Agora é Nicolás Maduro a pedir o boicote do WhatsApp…

32 Comentários

As redes sociais parecem não estar ao lado de determinados políticos ou governação de políticos. Erdoğan acusou, ontem, as redes sociais de “fascismo digital”. Agora é Nicolás Maduro que incita os cidadãos venezuelanos a boicotar o WhatsApp.

Imagem de Nicolás Maduro a exortar os cidadãos a deixar o WhatsApp


Num discurso com um tom inflamado e acusador, como é seu apanágio, o Presidente Nicolás Maduro defendeu o boicote da aplicação de mensagens WhatsApp. Segundo refere, alegadamente a rede social está a ser utilizada para ameaçar a Venezuela e pediu aos venezuelanos para a eliminarem progressivamente.

Vou romper relações com o WhatsApp, porque está a ser utilizado para ameaçar a Venezuela. E vou apagar o meu WhatsApp do meu telemóvel para sempre. Pouco a pouco ir passando os meus contactos para o Telegram, para o WeChat. Vocês me entendem. É necessário fazer isso.

Clamou maduro.

O presidente venezuelano discursava no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas, perante jovens que participaram, segunda-feira, na “grande marcha de estudantes pela defesa da paz” que responderam ao anúncio com as palavras de ordem “Sim” e “Assim é que se governa”.

“Diz não ao WhatsApp. Fora o WhatsApp da Venezuela”

As palavras do controverso líder da República Bolivariana da Venezuela refere que os criminosos ameaçam a juventude, os líderes populares e da cidade. Maduro aponta mesmo a origem, é a partir de telefones da Colômbia, de Miami, do Peru, do Chile, que o “os cobardes se escondem atrás do anonimato”.

É hora de definições: Ou estás com a violência ou com a paz, com os fascistas ou com a pátria, com o imperialismo ou com a Venezuela. É tempo de definições, de que cada um se defina.

Ou amas e defendes a Venezuela, ou deixas que chegue o fascismo.

Disse Maduro.

No momento quente da palestra, os jovens cantaram: “A pátria não se vende, a pátria se defende”.

Comecemos pelo WhatsApp. Pelo WhatsApp estão a ameaçar a família militar venezuelana, a toda a função pública, a família policial, os líderes das ruas. Pelo WhatsApp estão a ameaçar todos os que não se pronunciem a favor do fascismo.

Disse o Presidente.

Claro que a mensagem tinha um caminho alternativo. Maduro sublinhou que o “primeiro passo” deverá ser a “retirada voluntária e radical de WhatsApp” de maneira progressiva e explicou que ele próprio tem 500 contactos em 10 grupos no Telegram.

Portanto, a ideia que deixou era para o seu povo deixar a rede social americana, o WhatsApp e apostar no Telegram (russo) ou WeChat (chinês).

…comecei agora mesmo. (..) Estou no WeChat chinês, que é muito bom (…) E ao WhatsApp lhe dizemos: Vai-te lixar. Parem de ameaçar os venezuelanos. Porque é por criminosos com chips colombianos, chilenos, norte-americanos.

Exortou Maduro.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Celso
    Celso

    É engraçado esta ideia de serem as tecnológicas a patrocinar partidos.
    Realmente cada vez mais a realidade imita a ficção.

  2. Avatar de Luís
    Luís

    Este gajo tem a sorte de, na Venezuela não haver, uma só pessoa, com coragem… não sei se me entendem!

    1. Avatar de Владимир Путин
      Владимир Путин

      Sorte de vencer as eleições com maioria absoluta mesmo com várias tentativas dos EUA para instalar (Mais um) governo fantoche?

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Certo, certo… convença-se disso…

        1. Avatar de Владимир Путин
          Владимир Путин

          Não sou eu que o diz… São vários Países e agências. Só mesmo os EUA e a Europa (Vassalos do EUA) é que não concordam porque se querem apropriar das riquezas da Venezuela.

          1. Avatar de RJ
            RJ

            Só os EUA e Europa? E Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Panamá, Peru e Uruguai.

      2. Avatar de Yur-pt
        Yur-pt

        É por isso é que as pessoas vivem bem.

      3. Avatar de Yur-pt
        Yur-pt

        Venceu com maioria absoluta, mas recusa-se a mostrar as atas eleitorais. Porque será?

  3. Avatar de Vladimir
    Vladimir

    Turquia bloqueia Instagram, Venezuela o WhatsApp… Outros Países Facebook.
    O que têm em comum? Bloqueio de sistemas Americanos!!!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O que têm em comum é serem ditaduras.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Nem mais! Isso e serem um atraso de vida que vivem em volta dos caprichos do “ditadorzeco”. Este século XXI, parece estar a regredir na evolução social em direcção ao abismo e absurdo.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          @Jose, parece não, realmente não aprendemos nada, estamos a voltar as ditaduras, se repararmos os amigos do Pui In são todos altamente recomendados e conhecidos pela sua famosa abertura à critica.
          Estas pessoas acham.se mesmo muito mais inteligentes que os outros.
          Como é que um povo que vive em extrema miséria como na Venezuela vai nesta cantiga?

        2. Avatar de Владимир Путин
          Владимир Путин

          O único atraso de vida pelos vistos és tu, que acreditas mesmo que os EUA e a UE querem o melhor para ti.

      2. Avatar de Damnupa Kot
        Damnupa Kot

        Exatamente! Sob o pretexto do anti-fascismo, etc. querem controlar a opinião do povo!
        Faça-se um escrutínio rigoroso aos cadernos eleitorais!
        A ccegueira ideológica é de tal ordem que ele até chega a ser apelidado de democrático pelos comunistas cá do burgo!
        Perguntem a vários venezuelanos como tem sido maravilhosa a vida lá sob o governo dele e depois venham falar que os EUA isto e aquilo!

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Bem, dos comunistas cá do burgo não se podia esperar muito, se até para eles a Coreia do Norte é uma democracia. Os conceitos de democracia do PCP são hilariantes.

      3. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        +111

  4. Avatar de Oh
    Oh

    Lol sabe muito este senhor.. Nenhuma das alternativas dele são encriptadas por definição, isso facilita muito ao governo dele anda a espiar os cidadãos se necessário.

    1. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      Não conheço o aplicativo «WeChat» mas em relação ao «Telegram» eu também tinha essa ideia de que as comunicações (mensagens, vídeo, áudio) não eram encriptadas por definição mas após efectuar uma pesquisa, ler vários artigos – não é 1, nem 2, ou três, mas sim vários e de diversas fontes – afinal o «Telegram» tem por padrão as respectivas comunicações encriptadas existindo dois modelos: um para comunicações comuns e outra bastante superior para as conversas em modo privado.

      O «Telegram» é o melhor aplicativo para comunicação, quem quiser privacidade, segurança, rapidez, funcionalidades e aspecto de elevada qualidade, pode e deve mudar para este aplicativo que é superior ao «WhatsApp» em tudo assim como em relação aos seus concorrentes.

  5. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    O que eu fico admirado é como ainda há gente que acha normal um líder de um país mandar prender tudo o que é oposição.
    Que pouca sorte que os Russos têm, os Norte Coreanos, os Sírios, os Venezuelanos etc, toda a oposição é trafulha, inacreditável a falta de sorte destes povos, a sorte deles é que são governados por pessoas muito inteligentes e que colocam os interesses do povo em primeiro lugar aos interesses pessoas, valhamos isso.
    Se realmente tivesse convicto que tinha ganho era o primeiro a colocar as atas para calar tudo e todos.

    1. Avatar de Владимир Путин
      Владимир Путин

      “O que eu fico admirado é como ainda há gente que acha normal um líder de um país mandar prender tudo o que é oposição.” Tipo Ucrânia?

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Não, tipo Rússia, qual é o opositor Russo que não foi preso?
        Consegues dizer?
        Achas normal, que todos os que se opõem ao PuT IN são todos trafulhas?
        Que estranha forma de veres o mundo, até gostas de partilhar e bem as tuas opiniões aqui e provavelmente em outros lugares, é sinal que aprecias a tua liberdade e defendes ditadores que são completamente contra a opinião contrária / Contraditória, tens perfil para seres o braço direito de um ditador, consegues justificar o injustificável e vives feliz com isso.

      2. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        O Zelensky nem eleições fez, proibiu partidos da oposição e até deu medalhas a soldados com suásticas no ombro mas esta malta foi bem domesticada, basta falares na Venezuela ou na Coreia do Norte e ficam tão raivosos que até se babam, os americanos até os punham todos a enrabarem-se uns aos outros se fosse preciso, mas eles não precisam disso, só precisam que a gente lhes compre as bombas de milhões e que mande os nossos filhos para morrer num buraco qualquer que lhes interessa roubar, já não falta muito e muitos até já estão cheios de vontade de ir como o roto do skinhead amigo do goucha

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Só por curiosidade, como fazes eleições em tempo de guerra?
          Então achas seguro e normal, juntares milhares de pessoas num local para votar em tempos de guerra?
          Ou preferes eleições à Puit In, com pessoas armadas a entrar dentro de tua casa com a urna e o boletim de voto?

          1. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Fácil… não fazes e chamas-lhe democracia. Parece magia, não é?

    2. Avatar de Ivo
      Ivo

      Na Espanha, após o referendo de independência da Catalunha em 2017, vários líderes catalães (força política que representa a oposição) foram presos ou exilados por seu papel na tentativa de secessão. Além disso, no País Basco também teve um histórico parecido, onde Espanha não permite forças separatistas ou opositores do regime.

      No Reino Unido, a situação na Irlanda do Norte foi marcada por décadas de conflito conhecido como “The Troubles”, envolvendo nacionalistas católicos que queriam a unificação com a Irlanda e unionistas protestantes que queriam permanecer no Reino Unido. Durante esse período, muitos membros de grupos paramilitares foram presos (que representam a força de oposição).

    3. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      Eu fico admirado é como é que ainda existem Portugueses que utilizam o «WhastApp» uma ferramenta de espionagem e colecta de dados que trabalha para a organização 5 Olhos, em vez de utilizarem o «Telegram».

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Os gajos que espiam o meu WhastApp, devem de andar sempre com a bandeira estiada, e com uma fome do catano, só recebo vídeos e fotas de senhoras despedias, e fotos de almoços e jantares 🙂 🙂

        1. Avatar de Figueiredo
          Figueiredo

          O problema do qual você padece terá de ser tratado com um especialista, não é aqui nesta página na Internet de informação e tecnologia que o poderá resolver.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Eu ainda consigo arranjar ajuda, já outros!

  6. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Quem fala com passarinhos para que precisa do Whatsapp?

  7. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Saúdo este alerta dado pelo Sr.º Presidente da República Bolivariana da Venezuela (RBV), Nicolás Maduro, que vai de encontra aquilo que tenho aqui escrito.

    O «Whatsapp» é um aplicativo de espionagem e colecta de dados criado e gerido pelo Instituto de Inteligência e Operações Especiais («MOSSAD»):

    – Mossad Owns and Created WhatsApp

    https://veteranstoday.com/2019/05/14/whatsapp-vulnerability-get-real-the-mossad-owns-and-created-whatsapp-for-idiots-like-me/

    Todas as comunicações, todas as fotografias, ficheiros, dados, e documentos, são recolhidos pelo «WhatsApp»:

    – Elon Musk: “Não podemos confiar no WhatsApp”

    https://www.noticiasaominuto.com/tech/2317142/elon-musk-nao-podemos-confiar-no-whatsapp

    – Elon Musk ataca a forma como o WhatsApp trata dados dos utilizadores

    https://pplware.sitedev.pt/internet/elon-musk-ataca-a-forma-como-o-whatsapp-trata-os-dados-dos-utilizadores-meta-responde-a-letra/

    Os Portugueses têm de perceber que todas as vossas mensagens, as vossas fotografias, fotografias dos vossos filhos e familiares, os vossos vídeos, os vídeos onde estão vocês e respectivos familiares, os vossos dados, são constantemente recolhidos pelo aplicativo «WhatsApp», armazenados, e vistos sabe-se lá por quem.

    Recentemente fiz um apelo aqui no «PPLWARE» para o escolherem o «Signal app» para comunicar, mas desde já informo que retiro aquilo que disse, este aplicativo é uma fraude.

    Fui dos primeiros a escrever aqui que o «Signal app» foi criado pela Agência Central de Inteligência («CIA»), o que é verdade:

    – How CIA Created Signal Messenger App

    https://greatgameindia.com/how-cia-created-signal-messenger-app/

    – Signal facing collapse after CIA cuts funding

    https://english.almayadeen.net/articles/analysis/signal-facing-collapse-after-cia-cuts-funding

    – Huawei engineer exposed SIGNAL has CIA backdoor — Please do not use SIGNAL has been subverted

    https://github.com/signalapp/Signal-Android/issues/8974

    – Telegram CEO calls out rival Signal, claiming it has ties to US government

    https://www.theregister.com/2024/05/14/telegram_ceo_calls_out_rival/

    Mas ainda tinha esperança neste aplicativo devido ao facto de ter sido recomendado por Edward Snowden, no entanto, o que está por detrás do «Signal app» é um esquema de espionagem, e as recentes notícias sobre falhas de segurança neste aplicativo provam isso mesmo, pior, as pessoas que representam esse projecto quando foram alertadas reagiram com desprezo, arrogância, e respostas evasivas.

    Dois dos elementos que fazem parte do «Signal app», Katherine Maher e Meredith Whittaker, a primeira faz parte do Conselho das Relações Exteriores («Council on Foreign Relations») e integrou o programa Jovens Líderes Globais («Young Global Leaders») do Fórum Económico Mundial («WEF»), e é uma conhecida agente de mudança de regimes (as chamadas «revoluções coloridas» dos EUA); a segunda trabalhou na empresa «Google» conhecida pela sua espionagem e violação da privacidade dos usuários, e quando confrontada com as falhas de segurança no «Sginal app» reagiu em vitimização e de forma evasiva.

    Para terminar, existe uma alternativa, mude para o «Telegram» e veja a diferença, é superior em tudo.