Afinal vai ser possível aos utilizadores do Telegram pagar para desativar a publicidade

25 Comentários

Uma das apps de mensagens que mais tem crescido nos últimos meses tem sido o Telegram. Este tem aproveitado os problemas e a instabilidade da concorrência para angariar ainda mais utilizadores que acabam por ficar no serviço.

Ainda assim, e de forma não esperada, o Telegram acabou por ceder a algo que vinha a conseguir escapar. Falamos da publicidade que em breve será uma realidade neste serviço, e que afinal tem algumas surpresas. A mais importante e recente é que será possível aos utilizadores pagar para a desativar.

Telegram publicidade pagar utilizadores mensagens

Mudanças na filosofia do Telegram

Apesar de ter sido revelada a possibilidade da chegada da publicidade ao Telegram, muitos não esperavam que se tornasse uma realidade. Ainda assim, e do que foi possível ver, este elemento chegará em breve aos canais do Telegram.

A ideia deste serviço é garantir fundos para que possam continuar a desenvolver novidades e a melhorar o serviço. Mesmo com esta novidade, há agora uma alteração que Pavel Durov, o criador do Telegram, anunciou numa mensagem. Será possível pagar para não ter a publicidade presente nas mensagens.

Muitos utilizadores sugeriram a introdução da capacidade de desativar anúncios oficiais nos canais do Telegram. Hoje estamos a anunciar mais duas mudanças:

1. Os utilizadores poderão desativar os anúncios oficiais.

Já começamos a trabalhar nesse novo recurso e esperamos lançá-lo ainda este mês. Pode ser emitido na forma de uma assinatura de baixo custo, o que permitirá a qualquer utilizador apoiar financeiramente diretamente o desenvolvimento do Telegram e nunca ver anúncios oficiais nos canais.

2. Os autores dos canais poderão desligar os anúncios oficiais nos seus canais para todos os utilizadores.

Alguns criadores de canais também gostariam de “desligar” os anúncios nos seus canais para todos os utilizadores. No momento, estamos a calcular as condições económicas para esta opção. Em breve, os anunciantes poderão colocar um anúncio “invisível” em qualquer canal que – presumindo que haja custo por impressão suficiente – resultará em nenhum anúncio nesse canal.

Publicidade poderá afinal ser controlada

Como pode ser visto nas declarações presentes acima, a equipa do Telegram prevê a possibilidade de criar uma assinatura para impedir a apresentação de publicidade. Esta poderá também surgir em outras formas, mas que ainda não foram reveladas. Esperam-se novidades ainda este mês.

Além disso, também poderá ser possível aos gestores dos canais terem uma forma de limitar a apresentação de publicidade nestes espaços. É algo que ainda estará a ser avaliado e que em breve será também revelado pela equipa do Telegram.

Utilizadores vão poder escapar a estas mensagens

Estes anúncios vão estar presentes apenas nos canais e não vão ser intrusivos. Surgiram na forma de mensagens que vão ser publicadas diretamente como qualquer outra resposta de um utilizador. O Telegram garante também que não irá usar dados dos utilizadores para a criar perfis de apresentação de publicidade.

Espera-se que o Telegram apresente novidades ainda este mês, associadas à publicidade que decidiu apresentar nos canais. Esta não era uma mudança esperada pelos utilizadores, que se habituaram a usar este serviço de forma gratuita, com todas as suas medidas de segurança.

Era inevitável acontecer! A publicidade também está a chegar ao Telegram

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    whatsapp nao tem publicidade, tao bom. E com tantos contactos. telegram? nao conheco nem quero

    1. Avatar de mlopes
      mlopes

      quando algo te é dado gratuito online tu não és o cliente, és o produto

      1. Avatar de Manuel Costa
        Manuel Costa

        É o que está a acontecer com o Telegram e com o Signal… ou passas a pagar 29 euros anualmente ou passas a pagar 700 euros anualmente na publicidade que vendem para te mostrar.

      2. Avatar de iDroid
        iDroid

        Uma frase tantas vezes repetida e que cai em ouvidos moucos…

      3. Avatar de wtvlol
        wtvlol

        No Telegram pagas e ainda és usado.

        2 em 1!

  2. Avatar de mlopes
    mlopes

    nem sei porque alguém se dá ao trabalho se tem a solução à distância de uns cliques: signal.
    todas as conversas encriptadas end-to-end mesmo as de grupo, coisa que não acontece no telegram

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Signal também já avisou que vai ter publicidade na versão gratuita ou precisas pagar 33 dólares pela versão “pro”, sem publicidade. Já andam a testar e, em breve, será disponibilizada.

      1. Avatar de Shenmue
        Shenmue

        A isto se chama fake news, ou noticias falsas.

    2. Avatar de Vilna
      Vilna

      Isso mesmo. Mas infelizmente ninguém quer saber de segurança e privacidade

      1. Avatar de Reis
        Reis

        Privacidade e segurança? Não usem android,googles e redes sociais. Agora usarem signal e depois vao a google e andam no tiktok entao não vale a pena

        1. Avatar de Vilna
          Vilna

          Ora nem mais. Tik tok não tenho. Aqui usa se Firefox e Qwant.
          Mas atenção que não precisamos de irradicar a Google nem as redes sociais, o que é preciso é reduzir a independência cega e procurar alternativas mais seguras e com maior privacidade.
          A Google ainda tem excelentes ferramentas e existe gente que vive das redes sociais.

  3. Avatar de Fusion
    Fusion

    Em relação ao Facebook e Instagram, aquilotem os problemas que todos sabemos de privacidade e afins.
    Já quanto ao WhatsApp nunca entendi bem o ódio generalizado (pelo menos aqui no pplware).
    Eu tenho as 3 “grandes” (WhatsApp , signal e telegram) e honestamente pouca ou nenhuma diferença noto entre elas, 90% das vezes o uso que lhes dou é ver mensagem e responder e isso todas elas fazem de igual forma. Depois a questão dos utilizadores, onde o WhatsApp é claramente vencedor, praticamente toda a gente está lá. Tudo isto para dizer, porque raio alguém se ia sujeitar a levar com publicidade numa aplicação de mensagens? “Ah mas é mais seguro..” , tudo bem até pode ser mais seguro, mas acabam por ter que usar o WhatsApp na mesma uma vez que nem toda a gente está no telegram (ou signal).
    E já agora o que é segurança?
    No Facebook tem a questão de venda de dados, pesquisas, publicidade, tudo o que vemos na rede etc, mas no WhatsApp mesmo que façam isso, qual é verdadeiro impacto? Em termos de publicidade nunca senti nada direcionado por ter uma determinada conversa no WhatsApp por exemplo..

    1. Avatar de Reis
      Reis

      O whatsapp e muito bom mas estagnou. Nao tem app no ipad, apple watch não tem chamadas no whatsapp, so recentemente a web version ficou independente do tlm. Ainda assim não tem ads, tem encritacao e funciona super bem pois toda a gente usa.

      1. Avatar de manel
        manel

        não têm app para ipad? oi ?

      2. Avatar de lopes
        lopes

        Não estagnou, simplesmente não existe para usares no Ipad nem no apple watch porque não faz qualquer sentido, para muitos o smartphone é o que interessa, o resto é uma minoria que é onde tu estas incluído.

        Os tables\ipad’s tal como os relógios wacth foi tudo muito giro, mas depressa a malta se fartou e ficou apenas pelo smartphone independentemente de ser Android ou IOS.

    2. Avatar de José Bacalhau
      José Bacalhau

      Pois eu só uso Telegram, não tenho WhatsApp e sempre que alguém me pede o número de telemóvel para que eu use digo para mandar por e-mail ou SMS. Que eu saiba nunca deixei de ir a nenhum lado por causa disso. E se para usar o Telegram tiver que pagar muito deixo de ter. O SMS e o e-mail chegam perfeitamente para todas as necessidades.

  4. Avatar de Sapo
    Sapo

    Eu não me importo de pagar um valor aceitável por algo que eu uso e que me agrada, eu pago patreon por alguns youtubers com material da minha área de estudos e não me importava de pagar algo por um serviço de mensagens para usar algo bom privado e que não vende os nossos dados e que ainda por cima, fosse único. O telegram não é. Ainda tem o signal e se apertarem dem os usuários eles fogem pro signal

    1. Avatar de Looop
      Looop

      Porque alguem paga patreons no youtube depois de ter tanta publicidade para ver o video e mesmo com adblock os videos tem publicidade do canal?

      1. Avatar de lopes
        lopes

        Hoje dia só paga aqueles que não tem que fazer ao dinheiro, há realmente conteúdos que só se tem acesso a eles mediante uma subscrição e ai não há nada a fazer, agora os youtubers que metem conteúdos no patreon mais cedo que no youtube de forma a ganhar algum extra para aqueles que não conseguem esperar e não se importam de pagar, no entanto, a PUB continua toda lá e mesmo com adblock, as medidas que hoje já estão a adoptar nos vídeos é ao longo dos vídeos inserir a publicidade já incorporada, ai não temos como a remover, é como se estivéssemos a ver televisão ao vivo e os anúncios a surgir, é chato, mas é assim que a malta ganha a vida.

        Agora claro conteúdos premium, ai não há Pub em lado nenhum.

    2. Avatar de José Bacalhau
      José Bacalhau

      Concordo. Também pago alguns Patreons e o Protonmail. Pago os 100 euros anuais para o Dropbox. Dantes pagava para o Google mas deixei-me disso. Tenho 89 GB para um limite de 30 GB mas ainda consigo enviar e receber emails.

  5. Avatar de ddqdd
    ddqdd

    adblock baby!!

    1. Avatar de Reis
      Reis

      Ja ouviste falar em pihole? Sem ads em tvs, pcs, tlm, ipad e tudo sem adblock. Basta um pihole de 10 euros uma unica vez 🙂

      1. Avatar de lopes
        lopes

        Pagar, quando existe algo gratuito, não vás ao médico não…

      2. Avatar de José Bacalhau
        José Bacalhau

        O que é isso, pihole?

  6. Avatar de José Bacalhau
    José Bacalhau

    Ainda não tinha dado por ela…