Alerta: Custos com cartões de débito disparam significativamente

56 Comentários

Tem um cartão de débito? Se sim é melhor estar atento as comissões que lhe são cobradas. Segundo informações do Banco de Portugal, os cartões de débito ficaram 16% mais caros no primeiro semestre.

No entanto, há Instituições que não cobram qualquer tipo de comissões. Já outras “obrigam” a anuidades!

Alerta: Custos com cartões de débito disparam significativamente


Segundo dados do Banco de Portugal, as atualizações realizadas pelas instituições bancárias aos preçários de comissões nos primeiros seis meses do ano ascenderam a 788, o dobro das realizadas ano passado (390). São mesmo superiores ao total de alterações realizadas ao longo do ano passado (676).

Cartões de débito e crédito mais caros

No que diz respeito ao custo dos cartões de débito este disparou, em média, 16,6% nos primeiros seis meses do ano.

Já relativamente aos cartões de crédito o aumento foi de “apenas” 1,1%. Há informações também que oito bancos que não cobram qualquer tipo de comissões. Por outro lado, há três instituições têm um custo de 31,20 euros anual.

Alerta: Custos com cartões de débito disparam significativamente

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, refere que “não dispõe de poderes para limitar ou proibir a cobrança de comissões”.

Leia também…

Usa a banda magnética para pagamentos com o seu cartão? Vai deixar de servir

Partilhar:
Tags:

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    “oito bancos que não cobram qualquer tipo de comissões” Quais?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não é revelado no relatório. Apenas dizem…
      “Em 30 de junho, a comissão pela disponibilização de um cartão de crédito variava entre 0,00 euros
      (comissão praticada por oito instituições) e 31,20 euros (comissão praticada por três instituições). A comissão mediana correspondia a 19,24 euros.”

      https://www.bportugal.pt/sites/default/files/anexos/pdf-boletim/sinopse_de_atividades_de_supervisao_comportamental_2019.pdf

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Devem estar a ter em conta os bancos que não cobram porque tens um “pacote” associado. Ex: BPI pagas 3€ e pouco e disponibilizam-te um cartão de crédito.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      O ActivoBank e o Banco CTT não cobram comissões para o primeiro titular de um cartão de débito/crédito para já. Vamos ver se não muda.

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Tambem se me cobrassem por este cartão miserável que perde a tinta toda em alguns dias acho que iriam ter muitas reclamações. A malta reclama pouco porque é “gratis”.

        1. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.
          Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.

          Tenho conta no Activobank e tanto eu como a minha esposa não pagamos anuidades dos cartões de débito.
          Os de crédito não quisemos…
          Em relação á tinta dos cartôes que parece que desaparece, bem, parece que mudaram de tinta entretanto porque os meus cartôes já têm uns largos meses e estão impecáveis.

          1. Avatar de Woot!
            Woot!

            Ótimo! Vou pedir pra mudar novamente então, a última vez foi há cerca de 1 ano.

        2. Avatar de leo
          leo

          Não conheço ninguém com o cartão do Banco CTT que tem a tinta a sair..

          1. Avatar de Woot!
            Woot!

            Falava do ativo.

      2. Avatar de Olhos azuis
        Olhos azuis

        Pede outro cartão, a mim 3 meses e a tinta continua cá

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Eu pedi. A tinta saiu novamente. O problema é comum com os cartões de débito do ativo.

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Existem umas bolsinhas para meter os cartoes de débito, eu tenho uma, e os cartões do Activo mantêm-se com a tinta original do início ao fim. Já vou no 3º cartão renovado e nenhum deu problema.

          2. Avatar de Claxav
            Claxav

            Tenho cartão do activo bank há alguns anos e nunca me deparei com essa questão

      3. Avatar de anon
        anon

        ActivoBank quando começar a cobrar passado uns tempos vai perder maioria dos clientes. Pagar manutenções e não ter balcões em todo o lado? Não obrigado.

      4. Avatar de Filipe
        Filipe

        É mais do que certo que vai mudar. Todos querem ter lucros (chorudos, entenda-se).

      5. Avatar de Filipe
        Filipe

        No ativo segundos e terceiros titulares também não pagam nada

    3. Avatar de André
      André

      Os que me lembro: ActivoBank, Banco CTT, Moey, Atlântico Europa, BNI Europa e Bankinter.
      Faltam 2.

      1. Avatar de Anon
        Anon

        Bankinter so não pagas se tiveres ordenado mais de 800€.

      2. Avatar de Anon
        Anon

        O Atlântico Europa oferece a primeira anuidade, mas se fizer menos de 2000€ em compras a partir do primeiro ano já paga o cartão. Pelo menos no débito é assim, mas desconheço qual o valor a pagar pela anuidade.

        1. Avatar de Anon
          Anon

          *Ou corrijam-me se estou enganado porque foi este o motivo pelo qual optei pelo ActivoBank na altura. Se for realmente 100% grátis mesmo a partir do 1º ano volto a mudar de conta, desta vez para o Atlântico Europa, porque as taxas nos depósitos a prazo são bem mais apetecíveis, e tem mais algumas funcionalidades interessantes na aplicação 🙂

    4. Avatar de Marco
      Marco

      Banco CTT, e o que uso e não cobra.

      1. Avatar de anon
        anon

        CTT é o melhor para pedir crédito habitação como diz a publicidade ou é tudo treta?

        1. Avatar de Marco
          Marco

          o melhor é o mais barato, no meu caso foi o banco CTT, e é nesse q estou.

          a quantidade de serviços que eles prestam relativamente aos outros bancos, podia ser melhor, mas também é um banco recente, e vê-se que eles melhoram constantemente as plataformas e serviços deles… e é GRATIS, não ha cenas escondidas e pagamentos refundidos com com letras pequenas…
          não é a santa casa da misericórdia, mas para mim, em termos de bancos anda lá muito perto!!

          1. Avatar de anon
            anon

            Consegue-se facilmente financiamentos até 90%?

      2. Avatar de Flávio Ferreira
        Flávio Ferreira

        +1

    5. Avatar de Macópio
      Macópio

      Banco CTT não cobra comissões (excepto no 2º cartão débito)

  2. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.
    Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.

    O que se passa neste contexto é que as banquetas nacionais já não ganham tanto dinheiro como antigamente, por causa dos juros baixos ou negativos.
    Então, toca de carregar nas comissões de conta e outras tretas parecidas que é para limparem as porcarias que andaram a fazer nestes últimos anos.
    A meu ver as pessoas deveriam pura e simplesmente deixar de ser clientes de bancos manhosos que usam e abusam destas comissões.
    Mas o Tuga come e cala e eles vão-se enchendo…

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Muitos tem créditos e estão basicamente presos a eles.
      Os outros, para mudar teria de ser para melhor… e descobrir melhor? Não é fácil, com mil e uma opções que depende de mil e um factores, e que mudam a qualquer momento porque sim.
      Faz falta um web site que só compare tudo de forma clara e para todos os casos possíveis e imaginários.

  3. Avatar de joao
    joao

    so paga quem é pato..tenho activo bank desde o inicio e nunca paguei nada.
    revolut tambem nao é mau para complementar os gastos la fora.
    custos com bancos? 0.

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Paga quem consegue outras opções noutras instituições que comparadas com o activo são mais caras. Nem toda a gente tem só uma conta com meia dúzia de euros que só serve para gastar.

      1. Avatar de joao
        joao

        chama-se nao ter creditos, o meu ultimo carro de 30mil comprei a pronto…sao trocos eu sei….

        1. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          É a melhor maneira de se viver em LIBERDADE!!!

          1. Avatar de joao
            joao

            nem sei viver doutra maneira…durmo como um bebe…adormeco em 30s….

        2. Avatar de Woot!
          Woot!

          Meu amigo, em primeiro lugar nem toda a gente tem essa hipótese de não pedir creditos por isso não sejas arrogante. Em segundo lugar o meu carro que foi bem mais de 30 mil também foi pago a pronto mas não precisamos de tar aqui a medir os ditos cujos.

          E se sabes fazer contas e tens como eu 30 mil para gastar a pronto sabes perfeitamente que o melhor a fazer para comprar carro é a pronto e o melhor para habitação é pedir crédito e por o dinheiro a render noutros locais. Alguns bancos mesmo com as comissões fica mais barato o crédito do que crédito nos bancos sem manutenção de conta. Portanto se não tens crédito habitação só há três hipóteses, ou vives com os teus pais ou herdaste uma casa (parabéns) ou não sabes fazer contas, porque como estão os spreads poupas milhares de euros pedindo crédito.

          Fica a dica.

          Abraço.

          1. Avatar de joao
            joao

            Primeiro nao sou teu amigo, segundo nao percebeste que o unico arrogante aqui foste tu. So respondi no mesmo registo, mas nem com um mapa chegavas la. Terceiro, por a render qualquer lado é de quem que nao percebe muito de financias…nao te vou dar aulas de imvestimento, fica na tua ke fica na minha. Aquele abraco

          2. Avatar de Woot!
            Woot!

            Meu amigo, eu é que respondi no mesmo registo que tu que chamaste pato a quem não pode ter outra escolha, será que sou eu que não chego la??

            Aulas de investimento? Tenho todo o gosto afinal estamos sempre a aprender. Eu não dou aulas mas se quiseres dou-te uma palestra de investimentos e impostos talvez aprendas umas coisinhas.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Zero? Não nos faças rir. O teu discurso é de “engana tolos”. Tudo bem, não pagas anuidade nem algumas das comissões. Mas se precisares de ir fazer alguma coisa ao balcão, pagas e muito bem paga!

      Parece-me que ainda não viste a tabela de preços dos serviços ao balcão.

      Todos têm as suas vantagens e desvantagens. “Dão” de um lado, mas tiram do outro.

      1. Avatar de joao
        joao

        o que precisas de fazer ao balcao? o activo bank é um banco 100%. A unica coisa que fui fazer ao balcao é abrir a conta. nem sei se da para fazer outra coisa. ja tirei algumas duvidas ao telefone..nada mais. ja la vao 8 anos…

        1. Avatar de joao
          joao

          100% online queria eu dizer…

  4. Avatar de helder
    helder

    Eu tenho conta ordenado montepio e nao pago nada

    1. Avatar de Diogo Nunes
      Diogo Nunes

      Já somos dois… não percebo como é que há quem pague hoje em dia para ter ordenado no banco.

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Explica lá isso…

      2. Avatar de anon
        anon

        Devias perceber. Há muitos bancos onde continuas a pagar tendo lá o ordenado. Devia informar-se antes de comentar.

  5. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco
    Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco

    E atenção ao limite dos 50 000 euros.
    Estamos num país de ladrões, mais dia menos dia essas contas levam um imposto em cima.
    O governo não quer poupança, quer que o pessoal estoire tudo, chapa ganha chapa gasta, para ir buscar depois no IVA e afins.
    Só há um problema nesta teoria, o pessoal gasta em produtos importados.
    Isso vai dar cabo da balança comercial.
    Mas isso não interessa, quando rebentar que venha outro limpar isto.

    1. Avatar de anon
      anon

      Pois realmente, também sempre fui da opinião de que o IVA alto é sinónimo da estagnação da economia a longo prazo.

    2. Avatar de anon
      anon

      Aliás, como todos os impostos, só dão lucros a curto prazo.

  6. Avatar de Hugo​ Carvalho
    Hugo​ Carvalho

    Isto de diabolizar a banca vende msm jornal.. quando os hotéis sobem as estadias ninguém diz nada, quando a restauração sobe os valores até do café que superior a 70cts.. o pao que está caríssimo bem como a fruta e legumes.. fala-se de uma prestação de serviços que só pede quem quer! Este Portugal está perdido. Os tugas que não entendem porque se paga as contas, perguntem a um qualquer amigo vosso estrangeiro como é no país dele!

    1. Avatar de anon
      anon

      Ninguém quer saber dos hoteis porque muitos não vão lá sequer e não é a primeira necessidade. Quando um café aumenta é porque a culpa é por norma do estado (aumento dos impostos).

    2. Avatar de Woot!
      Woot!

      Diabolizar a banca? Deve ser brincadeira…

  7. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco
    Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco

    Sim, pergunte a um Suíço, Austríaco, Holandês,, etc, se os bancos de lá também andam metidos em negócios de dar dinheiro a amigos para os otários depois pagarem, pergunte isso sff…

  8. Avatar de Joe Saint
    Joe Saint

    Uma das minhas contas é no BNI europa, por agora só tenho a dizer bem.. Para além de não pagar comissões ou anuidade ainda recebo 1% por a conta ter acima de 1000€

  9. Avatar de Jose
    Jose

    “O Banco de Portugal não possui poderes para controlar estas comissões.”
    É sempre comovente ouvir estas confissões de impotência do regulador quando se trata de intervir em benefício do mais fraco. Até parece que as leis que o regem foram feitas no céu e têm um estatuto de eternidade. Sejamos claros…as coisas são assim porque quem detem o poder decidiu que elas fossem assim. Se decidissem ao contrário, o BP já poderia intervir. Mas, possivelmente, descobrir-se-ia uma qq alínea que tornasse impossível a sua intervençào.
    É, na verdade, tocante a confissão de impotência dos poderosos quando se trata de abusar de quem não se pode defender…coitaditos.

  10. Avatar de jorge
    jorge

    a mim vao me buscar todos meses 2,5€ de gestão fora disso nada pago!

  11. Avatar de Luis
    Luis

    Moey.pt novo cartao e app da caixa credito agricola. Totalmente gratuito, tipo revolut mas melhor pois tem o multibanco portugues. Tenho usado nos ultimos meses e é una otima solucao para quem nao gosta de perder tempo em filas dos bancos.

  12. Avatar de Jose
    Jose

    Os bancos sao uns verdadeiros vigaristas, agarram os clientes com emprestimos e depois para sacarem mais dinheiro aumentam ou introduzem comissoes manutencao + despesas de processamento da prestação, isto é piada, estamos a pagar a prestacao acordadas e a meio do contrato introduzem comissoes de processamento de prestação, como se isto tivesse algum custo pro banco!. Como nao tem feito os milhoes em lucros, tem de ir buscar quem nao pode dizer que nao, se tens um contrato a 20 ou 30 anos do credito habitação, o cliente nao tem como recusar estes abusos e as autoridades estao a borrifar se para isso. Desde que tenham o seu tacho garantido o resto é conversa. Precisava de ter amigos ricos como o Sócrates!