AirSwing – Depois do multi-toque chega o multi-gestos

21 Comentários

A tecnologia que mais tem impulsionado o mercado, é a tecnologia multi-toque. São vários os fabricantes e vários os dispositivos que apostam e adoptaram esta forma de input para servir o utilizador.

Os dispositivos estão cada vez mais sofisticados e treinados ao toque, os ecrãs e outras áreas dos gadgets são usados com uma simplicidade e usabilidade, que era impensável há poucos anos atrás. Mas a tecnologia não é estática e os projectos para usar apenas os movimentos começam a dar passos mais certos para uma implementação global.

A Toshiba vem simplificar e promove a interoperatividade num segmento tecnológico de forte expansão. A empresa nipónica tem como requisito apenas uma câmara para o utilizador comandar o dispositivo e as suas acções.

A empresa chamou-lhe AirSwing, sendo que este software corre num PC e apenas necessita de uma webcam. Pode parecer ao primeiro contacto, uma tecnologia “pesada” com altos desempenhos de processador, mas não. O sistema não requer grande poder de processamento, a funcionar em pleno desempenho, e apenas consome  3% dos recursos do processador, um ARM11 que funciona a 400MHz.

O gestos são fluidos e permitem uma liberdade na sua utilização. O agitar da mão, num menu seleccionado, permite que seja lançada a reprodução de um slide show. Ambas as mãos, afastando-se ou juntando-se, permitem uma zoom das imagens, escolhidas com recurso a gestos da esquerda ou da direita conforme preferência na selecção da fotografia.

A Toshiba pretende colocar este software num largo número de TV’s de baixo custo, tendo em conta que o alvo será o mercado publicitários nos espaços públicos, numa primeira fase. Toda esta tecnologia será aperfeiçoada e certamente aparecerão novos alvos que poderão albergar esta nova forma de interagir com os dispositivos.

No vídeo vemos ainda algumas imperfeições ou falta de sintonia, mas este ainda é apenas um protótipo. Mesmo assim, e tendo em conta o seu estado de desenvolvimento, será uma forma barata e inovadora para “comandar”, por exemplo, a televisão lá de casa. Aguardamos novidades e desenvolvimentos.

Mais Informação: DigInfo

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    Minority Report

  2. Avatar de ARQ-E-TEC

    Uau já tinha visto algo do género mas na altura não passava de um concept. Minority Report anyone?xD Parece ter bastante potencial

    1. Avatar de Vítor M.

      Exactamente, é a ficção cientifica a tornar-se realidade. 🙂

  3. Avatar de a Friend®

    Acho que o multi-touch enquadra-se melhor nos tablets e smartphones e o multi-gesture em computadores pessoais e tv’s, embora ache que é uma tecnologia a ser bem estudada para não coincidir com gestões banais, senão qualquer dia está tudo a coçar o nariz e a mudar de canal sem querer! 😀

    Mas é o futuro, isso é sem dúvida…

  4. Avatar de Shadow
    Shadow

    Pelo que vi do projecto Natal, este da Toshiba está menos fluido.

  5. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    Enquanto interface tem a vantagem de não deixar os ecrâs cheios de dedadas 🙂

  6. Avatar de Ricardo Fernandes
    Ricardo Fernandes

    Nada de extraordinário!

  7. Avatar de 100rede
    100rede

    Isto é bom, estou sempre a perder o comando da TV. 🙂

  8. Avatar de Ppietra
    Ppietra

    Pode parecer muito engraçado e deslumbrante, mas acho que o próprio video demonstra como pode ser frustrante interagir desta maneira, bem como a falta de funcionalidade!
    No interface no multi-toque o uso de certos movimentos para realizar uma certa tarefa resumem-se a numero reduzido de situações. Na maioria das vezes, por ser mais eficiente, interage-se clicando em botões virtuais ou itens duma lista… sempre com uma grande precisão.
    Interagir com gestos no ar é demasiado complicado ser-se preciso… quem já usou o comando do Wii deve saber como há alguma dificuldade em acertar nos botões dos menus e isso deve-se muito à falta de referências e feedback directo, bem como à amplitude e ângulo dos nossos movimentos, coisa que feita no ar tem tudo menos precisão!
    Um bom interface tem que trabalhar como esperado em pelo 99% das situações e eu não vejo como o podem conseguir fazer neste caso!

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Parece que não percebeste a parte em que a imagem do utilizador é colocada de forma transparente no monitor. Assim os movimentos não são fora de controlo e existe mesmo um feedback! Aquilo não é um reflexo!
      Contudo acho que não será tecnologia para leitura de grande qualidade mas mais para navegação simples de monitores grandes

      1. Avatar de Ppietra
        Ppietra

        Eu percebi, mas pelo video não parece que tenha ajudado muito… houve várias vezes em que ele “lutava” para chegar a um sitio. E o problema do feedback e referências é o tempo que a pessoa demora a ambientar-se até poder realizar a tarefa! É uma forma pouco natural e requer reajustes por parte da pessoa de cada vez que tenta a interacção… um toque directamente no ecrã é bastante mais natural, fisicamente!
        Com um comando à distância num televisor consegue-se fazer de forma muito mais rápida estas tarefas… imagina por exemplo saltar do canal 1 para o 20!
        No caso de jogos, como com o Natal da Microsoft, o problema não é tão visivel, não só pela melhor implementação, mas porque a interacção é constante, só existindo o periodo inicial de ambientação… Mas surge o problema de multitarefas… imagina guiar um carro, tens um guiador, mudanças e pedais, como é que consegues realizar estas tarefas, ao mesmo tempo, sem interagires com algo fisico!? Há limites sobre o que um sistema destes consegue fazer, já para não falar dos problemas de ergonomia!

    2. Avatar de Bruno M.

      Em algumas palavras:
      Ainda está em fase inicial… mais para a frente vão haver empresas a melhorar esta tecnologia, logo irá trazer beneficios!!

  9. Avatar de A. Fernandes
    A. Fernandes

    Neste momento ainda não existe a fiabilidade desejada mas também é cedo para fazer o funeral.
    Talvez a utilização de mais câmaras, em pontos diferente, permitisse aumentar a fiabilidade…

  10. Avatar de tMACTX
    tMACTX

    a Min parece que utilizaram o software do jogo “EYE TOY” da ps2

  11. Avatar de eu
    eu

    Parece muito porreiro, mas será que existe mercado para este tipo de produtos?

    Na minha opinião estes dispositivos que interagem com as pessoas, diemos assim, não me dizem nada.

    Quero chegar a casa, deitar-me no sofá e ter um comando na mão a fazer zapping… depois quero jogar consola, uso o comando, não ando aos pulos pela casa a jogar…lol.

    Até agora nada destas tecnologias me convenceu efectivamente..

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Se tivesses os lucros da Wii na tua conta bancária já não questionavas o mercado.
      Gostos são gostos, e há muitos gostos diferentes!

      Vais ter de começar a fazer pesquisa de mercado antes de colocares questões: e olha que a Wii nem se empenha na qualidade dos gráficos, é só mesmo na piada e nem tem tido evoluções!

      2010
      NPD: Wii Play is best selling ‘game’ of all time in the US – http://www.joystiq.com/2010/01/20/npd-wii-play-is-best-selling-game-of-all-time-in-the-us/

      2009
      “Wii On Track To Become The Best-Selling Console Of All Time”
      http://www.escapistmagazine.com/news/view/88814-Wii-On-Track-To-Become-The-Best-Selling-Console-Of-All-Time

      2008
      “In the List of Top-Selling Games, Clear Evidence of a Sea Change”
      http://www.nytimes.com/2008/02/01/arts/01game.html

      2007 – “Nintendo Wii best selling console in US”
      http://m.pocket-lint.com/news/news.phtml/7063

      e muitos mais, é só pesquisares!

  12. Avatar de op
    op

    a Apple já usa isto….

    1. Avatar de Msilva

      e o que é que isso tem a ver com a noticia?

  13. Avatar de op
    op

    nao a Apple mas sim a Microsoft lol.

  14. Avatar de Valdiney - (Brasil)
    Valdiney – (Brasil)

    Além de engraçado o usuário deve ter um bom condicionamento físico, pois deve dar um cansaço.(risos)
    Abraço à todos.

  15. Avatar de Rodasp
    Rodasp

    O que acontecerá quando o utilizador se enervar?? e querer começar destruir o pc??