Afinal sempre há Android nos Nokia

146 Comentários

Este seria um cenário que, para muitos, era perfeito. A Nokia poderia adoptar o Android e largar o Symbian. Contudo, após a Microsoft ter adquirido unidade móvel da Nokia, a possibilidade tornou-se muito mais remota.

Chegou mesmo a ser veiculada a notícia que existiram testes, mas foi amplamente desmentida pelos responsável da marca finlandesa. Agora, alguns meses depois do desmentido, surgem novos rumores de que afinal esta possibilidade poderá ser muito mais concreta. Poderá haver Android nos Nokia!


Hoje apareceram imagens de um smartphone Nokia com Android. Este sistema operativo é bastante flexível e adapta-se perfeitamente a estruturas diferentes, assim, existir nos Nokia é juntar o útil ao agradável.

Um twitt deixado por Evleaks (conhecido pelas fugas de informação no mundo da tecnologia) deixou hoje 3 imagens de um dispositivo a que foi dado o nome de Normandy.

Nas imagens é visível a bem conhecida estrutura dos Lumia e nos screens dos ecrãs percebe-se que suporta dual SIM. Além de outras pistas, podemos concluir que este seria um concorrente de muito peso no mercado. Mas como estaria aqui a posição da Microsoft?

Bom, já são conhecidas algumas boas notícias para a Google, na CES foram apresentados pela Intel e AMD intenções para colocar no mercado Desktops/PCs híbridos que passem a correr Android e Windows, em Dual Boot. Há nesta altura uma diversidade grande de soluções a nascer, esta pode ser mais uma… Android nos Nokia!

Comentários

146

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Santiago
    David Santiago

    Yes , Yes , Yeesssss xD

    1. Avatar de Zé

      x1 para os low end era uma boa ideia.
      por muito bonitos que sejam os asha vao ter poucas apps.e gostava de ver um fork Android da Nokia

  2. Avatar de Gualter
    Gualter

    E isso é considerado uma boa noticia? Fdx ja parece as formigas, um gajo por muito que fuja do Android ele persegue um gajo…
    Ainda assim, penso que será mentira! Espero.

    1. Avatar de Pedro'O
      Pedro’O

      +1

      Realmente é isso mesmo que tu dizes…

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não te preocupes, é óbvio que é uma montagem foleirota…

      Realmente, era mesmo contra-natura… Um Nokia com… Android?

      1. Avatar de Brinkz
        Brinkz

        montagem? ahahahaha

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Facilmente se vê que é um screenshot com a imagem de um lumia qualquer por trás, com um Photoshop aos botões…

          Até está mal posicionada e tudo…

          1. Avatar de pois
            pois

            Se não fosse do evleaks até podia acreditar, mas sendo dele…

          2. Avatar de tiago
            tiago

            😐 nem comento…é montagem SIM.

            repararam num simples facto? – as horas sao as mesmas em todas as imagens.

          3. Avatar de Marcelo Barros
            Marcelo Barros

            Vemos bem que aquilo nem sequer é o smartphone de verdade, é apenas uma imagem. Mas isso não quer dizer que seja falso, a única coisa que aquilo parece ser é uma maqueta,não uma tentativa de montagem.

            Pensem um bocado.

          4. Avatar de Nelson
            Nelson

            Maqueta?

            Opá, uma “maqueta” em engenharia chama-se “protótipo”. E uma dev board para telemóvel tem este aspecto:

            http://www.bing.com/images/search?q=qualcomm+dev+board&go=&qs=n&form=QBIR&pq=qualcomm+dev+board&sc=1-18&sp=-1&sk=#view=detail&id=8ED6076E1EA266BB9CB7CE845E894CC97E47219B&selectedIndex=9

            Não se usam produtos montados como esse, a não ser para testar o produto final, a ver se não tem problemas de montagem, de operação, etc…

          5. Avatar de Rui
            Rui

            Muito bem, um Apple fan usar o Bing como motor de busca 🙂

          6. Avatar de Portas
            Portas

            Claro, tu és mais esperto que todos.

            Achas que devias procurar solucao para a fome no mundo.

            Ah espera, ja encontraste! “Apples” para todos!

      2. Avatar de bytemybits
        bytemybits

        foram divulgadas fotos a coisa de um mes de um lumia a correr 4.2.2 em fase de experimentacao. nao me recordo da source

    3. Avatar de Brinkz
      Brinkz

      mas isto é um fork do android!! sem as coisas da google!!

    4. Avatar de Tavares
      Tavares

      +2.Nem quero pensar nisso sequer…

    5. Avatar de André Pereira
      André Pereira

      Tenho quase a certeza que sim, deve ser fake, mas também nem que não fosse visto que o sistema operativo android é fragmentado,de fraca qualidade, consome muita ram, tem uma UI mal desenhada, fraca autonomia etc etc etc de certeza que seria um tiro no pé por parte da nokia, logo nenhum hater precisa de se preocupar com a remota possibilidade de a noticia ser verdadeira, ou será que precisa?!?!?…

    6. Avatar de Helder Coelho
      Helder Coelho

      X2 Dassssss
      Que praga…

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu tentei fugir do Android, estou bastante satisfeito com o meu Lumia920 com WP8. Não me parece que seja verdade.

  4. Avatar de Rochita
    Rochita

    Simplesmente não combina… e além do mais deve ser uma mentira descomunal, o que a microsoft deve fazer é continuar a evoluir o excelente sistema que o wp8 é.

    1. Avatar de diogo
      diogo

      se isto for verdade é trabalho do que restou da nokia original e não tem nada a haver com a microsoft

  5. Avatar de kelly
    kelly

    Simplesmente ridículo poder sequer pensar que isso seria minimamente possível.

    Microsoft compra a NOKIA, Windows Phone 8 a preço ZERO e ia deixar colocar android nos seus phones ??????

    Dream on

    1. Avatar de Brinkz
      Brinkz

      este projeto já anda a algum tempo, se fores as fontes confirmas o que estou a dizer..
      a microsoft na ces disse que vai deixar as fabricantes fazer dual-boot do wp e android

      1. Avatar de flavio
        flavio

        nao vao existirs telemoveis com dual-boot

  6. Avatar de NewJ
    NewJ

    No, no, no..
    Já existem marcas que chegam e sobram com Android.. Deixem os Nokia continuar com a boa parceria wp8, e apenas essa..

    1. Avatar de Rochita
      Rochita

      É acabar é com o symbian duma vez… começar a utilizar o wp7.8 para equipamentos mais baratos e está a andar…

      1. Avatar de adolfo
        adolfo

        é mas é melhorar o symbian e acabar com esses so’s d mrd!!! cambada d totós!

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        O WP8 corre sem problemas nos dispositivos mais baratos, não é preciso o 7.8 🙂

  7. Avatar de Bernardo Marcelo Leitão
    Bernardo Marcelo Leitão

    NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

    Deixem o Windows Phone em paz!!!!

  8. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Não vejo grandes semelhanças entre as imagens e o Android… Alguém me explica em que são semelhantes?

    1. Avatar de Brinkz
      Brinkz

      le mais acima o que eu escrevi

  9. Avatar de Luís
    Luís

    Android no meu Nokia WP8??? Ter viroses de todo tipo e feitio? Não obrigado! Só não entendo o porquê a Nokia ir de cavalo, para Burro!!! Acho que esta notícia, não merece credibilidade…

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      de cabalo para burro já fosses tu, haverá alguém a dizer que wm8 é melhor que androide? em que aspecto, é mais bonito? mete uma skin do wm8 ou do ios, mas melhor mais e mais versátil não é, agora se acontecer o que já ouvi de poderes correr aplicações no wm8 que também correm em win8, bom, aí irei concordar com isso mas de momento o wm8 é apenas uma coisa bonita que não serve para nada a não ser fazer chamadas.

      1. Avatar de joaquim
        joaquim

        deves querer dizer ( de cavalo para burro), mas de resto concordo com isso.

      2. Avatar de zezito
        zezito

        Mas olha lá, afinal debaixo de que pedra pré-histórica acabastes de sair?
        O wp8 só da para chamadas? engraçado ainda há bocado tive a jogar fifa, olha … e ainda ontem joguei N.O.V.A 3 e Modern Combat.. queres ver que o meu nokia 920 afinal não tem maquina fotográfica nem facebook? estranho! deve ser magia…

        1. Avatar de NewJ
          NewJ

          Ele está a falar de wm8, deve ser algo que só dá para fazer chamadas que nunca ouvi falar.. E nunca ouviu ninguém dizer que wp8 é preferível a Android, precisa de óculos porque aqui os comentários dizem quase todos isso..

      3. Avatar de Carlos
        Carlos

        O que é esse Wm8 de que falas?

        1. Avatar de Sérgio
          Sérgio

          +1

          Vê-se logo o conhecimento do rapazinho pela plataforma. Isto é do género:

          Smartphone With Launcher = Smartphone
          Smartphone Without Launcher = Phone

          Ah lá cada um…

  10. Avatar de golias17
    golias17

    Não percebo qual seria o problema de a nokia vender os dois SO têm assim tanto medo que se a nokia apostar no android o WP vá morrer?

    Uma coisa é certa a google não obriga ninguém se for verdade porque será que a nokia quer dar um passo destes? Ou será só plano B quaso o A falhe?

    1. Avatar de Rochita
      Rochita

      Ricas teorias… caso o A falhe? Têm-se visto… crescimento sucessivo de mais de 100% nos dois últimos anos. Realmente o wp8 está a ser um flop -_-

      1. Avatar de golias17
        golias17

        Não disse nada disso apenas lancei questões para o ar pois não percebo o pânico de muita gente.

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Crescimento de 100%….. Se eu tiver uma laranja e de repente passar a ter duas também tenho um ganho de 100% de laranjas, no entanto continuo a ter somente 2 e não um laranjal. O WP continua com uma quota de mercado risível… e sim, é o “terceiro”, no entanto o anterior “terceiro”, a blackberry, já tinha “falecido” muito antes da MS entrar em jogo (só estava a sangrar ao cantos à espera do sangue – market share – sair todo), por isso nem se pode dizer que a passagem ao 3º lugar, com uma market share global de 1 dígito à esquerda da vírgula, tenha sido por mérito.

        Alguém ainda se lembra das projeções da MS para o market share do WP aquando do lançamento do WP7 em 2010? Não? Então eu digo: diziam que nos próximos “2 a 3 anos” teriam cerca de 20% do market share global (ou seja, até final de 2012 ou final de 2013, fosse 2 ou 3 anos). E o que aconteceu? Nem aos 10% chegam de global market share no final de 2013.

        É verdade que o mercado do WP está a crescer, mas continua a ser uma gota e muito, mas mesmo muito, longe das projeções da MS.

        Não é flop, mas também não é “pão quentinho”.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          O teu argumento esquece o facto importante que a quota de mercado da Nokia estava a cair a pique *antes* da mudança para o WP.
          Se agora cresce mais de 150% ao ano, eu diria que valeu a pena a mudança e que o plano A está a ser um sucesso.

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          O fato de ter ultrapassado o IOS em 24 países não diz nada do crescimento do WP8 pois não?

    2. Avatar de NewJ
      NewJ

      Sim, por acaso tenho, já tive smartphone Android e não quero voltar, o wp8 é tão maravilhoso que dá medo a ideia de um dia ter que usar Android.. Mais depressa trocava para um Iphone, apesar do estigma..

      1. Avatar de golias17
        golias17

        A Nokia nunca iris deixar de fabricar WP por isso não percebo esse medo.

      2. Avatar de golias17
        golias17

        A Nokia nunca iria deixar de fabricar WP por isso não percebo esse medo.

        1. Avatar de NewJ
          NewJ

          Foi o que disseste, se teriamos medo que a Nokia abandonasse wp8 por causa disso..
          Sim, temos muito medo.. Pânico

          1. Avatar de golias17
            golias17

            Com 90% destes comentários parece que sim!

          2. Avatar de NewJ
            NewJ

            Sim, é mesmo isso, não é ironia, seria triste deixar de ter wp8 e aguentar com Android.

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Pá, quase rodada s marcas já estão a tomar providências para fazerem o android falhar dentro de um ano ou dois…

      A Sony está em negociações com a Microsoft para passar a linha Xperia a Vaio

      A LG já apresentou TV’s com webOS, ed e certeza que não vão estar a fazer um SO daqueles só para meterem nas suas televisões…

      A Samsung, está a apostar forte no Tizen.

      Não te esqueças que o android é uma plataforma ainda “open”, o que significa que podes fazer o teu SÓ compatível com Android. Por exemplo,a Amazon, tem o seu Android que é 100% independente da Google, ou o como o Android disponível no blackberry 10, entre outros sistemas do gênero, como estes PC’s que têm saído com capacidade de correr app’s android no próprio Windows…

      1. Avatar de golias17
        golias17

        Daqui a um 1 ano ou 2 logo vemos como o Android vai estar, muitos tentam fazer SO em condições mas é certo que a Samsung vai para o segundo, a nokia abandonou 2 navios a LG é quase inexistente comprou um sistema que ninguém queria e a BB esta muito mal.

        Que venha o concorrência para trazer SO melhoresmelhores, sejam eles quais forem, é isso que desejo.

        Agora não acredito que a google vá deixar as outras empresas virar o seu filho contra ela, mas cada um tem as suas crenças!

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Ninguém queria? Lol… Só em patentes… Por exemplo, a Apple paga á LG (agora) pela patente da interface Multi-tasking, e a Microsoft, também…

          A Google não manda no android! Quem manda no android é a open handset alliance (oha)

          1. Avatar de Ricardo Luis
            Ricardo Luis

            A OHA foi fundada e é gerida pela Google…

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Sim, mas não é “dona do pedaço”…

          3. Avatar de Ricardo Luis
            Ricardo Luis

            Logicamente que é dona e gestora do Adroid.

            És especialista em desinformação. Deviam contratar-te para a Coreia do Norte, mas tem cuidado com os cães…

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Além disso, a samsung e LG são vitais. São praticamente as únicas a fazerem bons displays para dispositivos móveis.

          1. Avatar de golias17
            golias17

            Isso de mandar é relativo tem muito que se lhe diga.

            Conta lá quem é que queria então? Quem mais tentou comprar?

          2. Avatar de golias17
            golias17

            Lá está cada uma tem o seu ponto forte.

  11. Avatar de Fernando
    Fernando

    Apenas especulação, e lenha na fogueira para acaloradas discussões.

    1. Avatar de zezito
      zezito

      nem mais, 🙂

  12. Avatar de Nuno Batista

    Nonsense. Para alem disso para que Android???

  13. Avatar de Carlos
    Carlos

    Isto só tem 2 probleminhas.

    O primeiro é que vai ser preciso muito mais do que uma simples “foto” na Internet para se poder confirmar o que quer que seja. Fazer uma imagem destas leva uns bons 30 segundos, e nem é preciso o Photoshop.

    O segundo é que, mesmo que as imagens sejam mesmo fotos, a Nokia já não fabrica telemóveis, ou já ninguém se lembra que a Microsoft comprou a divisão da Nokia que fabrica telemóveis?

    A probabilidade da Microsoft vender telemóveis com outro SO que não o Windows Phone é zero. Nem a Microsoft, que é especialista em dar tiros nos pés, iria fazer uma coisa dessas.

  14. Avatar de Nuno Goncalves
    Nuno Goncalves

    Normal isto acontecer. A microsoft tem q ter acesso ao android pra poder copiá-lo como fez/faz com o windows/xbox. desde o lançamento do windows 3.1 q é assim.

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      Em termos de software é a Microsoft que copia o Google..??!! É a primeira vez que leio(ou ouço) uma “barbaridade” dessas…rsrs!!

      1. Avatar de golias17
        golias17

        Em SO moveis o da google esta bem a frente em termos de capacidade e características. Não me admiro nada que sirva de alguma inspiração!

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Em termos de software não digo, mas noutras coisas sim. Só assim de repente, recordo-me de uma ratoeira que a google armou com um resultado de pesquisa específico, para provar que o bing (microsoft) copiava os resultados de pesquisa do google e apresentava-os no bing (como por exemplo a palavra nonsense “hiybbprqag”, em 2011, que deixou a MS muito caladinha e com o rosto bem vermelhão).

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Se te tivesses informado bem, saberias que não foi nada disso que aconteceu.

          O que aconteceu, e nota que quando se instala a Bing Bar é-se informado disso, a Bing Bar envia para a Microsoft todos os links em que se clica, juntamente com o “referer” (o url da página onde o link está).

          O Bing depois pega nisso, junta mais uma data de coisas e gera os resultados que lá aparecem.

          Só que, nesse caso específico, esses links só tinham uma fonte, o próprio Google, e por isso o resultado era igual.

          E bom, estamos a falar da Google que rouba descaradamente conteúdos de jornais e sites variados (o Yelp, o IMDB, etc.) para enriquecer os seus resultados, ou outra Google?

    2. Avatar de Luis Mé
      Luis Mé

      Achas mesmo que a Microsoft precisa de copiar alguma coisa para o Windows Phone!? Ao contrario já não duvido!! O SO da microsoft e muito bom! Duvido que já tenhas testado alguma vez!!

      Neste momento o android e um SO para massas, quem quer um SO estável procura WP, IOs ou Blackberry!!

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Deixas-me confuso entre dizeres que o WP não precisa de copiar nada e dizeres depois que o Android é um SO para massas, o que quer dizer então que o Android dá o que os outros não dão (seja em preço, seja em funcionalidades, pois mesmo a custo zero, se me derem uma pedra de xisto continua a não ter as funcionalidades que quero em um smartphone). Ora bem, se dá, então a concorrência ou melhora ou segue exemplo, e da última vez que vi, a MS que já teve um market share considerável com os WinCE, seguiu exemplo.

        E não me venham com as analogias dos ferraris vs minis pois da última vez que vi não abundavam ferraris em estrada alguma do mundo excepto no dubai. Por outras palavras: não se tenta matar mosquitos com tiros de zagalote (infelizmente, como muito se tem comprovado, a MS também não é nenhum ferrari, é um smartphone como qualquer outro, simplesmente com um market share bem menor e com necessidade da MS em incentivar os developers a desenvolver para essa plataforma com programas de incentivos monetários).

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Tens razão pá.
      Vamos esquecer o pormenorzito que tanto o Windows como a Xbox são anteriores à existência da Google, mas que importância tem isso?
      Mas se quiseres detalhar melhor onde é que o Windows 8 ou a Xbox One copiam a Google, força.

      1. Avatar de Ricardo Luis
        Ricardo Luis

        Xbox anterior à existencia da Google?

        De que realidade alternativa vens tu? 😀

  15. Avatar de European Guy
    European Guy

    Ta-se mesmo a ver que são Nokia chinocas. As imagens do suposto equipamento vão muito além do foleiro.

  16. Avatar de Tiago
    Tiago

    Mas há? Havia? ou deixou de haver?…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Sim, chama-se nokia_andorid.psd

      (.psd é um ficheiro Photoshop)

  17. Avatar de Eduardo Ribeiro
    Eduardo Ribeiro

    Sinceramente a mim parece-me mais um concept para o novo interface do Windows Phone 8.1, que segundo rumores irá suportar dual SIM, terá um novo sistema de notificações (que é precisamente o que mostra a primeira imagem) e nada naquela imagem é Android… o design flat é completamente WP, os ícones no “toast” ou no Notification Bar parecem mais WP do que Android e finalmente não estou a ver a Nokia a lançar um telemóvel com Android depois de ter vendido as operações à Microsoft… sinceramente… não acho nada plausível esta notícia…

    1. Avatar de flavio
      flavio

      Também me parece. Falam de virtual buttons mas depois aparece a seta no meio do telemovel

  18. Avatar de José
    José

    Francamente não vejo a necessidade, estou encantado com os Lumia, e não sou eu, todos que têm um, raramente apresentam razoes de queixa. Gosto imenso do wp8, fluido, limpo e simples. Como disse parece-me desnecessário.

  19. Avatar de JStu
    JStu

    Meus caros amigos,

    Não sei se é verdade ou não.
    A Microsoft ter adquirido a Nokia não significa que não deixe instalar Android nesses dispositivos. Porquê??
    Para quem não sabe:
    http://www.zdnet.com/microsofts-most-profitable-mobile-operating-system-android-7000015094/

    A minha opinião … ehhh … penso que a Microsoft tem um excelente SO … WP8. Eu estou plenamente satisfeito.

    1. Avatar de Ediuardo Ribeiro
      Ediuardo Ribeiro

      Oh por favor…. sim o Android rende milhões à Microsoft em patentes, toda a gente sabe isso… Aliás isso é notícia ainda quando a Microsoft tinha o Windows Mobile… Daí a instalar nos telemóevis que vai passar a produzir Android vai um grande passo… Eu volto a lembrar a marca Nokia em telemóveis é agora uma divisão da Microsoft… daqui a nada vão-me dizer que o Surface 3 vai trazer dual boot com Linux…
      Sério?

  20. Avatar de Mr. Antunes
    Mr. Antunes

    O projeto é anterior à compra pela Microsoft, claro que agora será improvável que seja lançado. O mercado a atingir era Ásia e afins.

    O engraçado disto é que quem mija contra o vento…
    Tanto falaram que NUNCA e afinal como os negócios estavam mal já tinham um nokia com android praticamente pronto, para os mercados emergentes.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Mas é precisamente nos mercados emergentes que o WP8 está a fazer tanto sucesso…

  21. Avatar de Paulo Pereia
    Paulo Pereia

    mas… corrijam-me
    seria o fim do mundo se isso fosse verdade?
    só o compraria quem quisesse , ou não?
    será que quem tem um nokia com wm8 seria obrigado a trocar por um nokia com android?
    será que a nokia passaria a ser uma marca pior se o fizesse?
    os será que os nokiafas (o qual eu também sou desde 1996 só tive 3 marcas diferentes)estão a seguir o propósito da publicidade da nokia?

    deixai vir a concorrência, nos é que ganhamos com isso.

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Paulo Pereia,
      Devias experimentar o wp8 para teres uma ideia suportada. Acho que estas com uma ideia errada do wp8 precisamente por desconhecimento.

  22. Avatar de DiogoRibeiro
    DiogoRibeiro

    Muito estranho isso, ia ser um dual sim? Penso que não faz parte da filosofia da nokia ter um telefone dual sim e muito menos android… Muito estranho

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Diogo, a Nokia já tem vários modelos dual sim, talvez o mais conhecido é o Asha. No segmento empresarial muitos utilizadores (no qual estou inserido) preferem de longe um telefone menos poderoso mas que suporte para 2 cartões SIM (cartão da empresa + cartão pessoal), evitando ter 2 telemóveis/smartphones e só precisam de ter 1 agenda, 1 lista de contactos, etc…. já lá vai o tempo em que andava com 2 telemóveis aos tombos…..

      Estranho sim é a notícia da Nokia (leia-se, Microsoft) apostar no android…… isso sim seria uma notícia do entroncamento!!!!

  23. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    O único aspecto que vejo nisso seria os Nokia com WP poderiam baixar de preço devido a fabricação de mais hardware que pudesse haver. Mas não me acredito que a nokia fosse colocar um sistema operativo tão mau como o android nos seus dispositivos!

  24. Avatar de D. Afonso I
    D. Afonso I

    Nas imagens não vejo nada que indique que seja android. Não sei para que é este filme todo.

    A essas imagens serem verdadeiras é mais provável ser uma versão nova do Windows phone do que android.

  25. Avatar de okapi
    okapi

    Estranho, isso queriam eles, os fans do Android. Os Nokia,estão muito bem, como estão. Quanto ao dual Sim fala-se à muito que iam sair e venham eles o mais depressa possivel.

  26. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    também sairam o resto das imagens que mostram o processador, versão etc…está tudo no xda, trata-se de um telemovel chines e não Nokia. a pplware tira as noticias da endgaget e depois nem se dá ao trabalho de ver o resto =)

  27. Avatar de Ana
    Ana

    Sinceramente acho isso uma pouca vergonha. Trabalhei com Android durante 2 anos e digo sinceramente que foi das piores experiencias que tive em utilização de telemoveis. Por ser um sistema Open-Source, em que quase “qualquer um” pode desenvolver uma app, o sistema ve-se com várias falhas e aplicações pouco compativeis. Fui diversas vezes a lojas da minha rede (Vodafone), porque consecutivamente ficava sem receber mensagens, chamadas, fosse o que fosse e a resposta era “O Android não é totalmente compativel com as nossas redes em aparelhos de baixa gama (eu tinha um Galaxy Gio)”, a verdade é que conhecidos meus com Galaxys S3 tinham exatamente o mesmo problema, isto falando apenas no maior aborrecimento que tinha, para não estar a mencionar os inumeros casos de vezes em que ele simplesmente se desligava e todo o sistema crashava. Mas resumindo, eu e muito utilizadores de Nokias, agradecemos que não coloquem esse degredo de SO nos telemoveis da marca, podiam ganhar muitos “fas”, mas mesmo esses iriam um dia descobrir o quão instavel esse sistema é.
    Adoraria poder continuar a ter o WP, tal como app’s para ele que agora têm vindo a ser desenvolvidos. Mas isto é apenas a minha opiniao, obviamente a marca fará o que acha ter de ser feito.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Melhor comentário deste artigo.

    2. Avatar de David Ferreira
      David Ferreira

      Sr Ana, primeiro compre um telemóvel decente depois venha-se queixar…..

      já agora compre um livro “Android para Totós” a venda em todas as fnacs.

      A culpa é das operadoras e não do sistema, se comprares um Telemovel com android Clean ou sem as bullshit das operadoras secalhar ficavas mais satisfeita….mas nao falo de telemoveis com android e com processadores 512mhz e 64mb de ram

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Lol… Vou ter de comprar e ler um livro para utilizar o telemóvel?

        Essa é boa…

    3. Avatar de golias17
      golias17

      Lol não recebia chamadas ou mensagens, isso deve ser culpa da Vodafone. Um s3 com esses problemas essa é nova.

      Já agora isso muito provavelmente foi antes da versão 4 pois agora o Android esta muito mais estável.

      1. Avatar de Ana
        Ana

        Se a minha rede era a Vodafone e o aparelho era incompativel com a mesma, obviamente que para mim nunca foi uma mais valia continuar a ulitizar o sistema Android.
        E já agora, nem todos os telemoveis tem capacidades para suportar qualquer Android, alguns tem exigencias demasiado elevadas para um telemovel de “baixa gama”, quem não tem posses monetárias para adquirir um telemovel de topo de gama obviamente que vai preferir qualquer outro onde tenha a minima estabilidade para as comunicações.
        Respondendo aqueles que dizem que é por não saber utilizar o sistema, lamento se nao sei o que fazer quando o telemovel crasha e nem sequer reage mais ou quando simplesmente nem liga, isto com uma boa uitilização e poucos programas instalados. Admito que inicialmente amava o sistema por toda a liberdade que ele permitia, mas quando alguem realmente da uso excessivo a um aparelho, como nós, jovens de hoje em dia, estamos constante a mandar mensagens, trocar e-mails, editar fotos, é-nos bastante agradavel ter um aparelho minimamente resistente a isso tudo.
        Digo sinceramente que o unico “defeito” do WP, é mesmo a falta de app’s, utilizem um telemovel com WP durante pelo menos uma semana e depois digam-me, qual dos sistemas vos parece mais estável.
        Mas esta será uma “discussão” sem fim, visto que cada utilizador tem a sua opinião, só gostaria que a única marca que neste momento é mais acessivel e com melhor qualidade não mudasse o seu rumo. E quem gosta tanto assim de Android, existem tantos telemoveis assim no mercado, porque não um Xperia, ou um Galaxy? Deixem-nos pelo menos os nossos Lumias 🙂

        1. Avatar de golias17
          golias17

          Acredito que o wp sejam mais estável mas o android não ganha nesses aspectos ganha noutros que para muitos é mais importante, mas mesmo assim não culpes o android por essa má experiência, a vodafone e samsung têm mais culpa XD.

          Neste momento como o sistema é mais maduro já é possível ter telemóveis de baixo custo que são bastante bons, um bom exemplo disso é o moto G.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Não, a culpa é que não leu o livro “android para totós”…

            Para usares android, tens de ser um totó…

            Fonte é mais acima, o sr. Ferreira…

          2. Avatar de MigM
            MigM

            Uma grande diferença entre o WP e o Android é que o WP funciona bem em telemóveis de 100 euros (Nokia Lumia 520). Com um pouco mais tens o 620/625 que em termos de características está ao nível de um Android com o dobro do preço.
            Se queres gastar pouco dinheiro e ter uma boa experiência independentemente de teres 1 app ou 100 apps instaladas, então WP é a melhor solução… mas é que nem há qualquer dúvida nisto.

    4. Avatar de Nelson
      Nelson

      A minha namorada tem um huawei g300, e está-se sempre a queixar de que não recebe chamadas, não consegue enviar/receber SMS, o telemóvel crasha quando vai a receber uma chamada…

      A vodafone faz parte da aliança android (OHA), de referir… Lol

      1. Avatar de Paulo Ferreira
        Paulo Ferreira

        Tenho um Huawei G300 e não tenho esses problemas 🙂 Basta saber usar as coisas, senão é claro que não tiram proveito do potencial do android ou do telemóvel.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Ela não sabe utilizar o telemóvel, em que aspecto?

          Não sabe andar a experimentar com ROM’s e a invalidar a garantia? Ou não sabe simplesmente desinstalar tudo, e não usar o telemóvel?

          1. Avatar de Paulo Ferreira
            Paulo Ferreira

            Estou a com a CyanogenMod 11 nightly, digamos 4.4.2, e tou com 0 problemas, aliás, está até mais rapido com esta rom do que com alguma outra. 🙂

          2. Avatar de Sergio
            Sergio

            @Paulo Ferreira
            “e tou com 0 problemas…”

            Pelos vistos estás com alguns problemas, nomeadamente no corrector ortográfico automático…

          3. Avatar de Paulo Ferreira
            Paulo Ferreira

            @Sergio Em todos os telemoveis que tive, nunca usei escrita inteligente, ou seja nunca usei nesta rom portanto, de tudo o que faço com o telemovel, tou com 0 problemas 🙂
            PS: isso se te referes à escrita inteligente das msg’s por exemplo xD se não for, não sei a que te referes :/

          4. Avatar de Sérgio
            Sérgio

            @Paulo Ferreira
            Quando escreves um email, comentário, etc. e a palavra não está bem escrita ele marca-te com sinal de erro e dá opções de correcção (ou também poderás configurar para corrigir automático).

            Ya tens zero problemas no que usas (resta saber se usas), ainda bem. Pelos vistos há ai quem (Ana e namorada do Nelson)tenha no que usa, deve ser por usarem coisas a mais.

  28. Avatar de Gil
    Gil

    era mais fácil acreditar se fossem imagens do maemo ou meego

  29. Avatar de FDA
    FDA

    Falam mal do android, porque nao sabem trabalhar com ele nem têm a capacidade de o explorar ao maximo.

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Ya a malta que fala isso não sabe nem tem capacidade para trabalhar com android, só com IOS ou WP…

      Live in your box…

    2. Avatar de Joao Pereira
      Joao Pereira

      Lamento mas não posso discordar mais ctg, usei 3anos Android comecei no 1.6 eclair… Este ano mudei pra wp8, ja tenho a perto de um ano Lumia 820 e acredita que trocar de tlm so mesmo por outro Lumia, cansei dos crashes e bloqueios do Android…

  30. Avatar de boy
    boy

    Cá em casa mora um nexus 2013…e sinceramente…já só as crianças o usam. Não tenho paciência para incongruências várias que vão aparecendo todos os dias: hoje uma app funciona, amanhã já não. Hoje chega uma actualização e fico com a sensação que só mudam os icones de apps do sistema. Hoje perco a ligação wifi, tenho de restaurar tudo. E depois considero que o Android é uma confusão de sistema em que os users só tem uma diversão:alterar o aspecto do sistema. De resto, jogos para os putos…e mesmo esses de vez em quando crasham.

    1. Avatar de David Ferreira
      David Ferreira

      Tu num nexus tens um mundo “para adultos” :Ptens perca de wifi……secalhar é do aparelho 😛 e não do sistema.

      Tens apps que falham? secalhar é dos developers das apps e nao do sistema

      Preferes o que? apple em que o sistema é igual á 90 anos? lol
      Windows phone? em que tens tudo bloqueado oO, e como a apple nem o bluethoot podes usar para transferir para outros devices que não os do mesmo sistema?

      O que pretendes? Um nokia 3310?

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Andas tão enganadinho David Ferreira…

        Aconselhava-te a experimentares um WP antes de falares. Mandar papaias qualquer um manda.

        Eu com o meu WP passo por Bluetooth para qualquer aparelho (só não experimentei com iphone e ipad, mas para o Mac funciona) e já com o velhinho WP7.8 o fazia… Vê lá que até com o auto-rádio consigo transferir ficheiros… Hã magia, ou então tenho um WP especial…

        Pelos vistos quem ficou na altura do 3310 foste tu, ou então só vês android à frente…

        1. Avatar de David Ferreira
          David Ferreira

          amigo se procurares o meu historial na net vais ver que além de androis tive e vou tendo iphones e wps (lg, htc e lumias)

          é verdade que não mexo no wp desde o 7.5 que NÃO dava para transferir ficheiros nem nada através do bluethoot

          O último WP que tive foi um dell venue pro

          1. Avatar de Sergio
            Sergio

            E porque não mexes não dá. É um bom principio….

            Outra coisa, no seguimento do que distes-te em cima à Ana, compra um WP decente e depois vem-te queixar…

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            LOL, transferir ficheiros por bluetooth? Estamos em 1994 outra vez?

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Android: a culpa é sempre dos outros…

        Por exemplo:

        Não funciona bem? Mete uma ROM…

        Agora não funciona outra coisa? A culpa é da ROM que lhe meteste, mete outra…

        O iphone é caro! Compra antes um android, porque é barato…

        O telemóvel é lento? Olha, foi porque compraste um android barato, compra um mais caro…

        Uma das vantagens, que apontam, é que o android corre em muitos aparelhos…

        Depois quando as app’s não funcionam bem, ou não funciona sequer… “Ai, isso é porque tens de ver que o android funciona em muitos aparelhos, e blá blá blá”

  31. Avatar de KELLY
    KELLY

    Na frase “a microsoft comprou o departamento de telemoveis ( e nao so) da nokia” O QUE É QUE NAO PERCEBERAM????

  32. Avatar de Daniel Oliveira
    Daniel Oliveira

    Oxala esta noticia seja mentira, acho que a microsoft ia-se desgraçar completamente…eu ja tive varios aparelhos android gama baixa media e alta e recentemente mudei para um lumia e o unico que me faria mudar de opçao agora seria msm o iOs, o WP8 é mil vzs mais estavel que o android, mais rapido, + fluido…pode ainda pecar pela quantidade de aplicaçoes em relaçao ao android mas tb sera uma questao de tempo ate estarem equilibrados nesse aspecto(se bem que 80% das aplicaçoes android sao lixo).Nao posso dizer que nunca voltarei ao Android porque nao sabemos o dia de amanha mas nao me parece que num futuro proximo o faça ja temos tlms com android ha bastantes anos e na mh opiniao o SO ja deveria estar melhor do que se apresenta, nesse aspecto a microsoft fez e fez com qualidade, porque sempre que uso um android parece que estou com uma versao beta.

  33. Avatar de João

    Correndo o risco de me tornar impopular, e acabar de vez com as minhas esperanças de viajar à europa, digo não! Pois se todos reclamam que o android trava e que um dos maiores diferenciais dos windows fones é que não travam, logo passará o Android a travar nos nokias também…

  34. Avatar de bcuraboy
    bcuraboy

    É assim meus amigos…Eu li aqui muitos comentarios de utilizadores de Windows Phone e que estao bastante satisfeitos com o equipamento e respectivo SO..
    Eu sou um àvido utilizador Android e desde que me aventurei no mundo do Root e de Unlocked Bootloader,que nao quero mais nada. 😀
    Contudo à algo que eu nao entendo: qual seria o problema em a Nokia ou a Microsoft fabricarem telefones Dual-Sim e Dual-Boot?
    Vocês estao a esquecer-se que no mundo e tempo em que vivemos,quem fica realmente a ganhar com estas alianças e quiçá fusoes,é sempre o consumidor.. Portanto estas guerras de SO’s sao completamente insignificantes…
    Que venha o melhor da tecnologia e inovaçao para nós e as empresas que se preocupem com questoes burocráticas e de estética 😉

    PS: uma fusao interessante seria o Android e o iOS…
    Isso sim: o melhor do hardware e do software num só dispositivo 😉

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Seria um disparate. O iOS funciona bem porque o hardware é escolhido a dedo. Quando tal deixar de acontecer o ios será igual ao android………

      1. Avatar de David Ferreira
        David Ferreira

        apoiado =)

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Seria, se os fabricantes de aparelhos iOS fossem tão negligentes como são os de android…

      3. Avatar de Sergio
        Sergio

        E mesmo assim não seria, pois é sempre um sistema mais fluido que o android. Tens o exemplo do WP, o hardware “não” é selecionado a dedo e não tem as lags do android (e com specs inferiores)…

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Disparate, há contas a pagar (royalities), quando usas android…

      Apesar do SO ser grátis, tens de pagar a muitas empresas, inclusive á ms por teres usado as suas patentes.

      Logo, se instalares “em casa”, não estás a pagar os devidos custos.

    3. Avatar de Sergio
      Sergio

      “PS: uma fusao interessante seria o Android e o iOS…
      Isso sim: o melhor do hardware e do software num só dispositivo ;)”

      E qual é que fazia de hardware?

    4. Avatar de Rui
      Rui

      Ninguém tenha dúvidas que é muitíssimo mais provável a Microsoft fazer com a Nokia o que a Apple faz com o iphone, do que instalar nos Nokia/microsoft o android………..

    5. Avatar de Nelson
      Nelson

      “PS: uma fusao interessante seria o Android e o iOS…
      Isso sim: o melhor do hardware e do software num só dispositivo ”

      LOL? Melhor hardware? Que melhor hardware?

  35. Avatar de MigM
    MigM

    A Nokia abandonou o Android no passado ainda antes do acordo com a MS. A Nokia abandonou porque o mercado android está monopolizado pela Samsung, deixando pouca margem para os outros, mesmo para a Nokia seria um risco entrar num meio sobrelotado. Por isso abandonou o Android. Foram feitos algumas centenas de Lumias para testes em Android mas o projecto foi abandonado.
    Alguns engenheiros que sairam da Nokia querem continuar o projecto, não usando a marca Nokia mas uma parecida – querem seguir a mesma filosofia da Nokia, usar o seu know-how e arriscar em Android – deverá ser fiasco porque a credebilidade da marca é zero.

    Portanto, a Nokia apostou no WP porque era um sistema novo sem qualquer concorrência e, como seria de esperar, rapidamente se tornou o maior vendedor de WP. Neste caso a situação inverteu-se relativamente à Samsung. A Samsung não investe muito no WP porque a Nokia ficou com 90% do mercado deixando pouco para eles.

    Isto de Android no Nokia poderá acontecer, mas só daqui a 5 anos, nunca antes disso. 5 anos neste meio muda tudo.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Isso não quer dizer nada. A Samsung já vendia WP muito antes da Nokia, aliás já vendia desde o WM. No entanto a NOKIA apostou e venceu.

      “Portanto, a Nokia apostou no WP porque era um sistema novo sem qualquer concorrência e, como seria de esperar, rapidamente se tornou o maior vendedor de WP. ”

      Ya antes da NOKIA apostar no WP ninguém vendia telemóveis com WP. Só assim muito de repente o LG E900 já vendia à um ano quando a Nokia começou com o WP.

      1. Avatar de MigM
        MigM

        Houve uma fase de teste ao mercado. O lançamento forte e mais a sério do WP foi em 2011 com a Nokia. E não, não havia concorrência. Estávamos no início onde basicamente o primeiro que conseguisse ter um produto sólido e com uma gama atraente venceria, foi o que a Nokia fez (que teve o apoio directo da MS já nessa altura).
        A Samsung mais tarde voltou ao WP, mas aí já veio tarde para conseguir ter impacto.
        No entanto, a Samsung não desistiu do WP porque continua a lançar apps exclusivas para os seus aparelhos WP. Mas claro, a Nokia domina o WP tal como a Samsung domina o Android.

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Deixa-te disso, que conheças só o que é falado em massa é uma coisa…

          A Nokia foi das ultimas empresas a apostar no WP, muito por causa da teimosia que tiveram no symbian e de se atrasarem no mercado.

          A Nokia chegou e venceu não foi só pela quantidade disponibilizada, mas sim pelo ecossistema criado e a qualidade de construção que sempre nos habituou. Num Nokia tinhas toda uma série de apps exclusivas. A Nokia ja era vencedora no WP7 em que 4/5 equipamentos. Queres contar quantos havia na concorrência. Se por acaso a Nokia apostar no android original com play store (o que não acredito e espero que não) vai fazer tremer a Samsung.

          Mas a tua teoria é boa…A Nokia não foi para o android por causa da concorrência da Samsung…lol. Repara que se a Nokia fosse para o android e vende-se tanto como a Lg, já vendia mais que com o WP.
          O android era o caminho mais fácil (seguido por muitas empresas), mas a Nokia sempre foi diferente (qualidade+fiabilidade).

          1. Avatar de MigM
            MigM

            Não é a minha teoria. Se lesses os relatórios da Nokia, os artigos da Nokia e dos jornalistas e analistas internacionais saberias que a teoria não é minha. 🙂

          2. Avatar de Sergio
            Sergio

            Se tu lês-te tens de aprender a ler…

            Pois, a teoria não é tua é da batata.

            Coitada da Lg, Sony, HTC e afins… para não falar na panóplia das chinesas… Onde se foram meter… vender uma coisa dominada pela Samsung, realmente não pensam eles…

            Tomara à Nokia vender tantos Lumia como a (p.e.) Lg Android, e não estou contra a decisão da Nokia (antes pelo contrário), mas se assim fosse se calhar agora a Nokia não pertencia à MS.

  36. Avatar de Rui
    Rui

    Pensem desta forma, acham mesmo que a Microsoft investiu milhares de milhões de dólares na compra da divisão de telemóveis e patentes da Nokia para……. Vender telemóveis com so android? Não faz nenhum sentido!

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      A MS ganha cerca de 2 mil milhões de euros anuais com o Android só em patentes.

      No entanto não deixaria de ser estranho que fizessem tal coisa.

  37. Avatar de adriano
    adriano

    Penso que anokia esta muito bem com wp que penso que seja um só melhor que o android, o problema que o wp enfrenta e o número de aplicações e concorrência entre as empresas q fazem as aplicaçoes

  38. Avatar de JPBSilva
    JPBSilva

    Apesar de não partilhar a opinião que um nokia a correr Android OS seria uma “desgraça” (sou utilizador de WP8, mas reconheço que as últimas versões Android estão muito bem concebidas e amadurecidas), a verdade é que ainda que a Nokia tenha permanecido na posse da linha low end não me parece que possa simplesmente tomar a decisão de aplicar este SO nos novos modelos.

    Para além disso, o design da estrutura em questão não corresponde à gama Lumia mas sim à Asha (é bastante semelhantes aos modelos 501 e 503) e as próprias imagens remetem mais para uma possível “evolução” da plataforma Asha do que para o Android.(http://mralshahawy.files.wordpress.com/2013/05/nokia-asha-501-asha-platform.jpg / http://img.genbeta.com/2013/05/650_1000_asha-platform.png)