar informação de forma gratuita e sem necessidade de qualquer registo.

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de tavares
    tavares

    Nada como registar os boletins na máquina…não fica “pegada” e até dá para fugir aos 20% do “imposto extraordinário” do Passos!! rsrsrs

    1. Avatar de Alex
      Alex

      como é? regista cá o boletim e vai levantar a espanha?

    2. Avatar de Anti-parvos
      Anti-parvos

      “até dá para fugir aos 20% do imposto…”
      Mas que grande idiota, é por comentários como este que se vê como o povo português carece de inteligência para fazer o país avançar. Gostaria de perceber essa teoria que registando na máquina não se paga imposto em caso de prémio… enfim.

      1. Avatar de tavares
        tavares

        Anti-Parvos…acho que o teu nick se refere a ti próprio!! Se és idiota e a cabeça apenas te serve para usar um boné….não meças os outros pela mesma bitola!! Se não sabes,podes sempre “arranjar” alguém que te ensine…mas não vou ser eu!! E reafirmo o que disse no meu comentário…

        1. Avatar de okapi
          okapi

          Só se arranjares uma boa lavandaria e mesmo assim …

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      deve dar deve! andas a ver filmes a mais! lol

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Gostava de saber como é que foges ao imposto de 20% se o mesmo é logo retido pela Santa Casa…

    1. Avatar de André Alves
      André Alves

      Não acertando nos números do euro milhões…

      1. Avatar de Filipa
        Filipa

        ahahahahah! Nem mais! Ando a fugir a esse imposto desde que ele existe!

  3. Avatar de PcRat
    PcRat

    O Euromilhões não pode ser levantado noutro país? Tem de ser mesmo em Portugal? :))

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Penso que o Euromilhões é tributado em função do país onde foi registado, podes fugir aos impostos se fores jogar á Galiza

      1. Avatar de Marco atonio
        Marco atonio

        Errado! Em espanha tambem pagas 20% acima de 2500 euros. Alias, ja nao ha paises com isençao …

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Irlanda paga o premio 100%. Tens que ser residente mas recebes tudo

          1. Avatar de fontes
            fontes

            recebes tudo mas, estas sujeito ao pagamento de 23% no IRS no final do ano, referente a “ganhos de Jogos”, e neles inclui todo e qualquer jogo independentemente do montante e a forma , ou seja ate jogos a dinheiro online és cobrado

    2. Avatar de Orlando Raí
      Orlando Raí

      Se for registado em Espanha já não se paga esse imposto…

      1. Avatar de MAC
        MAC

        Pagas, pagas. Em Espanha é a partir dos 2500 €. Cá é a partir dos 5000 €.

    3. Avatar de okapi
      okapi

      Só pode ser levantado no país onde foi registado, por causa da tributação, mesmo sendo um turista a registar.

    4. Avatar de Sim Sim!
      Sim Sim!

      no reino unido recebes o premio na TOTALIDADE! 😀

  4. Avatar de Rayy
    Rayy

    Nunca mais está disponível o SQRL ( https://www.grc.com/sqrl/sqrl.htm ) que acabará com estes problemas de roubos de dados de acesso às contas, se bem aplicados. Utiliza chaves públicas/ privadas Curve25519 diferentes por site e até por conta se tiver mais que uma no mesmo site… e como o que o web site armazena é a chave pública, mesmo que a furtem, não servirá muito já que não se consegue (pelo menos atualmente) quebrar esta tecnologia (que até o GnuPG adoptou já).

  5. Avatar de eu e tal
    eu e tal

    usem o site da santa casa, em vez destes sites manhosos. pelo menos têm uma entidade real a quem pedir contas.

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      Exactamente. E o site da Sta Casa segue normas especificas de segurança.

  6. Avatar de jp
    jp

    Se o ladrão apostar com o meu nome na chave certa, eu até lhe agradecia!

  7. Avatar de muito mentiroso
    muito mentiroso

    basta procurar existe muita gente que quer lavar milhões.
    Tu recebes o Gisto na totalidade e eles lavam o dinheiro!

    1. Avatar de rl
      rl

      O problema é justificar cá, ou em qualquer pais sem estatuto de offshore a entrada do dinheiro. Isso vem sendo cada vez mais difícil pois os EUA e a UE começaram a trocar informações bancarias depois do 11/9 (e também por causa do narcotráfico)….

  8. Avatar de Maneu
    Maneu

    Se a salt for a mesma para todas as hash, fica um pouco mais fácil. Caso contrario boa sorte… :-p

  9. Avatar de Fernando Dias
    Fernando Dias

    Isto da teoria à prática é um mundo…
    Enfim… meus presados, tanto Espanha, Suíça, França e Portugal, por exemplo, têm imposto sobre o prémio e, mesmo sendo estrangeiro, a retenção essa, é sempre aplicada no entanto, as taxas, variam de país para país por isso, creio e senão estou em erro, França, é o mais vantojoso fiscalmente…
    Quanto ao comentário do…”Muito Mentiroso” pois o nome diz tudo… loooool
    É inconcebível a ideia ou seja, saía-me o jackpot, eu vendia o ticket por 100% do valor e, pagavam-me em que? Cash? “Atão” e agora eu como utilizo o dinheiro? Temos de ser práticos… A coisa não “funka” assim 😉

    1. Avatar de tavares
      tavares

      Pode não funcionar para ti…mas tem funcionado para muita gente!! Há muitas maneiras de “matar” pulgas”…e a Santa Casa sabe que o esquema existe! Que eu saiba ainda ninguém foi apanhado…

      1. Avatar de okapi
        okapi

        Como também tem muitas maneiras de ser apanhado. E a SCML sabe que o esquema existe? Então e o que a PJ anda a fazer? A coçar a cabeça? duvido.

    2. Avatar de okapi
      okapi

      O mais vantajoso é na UK, onde não se paga esse imposto final.

    3. Avatar de Jack
      Jack

      Na Suiça o imposto são 20% em premios a partir de 1000€. Portanto é mais vantajoso em Portugal.

  10. Avatar de ze
    ze

    querem um teste façam dois boletins do euromilhoes metam sempre o mesmo e verifiquem todas as semanas os dois o que não metem ao fim de um ano da uma diferença abismal em prémios façam como eu fiz depois digam se eu estou ou não certo

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Acho que andaste a colocar o boletim errado =P

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      ganda pancada!

  11. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Por falar em impostos nos jogos sociais (todos os da “Santa Casa”, não é só o Euromilhões):

    – Quando se paga (regista o “boletim”) – no preço está incorporado Imposto do Selo de 4,5%. O que sobra para prémios não são 95,5% , é menos, porque a SCML, depois de cobrir os custos (os seus e pagar as comissões à lojas) ainda fica com os chamados “resultados de exploração dos jogos sociais” que são para distribuir entre ela e uma porradaria de entidades.

    O Gaspar criou mais um imposto:

    – 20% sobre o valor dos prémios superiores a € 5000. Alguém falou em jogar em Espanha – os 20% começam nos prémios acima dos € 2500 🙂

    P.S. Se querem contribuir para essa gente toda, mas mantendo alguma esperança de reaver o dinheiro que jogaram esqueçam o Euromilhões.

  12. Avatar de ultraLord
    ultraLord

    Felizmente, os meus dados não surgem na lista.

  13. Avatar de Jorge Peres Romão
    Jorge Peres Romão

    O imposto poderemos considerá-lo inconstitucional. Talvez nem tenha havido alteração na Constituição para tal.

  14. Avatar de K0izo
    K0izo

    A noticia do pplware que é especializado em tecnologia fala de uma falha de segurança informática, depois nos comentários a discução do código fonte para fazer o hack é ZERO, é tudo à base da discução sobre os impostos e como fugir deles TROLOLOL!

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Cá ficamos à espera da segunda ronda do teu comentário, desta vez sobre o “código fonte para fazer o hack” 😉

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Incrível, depois de ler a maioria dos comentários, facilmente se chega a uma conclusão, realmente este País tem o que merece. O artigo fala da fuga e roubo de informação mas o que discute? FUGIR AOS IMPOSTOS … Mesmo à portuga. Pois bem, eu ao contrário de todos não me importava nada, mesmo nada de pagar os 20% do imposto, fosse qual fosse o prémio. De certeza que ficaria com mais do que aquilo que tenho. Mas atenção, se calhar estou a criticar comentários de milionários e ricalhaços .

    1. Avatar de tavares
      tavares

      Porque o “problema” da fuga e roubo de informação tem solução fácil…não sejam preguiçosos e vão registar o boletim nas agências!! Quanto ao País ter a gente que merece…tens razão!! Basta olhar para o teu comentário…

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Tavares …. Fdt

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      ??? 😉
      Achas que alguém se importava de pagar os 20%? Tinha ganho pelo menos € 5000 e recebido € 4000.
      O problema é que não se chega ao Euromilhões “Tome lá € 4 e dê-me cá € 4000, com uma probabilidade de 1/1000” – ou seja, por cada 1000 a jogar € 4, um recebia € 4000 (e o “Gaspar” €1000, sem fazer nada). São precisos muitos mais de mil – que já dão ao “Gaspar”, mesmo sem prémios, 4,5% e dão uma pipa de massa para esta entidade e mais aquela, a quem o “Gaspar” mandou distribuir o dinheiro das apostas que não vai para prémios nem para impostos, nem para pagar as despesas da SCML e as comissões das lojas.

      Chamam-se “jogos sociais” mas, sobretudo o euromilhões converteu-se num saque.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Ooops … para eu receber 4000 e o “Gaspar” receber 20% do prémio, o prémio tem que ser de 4200, ficando o “Gaspar” com 200 🙂
        Quando quiser ficar com 1000 mata a galinha dos ovos de ouro.

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Oooops …. Oooops….
          – Prémio de … 5000, ficando o “Gaspar” com 1000 (20%) para eu receber 4000 (80%). A correção que fiz é que está errada 🙁

          E não matou a galinha dos ovos de ouro.

          1. Avatar de Zak
            Zak

            E continuas a não acertar!
            Prémio de 5000€, recebes 5000€.
            Prémio de 6000€, recebes 5000€ + 1000€ x 80% = 5800€

          2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            O que dizes faz sentido, mas:

            – Diz o “DN”: “Caso os 100 milhões de euros do jackpot do Euromilhões fossem já hoje taxados, 20 milhões iam para os cofres do Estado.” Não é 20% sobre 99.995.000, embora a diferença não fosse muita
            http://www.jn.pt/paginainicial/nacional/interior.aspx?content_id=2959181

            – E o “Económico: “primeiro prémio conseguido por um apostador português na sexta-feira passada, no valor de 190 milhões de euros. Só com este prémio o Estado vai encaixar 38 milhões”
            http://economico.sapo.pt/noticias/euromilhoes-ja-rendeu-mais-de-80-milhoes-de-euros-aos-cofres-do-estado_204775.html

            As minhas recomendações:
            – Deixem de fumar para não pagar impostos ao Estado:
            – Deixem de jogar no Euromilhões para não pagar impostos ao Estado.

            P.S. As motivações para fazer as coisas certas não interessam quais sejam, precisam é de ser fortes. Para deixar de fumar a primeira para mim foi um forte incentivo. A segunda também me serve de incentivo para não torrar dinheiro no Euromilhões 🙂

  16. Avatar de Zezinho
    Zezinho

    Euromilhoes…protected by cloudflare…llllllloooooolllllllllll

  17. Avatar de J
    J

    Uma das coisas que começa a ser importante são as contas de email, pois já começam a ser utilizadas na autenticação de vários serviços…

  18. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    E onde estão os usernames e passwords que foram obtidos?

  19. Avatar de Jatf
    Jatf

    O site que foi alvo de ataque foi o EUROMILHÕES.COM, que pertence a um grande grupo de apostadores desta plataforma, tipo Sociedades, que não tem nada haver com o site dos Jogos da Santa Casa,

    1. Avatar de Rafael Paredes
      Rafael Paredes

      Win!

    2. Avatar de José Gomes
      José Gomes

      Muito bem observado! Isso devia vir logo no início da notícia! Quanto ao sr que diz que é muito esperto e não corre riscos por ir registar na máquina, acho que se virmos bem as coisas secalhar está completamente errado, temos que calcular as probabilidades da nossa conta do santa casa e depois compara-la com as probabilidades de termos um acidente nas viagens de ida e volta para registar e levantar, a probabilidade de sermos assaltados nelas, principalmente depois de alguém nos ver a levantar o dinheiro, a probabilidade de perdermos o talão, ou de ele se destruir (ir para lavar no bolso, cair o talão ou a carteira na água)…mas ok ,secalhar estava muito ocupado a ver como fugir aos impostos para poder pensar nisso, ou apesar de chamar preguiçosos aos que registam online secalhar é ele o preguiçoso para pensar nisso ou até para criar uma conta online e registar apostas automáticas (porque realmente dá muito mais trabalho que registar num balcão, mas é só uma vez)

  20. Avatar de Celestino Rocha
    Celestino Rocha

    Já “vi” e concluí que a regra é criticar.. no entanto ainda assim vou dar 1 ideia útil ou inútil, conforme a imaginação/ponto de vista: se ao invés dos “20%”, nos retirassem 2% a todos os prémios (6€ pagaria 0.12€) o estado arrecadaria mais imposto(sempre injusto) e nunca seria tão injusto o próprio prémio( que chega a receber menos quando temos + prémio!), eu já fiz essas contas no excel e concordaria, façamos um apanhado de opiniões positivas e ganharemos todos!