Alemanha reconhece Bitcoin como meio de pagamento

17 Comentários

A porta para as criptomoedas parece estar finalmente a abrir-se. A Alemanha, a partir de agora, passa a considerar as moedas virtuais como legais e os utilizadores de bitcoins não serão taxados por utilizarem esta moeda como meio de pagamento.

Esta é uma decisão que poderá ditar um futuro de sucesso para as criptomoedas.


Uma decisão histórica

O Ministério das Finanças alemão anunciou que as criptomoedas são agora reconhecidas como meio de pagamento legítimo que não deve ser taxado, ou seja, a Alemanha passa a considerar o bitcoin, ou outras criptomoedas, como o equivalente à moeda atual para fins fiscais, quando usada como meio de pagamento.

Esta decisão do ministério foi tomada com base numa decisão do Tribunal de Justiça Europeu de 2015 sobre os impostos sobre o valor acrescentado (IVA), que abriu um precedente para os países da União Europeia poderem tributar a moeda virtual, com isenções em alguns tipos de transações.

Basicamente, o que acontece na maioria dos países, é que sempre que existe um pagamento em Bitcoins é aplicada uma taxa extra, na Alemanha isso vai deixar de acontecer.

As moedas virtuais (criptomoedas, por exemplo, Bitcoin) tornam-se equivalentes aos meios legais de pagamento, na medida em que as chamadas moedas virtuais das pessoas envolvidas na transação, como alternativa contratual e meios de pagamento imediatos, foram aceites

Também as recompensas os mineiros não serão tributadas já que o seu serviço é visto como voluntário. Da mesma forma, as plataformas de compra e venda de bitcoins, em nome próprio, também não serão sujeitas a tributação.

Poderá ler todas as orientações dadas pelo Ministério das Finanças da Alemanha no documento seguinte.

2018 02 27 Umsatzsteuerliche Behandlung Von Bitcoin Und Anderen Sog Virtuellen Waehrungen by CoinDesk on Scribd


Leia ainda:

Blockchain: a tecnologia que promete mudar o Mundo

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Santos
    João Santos

    Sério? Estão a remeter-nos para a leitura de um documento em alemão?

    1. Avatar de Vítor M.

      É o documento original, pode ver, basta usar um tradutor do Google.

    2. Avatar de PedroC
      PedroC

      Chama-se “fonte”. Se dessem link para um documento em português, o que seria bom, claro, mas já não seria a fonte original.

    3. Avatar de rui
      rui

      quando é inglês não se queixam… :S
      Queriam que as “finanças” alemãs emitissem um documento interno em português?

    4. Avatar de Joao
      Joao

      Vão remeter para o site da playboy? Se a noticia é sobre a Alemanha…

  2. Avatar de Djoje
    Djoje

    Pode ser que se lixem ….

  3. Avatar de dajosova
    dajosova

    É certo que o status da Bitcoin varia de país para país, em termos legais mas…
    p.f. consultem o seguinte mapa:

    https://en.wikipedia.org/wiki/Legality_of_bitcoin_by_country_or_territory

  4. Avatar de NN
    NN

    Logos os alemães … mega plantação de máquinas.
    O governo para “legalizar” é porque tem algum interesse.

    1. Avatar de Mário Dias
      Mário Dias

      Facil, começar a fazer leis mais restritas em relação ao seu uso.

    2. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      E se tem interesse é bom para todos…
      Mudam-se mentalidades… Mudam-se modelos antigos e caducados, moderniza-se tudo!

      As cripto’s vieram para ficar. Ponto!!!

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        kkkkk sabe nada

  5. Avatar de joao sampaio
    joao sampaio

    Apoiado ++++++++

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    Babaca é aquele que se retem na forma e não dá importância ao conteúdo.
    Evolução sim, podem continuar a ser velhos do Restelo mas a evolução e adoção das moedas digitais é uma inevitabilidade.

  7. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    Excelente artigo!

  8. Avatar de jobz
    jobz

    Desde que o Estado tenha (obviamente) lucro, pouco importa o que a malta “acha”.
    A Alemanha ao contrário de Portugal, é um País em que as Finanças funcionam e são em termos gerais, justas para todos.