Alerta: Actualização do uTorrent traz “brinde”

60 Comentários

O protocolo BitTorrent é um dos mais eficientes e flexíveis no que se refere a download de ficheiros. Ao contrário de outros protocolos, o conceito do protocolo BitTorrent assenta no download simultâneo de partes do ficheiro, a partir de outros utilizadores que já possuam essa informação.

O uTorrent é certamente o melhor dos melhores clientes de torrents para Windows, MacOS e também Android. É simples, leve, mas extremamente eficiente no download de ficheiros distribuídos pelo protocolo P2P BiTorrent. Porém, a última actualização do uTorrent traz um “brinde”.

utorrent

O uTorrent tem mundialmente mais de 150 milhões de utilizadores. Apesar de não serem conhecidos grandes problemas desta aplicação, o TorrentFreak revelou que a última actualização do uTorrent traz um “bónus”. Trata-se de um software designado de Epic Scale que, de acordo com a informação do site do projecto, serve para realizar simulações físicas, resolver problemas matemáticos e até ajudar a fazer previsões do tempo etc. No entanto existem muitos utilizadores que têm indicado que os Anti-vírus têm referenciado o Epic Scale como malware.

Depois de instalado, o Epic Scale torna a máquina mas lenta uma vez que consome alguns recursos do CPU. Além disso alguns utilizadores têm referido que o Epic Scale é instalado sem permissão.

Em declaração ao The Verge, o BitTorrent (responsável pelo uTorrent) confirmou que o Epic Scale é de facto distribuído com o uTorrent mas é instalado com a permissão dos utilizadores.

(em actualização)

Via uTorrent (forums) | Trusted Reviews

Partilhar:
Tags:

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Balmer
    Balmer

    >uTorrent
    >versão mais actualizada
    >surpreendidos com “brindes”

    Se nesta altura do campeonato ainda alguém prefere uTorrent (versões recentes) em comparação as alternativas, certamente estão a fazer alguma coisa mal.

    Em tempos era um bom cliente devido a ser um cliente leve, estável, funcional e directo – Agora é bloatware, adware e tralha desta (PS: Quem diz resolver problemas matemáticos diz fazer Bitcoins e afins)

    1. Avatar de Ru1Sous4
      Ru1Sous4

      Sugestões?

      1. Avatar de Metsuki
        Metsuki

        qbitorrent

      2. Avatar de Jose
      3. Avatar de okapi
        okapi

        Transmission-Qt

        1. Avatar de Ricardo Gaio
      4. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        Deluge

    2. Avatar de Blueparty
      Blueparty

      Qual o melhor?

      1. Avatar de Metsuki
        Metsuki

        O melhor é subjetivo, mas recomendo qbitorrent.

      2. Avatar de maria
        maria

        uso este open source,nunca tive problemas
        http://www.qbittorrent.org/

      3. Avatar de Picasso
        Picasso

        Tixati.

        Aposto que o utorrent também traz um bitcoin miner.

      4. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        Na minha opinião Deluge.
        Leve e simples e, aparentemente!, sem surpresas.

    3. Avatar de djsm
      djsm

      e qual seria a melhor aposta? k outro programa??
      obrigado

    4. Avatar de Mario Pinto
      Mario Pinto

      Uso a versão anterior do Utorrent sem crapware e afins e estou muito agradado, rápido e poucos recursos consumidos…mas felizmente não faltam alternativas…

  2. Avatar de João Coelho
    João Coelho

    O utorrent sempre trouxe brindes na sua instalação e, por isso, sempre fui muito cauteloso na sua instalação. Posso garantir que no meu caso o epic scale foi instalado sem me ter sido pedida permissão.

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Na versão que tenho, que foi a última decente do utorrent (a 2.2.1) não traz nenhum adware e continua a ser a melhor até agora.

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        Esqueci-me de colocar isto e não sei se será permitido ou não, mas fica aqui o tutorial como remover o Epic Scale.

        http://www.howtogeek.com/211363/how-to-remove-utorrents-epicscale-crapware-from-your-computer/

      2. Avatar de Joao Marques
      3. Avatar de Zé Montanelas
        Zé Montanelas

        Tenho essa mesma versão recomendada por trackers privados, sem bloatware e sem bugs parvos

        uTorrent 2.2.1 build 25302

  3. Avatar de Duarte Santos
    Duarte Santos

    Confirmo. Esta coisa foi instalada ‘pela calada’ sem a minha permissão. Descobri porque faz o computador arrancar constantemente quando está em modo de suspensão.

  4. Avatar de Mokax
    Mokax

    Como posso saber se no meu caso o uTorrent instalou o epic sale? Tb sou cauteloso a instalar tudo mas se no caso do joao coelho foi instalado sem permissao tb pode ter acontecido o mesmo a mim logo queria saber onde posso encontrar o programa no painel de controlo ou a sua instalaçao se encontra “escondida”?

    1. Avatar de João Coelho
      João Coelho

      No meu caso apareceu-me na tray e o windows permitiu remover sem aparente dificuldade

  5. Avatar de Mokax
    Mokax

    Obrigado ao Carlos Fernandes pela resposta e felizmente nao tinha nada disso instalado 🙂
    Obrigado

  6. Avatar de Censo
    Censo

    É instalado sem permissão. Em momento algum durante a actualização pergunta se queremos o epic scale. Eu tirei-o com o ccleaner. Não notei Amazônia mais lenta. Apenas o vi porque apareceu o icon no tray.

    1. Avatar de Censo
      Censo

      Raio do corretor: …”não notei a máquina mais lenta..”. . Escrevo no ipad…dá nisto.

  7. Avatar de André Alves
    André Alves

    O programa utorrent é igual ao programa bittorrent?

  8. Avatar de Joselito
    Joselito

    Alternativa ainda melhor, na minha opinião, que o actual utorrent: Deluge

    Troquei à cerca de seis meses e estou contente com o desempenho e interface.. e tem ZERO de publicidade/bloatware/free mp3/adware e tudo o que o vento levou.

    1. Avatar de JFMA
      JFMA

      Também tenho o “Delug” e ná quero outro.

      JA

  9. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    quando actualizei reparei que havia esse processo. Localizei, apaguei e nao apareceu mais. no entanto acho que isto anda mais lento

  10. Avatar de Diogo
    Diogo

    Muito provavelmente é instalado porque as pessoas não prestam atenção as ofertas de .. que o utorrent oferece ao instalar.

    Eu tenho a versão mais recente e o Epic Scale não está instalado.

    1. Avatar de TuRoK
      TuRoK

      O mesmo se passa comigo

  11. Avatar de AlexX
    AlexX

    Tenho a última versão e nem sinais desse Epic Scale. Não lembro dessa aplicação durante a actualização mas por norma retiro os “clicks” a todas as ofertas.

    Mantenho o uTorrent porque permite boas velocidades, não gostei quando começou a requerer privilégios de administrador para instalação mas cá continua…

    1. Avatar de eleck
      eleck

      também não vejo sinais desse epic scale

    2. Avatar de Censo
      Censo

      A versão mais recente é a build 38913. Verifica

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        Tenho a build 37754, curiosamente procurei por updates depois de ler e antes de comentar e não havia. Por isso vasculhei por todo o lado por esse Epic Scale. Não vou arriscar, já li que ficam restos mesmo após desinstalação dessa coisa. Até logo uTorrent e ver que tal se porta o Deluge…

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Aqui também não há sinais e tenho essa versão mais recente… mas tenho sempre muito cuidado com as ofertas extra que o instalador oferece… aquilo é facílimo de se enganar e carregar no botão errado.

        1. Avatar de Diana
          Diana

          Como saber se temos esse programa (Epic Scale) instalado? Utilizei a ferramenta Procurar e pesquisei por Epic Scale e o computador não encontrou nada……… é bom sinal??

  12. Avatar de Não Não
    Não Não

    Coitado de quem usa isso…

    Não há nada melhor que o Transmission. Leve nos recursos, interface funcional e bonita (nativa do Mac, ou gnome), estável, open-source e rápido, uso-o há anos, não quero outra coisa é não usa o meu computador para minerar bitcoins, nem vem com essas barras que agora qualquer programa do Windows vem.

    É uma das vantagens do Mac e do Linux, nestes programas grátis e open source, como o Mac e Linux são utilizados por programadores como sistemas de eleição, temos melhores opções, e com interfaces nativas.

    Hoje em dia uma instalação do Windows já deixou de ser “next” e já está, temos que andar a fintar os adware, spyware, só fintas…

    1. Avatar de Picasso
      Picasso

      Tens noção que o que anda por aí não é uma release oficial da Transmission team e está em falta recursos de ajuda e outras características. Não estou a dizer que é mau, porque é eficiente e estável, com excelentes velocidades. Interface simples. Instalação limpa, sem addons etc. Mas o meu problema é não haver uma release oficial da team.

      1. Avatar de Yosemite
        Yosemite

        Estás a falar de qual versão?

        1. Avatar de Picasso
          Picasso

          Esta não é uma versão “oficial” da trasmission team, mas tem sido retocado em seus fóruns nos últimos anos e agora tem seu próprio site na Sourceforge.

          http://sourceforge.net/projects/trqtw/
          http://sourceforge.net/apps/wordpress/trqtw/

          1. Avatar de Yosemite
            Yosemite

            OK, julgo que a versão para MacOS X é a tal oficial… O que não quer dizer nada…

  13. Avatar de K
    K

    A questão é, porque é que alguém ainda haveria de o querer usar.
    A razão que me levava a usar o utorrent no início era ser um programa leve e eficiente sem tralha desnecessária. Eu entendo a necessidade da mudança para mostrar anúncios de forma a se autosuportar, é normal e aceito. Aproveitar para distribuir programas adicionais, embora já seja esticarem a corda, enquanto forem opcionais, também ainda aceito. Instalarem algo que eu não pedi nem permiti é abuso e quebra qualquer confiança que eu poderia ter no programa. Ainda por cima um software de torrents para o qual existem mesmo muitas alternativas tão ou melhores. Ja o deixei de usar a muito tempo e aconselho toda a gente a fazer o mesmo, se não for por mais para desincentivar este tipo de comportamento por parte de quem produz software.

  14. Avatar de knom
    knom

    lol usam torrents e não querem brindes? vocês são engraçados!!! até o chrome ttrás brindes e não sao poucos ahaahahaha….. voces se querem fazer escandalos façam

  15. Avatar de Ze
    Ze

    O melhor é sem dúvida o tixati : http://www.tixati.com/

    1. Avatar de Berengas
      Berengas

      Quem não quiser problemas deixe-se estar pela 2.2.1 b25130. Não há publicidades. Versão super estavel e rápida.

  16. Avatar de Francisco
    Francisco

    Penso que passa mais por uma questão de estar atento ao que se instalar e não aceitar todas as condições que o programa de instalação oferece.

    Já há muito tempo que no momento de instalação de um qualquer programa, temos que estar atentos e não aceitar tudo.

    De qualquer maneira eu também noto que o uTorrent ultimamente anda um bocado estranho.

  17. Avatar de João Reis
    João Reis

    Vocês ainda usam torrents? WoW !!

    Deixei de usar a 6 anos atrás. Http Downloads directos.

    Tenho conta real-debrid e converto qualquer link (vejam em forums) de download e saco a premium em todos.

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Divido a conta (real debrid) com um amigo, pagamos os 2 a mesma conta, fica muito pouco por ano.
      Mais seguro que torrents porque nao se ligam a ninguém ligam se a um servidor de alojamento e sacam directo.

      Recomendo que aos poucos vão experimentando outros sistemas.

  18. Avatar de Rui Carvalho
    Rui Carvalho

    O utorrent instalou isto no meu pc mesmo apesar de eu ter dito que não queria instalar. Mudei para o cliente Vuse e ate agora não tem dado problemas e funciona com boas velocidades. Já agora, o que detetou o epicscale como malware e mo removeu foi o avast antivírus.Cumprimentos

  19. Avatar de Atila
    Atila

    Entre qBittorrent,tixati e Transmission-Qt dos que sugeriram qual acho melhor?

  20. Avatar de Paulo S.
    Paulo S.

    Eu instalei essa versão “com brindes” à duas semanas atrás e qualquer pessoa que tenha dois olhos na cara, lê e rejeita os brindes.
    As opções de recusar estão lá, só não vê quem quer ou é cego.
    Eu vi, instalei o que me interessáva e o resto ficou pelo o caminho, sem espinhas.

    Uma tempestade num copo de água.

    1. Avatar de Rui Carvalho
      Rui Carvalho

      Caro Paulo: tenho 2 olhos na cara tal como o Sr e não é a primeira vez que mexo num computador ou instalo programas.
      Eu li, rejeitei e acabei com o EpiSscale instalado na mesma.
      Para alem disso, o programa é um malware capaz de recolher informações, permitir o acesso ao seu pc, etc, procure no Google. Por isso, quem se queixa tem razão Sr iluminado, não somos todos burros…tempestade num copo de água não…queixas legitimas…

      1. Avatar de Paulo S.
        Paulo S.

        Boas.

        Primeiro que tudo, não sou iluminado, sou uma pessoa imperfeita como muitos outros e não considerei nem auto-titulei ninguém como burro.

        O restante, pelo o que eu percebi em fóruns, blogs e por aí a fora, quem faz a instalação de fresco, como eu fiz, a informação do EpiS aparece para quem a quer deixar ou não.
        Só na actualização automática é que ele entra em modo silent.
        Então quando isso acontece numa actualização, têm razão para queixas, mas como muitas pessoas viram a informação, como eu a vi, acho e continuo a achar que é uma tempestade num copo de água.

        Mas sem querer adiantar muito, tanto que o cliente foi banido voltei para a versão velhinha e estável do UT 2.2.1 e sem espinhas.
        Leve e funcional.

        Cumps.

  21. Avatar de Sharp Random
    Sharp Random

    utorrent 2.2.1 build 25302

  22. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    µTorrent (3.4.2 build 38913) a melhor e nada de programas, pois é possível não aceitar as ofertas na instalação:

    http://www.utorrent.com/

  23. Avatar de YouDaWare
    YouDaWare

    BitSpirit
    http://www.bitspirit.cc/en/

    Para mim o melhor! =)

  24. Avatar de Luis Amorim
    Luis Amorim

    eu tenho µTorrent (3.4.2 build 38913) , e nao veijo o Epic Scale , so se estiver escondido , mas nao veijo