Alemanha vai reduzir os apoios financeiros para carros elétricos em 2023

45 Comentários

Há cada vez mais interesse por parte dos condutores no mercados dos carros elétricos, ao mesmo tempo que crescem os modelos de carros disponíveis no mercado por parte de várias marcas populares neste setor. E para ajudar e incentivar à produção e compra destes veículos, os governos de vários países adotam estratégias de apoios e subsídios.

No entanto, de acordo com as mais recentes informações, a Alemanha irá reduzir os apoios financeiros destinados aos carros elétricos já a partir do próximo ano de 2023.



Alemanha vai cortar nos incentivos aos elétricos

Segundo avança a agência Reuters, a Alemanha vai reduzir os incentivos financeiros destinados à compra de veículos elétricos já em 2023. As informações foram referidas nesta terça-feira (26) pelo Ministério da Economia da Alemanha, indicando que a crescente popularidade dos carros elétricos já torna desnecessários os subsídios do governo.

Fontes do governo alemão adiantam ainda que os incentivos que são pagos aos compradores de elétricos, vão expirar completamente quando a quantia orçamentada para os próximos dois anos de 3,4 mil milhões de euros for gasta. Em comunicado, o ministro da Economia alemão Robert Habeck, afirmou que “os veículos elétricos estão a tornar-se cada vez mais populares e não vão precisar mais dos subsídios do governo num futuro próximo“.

Desta forma, e em termos de valores, os subsídios para veículos totalmente elétricos cujo preço seja inferior a 40.000 euros é atualmente de 6.000 euros. Mas este montante vai cair para 4.500 euros no início do próximo ano e para 3.000 euros no ano seguinte. Já para carros acima dos 40.000 euros, são pagos atualmente 5.000 euros, mas em 2023 esse valor vai descer para 3.000 euros.

Por outro lado, não existem de momento apoios para a compra de elétricos acima dos 65.000 euros, e o mesmo se vai aplicar para carros com preço igual ou superior a 45.000 euros a partir de 2024. Além disso, os incentivos para carros de empresa serão totalmente eliminados, destinando-se estes apenas a consumidores privados. Mas os apoios para carros híbridos plug-in serão também cortados no final deste ano.

Já há críticas a estes cortes de subsídios

Como não podia deixar de ser, estes planos não agradam a todos. A associação automóvel VDA, por exemplo, já teceu críticas a estas mudanças. Hildegard Mueller, presidente da associação, indicou que “em tempos de custos e encargos crescentes, a decisão de cortar unilateralmente e de forma abrangente o financiamento é incompreensível“. Além disso foi ainda criticado o corte dos apoios para carros de empresa.

Na Alemanha, a venda de carros totalmente elétricos duplicou para 328.000 veículos em 2021, comparativamente ao ano anterior. De momento, estima-se que existam mais de 600.000 carros elétricos nas estradas do país. Já se se incluírem os híbridos nestes cálculos, o total ascende a mais de um milhão de unidades. Os últimos dados mostram que a participação dos elétricos nos registos de carros novos na Alemanha é de cerca de 14%.

Concorda com esta decisão da Alemanha?

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo
    Diogo

    Not bad, ainda venderam mais de 600 000 carros com subsídios antes de os cortarem.

  2. Avatar de Gaspar
    Gaspar

    Concordo absolutamente. Qual a justificação para usar os nossos impostos para financiar “alguns” (poucos) adquirirem artigos de luxo? Creio que investir na educação e saúde terá um retorno maior a curto e médio prazo.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Daqui a nada estás a dizer que achas muito bem acabarem com o SNS, porque nao faz sentido usar os “nossos” impostos para financiar a saude dos outros.
      Também vais querer acabar com o ensino grátis, porque nao faz sentido financiar o ensino dos outros.
      Também queres acabar com todo o tipo de servicos publicos e por aí fora…

      Chegamos afim, o estado só serve para receber dinheiro de impostos e nada mais que isso… Mas está descansado, que os que compraram carros electricos e receberam incentivos para o fazer, nao foram buscar absolutamente nada dos impostos que tu pagaste, basicamente receberam uma pequena parte dos impostos que foram pagando ao longo dos anos.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        De verdade que estás a comparar carros com saúde?

        Saúde tem que ser universal e para todos, só tenho pena que os meus impostas não sejam ainda mais usados para o SNS (mesmo que não utilize, que até não me importo que é bom sinal).

        Agora quanto ao resto recuso-me a dar 1 cêntimo para apoio aos elétricos, quem quer luxos que os pague da sua carteira, eu não tenho que andar a descontar para meia dúzia de ricos andarem a conduzir elétricos a minha pala.

      2. Avatar de PML
        PML

        É dinheiro do estado, ou seja de nós que apenas pode ser usado por pessoas com rendimentos elevados, dado o custo deste tipo de veículos. Sendo dinheiro público pode ser muito melhor empregue noutras áreas como o ensino ou saúde. Subsídios à compra levam à ineficiência – quem vende aumenta na mesma proporção. Veja-se o caso dos combustíveis que estão acima do preço de referência, quando baixou o IVA dos ginásios ou restaurantes e os valores não baixaram. Basicamente isto é dinheiro dado diretamente a quem vende, sem benefício para o utilizador final.

        1. Avatar de RC
          RC

          Só se é na Alemanha, cá não é, são dinheiros do fundo ambiental para aplicar nessa vertente, receitas dos taxas de carbono entre outros.

        2. Avatar de RC
          RC

          Aliás, vêm do mesmo local que vieram para os a combustão, quando houve aquele incentivo à troca, espero que na altura também estavam contra.

      3. Avatar de Bruno
        Bruno

        Só pode ser gozo este comentário

      4. Avatar de Gaspar
        Gaspar

        Clarificando, aceito e apoio investimento ou apoios públicos para atividade que dê retorno; seja económico ou em qualidade de vida e pode ser saúde, ensino ou até evolução tecnológica de uma empresa privada que ao ser mais competitiva irá crescer e pagar mais impostos devido ao aumento de faturação.
        Quanto ao estado, de facto resume-se a gerir um orçamento entre receitas e despesas e legislar, pode para ti parecer pouco, mas é a ferramenta que permite gerir um país…
        Se vierem com argumento de ecologia, desafio quem possua alguma honestidade intelectual a demonstrar como pode proteger mais o planeta adquirindo um elétrico.
        Bitola- desloco-me num veiculo com 28 anos, a gasolina equipado para GPL, enfim um chasso que polui menos que muitos veículos de gama média com meia dúzia de anos. E gasta menos de metade em combustível e até no imposto de circulação…
        Ah! outra coisa, o meu veiculo é apenas um meio de transporte, não é para andar por ai a medir p%#}s….

      5. Avatar de King Banido
        King Banido

        Já tinha saudades do Louro ahahahaha

        O Homem apenas disse que nao achava correto descontar para pagar o luxos dos outros, e como grande defensor de EV’s que és, tiveste de o vir atacar, sem sentido algum…

        Ele apoiou o gasto ser na saude e educação, algo “publico” e de uso de todos, bastava não veres vermelho à frente e ias conseguir ler e interpretar o simples texto do Gaspar.

        Só assim naquela, chamas-te João e vives na Amadora? É que conheço um João Louro que é tal e qual como tu, só vê vermelho à frente e acha que é dono da razão, fora outros adjetivos que é facil de atribuir a tal pessoa, mas que prefiro não os referir, não vá entenderes este meu comentário como um ataque à tua pessoa lol

      6. Avatar de FT
        FT

        Ter um cancro para tratar é exactamente a mesma coisa que comprar um Mercedez elétrico de €60k. Há com cada um.

      7. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Aprende a ler!! Deves evitar este tipo de comentário.

      8. Avatar de Realista
        Realista

        O ensino não é grátis… os professores são remunerados.

      9. Avatar de João
        João

        Gastar o dinheiro dos impostos em carros eléctricos é ridículo, além do dinheiro injectado a fundo perdido nos construrores estamos a financiar uma solução mais poluente porque razão?

        1. Avatar de RC
          RC

          Desde quando é mais poluente ?

    2. Avatar de RC
      RC

      Tem o mesmo sentido que usar os seus impostos para beneficiar quem a gasóleo e gasolina, já que segundo o FMI os combustíveis são um dos sectores mais subsidiados.

      https://www.imf.org/en/Topics/climate-change/energy-subsidies

    3. Avatar de Cosa fare?
      Cosa fare?

      Lá está mais um “investir na educação e saúde”, ou seja, queimar mais uns biliões em ordenados para professores e médicos! Quantos mais são e mais ganham, menos fazem.

      Imaginem que alguém precisa de um médico hoje, 24h/dia nos 365 dias do ano, a um preço de um almoço e se for à distancia é gratuito. Acham que existe? Sim existe, eu tenho. Basta ser sócio do ACP, nada mais.

  3. Avatar de Zé

    Mas afinal em que ficamos ?!??!

    É para sermos incentivados a mudar para elétricos ou Não ?

    É para se poupar o planeta ou Não ?

    Depois admiram-se das atitudes dos outros pelo mundo fora…. hipocrisia no seu nível ascendente.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      1) As pessoas não querem saber do planeta (pelo menos aquelas que realmente mandam).

      2) Quando se vê por aí preocupação pelo planeta, é uma das duas, ou alguém vai tirar benefícios económicos (empresas ou carteiras de alguns) ou então puramente estratégia de marketing para parecer bonito e estar alinhado com a cultura woke.

      3) Geralmente os apoios são direcionados para aqueles que já têm dinheiro, o comum mortal que vive abaixo da média mesmo que queira não vai poder aderir a esses apoios (em 2022 quer se queira que não, o comum trabalhador de classe média/baixa não tem condições para um elétrico).

      4) Os carros por muito que queiram passar essa retorica, não são a causa da fonte de poluição do planeta. Não tenho ideia ao certo do número, mas julgo que 15 dos maiores navios do mundo, fazem mais poluição que todos os carros do mundo juntos. Volto a dizer 15. Mas lá está, cancelar navios não vale a pena falar, interesses económicos. (Nem vou falar dos aviões).

      5) Reciclagem e criação de materiais biodegradáveis era o caminho acertado no que toca a salvar o planeta, no entanto vejo pouca preocupação neste ponto. (Mais uma vez, empurrar pela goela abaixo carros, é economicamente mais viável que dizer as pessoas para reciclar garrafas de plástico).

      6) Quais são as medidas que as fábricas estão a tomar para diminuir a pegada ecológica? Esses sim juntamente com os transportes pesados são as causas de poluição no planeta.

      7) Os carros elétricos serão o futuro? Talvez, quando houver as condições certas, mas não serão o futuro pelas questões ambientais, serão o futuro porque é a tecnologia a evoluir, da mesma forma que deixamos as carroças e passamos para combustão.

      1. Avatar de RC
        RC

        É ambientalista ?

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Não, mas achar que são os carros a causa de poluição no mundo e que vai ser a nossa desgraça como raça é de quem não está atento ao que se passa a volta. A titulo de exemplo todos os plásticos que estão no oceano não foram os carros, no entanto ninguém quer saber, os carros a combustão é que estão a “lixar” isto tudo

          1. Avatar de secalharya
            secalharya

            Falaste em navios anteriormente. Existem mais de 4.000 navios a navegar em simultâneo no oceano.
            O elevado consumismo das últimas décadas veio agravar a situação…

          2. Avatar de Fusion
            Fusion

            Falei de várias coisas, uma delas navios assim como plásticos

          3. Avatar de RC
            RC

            E quem acha isso?

            Os carros são uma parte.

        2. Avatar de Fusion
          Fusion

          Toda a gente que diz que é os carros que estão a lixar isto tudo, quando na verdade não é… Poluem? Sim, mas não é de certo pelos carros que isto esta como esta

          1. Avatar de RC
            RC

            Toda a gente ????

            Então vamos parar os aviões e os barcos e andar só de carro. 😀 😀

      2. Avatar de RC
        RC

        Sobre os navios tem de ler melhor o artigo, em lado nenhum é dito isso, ou pelo menos dessa maneira.

        Os 15 maiores já contam com os petroleiros ?

      3. Avatar de secalharya
        secalharya

        Bom post.
        Tudo o que dizes é verdade mas infelizmente 99.9% das pessoas andam com os olhos tapados.

        1. Avatar de RC
          RC

          É isso, anda tudo a dormir e 0.01% é que sabe.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Não poupas o planeta com carros eléctricos. Antes pelo contrário.
      Felizmente que já estão a barir os olhos.

      1. Avatar de RC
        RC

        Não? Provas ?

  4. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Tenho um VE e nunca concordei com isto. Já em financiar carregadores, ai sim concordo.

  5. Avatar de Cosa fare?
    Cosa fare?

    Não temos os dados das vendas de VE com e sem apoio, mas se for como cá e os apoios esgotam a meio do ano e mesmo assim continuam a vender a bom ritmo, não vejo interesse em manter apoios.

  6. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Hoje aprendi que o governo alemão varia o valor do apoio à compra de VE de acordo com o valor do mesmo. Portugal como é um país rico paga o mesmo valor quer seja para um Dacia Spring quer seja para um Tesla!

    1. Avatar de RC
      RC

      Não varia, mas também só da para o tesla com menor custo, a partir de 62500 com iva nao há incentivo.

  7. Avatar de Alex
    Alex

    Tenham calma, porque tudo vai mudar na Europa com a chegada dos carros elétricos chineses a baixo custo e assim o comum dos mortais já vai poder adquirir um, sem necessidade de incentivos… Se a Europa permitir esta entrada, as marcas europeias (e não só) que se cuidem…

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Já há carros BEV made in China a circular e nao sao propriamente baratos.
      Ja a qualidade é miserável mas verdade se diga, é um denominador comum a todos os BEV.

  8. Avatar de Grunho
    Grunho

    Estamos a falar de carros de 70, 80, 100k euros, para gente podre de rica. Este apoio a ricos à pala de pobre foi inspirado naquela frase de Alphonse Allais, que diz “é preciso buscar o dinheiro onde ele está, isto é, nos pobres. Eles não têm muito, mas são muitos”. Como já antes serviu para inspirar a farsa do IRS montada em cima em cima das folhas de pagamento que os patrões mandam para as finanças – quem não tem uma patrão a mandar para lá a folhinha preenche como quer a declaração de rendimentos, e depois, ou fica isento, ou dá uma esmola simbólica ao Estado, se quiser.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Estamos a falar de carros de 25k, 23k, 20k…

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Nessa gama de preços só há um: Dacia Spring. Tem uma lista de espera de mais de um ano e é tão prático que uma viagem Porto-Coimbra já obriga a marcar dormida.

  9. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    Para quem tiver curiosidade de aprender:

    https://www.pnas.org/doi/full/10.1073/pnas.0702958104

    Meio antigo, mas ainda serve.

  10. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Claro, com uma recessão a caminho da europa para o ano que vem em que a Alemanha vai certamente ser o país mais afectado, começam já a cortar os incentivos para não faltar o €€€ e depois dão a desculpa que já venderam muitos…sim, sim…tangas…

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Mas que tangas? Se realmente é falta de €€€ não achas bem cortarem aqui? Ou seria melhor cortar em áreas essenciais como educação ou saúde?

  11. Avatar de Fernando Cola
    Fernando Cola

    Vivo na Alemanha ja a alguns anos, consulto todos os o excelente trabalho elaborado no PPWARE e gratis ainda por cima.
    Mas desculpem a minha intervencao e que nao percebo o que dos comentarios acima se o assunto e na Alemanha!!!!
    A realidade em Portugal nao tem nada a haver com a Alemanha infelizmente!!!!
    Nos aqui os ordenados sao elevados em relacao aos portugueses mas nos descontamos no ordenado cerca de 50% em impostos ! Vejo noticias ai a dizer que nao existem limites de velocidade nas autoestradas, MENTIRA !!
    Em certos trajectos sim existe, mas a certa altura existe um sinal para reducao a 80 a 60 e ate a 30 km/h e todos reduzem, cumprem com a velocidades e as multas nao sao leves!
    As multas por excesso de alcool sao tal altas como carta fora e so passados 2 a 3 anos podes de novo pagar 3000€ por uma nova carta e se passarem nos testes anti alcool e psicologicos.
    Em relacao a tirarem os apoios acho mal, atencao que eu ainda nao tenho nenhum e sou da classe operaria, mas voltandoao assunto principal, acho que os politicos a nivel mundial deviam de optar pelos apois a todoas de adquirirem viaturas eletricas para bem de todos nos, para evitar catastrofes naturais, tambem nao sei porque nao se investe a nivel mundial em Combustiveis sinteticos ja temos toda a estrutura e assim evitava -se tanta poluicao, mas isso nao interessa as fabricas automoveis bem como a politicos…..
    Gozem a vida e a saude porque nao dura para sempre….

    1. Avatar de RC
      RC

      Nao se investe mais em combustíveis sintéticos porque usam muita energia, são caros, deixam os veículos ineficientes na mesma e não revolve nada na poluição, quem o diz é a federação europeia dos transportes e ambiente.