Alerta: Burla com operadora de portagens Ascendi

11 Comentários

Recebeu uma SMS em nome da Ascendi para pagar portagens? Tenha calma, pois é uma fraude e a empresa já emitiu um alerta. Além desta campanha, circulam ainda vários e-mails da EDP, CTT, Intrum ou Millennium para pagar uma conta.

Os meios de comunicação digitais vieram abrir ainda mais portas às burlas e por isso todo o cuidado é pouco.

Alerta: Burla com operadora de portagens Ascendi


Burla com nome da Ascendi chega via SMS

São várias as formas de ataque que o SMS permite. As mensagens podem ser de vários tipos e levam sempre o utilizador a fornecer os seus dados, ou a aceder a um link malicioso. Por não ser possível validar o remetente, por norma confiamos no que está presente no nome do emissor, que pode ser falseado.

A operadora de portagens Ascendi alertou recentemente que estão a ser enviadas SMS que têm como objetivo burlar quem as recebe.

No comunicado enviado, a Ascendi refere que…

As mensagens são enviadas utilizando indevida e ilegalmente o nome da Ascendi e incitam ao pagamento de uma dívida fictícia, fornecendo para esse efeito uma referência Multibanco.

A empresa esclarece, ainda, que não tem como prática enviar referências multibanco por SMS e aconselha todas as pessoas que receberem uma mensagem da Ascendi com esse conteúdo a não efetuar o pagamento ou responder

Alerta: Burla com operadora de portagens Ascendi

Se receber uma mensagem em nome da Ascendi com o conteúdo “Aviso de Penhora” e umas referências multibanco, não efetue o pagamento nem responda. A empresa pede a quem receber uma SMS fraudulenta que informe da ocorrência através do nosso serviço de Apoio a Clientes 707 20 25 25.

É verdade que hoje em dia há ataques bastante sofisticados! No entanto, os piratas informáticos voltaram a fazer uso das SMS e têm tido sucesso. A Google quer colocar um travão neste problema e tem já uma medida a ser colocada em prática. A sua app Mensagens está a receber a funcionalidade para validar a origem do remetente e assim dar uma maior segurança aos utilizadores – saber mais aqui.

Leia também…

Muito cuidado! Emails da EDP, CTT, Intrum e Millennium… são fraude

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    Tendo em conta que a maneira como as portagens são feitas em Portugal são como uma burla, isto até nem está a destoar…

  2. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “No entanto, os piratas informáticos”, deviam antes dizer “No entanto, os burlões”…
    Ascendi é por si só uma fraude! Só de pensar que que única vez que tive “correspondência” desses fulanecos, foi para pagar algo em que 10% eram portagens e os outros 90% despesas administrativas!

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Para mim, por razões muito resumidas noutro comentário, a Ascendi é de longe do pior que tenho visto.

  3. Avatar de Vasco
    Vasco

    Para mim, que tenho a infelicidade de ter de usar as portagens manuais da Ascendi, e um pouco à margem do assunto concreto do artigo, é de longe A PIOR concessionária. Todas as manhãs perto de Cacém uma fila enorme de carros e apenas um portageiro/a desgraçado fazer a cobrança manual. E não têm portagem sem operador disponível, mesmo com tanto espaço. Deve ser só meter dinheiro ao bolso que nem para empregados suficientes têm!

    1. Avatar de fak
      fak

      @Vasco
      o objetivo é que as cobranças se tornem eletrónicas, nomeadamente, que o pessoal adira à via verde.
      nao é só por questões de meter dinheiro ao bolso, é também que aumenta a fluidez do tráfego. quantas e quantas vezes não estão filas enormes nas portagens em lisboa, que se toda a gente tivesse via verde, acabavam-se as filas?

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Por mim utilizaria a VV mas não posso. Por outro lado não me parece razoável que apenas tenham uma cabine em funcionamento e não disponham sequer de uma ou duas automáticas numa portagem onde têm talvez umas dez cabines sem contar com a VV. Isso é ganância e origina um serviço EXECRÁVEL.

  4. Avatar de Alvega
    Alvega

    A empresa em si é “duvidosa”, recentemente fui ameaçado pelos serviços administrativos com cobrança coerciva de portagens de uma suposta divida, mas que nao foi contraída por mim. Alguém andava a passar nas portagens com a matricula da minha mota, pedi as provas e foi um empurrar de departamento em departamento.

    1. Avatar de fak
      fak

      @alvega
      como é que a empresa é duvidosa?
      repara bem, uma mota com a tua matricula. a matricula é o identifica-te como o dono. é OBVIO que eles vêm ter contigo para pagar as portagens…

      é a mesma merd” que tu, mandares fazer as matriculas do meu carro e passares nas portagens… é comigo que eles vêm ter, não é contigo…

      o que devias ter feito é pegar nessas provas e ir logo à policia… depois deles abrirem um processo é só mandar o auto da policia à ascendi e esta deixava-te em paz.

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Ameaça-os com uma queixa em tribunal que eles logo pedem desculpa 🙂

  5. Avatar de Vasco
    Vasco

    Como diz o comentador “Alvega” é de facto e no mínimo duvidosa. Aliás, basta ler no portal da queixa as centenas de queixas que os utilizadores fazem sobre a mesma. Como se permitem comportamentos destes a uma empresa que nem sequer se dá ao trabalho de responder aos reclamantes? Quem tiver paciência é ver https://portaldaqueixa.com/brands/ascendi
    Queixas é “mato”.

  6. Avatar de jorge
    jorge

    Na Tugolandia é normal se andar com placas de matricula falsas, porque o sistema assim o permite, na Tugolandia em tudo quanto é canto se fazem placas de matricula, se fosse como em certos países que so existe um unico lugar a fazer placas seria bem mais dificil, se quando se perde uma placa se nao fizem-sem uma mas sim um novo jogo de placas nada acontecia, mas como é a Tugolandia tudo é permitido.