ALERTA: ASAE ataca venda de bilhetes ilegais na Internet

36 Comentários

A Internet é hoje o espaço que oferece os mais diversos serviços legais e ilegais. Em Novembro, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), deteve quatro pessoas por venda ilegal de bilhetes para a Taça de Portugal em futebol.

Agora a ASAE fez saber que anda à caça de sites/utilizadores que estão a vender ilegalmente bilhetes para os concertos da Adele e do Justin Bieber.

asae_00

Segundo algumas informações, até ao momento já foram instaurados quatro inquéritos crime na sequência da venda ilegal de bilhetes através da Internet, em concreto bilhetes para ver Adele e Justin Bieber.

De acodo com o director da Unidade de Investigação Criminal, Domingos Antunes:

Tendo em conta o número elevado de anúncios de bilhetes vendidos acima do seu preço facial e no âmbito da sua competência de fiscalização do comércio eletrónico, a ASAE notificou os gestores dos sites localizados em Portugal para que procedessem à remoção desses anúncios…os gestores dos sites, de acesso livre, mostraram-se disponíveis para colaborar com a ASAE, procurando inviabilizar esta prática.

adele

Para Domingo Antunes, a prática deste tipo de crimes não é fácil de combater até porque a maioria dos servidores que alojam estes serviços ilegais estão alojados fora de Portugal.

Segundo o JN, em Portugal a venda de bens ou a prestação de serviços acima do seu preço “tabelado” constitui um crime de especulação, previsto e punido pelo artigo 35.º do Decreto Lei 28/84, que enquadra os delitos antieconómicos.

A ASAE alerta os utilizadores que, no caso de adquirirem bilhetes através da Internet, devem tentar saber a autenticidade do bilhete e também avaliar o vendedor.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mauro
    Mauro

    Deviam era de preocupar-se em atacar o governo e o parlamento, aí sim é que encontra ilegalidades.

    Agora com o PS no governo adivinha-se outra bancarrota, é ordenados a aumentar taxas a baixar é tudo à grande, é tudo à PS 😀

    1. Avatar de RdB
      RdB

      Festa é Festa!!!

    2. Avatar de André
      André

      Falas como se a “austeridade” do PSD/CDS tenha feito alguma coisa boa ao país! Aí é que foi fartura: nós a ter de apertar e eles com iPhones 6S, carros de luxo todos os anos, jantares caros pagos por nós, contratos assinados nas nossas costas…

    3. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Pelo menos, não colocam 723 pessoas que para sairem do estado terão de receber, cada um, mais de 7 milhões de euros. Alguns entraram em funções há menos de 6 meses com contratos sem termo e com essa claúsula.
      Foi a forma de “reduzirem as despesas e manter o poder”…

    4. Avatar de Phil
      Phil

      Falou um Pafiano… Com o anterior governo foi cortes na saúde que resultam em doentes a morrer por falta de assistência médica (ex.: jovem que morreu no S. José por não haver neurocirugião para o operar ao aneurisma, no fim de semana)…

      Mas depois já há dinheiro (aos milhares de milhões) para salvar bancos, foi o BPN, BPP, BES (Novo Banco), Banif… Aí já pode ser tudo à grande…

    5. Avatar de luis verdasca
      luis verdasca

      além disso, a ASAE foi praticamente desamantelada pelos seus amiguinhos do governo anterior. já só a parte da contrafacção estava activa e, mesmo assim, faziam muito menos inspecções do que anteriormente.
      e, claro, é normal que você queira que a ASAE “ataque” o governo, em vez de fazer cumprir a lei, visto que isso é algo completamente alheio aos seus amigos do PSD e CDS.

  2. Avatar de rui pinheiro
    rui pinheiro

    Só compra quem quer!

  3. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Não percebo o problema da revenda de bilhetes. Só compra quem quer. Quando vou comprar um carro em segunda mão não estou à espera que me o vendam pelo mesmo preço que compraram….

    1. Avatar de João zinho
      João zinho

      Comentário parvo… também não está à espera que o vendam por um preço superior ao que custou novo, pois não ?

    2. Avatar de David ferreira
      David ferreira

      O problema é que mal abrem as bilheteiras vem os abutres comprarem 40 ou 50 bilhetes para venderem mais caro nos últimos dias

    3. Avatar de Jorge Dinis
      Jorge Dinis

      Boa noite,
      A diferença do carro em 2ª mão é que irá pagar abaixo do valor original, nestes casos os valores que pedem são acima da tabela.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Até podiam pedir um milhão… O problema encontra-se nas pessoas que pagam por eles, ou não?

        Foi aí que o Gerardo quis chegar!

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Tanto é crime comprar como vender… neste caso como é óbvio é muito mais fácil apanhar o vendedor… Acho muito bem, pois os privilegiados que conseguem comprar mais bilhetes por “cunha” depois tentam revender a preços absurdos.

        2. Avatar de Rúben
          Rúben

          Os bilhetes são vendidos e têm, em si, um preço assinalado! Esse preço está impresso no bilhete, logo, vendê-lo acima do preço assinalado é ilegal. Onde está a dúvida?

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Comprar moedas acima do valor facial é ilegal?
            Prendam os coleccionadores!

      2. Avatar de Cris
        Cris

        FREE_MARKET. Todos os economistas a sério (ex: prémio nobel) suportam esta teoria.

    4. Avatar de Phil
      Phil

      É crime pois está escrito na lei que o é… No entanto trata-se de uma lei estúpida… Qual é o problema de duas pessoas de livre vontade fazerem um negócio de compra e venda?? Se alguém estiver disposto a dar 500 ou 1000€ por um bilhete qual é o problema?

      A ASAE deveria era estar mais preocupada a fiscalizar a qualidade dos produtos alimentares… Se o fizesse, talvez não teriam ocorrido os casos de botulismo com as alheiras… Isso sim, pode causar mortes e tem custos bastante elevados para o SNS…

    5. Avatar de luis verdasca
      luis verdasca

      eu acho que eles se referem a venda de bilhete falsos. penso que a revenda de bilhetes não é um problema, se for ao preço normal, claro.

  4. Avatar de Mota
    Mota

    Isso quer dizer que a venda de bilhetes a um preço superior ao preço de tabela é ilegal? Mas porquê, não se é livre de vender ao valor que se quer? De se fazer uma avaliação de preço diferente?

    1. Avatar de luis reis
      luis reis

      em poucas palavras, não pode vender a um preço superior só marcado, é crime

  5. Avatar de Joao
    Joao

    Se é crime deve ser punido. Quantos ja foram presos mesmo??

  6. Avatar de Luís M
    Luís M

    Quem os compra para revenda arrisca-se a ficar com eles e perder o investimento. Este país é inimigo da economia de mercado.

    1. Avatar de luis verdasca
      luis verdasca

      uma coisa é a economia de mercado, outra é a fraude.

      1. Avatar de Cris
        Cris

        Que fraude? Comprar uma coisa e vendê-la não é fraude. As pessoas que os compram SABEM que estão a comprar acima do preço original.

        Both parties undertake the exchange because each expects to gain from it. Also, each will repeat the exchange next time (or refuse to) because his expectation has proved correct (or incorrect) in the recent past. Trade, or exchange, is engaged in precisely because both parties benefit; if they did not expect to gain, they would not agree to the exchange.

      2. Avatar de Mario\
        Mario\

        Fraude? Rir.. de é rir mesmo.. Desde quando eu vender-te um bilhete superior ao que foi vendido nas bilheteiras é fraude? Sabes o que é uma fraude? Aconselho a leres, a fraude só pode ser dita caso ele te engane, ou seja pagues e não te dê o bilhete ou bilhete falsos.. isso é fraude! Se pagaste mais caro por um bilhete onde está a fraude!?

        Não há..

  7. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    O problema é que se muitos de nós forem aos locais de venda, só podemos comprar 2 a 4 bilhetes. Existiu gente que adquiriu 100. Ora, o problema aqui está mesmo na identificação de quem fez a compra e na forma de venda.
    Nalguns dos sites online, era possível criar contas e usar o mesmo cartão de crédito para comprar quandos bilhetes se conseguissem, antes de esgotar. Pois a identificação registada era a do registo. Até com moradas iguais dava para fazer isso.
    Outra parte é as “ofertas promocionais”. Ainda há poucos anos, um concerto em Lisboa, viu uma marca de cervejas ter 100 bilhetes para oferecer. Alguns funcionários receberam 10 bilhetes. Venderam-nos, porque não precisavam deles, por um preço acima do inscrito no bilhete.
    Por outro lado, existem mesmo operadores de sites que realizam a aquisição dos bilhetes para venda nos seus espaços, por preços inflacionados. Porque mesmo nos sites de leilões portugueses, existe controlo sobre essas vendas. Nos internacionais é que é muito mais complicado. Para o Bieber existem vendas de bilhetes a 100 euros num dos maiores sites de leilões internacionais, para o concerto que vai dar cá em Portugal. Ora quem foi para a fila ás 7 da manhã já não apanhou bilhetes…

  8. Avatar de tiago
    tiago

    Por um lado percebe-se o trabalho da ASAE porque é ilegal vender acima do valor estabelecido mas tambem sejamos realistas… só compra um bilhete a 300€ (como ouvi hoje na televisão) quem quer… ngm é obrigado!! Isto é a mesma coisa que eu tiver um fiat uno e mete-lo á venda por 300 mil €… só compra quem quer…

  9. Avatar de Luciano
    Luciano

    Pois é só compra quem quer, mas se tu quiseres muitas vezes já não há. Porque como diz o Sr. acima e verdade, vem os gulosos e compram montes para depois venderam ao triplo do preço. que sejam agrafados mesmo. não se contentam em vender e ganhar mais va la 20€. custa 50 vendem a 300. têm mais é que se queimar e ficarem com o prejuízo. acho engraçado os comentários quando falam de queijo e vêm falar de cebolas, vão logo buscar os governos etc..

  10. Avatar de _root
    _root

    Bilhetes ilegais ou venda ilegal de bilhetes?

    1. Avatar de Mario\
      Mario\

      Isso não existe! Exemplo: comprei o bilhete tenho todo o direito de o vender a cima!

  11. Avatar de Mordor
    Mordor

    Pagar para ver Adele, Bimber, Anselmo, Tony e Micael Carreira é que é um crime….

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Best comment EVER 🙂

      Podem fechar a secção de comentários deste artigo, porque temos um vencedor 🙂

  12. Avatar de Mario Silva
    Mario Silva

    Ai é? Não é fraude nem é ilegal eu comprar o bilhete e vender-lo a um preço superior, onde esta a ilegalidade? ilegalidade seria eu roubar e vender… Isso sim é ilegal! Mas apartir do momento em que o comprei posso vender-lo a um preço superior é crime porquê? se o comprei? Faz sentido? Não faz.. e não não é fraude! Só PASSA a ser fraude a partir do momento em que vendem o bilhete, mas não o entregam ou caso for bilhetes falsos ou falsificados não genuinos.. isso é FRAUDE!

    Agora comprares um bilhete (original) e venderes não é ilegal, alguem me pode explicar porquê é que é ilegal? Ninguem roubou a ninguem, e ninguem é obrigado a comprar.. verdade seja dita.. só compra quem quer..

    Outra coisa Porquê é que a ASAE não vai a este programa? http://www.tvi.iol.pt/programa/temos-negocio/563a39030cf2f4cfb5ee6b67/sinopse (desculpem publicidade) mas é um bom exemplo

    É pena que a ASAE não saiba fazer o seu trabalho devidamente, andam ai programas a comprar carros 1.000 e a venderem a 1.400 euros.. isso é o quê então? se isto é crime, o que eles fazem naquele programa é o quê mesmo?

    Enfim vergonhoso

  13. Avatar de Rui C
    Rui C

    A ASAE que carregue nestes chicos espertos.

    Devia dar multa e cadeia que andavam logo nos eixos.

  14. Avatar de Paulo
    Paulo

    Tenho um carro, um ferrari classico quando o comprei não chegou a 100.000€ se eu quiser vender a 5.000.000€ tb não é crime????

    Ps. É um exemplo não tenho ferrari nenhum.

  15. Avatar de Mario
    Mario

    O problema esta na mentalidade e educação das pessoas nesta sociedade cada vez mais sem valores. Não existe ética social e respeito pelo próximo, quando vou adquirir um bilhete para um espetáculo que não quero ver. Esta ação não faz qualquer sentido para um individuo bem formado. E naturalmente, esta a ser negada a possibilidade de ir assistir ao espetáculo a mais indivíduos que realmente têm interesse nisso, quando se deslocam ao local destinado a venda de bilhetes e já estão esgotados, em parte através desta ação de especulação, inadequada nesta situação particular por valores morais, julgo eu.