Alemanha promete Internet a 50 Mbps para todos os habitantes

55 Comentários

No mínimo!

De acordo com um comunicado recente disponibilizado por Alexander Dobrindt (Ministro dos transportes e Infraestrutura Digital), a Alemanha compromete-se a implementar um conjunto de medidas que garantam no mínimo 50 Mbps de Internet de banda larga a todos os cidadãos até 2018.

Isto significa um aumento de 10x da velocidade de acesso global, tendo em conta a taxas de comunicação médias actuais.

csugeneralsekretaer-alexander-dobridt

Segundo um relatório da Akamai, no primeiro trimestre de 2015 a velocidade média de acesso à Internet ronda os 5 Mbps à escala global. Para contrariar tal número, o governo alemão já informou que até 2018 a meta será oferecer 50 Mbps a todos os seus cidadãos.

Caso “o projecto” seja bem sucedido, o país terá comunicações de downstream mínimo superiores ao dobro da velocidade média global de Coreia do Sul (23.6Mbps).  Para se ter uma comparação, a velocidade de comunicação média actual nos EUA é de “apenas” 11.9Mbps.

fiber

Mas os 50 Mbps não é algo novo na Alemanha até porque cerca de 70%  (um aumento em 7% face 2014) do país já está ligado a redes que oferecem no mínimo tais velocidades  por isso, ligar os restantes 30% não envolverá assim tantos custos e até haverá apoios.

The German Federation will contribute up to 50 percent of the costs. A combination with development programmes provided by German states is possible and can offer a further 40 percent of financing. The community would then have to provide the remaining 10 percent.

Actualmente a velocidade média de acesso à Internet na Alemanha é de 10.2 Mbps. Em Portugal é de 9.2 Mbps.

O seu acesso à Internet é superior a 50 Mbps?

Digital Infrastructure

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel
    miguel

    100 mb, é caro como tudo, temos de pagar a TV que mal usamos… o que vale é que é uma casa de estudantes e dividido por todos nem sai caro.
    Trocava ja por 200mb sem TV e telefone.
    Em minha casa mesmo nem 2mb chega, é triste morar no interior, onde nao ha concorrência, nem serviços de jeito.
    O maximo que se consegue é 12 mb a quase 30euros. Que é um rouboo

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      25€, já negociados com box, net de 50 megas e canais que não me interessam…

    2. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      Aqui em portugal ah zonas de portugal que não chega a 4 mb/s no interior de portugal

    3. Avatar de VC
      VC

      200Mb/s, com 100 canais + telefone, por 25,90€ melhor é impossível… até ao fim do mês na Vodafone qualquer um pode aderir, inclusive atuais clientes…

  2. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    Um serviço que tem que ser universal…

    1. Avatar de Celso
      Celso

      Universal é o serviço de telefone.

  3. Avatar de j gomes
    j gomes

    O problema é que nas aldeias do interior transmontano existe um serviço péssimo de internet. Não temos acesso à fibra óptica e as linhas analógicas tradicionais prestam aqui um serviço péssimo com constantes quebras de serviço e velocidade de acesso 20 vezes abaixo do que as contratadas. O velocidade melhor que já consegui registar foi de 0,2Mbps. Triste realidade….

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Se tiver… que ainda não chega a todo o lado (pelo menos sem antenas exteriores bem montadas), e além do mais dependendo da área em que está e da altura do ano poderá a certas horas do dia estar saturado de gente ligado à antena e ficar lento o acesso.

        Mas sim, o 4G quando funciona bem é muito melhor que o ADSL na maioria dos casos, pelo menos nos locais afastados das centrais ADSL.

      2. Avatar de Claudio Domingos
        Claudio Domingos

        Manel, compreendo a tua expressão “Usa 4G” mas garanto-te que nas zonas interiores (experiência própria) muitas das vezes nem 3G.

        1. Avatar de Nuno Nunes
          Nuno Nunes

          Onde eu moro nem 3G e a net adsl nem a 2 mb/s chega

      3. Avatar de A_Lopes
        A_Lopes

        Quem mora na Av de Roma em Lx, por exemplo, pode facilmente aderir ou optar pelo 4G.
        Mas para quem vive na ‘paisagem’ as coisas não são tão simples.
        Eu moro a 20 km de uma capital de distrito (Beja) e para telefonar a alguém só através do fixo; rede móvel é igual a 0 (ZERO). Nenhuma operadora consegue colocar um mísero traço no telemóvel.

        1. Avatar de Safrane
          Safrane

          20km de Beja… Realmente é “já ali ao virar da esquina”… Coff coff

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            No alentejo 20km é já ali. Vê-se que nunca pediste indicações no Alentejo 🙂

      4. Avatar de Um Sóce Oh Sóce
        Um Sóce Oh Sóce

        LOL 4G LOL isto é o novo paradigma do “meninos da cidade”. Vai sonhando, cobre e é 1/2mb e mais 10€ porque és um gajo rural. Tristeza maior é mesmo no meu caso passar um cabo Reiser a 10 metros da minha casa mas não há rede vertical porque não há interesse economico, pode ser que comece a aparecer cortado todas as semanas…

      5. Avatar de j gomes
        j gomes

        Com muita sorte consegues apanhar 3G. O problema é que esses contratos teoricamente com trafego ilimitado estão sujeitos a uma política de utilização responsável (PUR), ou seja, quando atinges o limite de 15GB por mês eles limitam o acesso a 128kbps. E pagas cerca de 30 euros por mês. É a realidade em que temos no interior…

        1. Avatar de fneves
          fneves

          Verdade e nao é so em tras os montes, vivo a 20km de Aveiro (beira litoral) e tenho adsl a 6mbps…

      6. Avatar de Vlad
        Vlad

        Existem aldeias do nosso país que nem sequer têm cobertura de rede móvel, quanto mais ter cobertura 4G.

  4. Avatar de lima
    lima

    Treta….. 90% tem um velocidade inferior a 6mb.
    Eu vivo aqui e posso comprovar….
    Apenas as empresas ( talvez 40%) tem uma velocidade média de 15mb.
    O que este artigo não tem é que a Deutsche Telekom tem monopólio e com esse poder, obriga a que as outras empresas não possam oferecer melhores serviços, visto que são os únicos a tratar de levar a net às habitações….. O que pode levar por vezes mais de 6 meses

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      E ainda dizem mal da Portugal Telecom… Lol

      1. Avatar de Um Sóce Oh Sóce
        Um Sóce Oh Sóce

        Pois dizem…Onde eu moro eles dão-me a fantastica unica hipotese de pagar 30€ (e mais uns pósinhos) por uma ligação de 700Kb. Serviço de internet (que não suporta TV porque não tem banda para 1 Box sequer).

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Moras no meio do nada, tens de pagar de outras formas…

        2. Avatar de Pedro M
          Pedro M

          Se conseguires identificar alguma central remota/DSLAM aí nas proximidades da residência, anota as coordenadas GPS e escreve para o provedor da Pt a pedir a migração para lá…
          Estava exactamente como tu, no dia seguinte a velocidade já estava nos 8Mb…
          E em breve vou fazer pressão para instalarem a fibra!

    2. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      lima onde vives? deves viver mesmo debaixo de uma pedra! eu tenho agora 50mb e vou mudar para 100mb para unity media e so vou pagar 25 euros! Entao diz-me la sff onde é que a velocidade é inferior a 6mb?! Estou mesmo curioso

  5. Avatar de R7cardo
    R7cardo

    Bem, o Hitler também prometia um Volkswagen para todos os cidadãos e deu no que deu, por isso isto até nem é uma promessa assim tão grande…

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      Todos os trabalhadores!

  6. Avatar de ricardo silva
    ricardo silva

    é adiferença entre cidades e zonas rurais, em lisboa tenho 200Mbs(garantidos) por 25€ em ponte de lima tenho 24(supostos) qeu na realidade sao 8, por 50€ e para aqueles lados ja nao estou mt mal servido -.-‘.
    isso é mt bonito mas o “toda a população” deixa sempre de lado as zonas rurais, é o k é, a densidade populacional não justifica o investimento

  7. Avatar de Luciano
    Luciano

    Depois de viver na Alemanha 2 anitos, posso dizer que este senhor esta tolinho da cabeca.
    Nem daqui a 10 anos vao ter internet a 50 Mb.

    Uns dos paises mais sub-desenvolvidos em termos de internet. Fraquinho fraquinho

  8. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    dizer que 70% já tem portanto os outros 30% é mais facil é algom muito enganador. Na realidade na esmagadora maioria das situações do dia a dia os 30% restantes custa muito mais que os restantes 70%.

    Talvez este threshold não seja nos 70%, mas sim nos 80, ou 90%, mas no final sai bem mais caro.

  9. Avatar de Alex
    Alex

    E eu com 1/2 mb a pagar 25 euros…

    1. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      Queixas-te? Eu pago mais e eles prometem “alta velocidade” – dizem eles. A verdade é que há dias que a velocidade de download nem chega a 1Kb. Sim, 1Kb! Outras vezes entre 10/14Kb… Raramente, e em dias de sorte, 1 ou 5mb/s. Justificação deles: como a minha casa é a ultima da cidade e está no limite de linha a velocidade é reduzida. Mas já melhorou! Antes ficava sem TV/Net durante uma semana. Isto é de loucos!

  10. Avatar de rui
    rui

    contrato : 60mb zon
    tenho : 40

    1. Avatar de Um Sóce Oh Sóce
      Um Sóce Oh Sóce

      Pede intervenção técnica, ZON só utiliza fibra, uma intervenção técnica no “PDO” de 15 minutos resolve isso.

      1. Avatar de Celso
        Celso

        LOL “uma intervenção técnica no “PDO” de 15 minutos resolve isso”.
        É cum cada chico-esperto. Quando não se sabe, não se deve inventar.

  11. Avatar de Raul
    Raul

    O meu é de 2.64Mbps reais e pago 12 ou 24 nem sei mas é ao preço do serviço de 24Mbps ADSL que paga quem estiver na Zona Meo mas como eu não estou em zona “nenhuma”, falta de concorrência pelos visto, pago valor acrescentado mas só tenho 10% do contratado. Pago tudo e tenho até…

    1. Avatar de Um Sóce Oh Sóce
      Um Sóce Oh Sóce

      PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT Zona Meo ou Zona Sapo é uma daquelas coisas que antigamente eram vistas como técnicas monopolistas, mas como é a PT a Anacom vira a cara como sempre , para quem não sabe isto de ser Zona Meo é morar onde existam mais ISPs a concorrer, logo paga-se o preço de tabela, se só houver Meo pagas mais 10€ para não teres a mania que és do campo. Ou seja onde só existe o serviço deles pagas extra e é se queres.

  12. Avatar de censo
    censo

    Tenho 120, com picos de 110-115 e momentos de baixa até 70-80, o que não é nada mau. Estou numa area metropolitana deste jardim à beira mar plantado.

  13. Avatar de iDroid
    iDroid

    Tenho 1gbps até ao final do ano, velocidades reais de 950 mbps, a custar 32 euros por mês. Depois volto para 100mbps reais a 25 euros por mês.

  14. Avatar de Zaark
    Zaark

    Contratado: ADSL 24 Mbps. O que tenho de melhor: 7 Mbps quando o prédio está quase vazio. O que tenho em média: 3 Mbps. O que diz a Meo: é perfeitamente normal….. Whaaat?

    1. Avatar de fneves
      fneves

      E de fato tecnimamente é 😛

    2. Avatar de Celso
      Celso

      Pesquisa sobre acesso em ADSL e vais perceber o porquê.
      O ADSL sofre perdas devido a distância à central, a qualidade dos cabos de cobre na rede e em casa, interferências, entre outros fatores.
      Ninguém tem os 24Mb….isso é só na central. A medida que te vais afastando, vai caindo, e bem caído…
      por isso é que a fibra é o futuro.

  15. Avatar de KitKat
    KitKat

    É só chorões, quando não sabem qual é a realidade lá fora (nos ditos países desenvolvidos)

  16. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Aqui a MEO também me promete 25Mb/s e alcanço velocidade de download de 1Mb/s. Dia perfeito para reportar o problema aos técnicos, vamos ver no que vai dar. Virá a história do “é perfeitamente normal” e faço por rescindir o contrato…

    1. Avatar de VC
      VC

      com uma ligação de 25Mb/s, consegues no máximo, downloads de 3,12MB/s

  17. Avatar de PowerVerde
    PowerVerde

    Tenho 100 Mb em casa, pago 55 euros para ter o 4play com 1 Gb de tráfego no tlm.
    Antes que digam que é caro, lembrem-se que à 11 anos ter net adsl com 512 Kb de velocidade e tráfego internacional LIMITADO custava 50 euros (15 da assinatura telefónica + 35 do sapinho), o modem custava 25 euros e era com auto-instalação…
    O sapo pro com 1 Mb de dl custava 45 euros, mais a assinatura do tlf.

  18. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Só tenho 1 Mb/s com disponibilidade de upgrade para o máximo de 5 Mb/s, de acordo com a Oi. Porém, 5 Mb/s mais telefone ficariam por R$ 90,00 (21,01 Euros), um valor alto ainda no Brasil… 🙁

  19. Avatar de J T
    J T

    Neste momento por cá caminhamos para os 200mb como standard, assim que a nos actualizar os pacotes e juntar se a vdf e Meo vamos passar dos 9.2mbs de média para 20 em pouco tempo.

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Quem te ouça,”J T”.Era bom que a NOS actualizasse realmente os seus pacotes e tarifários,nomeadamente em velocidade de internet,para concorrer quer com a Vodafone quer com a MEO,que já disponibilizam 200 Mbps de velocidade.Eu sou cliente NOS e estou mortinho que eles disponibilizem 200 Mpbs de internet que eu não me importo de fazer um novo contrato com eles,nem que seja de 24 meses.Já estive a ver e informei-me,no meu caso,aqui na cidade de Fafe,distrito de Braga,pelo menos na minha rua ainda não existe ofertas da MEO nem da Vodafone,que sejam assim tão boas.Da Vodafone nem o serviço Fibra aqui chegou,da MEO só tenho o serviço por ADSL.Que horror.Mais vale ficar na NOS que fico bem.E,como disse,só espero(e muito,realmente),que eles só ajustem o serviço de Internet para os 200 Mbps que a concorrência já oferece,não peço mesmo mais nada.Juro por Deus,já me bastava.Vamos lá NOS,força aí.Muitos clientes estão só à espera deste passo,caramba.Eu espero sinceramente ter antes do Natal ofertas da NOS neste sentido.Assim tinha um cliente feliz para a vida.

  20. Avatar de AeOnFluX
    AeOnFluX

    Tenho o pacote MEO ToTal 24…. 24MB, apanho 54bm pelo wirlesse e no cabo apanho 100MB….nunca tive problemas na minha zona, nem quando usava a kanguru, a tmn ou mesmo a optimos pelo pendriver… O distrito de Portalegre até apanha bem a rede movel..o unico incoveniente é os preços.. são muito altos para o contratado, e nunca se apanha a rede contratada, apanha-se sempre a baixo…agora com a fibra da vodafone a preços bem baixos, as restantes redes muitas vão sofrer ruturas… è de aproveitar promoçoes de fibra otica por 25€…é uma pena eu ainda nao ter completado os 2 anos da MEo, senao ja estava na fibra ;D

  21. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    Em portugal tem muitas zonas que a internet é o tempo da pedra ou seja lenta como tudo e certas zonas de portugal que a net adsl não chega a 4 mb/s e certas zonas nem 3G tem e já estão espetar com 4G mas se esquecem das pessoas que tem que estar agarradas ao 2G mas que pais temos e anacom nada faz apenas só quer é o dinheiro das licenças das telecomunicações mas pais que nos temos mas enfim

  22. Avatar de André Moreira
    André Moreira

    Internet de 100mb, 25,9€ da NOS, simplesmente fantástica.

  23. Avatar de int3
    int3

    140 aqui 100 contratados.
    E não, não vivo na cidade.
    O titulo é um pouco misleading não?

    1. Avatar de Celso
      Celso

      O que é que o seu comentário tem a ver com título? Sabe ler?