Alemanha encerrou os seus três últimos reatores nucleares

30 Comentários

Numa altura em que muito se fala sobre a energia nuclear, a Alemanha fez saber que encerrou os seus últimos reatores nucleares. De referir que as últimas três centrais forneceram, no ano passado, apenas 6% da eletricidade produzida na Alemanha.

Alemanha encerrou os seus três últimos reatores nucleares


Desde 2003, a Alemanha já fechou 16 reatores nucleares

Depois de mais de 20 anos de eliminação gradual da produção de energia atómica no país e num momento de crise energética na Europa, a Alemanha decidiu encerrar os seus últimos três reatores nucleares.

Segundo revela a Lusa, as centrais Isar II (sudeste), Neckarwestheim (sudoeste) e Emsland (noroeste) foram desligadas da rede elétrica antes da meia-noite, conforme o planeado, avançou a empresa de energia RWE, considerando tratar-se do “fim de uma era”.

Apesar de tal acontecimento até ter sido festejado ativistas antinucleares, não foi pacifico. Devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o debate sobre a energia nuclear voltou a aquecer.

Alemanha encerrou os seus três últimos reatores nucleares

Os defensores da energia atómica alegam que os combustíveis fósseis devem ser eliminados como parte dos esforços globais para conter as alterações climáticas, argumentando ainda que a energia nuclear produz muito menos emissões de gases com efeito estufa e é segura, se gerida adequadamente.

Desde 2003, a Alemanha já fechou 16 reatores nucleares. A energia renovável representou, em 2022, 46%. Há 10 anos a energia renovável representava menos 25%.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de marcelo rebelo de sousa
    marcelo rebelo de sousa

    eles a fechar e uma grande parte da europa a construir mais reatores nucleares a europa da confusao

    1. Avatar de darth
      darth

      cada pais é independente em tomas as suas proprias decisoes. voces nao se podem queixar por ter cao e nao ter. por acaso queres ter um central dessas ao teu lado?

      1. Avatar de ifm
        ifm

        Qual o probelma de teres uma central dessas ao teu lado??

        Vai explodir??LOL

      2. Avatar de jAr
        jAr

        Já temos, em Espanha. Se der para o torto nós não escapamos.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Já houve umas confirmações de suspeitas de radioactividade nas águas do tejo ( da qual bebemos) mas o assunto foi abafado!
          http s://www.publico.pt/2017/02/04/sociedade/noticia/almaraz-sentese-nas-aguas-do-tejo-1760790

  2. Avatar de Patinhas The Third
    Patinhas The Third

    “Finlândia, Suécia e Polónia apostam no nuclear face ao apagão alemão”
    Não encerraram, mudaram de pais.

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Tens razão…eu vi hoje os camiões a transportarem as centrais que os Alemães encerraram. Só ainda não sabia para onde…até pensei que um dos camiões vinha para Portugal!

  3. Avatar de maxim
    maxim

    que desperdício

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Claro que desligou. Caso contrário, para que serviria o gás e petróleo que continua a importar da Rússia? É preciso passar uma determinada imagem senão o povo deixa de apoiar o esforço de guerra.

  5. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Hehehehe,… que bando de iluminados o objetivo deve ser destruir a economia Alemã.

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Pelo contrário…os Alemães são inteligentes e estão se “marimbando” para as opiniões alheias. Encerram essas centrais já em fim de ciclo de “vida útil”…esperam que “novos estudos” a decorrer indiquem que a nova tecnologia entretanto “inventada” minimiza (ou quase faz desaparecer) os riscos e como têm experiência e Know-how dentro de pouco tempo constroem “meia dúzia” delas o que ao mesmo tempo faz impulsionar a economia local. Entretanto os outros Países vão vendo o que eles fazem…e seguem o mesmo caminho comprando a quem?! Aos Alemães,claro…

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Não sei se estas reatores ainda são da era Soviética, se são então fazem muito bem, já sabemos que são perigosos e instáveis, vamos ver quantos anos são necessários para desmantelar por completo uma central nuclear

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Onde é que as novas de 3ª geração não vão ser perigosas e instáveis?!

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Fizeram muito bem.
    Chernobyl em 1986 e Fukushima em 2011. Este pessoal que defende esta solução tem mesmo memória curta!

    1. Avatar de R
      R

      “Este pessoal que defende esta solução” estuda os problemas e não se limita a falar “de cor”. E há soluções nucleares mais modernas fantásticas.
      Um dia poderá ser dispensável mas, neste momento, é inevitável.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Há? Onde?!

        1. Avatar de ifm
          ifm

          1986 bem tu dizes…

          Em 2011 o que aquela central nuclear aguentou, foi por demais.

          Se o mesmo acontecesses em Lisboa, sem ter uma central nuclar, desaparecia 80%, tal como aconteceu em 1755

          Imagigam o que é um terramoto de 9.0??
          E um tsunami com um tamanho de um predio de 5 andares??

        2. Avatar de R
          R

          Exemplo: TerraPower

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Memória selectiva.

  7. Avatar de Car9os
    Car9os

    Parece-me um caminho errado. A França dá o exemplo a nível do nuclear. É uma energia com muitas qualidades, limpa.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Limpa?! Onde ? Mesmo que não aconteça nenhum acidente ou fenómeno da natureza, onde guardas os resíduos “limpinhos”?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        se for uma Gen IV todos os residuos são reaproveitados

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          mesmo nas anteriores, os residuos são estanques por 10.000 anos, na altura que deixam de ser estanques já perderam as propriedades nocivas.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qt aos 10000 anos, ng irá sobreviver o tempo suficiente para saber se é verdade ou não. Pessoalmente não acredito.
            Acredito mais nos rumores de que já comi bacalhau todo contaminado com radioactividade em resultado de bidons que foram descarregados à revelia no Atlântico norte e rebentaram!
            Depois calaram-se e/ou abafaram esses rumores, pois a economia tem que estar acima de tudo. É assim um pouco por todo este mundo hipócrita e demagogo.
            Mas há outros exemplos:
            https://www.dw.com/pt-br/oceanos-viram-dep%C3%B3sito-de-lixo-nuclear/a-52711269

          2. Avatar de R
            R

            Não é uma questão de acreditar, mas sim de ciência.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          As Gen IV por agora só no papel, ainda são uma tecnologia em desenvolvimento e é difícil prever seu desempenho e segurança a longo prazo. Embora os projetos de reatores de quarta geração apresentem recursos de segurança e eficiência, há uma necessidade de pesquisa e desenvolvimento adicionais para provar sua viabilidade comercial e segurança a longo prazo. O melhor é não deitar já foguetes.

          1. Avatar de R
            R

            Já estão a funcionar

  8. Avatar de Walter
    Walter

    A Alemanha está se tornando numa república das bananas. Os palerminhas dos verdes estão a ruinar o país.

  9. Avatar de joão
    joão

    enquanto isso, em Portugal… ou melhor em Espanha…
    a data de encerramento de Almaraz foi adiada para 31 de Outubro de 2028…

  10. Avatar de TirarAsaPalas
    TirarAsaPalas

    Se bem me lembro, um dos motivos dos economistas justificarem a inflamação mais baixa em França do que no resto da Europa deve-se ao preço (baixo) da energia eléctrica na França, que tem por base a nuclear. As pessoas só se queixam quando o dinheiro dai-lhes dos bolsos. Mas há estratégias que podem piorar ou minorar certos impactos, não é decidir só por questões de idioligias políticas.
    Nem falo nas vantagens a nível de CO2 e demais questões…