Alerta: Cuidado com as imagens que publica na Internet

39 Comentários

NSA recolhe diariamente milhares de fotografias da Internet

Depois de alguns meses quase esquecida, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA)  volta novamente a ser notícia. De acordo com o jornal The New York Time, a NSA tem vindo a recolher milhares de imagens da Internet para usar em programas de reconhecimento facial.

Será que estamos perante uma “nova geração” de ataques à privacidade de quem navega e comunica através da Internet?

internet_00

De acordo com as informações do jornal The New York Time, a NSA intercepta, à escala global, milhares de fotografias que depois usa em programas de reconhecimento facial sofisticados.

O uso de sistemas de reconhecimento facial por parte da NSA tem crescido significativamente ao longo dos últimos quatro anos, e pelo que se sabe a recolha de imagens é feita em e-mails, redes sociais, videoconferências e outros meios de comunicação. Funcionários da agência acreditam que os avanços tecnológicos podem revolucionar a forma como a NSA pode encontrar “alvos de inteligência” (e não só!) em todo o mundo.

NSA_05

As interceptações da agência (que corresponde a “milhões de imagens por dia” e que incluem cerca de 55.000 imagens de alta qualidade para “reconhecimento facial) são um “enorme potencial inexplorado”, segundo informações de um relatório da NSA obtido em 2011. O jornal Times refere ainda que o número de capturas por dia não é claro, mas destacou que nem as leis de privacidade, nem as leis de vigilância dos Estados Unidos proporcionam protecções específicas para imagens faciais.

Embora o uso desta tecnologia não seja nada de novo, os especialistas já expressaram preocupações sobre o impacto da tecnologia de reconhecimento facial na privacidade.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Costa

    Nos tempos modernos, informação é poder!

    1. Avatar de Redin

      Nos modernos, no passado e futuros. Não consigo olhar para um horizonte que venha a ser diferente.

  2. Avatar de int3
    int3

    Não tenho nada a esconder.

    1. Avatar de Auron
      Auron

      Int3 ??!!!
      Interessante o teu comentário. Se não tens nada a esconder. O que se passa com o teu nick?! Pais com sentido de humor?
      Vais fazer o seguinte. Vais instalas câmaras na casa incluindo wc e quarto colocar o respetivos streans num site onde não seja necessário pagar nada nem registar para te ver 24 sobre 24. Publicas o teu email e password e todas a tuas contas incluindo respetivas passwords e assim podes ter a certeza que nao te ira acontecer nenhum acidente,atentado, roubo, etc.
      Nao esqueças de dar acesso as tuas chamadas, documentos e ao teu pc a completos desconhecidos. Sentes mais seguro!! Se sim olha em volta. És o unico!!

      1. Avatar de lel
        lel

        Para a próxima mete mais tabaco nisso… :S

        1. Avatar de JFMoreira
          JFMoreira

          Concordo com o Auron.

          Já agora, int3, aproveita e retira todas as cortinas que tens em casa.

      2. Avatar de JJ
        JJ

        Eu acho que só se mete na Internet aquilo que se quer! Logo só haverá acesso a informação que as próprias pessoas colocam a disposição.

        Se a pessoa não quer expor a sua vida a terceiros, então não o faça! A Internet é o “maior terceiro” que existe…

        PS: Eu não sou contra a Internet, agora tem que se a usar com consistência. E nesta base, este tipo de noticias a mim não me incomodam.

        1. Avatar de Marco Magalhães
          Marco Magalhães

          Se calhar o problema, diria eu, passa mais pelo facto de não se partilhar a sua vida com qualquer um e ainda assim tal coisa acontecer. Isto é: se uma pessoa coloca a foto X e Y no facebook, é de esperar conscientemente que essas fotos X e Y possam ir parar a outros lados sejam eles quais forem, por outro lado, se uma pessoa partilha a foto Z com uma pessoa só (vamos supor que é usado o dropbox para tal efeito ou apenas o email) e depois até a elimina, esta vai, provavelmente, cair na NSA (ou em terceiros indevidos).

          Acho que é aqui que o ponto de privacidade mais toca (pelo menos é o meu entender) pois é quando não se quer partilhar algo com o mundo e ainda assim isso acontece.
          Feita uma analogia, eu quando abro a porta de minha casa a um amigo e encontra-se um desconhecido ao lado, eu abro a porta ao meu amigo e deixo o meu amigo entrar, não o desconhecido. Na internet, entra o desconhecido pela porta e outro pela janela.

          1. Avatar de JJ
            JJ

            Usando o teu exemplo, quando abres a porta para o teu amigo entrar e estiver alguém no outro lado da rua ele vê o que tens dentro de casa. Se não queres que isso aconteça, tomas medidas para tal.

            Logicamente não faz sentido, tirar-se informação de emails pessoas e afins. Mas por sua vez, se a informação que é passada é realmente confidencial, então tem que se tomar medidas.

            Tem que se ter em mente, por mais medidas que se toma, enviar um email ou por dados num serviço de armazenamento, não esta livre de terceiros. Quando se envia um email, o mesmo passa por n’s de servidores, servidores mantidos por outras empresas bem como com centenas de pessoas a fazerem a manutenção.

            A Internet não é nenhum cofre! E por mais medidas de segurança que se toma, existe sempre este risco. E isto as pessoas tem de ter consciência.

          2. Avatar de Marco Magalhães
            Marco Magalhães

            JJ, também é verdade. Mas assim sendo, nem o meu computador ou o teu estão livres disso, visto que a internet “são os nossos computadores”, basta eu tirar uma foto e guardá-la no meu computador apenas e esta ser acedida por terceiros… E com isto não significa que eu tenha colocado na internet aquilo que quis, apenas foi obtida indevidamente.

            Resumindo, nem é pela questão de ter algo a esconder ou não, mas sim como a informação é acedida sem o nosso conhecimento e consentimento. Afinal de contas, aos que dizem que não têm nada a esconder, se lhes fosse pedido por um estranho para ver e mexer no telemóvel deles, deixavam? Obviamente que não há nada a esconder, são só contactos, são só sms, fotografias, não tem nenhum crime lá, no entanto, é ou não é da privacidade da pessoa? E se alguém conseguisse sacar toda essa informação dos telemóveis sem o conhecimento e consentimento das pessoas, seria ou não quebrar essa privacidade?

            Isto é só o meu modo de ver as coisas, acho é que é preciso separar as águas. Uma coisa é publicar uma foto no facebook publicamente e outra é ter que enviar por email uma fotografia que nos foi pedida para uma entrevista e ambas serem acedidas e irem para uma base de dados sem sermos alertados e para fins que não conhecemos.

            Diria eu que vai para além do “não tenho nada a esconder”.

          3. Avatar de JJ
            JJ

            Marco Magalhães, tens razão. Não ponho isso em causa.

            O que digo é que a maioria das pessoas que fazem essas criticas, são as que expõem a sua vida na net sem mais nem menos e não é preciso serem vitimas de ataques informáticos ou da vigilância de agências, para se saber tudo sobre elas.

            Alem disso, acho mais grave empresas e patrões ou outros, despedirem ou descriminarem certas pessoas por alguma foto/comentário no facebook ou blog. Mas, mesmo assim é culpa da pessoa que se expôs a essa situação.

  3. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Espero que não me reconheçam.

    1. Avatar de Era uma vez
      Era uma vez

      Eu acho que ja vi a tua cara em algum lado… 😛

  4. Avatar de JJ
    JJ

    Que novidade…

    Se as pessoas querem privacidade, não ponham coisas na net que possa as comprometer!!!
    A net é tudo menos “privada”… o pessoal devia estar consciente disso.

  5. Avatar de Abílio
    Abílio

    Eles andam aí… ai andam, andam.

  6. Avatar de navyseal
    navyseal

    E Portugal o que está a fazer para proteger os seus interesses destas intromissões?

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Acho que estão a pensar desligar a Internet… e assim protege toda a população da própria irresponsabilidade que tem, pondo na Internet fotos/informações sobre a sua vida privada.

  7. Avatar de Luis Andrade
    Luis Andrade

    Esta noticia faz me lembrar o video jogo Watch Dogs em que a cidade de Chicag conhece ter o reconhecimento facial de qualquer pessoa, talvez será num futuro próximo que isto do reconhecimento facial em todas as pessoas, que acontecerá….

    1. Avatar de Diogo Oliveira
      Diogo Oliveira

      Não só num jogo desses, mas existe uma série que retrata perfeitamente isto tudo. E até mesmo o que o Snowden divulgou 😉

    2. Avatar de JF
      JF

      Têm de se basear em algo…

  8. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    Tudo preocupado com a falta de privacidade, já pensaram na base de bados que já podem ter sem precisar muito… Reconhecimento facial é facil…
    Tens cartão do cidadão?
    Já pousaste para o passarinho!
    -Temos muneros atribuidos desde o dia em que nascesmos, já somos controlados à muito tempo, mais foto menos foto mais numero menos numero todos os governos tem uma base de dados imensa.. como diz o outro agora é só compilar isso.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      É verdade…
      Base de dados com o nossos dados, tem os governos e somos “obrigados” a dar todos esses dados.

  9. Avatar de Bruno
    Bruno

    Quem não deve não teme.

    E vocês para onde acham que isto vai caminhar?
    Sou a favor até da vídeo vigilância publica em todos os locais

    1. Avatar de JJ
    2. Avatar de toxicjr
      toxicjr

      http://www.youtube.com/watch?v=WEAv7bQpGmc

      oh bruno, para ti no minuto 6:10
      quem nao deve, nao teme looooooooooooool

  10. Avatar de rand
    rand

    A NSA é a última das minhas preocupações

  11. Avatar de FOAD
    FOAD

    Quem não se quer sujeitar, não utilize a Internet.

  12. Avatar de Diogo Oliveira
    Diogo Oliveira

    Person of Interest x)

  13. Avatar de Auron
    Auron

    Parte das pessoas ainda não percebeu.
    A nsa esta envolvida neste escândalo pq esta a vigiar e colher todos os dados que pode dos americanos o que era ilegal e continua a ser.
    Mas fora das fronteiras do USA vale tudo, e ate ficam admirados quando as pessoas se queixam. O que inclui todos e tudo o k conseguirem apanhar. Ainda se lembram do escândalo com Angela Merkel.
    Informação é poder e o objetivo é dominar o mundo pelo menos economicamente.
    Facebook google meo zon etc sao empresas e o unico objetivo é ganhar dinheiro e quanto mais melhor. E se para isso tem que vender os nosso dados eles não tem problema nenhum. CUIDADO com as permissões que as aplicações vos pedem. Cada vez que ligam o meo drive e sabem onde voces estao e vao.

  14. Avatar de Blasterjack
    Blasterjack

    Paint.NET>save as>jpg: q=17% xD

  15. Avatar de cfvgbh
    cfvgbh

    Para o pessoal do “Quem não deve não teme” e do “não tenho nada a esconder”, o vosso raciocínio só falha num ponto, não são vocês que decidem o que é correcto ou não. A extrema direita tem ganho terreno na Europa, e se voltar a haver um Hitler ou algo do género, a não ser que vocês sejam todos loiros de olhos azuis, boa sorte quando tiverem câmaras com reconhecimento facial a identificar onde estão. E não se esqueçam, lá por não meterem fotos vossas na net, não quer dizer que não haja quem as meta por vocês, instituições inclusive.

    1. Avatar de Cris
      Cris

      >Há pessoas, em 2014, que AINDA acreditam que apenas pessoas loiras de olhos azuis podiam viver na Alemanha no tempo da WWII.

      LOL! Propaganda é verdadeiramente assustadora.

      1. Avatar de Matias
        Matias

        Ninguém está a dizer isso.
        Mas se não eras loiro com olhos azuis, eras segregado de certos “cargos governamentais”.

        O racismo baseado em características físicas nada tem de correto.
        Se fores moreno bem escuro, vai pedir trabalho em França agora. E depois diz que és tuga…

        1. Avatar de Cris
          Cris

          Não eras segregado de cargos governamentais nenhums, Goebbels, ministro de propaganda natsoc tinha cabelo preto e olhos castanhos, por exemplo. Propaganda ao mais alto nivel.

          Não há discriminação de “tugas” em França, a minha família viveu lá (e vive) MUITOS anos. No entanto, ninguém gosta de comunidades imigrantes que se auto-segregam e não falam a língua do país em que estão, sem excepções, e bem.

      2. Avatar de cfvgbh
        cfvgbh

        Foi apenas um exemplo. Não estava a dizer que “não loiros” não podiam viver, mas com a supremacia da raça ariana quem não pertencesse a essa raça (loiro, moreno ou o que for) não ia ter a vida facilitada. No tempo da escravatura com os escravos de África, eles também podiam viver, não quer dizer que tivessem grande vida. Só para dizer que há muito individuo com noções diferentes do bem e do mal, e com o desespero dos povos esses indivíduos tem tendência para ir para o poder.

    2. Avatar de Blasterjack
      Blasterjack

      Eu tenho olhos azuis, so fui loiro até aos 8anos, depois comecei a ficar com o cabelo mais escuro. Estarei a salvo? 😀

      Acham que a esquerda vai resolver alguma coisa?

      1. Avatar de cfvgbh
        cfvgbh

        lol, se tiveres fotos a provar que eras loiro deves estar safo 😛
        Sim, também não acho que nenhum dos que andem nos poleiros agora resolvam alguma coisa, seja esquerda direita centro ou o que for, mas que os extremismos assustam, assustam.

  16. Avatar de euqrop
    euqrop

    Acho piada a alguns comentários.

    Exemplos
    picasa reconhecer pessoas,
    android-galeria- quem está na foto,
    Contactos gmail associar cara.
    Isto é só a google. Não esquecer que mesmo que não faças estas associação nada impede outros de fazerem a fotos onde estás e com quem estás!