Alerta: Apple lança atualização para resolver problema e cria outro

13 Comentários

Recentemente um investigador da área da segurança descobriu que era possível os utilizadores autenticarem-se no macOS (em algumas versões) usando simplesmente o utilizador root. Esta falha inadmissível foi rapidamente resolvida pela Apple que lançou uma atualização. Contudo, se corrigiu e muito bem um problema grave… acabou por criar um novo problema aos utilizadores do macOS.

Conheça que problema criou a atualização de ontem e como resolver.


Depois de ter sido descoberto um problema grave no seu sistema operativo para desktop, a Apple rapidamente lançou uma atualização (Security Update 2017-001 for macOS High Sierra 10.13.1) para o resolver.

Resultado da pressa ou não (ou apenas do comportamento do sistema), a verdade é que esta atualização resolveu o problema mas criou outro ao nível da partilha de ficheiros. Basicamente a atualização passou a não deixar que os utilizadores do macOS acedam a partilhas de ficheiros, informando-os (via Finder) que a password não está correta.

Como resolver?

Para resolver tal problema, que parece estar a afetar apenas alguns utilizadores, a solução é disponibilizada pela própria Apple. para isso abram o Terminal e sigam os seguintes passos:

cd /Applications/Utilities
sudo /usr/libexec/configureLocalKDC

Introduzir a password de do utilizador atual, e está feito!

O dia de ontem mostrou um grave problema de segurança que o macOS continha (e para que não fez a atualização… ainda contém) e a Apple foi rápida a resolver. Não iliba a mesma, contudo, de ter um “buraco” gigante” no seu sistema operativo. A nossa sugestão é que não deixe de atualizar o seu macOS para resolver esta grave falha de segurança.

 

Leia também…

ALERTA: macOS High Sierra deixa entrar facilmente no sistema

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eu
    eu

    Ainda ontem pensei nisso.
    Uma atualização no próprio dia, humm.
    Depressa e bem não há quem, muito menos no mundo da programação.

    1. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      so se for na apple

      1. Avatar de Vituku
        Vituku

        Nao sou defensor da Apple, nem sequer gosto da marca, mas a realidade é essa mesmo, e só quem não sabe o mínimo sobre programação ou tecnologia pensa da forma como tu pensas. Não te culpo de não teres noção sobre o que dizes, mas sim de tentares comentar o que não percebes. Por vezes ganhamos mais em estar calados, e era o que devias ter feito.
        Claro que o ideal seria acertar sempre à primeira tentativa e tudo ficar resolvido à primeira tentativa, mas neste caso talvez a Apple tivesse de comprometer algo menos grave em prol de uma resolução rápida de um defeito muito mais grave.

  2. Avatar de Adalberto
    Adalberto

    O dia que eu tive por causa desse problema de pastas…

  3. Avatar de Henrique Martins
    Henrique Martins

    OH BALHA-ME DEUS! Outravez?! 🙁
    Pode ser que a Apple aprenda com isto…

  4. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    há hora da publicação deste artigo já estava disponível a correção.

    Abc

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Sob a forma de update btw …

      Abc

  5. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Problema não!! Feature que é para quando se esquecerem da password possam aceder ao seu PC e recuperar a pass.

    1. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Com diz o ditado
      Os software não têm bugs, têm features não planeadas XD

  6. Avatar de PauloM
    PauloM

    Fiz a atualização e nunca mensurgiu este problema. Provavelmente n foi em todos.

  7. Avatar de Alex Webster
    Alex Webster

    Quanto mais mexem, mais estragam… Sempre ouvi dizer: “Não sabe, não mexe”

  8. Avatar de Zinco
    Zinco

    A maçã (ou mação como dizem cá na paroquia) está podre. Está podre e vai contaminar a banana e os tomates.

  9. Avatar de sakura
    sakura

    Sabe-se que a apple extinguiu a “team” que melhorava o macos, mas isto não é de uma companhia “seria”……. ter que desligar os mac da rede………
    como dizia o “????????” “é pá desde que “desliguei” o SeLinux aquilo funciona as mil maravilhas. ” <<<<< amadores.