Afinal quando é preciso usar máscara? DGS atualizou norma

98 Comentários

Com a mudança de regras da COVID-19, os portugueses ficaram um pouco baralhados relativamente à utilização de máscara. É sabido que no exterior a máscara deixa de ser obrigatória, apesar das pessoas continuarem a usá-la.
A DGS atualizou recentemente a norma onde são revelados os locais onde a máscara continua a ser obrigatória.

O uso de máscaras devido à pandemia de COVID-19 mantém-se em estabelecimentos e serviços de saúde, espaços comerciais e cabeleireiros ou barbeiros, segundo normas divulgadas na sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Afinal quando é preciso usar máscara? DGS actualizou norma


De acordo com as orientações divulgadas, o uso de máscara permanece obrigatório nas estruturas residenciais para pessoas idosas, unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, salas de espetáculo, cinemas, salas de congresso e recintos de eventos de natureza corporativa ou recintos improvisados para eventos.

A DGS refere também que é obrigatório o uso de máscara em centros comerciais com área superior a 400 m2. Nos transportes coletivos de passageiros, incluindo táxis e TVDE há também a obrigação de usar máscaras, o mesmo acontece nas Lojas de Cidadão e nos recintos para eventos e celebrações desportivas.

Relativamente a instituições de culto e religiosas, a DGS refere uma série de recomendações a adotar pelos cidadãos e pelas instituições.

Afinal quando é preciso usar máscara? DGS actualizou norma

Promover a ventilação do local de culto, antes, durante e depois de uma celebração, se possível mantendo as janelas e portas abertas, higienizar todo o espaço, nomeadamente bancos, apoios e puxadores de portas, divulgar e incentivar medidas de proteção e distanciamento físico e disponibilizar um dispensador de solução à base de álcool para as pessoas desinfetarem as mãos são algumas das recomendações.

Em relação aos cidadãos que frequentam estas instituições, a DGS recomenda, por exemplo, que cumpram as orientações de entrada e saída, o uso de “máscara facial durante a celebração” e que mantenham a distância de outras pessoas, evitando saudações com contacto físico.

Em resumo: locais onde é obrigatório usar máscara

  • Lares (estruturas residenciais ou de acolhimento ou serviços de apoio)
  • Hospitais
  • Unidades de saúde
  • Estádios de futebol
  • Salas de cinema
  • Lojas e comércio (se for maior que 400 m2)
  • Nos espaços e estabelecimentos comerciais com área superior a 400 m2. Inclui centros comerciais, hipermercados e supermercados, mas deixa de fora lojas mais pequenas como minimercados, mercearias e frutarias.
  • Lojas de cidadão

COVID-19: Utilização de Máscaras

Comentários

98

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Theboice
    Theboice

    E nos transportes não?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Nos transportes coletivos de passageiros, incluindo táxis e TVDE há também a obrigação de usar máscaras, o mesmo acontece nas Lojas de Cidadão e nos recintos para eventos e celebrações desportivas.

      1. Avatar de Theboice
        Theboice

        Pois… chamei à atenção pela falta, bom Domingo…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Falta não, estava lá escrito 😀

          1. Avatar de Pe@ce
            Pe@ce

            Falta no resumo.

          2. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Não está no resumo.

          3. Avatar de PTO
            PTO

            Vocês fazem um MAU resumo das medidas ao não as incorporar todas.

      2. Avatar de Honorato
        Honorato

        Até as eleições autárquicas os casos de covid iam baixar drasticamente, até chegar o dias das eleições e 255 no dia a seguir 750. É agora já não é preciso usar o certificado nos restaurantes e etc… Agora já se pode andar normalmente o governo é que anda a criar medo e incerteza ao povo para continuar a usar máscaras

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Não. Tu e tantos outros é que estão com pouca atenção e com outras intenções ao fazer comentários como os teus.

        2. Avatar de PTO
          PTO

          Deixa de fumar disso, está-te a queimar os neurónios.

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    E nos restaurantes acabou?

  3. Avatar de Lucas
    Lucas

    Eu se fosse a vcs usava máscara até 2050…

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Porque é que os que até agora defendiam que cada um é que devia decidir se usava máscara ou não, estão agora a reprimir os que decidem, por sua vontade, usar máscara?

      1. Avatar de Kalupa
        Kalupa

        Pela mesma razao que reprimem os arabes de usar veus na rua. A hipocrisia europeia no seu melhor. Por mim podem usar todos mascara que nao me incomoda, mas eu jamais usarei. Nem podem meter conversa com uma mulher com mascara que sao logo despachados

        1. Avatar de Pe@ce
          Pe@ce

          Kalupa ou Xalupa?

        2. Avatar de Luis
          Luis

          Tem tudo a ver.. no país muçulmanos vai lá pregar a tua liberdade europeia que logo vês o que te acontece.. a vossa hipocrisia cheira mal ao longe

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Ele não está a ser hipócrita pois não está em contradição. Já tu estás, e ainda mais a ser falacioso.

  4. Avatar de Lucas
    Lucas

    Em lojas e comércios só se for maior que 400m2 .
    A explicação do artigo da pplware induz em erro colocando em dois itens diferentes lojas e comercios.
    Falta aí tb nas salas das escolas

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Se diz “Lojas e comércio”, não devia dizer também “”estabelecimentos comerciais com área superior a 400 m2”! Isso lança confusão!

  6. Avatar de António M.
    António M.

    COVID-19: Terceira fase do desconfinamento começa hoje! O que muda?
    CRP 2 de Outubro de 2021 às 10:15

    COVID-19: Utilização de Máscaras
    https://www.dgs.pt/normas-orientacoes-e-informacoes/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0112021-de-13092021-pdf.aspx

  7. Avatar de Kalupa
    Kalupa

    Cinema de mascara? Ainda ontem fui ver o james bond e ninguem la dentro a usava. Eu ja não uso mascara, não estou vacinado e olhem que estou optimo. O covid foi uma bela manipulacao social, veremos com que objectivo. Eu safei me dessas vacinas perigosas

    1. Avatar de Daniel Costa
      Daniel Costa

      Enganaste-te no teu nick, deveria ser Chalupa. Eu estou vacinado com essa “vacina perigosa” e até ao momento sinto-me muito bem. Continuo a usar máscara em locais movimentados e posso dizer que no passado Inverno nem sequer uma constipação apanhei, que acredito se dever às máscaras.
      Sobre a tua manipulação sobre a doença, ontem faleceu a Avó de uma conhecida minha no H. S. João com Covid, mais um dos quase 18 mil que morreram em pouco mais de um ano com esta doença manipulada…

      1. Avatar de Kalupa
        Kalupa

        Exacto so os velhotes que iam de vela de qualquer maneira, eu não tomei nada nem uso mascara e esta tudo bem. Não tens efeitos agora mas no longo prazo ninguem te garante, eu estou livre

        1. Avatar de Jamaral
          Jamaral

          Não, não está tudo bem… Basta ler os teus comentários para ver que não está tudo bem…

        2. Avatar de Marco
          Marco

          Quando se é o esterco da sociedade e ainda se tem orgulho nisso… Estás a precisar do acompanhamento fe um profissional.
          Deixa estar,, se ficares doente, o SNS que todos pagamos também tratam os parasitas que têm saúde à conta dos outros.

        3. Avatar de Rui
          Rui

          Grande resposta
          Os velhos que se fod…..

          E ainda dizes que esta tudo bem?

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            É apenas um troll, quer é conversa, tal deve ser o interesse da sua vida lol

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Hugo
            Essa é para mim?

            Estava a ser sarcástico com a resposta dele

            Viste a minha ultima frase?

          3. Avatar de Rui
            Rui

            Hugo
            Desculpa ve a pressa e pensei que fosse para mim
            Desculpa e concordo contigo

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não, refere-se tudo ao “chalupa” 🙂

        4. Avatar de Rui
          Rui

          Ninguém garante que a vacina vai dar efeitos a longo prazo.
          E a vacina a longo prazo, consegues garantir que nao vai dar efeitos?? Talvez até maiores que a vacina?

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Para corrigir:
            O covid vai dar efeitos a longo prazo? Nao se sabe (ja se sabe algo mas ainda não tudo)

        5. Avatar de PTO
          PTO

          Com essa filosofia bem morres novo, mas como tudo tem um lado positivo, ao menos assim o planeta fica com menos um ignorante a poluir a sociedade.

    2. Avatar de Apenas Sempre
      Apenas Sempre

      parabéns a ti, conseguiste viver à boleia de todos os outros.

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Também fui ver e existia controlo por um funcionário que circulava a sala para ver quem estava ou nao de máscara, apenas para comer as pipocas podias tirar, e isso apenas dura alguns minutos.
      Tem tudo a ver com os sítios que se frequenta e a falta de civismo ou nao. Eu opto por sítios onde as pessoas se respeitem em sociedade.

      1. Avatar de Kalupa
        Kalupa

        A entrada do cinema sim, mas depois de sentado toda a gente tira. Sou condutor na uber e ja não uso mascara desde junho

        1. Avatar de Silva
          Silva

          A última vez que andei de uber foi em agosto, e nessa altura a aplicação ainda obrigava os clientes a usarem máscara… para mim é simples se a aplicação me obriga a usar a máscara o condutor também tem de usar, caso ele não use será reportado e leva 1 estrela…

          1. Avatar de PTO
            PTO

            Ora nem mais, é exatamente isso que se deve fazer.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Ainda hoje andei de uber, a propria app avisa que tens de usar mascara.

        2. Avatar de Jamaral
          Jamaral

          Calha-me lá na rifa a ver se usas ou não usas.

        3. Avatar de Marco
          Marco

          Ah agora percebi, és apenas mentiroso e clickbite.
          É que é impossível alguém ser básico como usted

        4. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Sou cliente uber confort e uber black e nunca vi nenhum condutor sem mascara, nem tão pouco entrava no carro nessas condições.

        5. Avatar de Hugo
          Hugo

          Tu és mas é um valente mentiroso. Tem vergonha na cara miúdo.

    4. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      “Eu ja não uso mascara, não estou vacinado e olhem que estou optimo. ”
      Eu tambem atravesso a estrada sem olhar para os lados, onde queres chegar?

    5. Avatar de Hugo
      Hugo

      Usas onde é obrigatório e não pias.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Estás tão orgulhoso da tua submissão que só te sentes feliz se estiverem todos vassalos como tu.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          O meu comentário é uma afirmação muito básica. A conclusão que tiraste é só estúpida.

    6. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      O meu tio fumou desde os 15 anos e morreu aos 92, a fumar 1 maço por dia.
      O cancro do pulmão também deve ser uma boa manipulação social com algum objetivo obscuro.

  8. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Mascaras a parte, eu so estou preocupado com uma coisa. Se algum dia quizer viajar para fora do pais ainda nao posso por causa do FDP do certificado, pelo que sei nessa area ele ainda nao caiu e nem sei se vai cair.. Portanto em titulo de conclusao (a acontecer o que falo) isso e uma bela forma de as pessoas que nao queiram a toma da vacina, veem-se forcosamente a ter que toma-la, sob risco de nao poderem ir viajar. E mesmo que venham com a historia dos testes, isso tamberm e forcar algo que nao se quer fazer.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      A vacina aid a entendo que existe pessoas que têm algum receio, mas qual é o problema dos testes?

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        O problema não é dos testes mas sim da mentalidade destes adiantados mentais.

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Eu continuo a viajar e não tenho certificado.. testes de 72h até são mais fiáveis

    2. Avatar de Matreco
      Matreco

      Podes viajar sem certificado de vacina. E estás muito preocupado com o que te forçam a fazer mas não te preocupas em forçar todos os outros passageiros a viajar com um tipo sem máscara.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Faz um teste e pronto.
      Nao vejo qual é o problema.

    4. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Tem medo de picas… Também tem de cotonetes? Vão-lhe implantar um chip 5G no cérebro?
      Eu também sou forçado a usar capacete quando vou na mota e conto quando vou no carro, mesmo que isso só me proteja a mim.

    5. Avatar de PTO
      PTO

      “E mesmo que venham com a historia dos testes, isso tamberm e forcar algo que nao se quer fazer.”

      Os teus argumentos são tão básicos que têm a resistência de esparguete cozido.

      Também és obrigado a andar vestido na rua, a usar passaporte, a ter bilhete de identidade, a pagares impostos… ou seja, vives numa sociedade democrática e não numa anarquia, ou cumpres as regras ou sujeitas-te às consequências do seu incumprimento. Simples e transparente.

      Não gostas, muda de país ou enfia-te numa caverna isolada e vive afastado da civilização.

    6. Avatar de Sardinha Enlatada
      Sardinha Enlatada

      Jovens nao sei se perceberam mas a pandemia esta a morrer, ora com isto quero dizer que as coisas vao voltar ao normal (ou nao?) entao o uso da mascara nos proximos tempos ira deixar de ser necessaria usar, ou voces querem usar isso para sempre ? Em relacao ao certificado segundo esta pagina https://www.consilium.europa.eu/pt/policies/coronavirus/eu-digital-covid-certificate/ e necessario ter o certificado para facilitar nas viagens. Ou seja continuam com a mesma estrategia de andar a complicar a vida as pessoas que queiram viajar. Uma vez que este virus MORTAL faz cocegas a populacao geral de cada pais. Va nao venham inventar que ninguem vos pediu nada.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Há uns tempos dizia que a pandemia era fake, agora está a morrer e daqui a uns meses nunca existiu novamente.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Maioria dos paises exigem certificado para não ficares em isolamento, outros proibem de todo a entrada a pessoas não vacinadas.
        Quanto aos testes, tudo o que não é UE exige teste PCR.

  9. Avatar de Balhamedeuz
    Balhamedeuz

    Kalupa?! Devias chamar-te Xalupa

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    Quase 2 anos de pandemia e a imbecilidade dos nossos dirigentes políticos continua dominante.
    São incapazes de definir estratégias e regras que não sejam alteradas/corrigidas no dia ou horas a seguir … é a demonstração de que vivem numa “bolha” isolados do que é a realidade de quem trabalha e vive no mundo real.

    A única preocupação desta classe privilegiada com energúmenos de todos os quadrantes políticos é manter os respectivos “jobs”, como, aliás, foi possível ver durante a campanha para as últimas eleições autárquicas.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Se achas que podes fazer melhor, vai a votos como independente.

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      No início foram compreensíveis os erros e atrasos, mas nesta altura a máquina já devia, de facto, estar mais oleada e ser muito mais eficiente.

  11. Avatar de Mangostão2
    Mangostão2

    Era obrigatório o uso no exterior?!

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Sempre, não.

  12. Avatar de Mangostão2
    Mangostão2

    Muita confusão pode gerar em certas situações.

  13. Avatar de Mangostão
    Mangostão

    Boa espaços comerciais pequenos deve ser obrigatório devido à proximidade. Ou então haver número máximo de clientes na loja.

  14. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Pplware ha alguma razao para nao publicarem o meu comentario ? Este se calhar tambem nao vai passar.

    1. Avatar de Vítor M.

      Hmmm não estou a ver nenhum por publicar. Valida se está tudo.

      “Este se calhar tambem nao vai passar.”

      Tu muito gosta de picar os miolos ao povo….

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Vitor
        Gosta de picar! A serio? O que te levou a essa conclusão?

      2. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Vitor deve ter havido algum delay no comentario que foi aprovado. So aparece mais tarde. No outro dia tambem aconteceu isso por isso e que enviei comentario a perguntar.

        1. Avatar de eu2
          eu2

          O comentário tem que passar pela moderação primeiro antes de aparecer, por isso demora um bocado.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Consulta mas é um psicólogo. És obcecado com essa mania da perseguição rapaz.

  15. Avatar de Gates
    Gates

    Mangostão, estás enganado. Espaços comerciais inferiores a 400m2 não é obrigatório usar máscara.

    Eu não percebo é , centros comerciais imensos, com pé alto de centenas de metros, mais espaço e ventilação é obrigado a usar máscaras. Lojas pequenas de ruA que podem estar cheias de pessoas não é preciso usar.

    Nos bares e discotecas os adolescentes, funcionários e professores não usam máscara, nas salas das escolas tem de usar apesar de terem passado a noite sem ela.

    Mais regras fabulosas da nossa querida DGS.

    1. Avatar de Pedro Tocha
      Pedro Tocha

      Gates,
      era justamente o que ele queria dizer: que em espaços pequenos como lojas devia ser obrigatório.
      Acho legítimo as pessoas quererem andar de máscara, proteção ocular e luvas. Este vírus não é para brincadeiras e vou levar a sério durante vários anos tudo o que a DGS e restantes organizações mundiais afirmaram ao longo deste tempo. Não confio em ninguém, bem em mim mesmo, no que toca a este vírus. Vou gastar o mínimo. Para mim acabou tudo o que seja interação social indispensável. Fico muito feliz pelas políticas de esquerda estarem a ser um sucesso no combate à pandemia. Ainda há esperança e talvez fique mais otimista mas só quando todos estivermos vacinados. 100% da população! Inclusivamente crianças pequenas, bebés e pessoas em estado de gravidez. Espero que isso aconteça o quanto antes que é sinal que a ciência farmacêutica fez progressos em prol da nossa saúde. Um bem haja a todo o pessoal do Pplware por darem um contributo fantástico na partilha do conhecimento e informação imparcial!

  16. Avatar de Gates
    Gates

    Viver é muito perigoso. E exige criar resisitências naturais, expormo-nos às doenças para aumentarmos as resistências. Assim, é urgente voltarmos a andar de
    cara destapada, voltarmos a apertar as mãos, a dar beijos, a falarmos com os outros sem medir as distâncias. Se não o fizermos, se seguirmos pelo caminho que pretensos especialistas nos indicam, não teremos defesas para resistir a nada. E num próximo futuro qualquer gripezinha nos deitará abaixo.

    Por paradoxal que pareça, a proteção
    excessiva expõe-nos mais ao perigo.

    1. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      Nunca mais vou interagir socialmente. Ficou clara a mensagem da DGS para sermos cautelosos em prol do próximo e de nós mesmos.

    2. Avatar de Ru
      Ru

      100% de acordo. Só meto máscara quando sou obrigado. No último ano e meio, no total, não devo ter estado 24h de máscara.

      1. Avatar de TiagoC
        TiagoC

        Devemos ser todos obedientes à DGS e governo! Todos muito obedientes pois eles querem o melhor para o país e para os seus cidadãos. Tenho a certeza que tudo o que fazem é com boas intenções.

  17. Avatar de TiagoC
    TiagoC

    Os portugueses que são apanhados a espirrar sem máscara, uma vez que podem contaminar, deviam ser presos porque podem matar pessoas com o vírus. O exemplo da Austrália é digno de ser registado e copiado para o nosso país. Polícia com força musculada a quem não obedecer a tudo o que o estado manda fazer.

    1. Avatar de Ru
      Ru

      O quê? Espirrar sem uma mordaça? No mínimo 10000 chicotadas, 2 anos de prisão, e expropriarem os bens da família.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Outro tóne. Se ultrapassares numa curva também te acontece isso? É que também podes matar pessoas ao fazê-lo.

        1. Avatar de Ru
          Ru

          Se ultrapassar numa curva mando um espirro? Para isso precisaria de ultrapassar em curvas, e ter vontade de espirrar.
          Como ultrapassar em curvas é proibido, mas espirrar não, só faço uma delas. Obviamente não meto uma máscara se fôr mandar um espirro, mas também não o faço na cara dos outros.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Desculpa, não sabia que não percebias Português.

          2. Avatar de Ru
            Ru

            Percebo português. Mas desta vez acho que não tinha lido bem 🙂

  18. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    A melhor norma é o bom senso, coisa que infelizmente há pouca. Vou continuar a usar em espaços com maior aglomeração, seja onde for.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Ambos sabemos que assim que alguém te levanta a voz baixas as orelhas troll 🙂

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Não falo com chalupas. E os outros todos percebem-me.

    3. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Se me fizesses isso levavas logo nas trombas

      1. Avatar de rui
        rui

        Pensei o mesmo! Levantava logo os pés do chão!

        1. Avatar de A.F.
          A.F.

          Por acaso gostava de ver qual era o primeiro que fizesse levantar os pés do chão, até podiam conseguir, mas uma certeza eu tenho, logo de seguida, ficavam curados eternamente do covid. Não sou campeão, mas lembrem-se que não sabem qual é o maluco que esta do outro lado.
          Ainda muita gente com uso e porte de arma, mas também há muitos com armas ilegais.
          Mais vale a quem pretender levantar os pés de alguém, esteja protegido com algo mais letal.

          https://www.jn.pt/mundo/pediu-a-cliente-para-usar-mascara-e-foi-morto-a-tiro-na-alemanha-14144379.html

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Exatamente
          Por isso vais mexer na cara de um tipo e esperar que ele te dê beijinhos?

          Tb nao sou herói mas algum vor mexer me assim como tu diEs que fazes?
          Claro que sim, pois pois

        3. Avatar de rui
          rui

          ès muito mau!

          Tambem não sabes qual o maluco que te pode aparecer a frente.

          Ou isso ou és um grande mentiroso!

  19. Avatar de Lucas
    Lucas

    É só machos Alfa por aqui.
    Medo…….

  20. Avatar de António Augusto Soeiro de Bessa
    António Augusto Soeiro de Bessa

    Quando deixa de ser obrigatório o uso da máscara em Portugal – acho que já não é necessário.

    1. Avatar de Euzinho
      Euzinho

      É… Agora é permitido infetar qualquer um, mas… para já ainda não é possivle matar gente nos transportes, hospitias e transportes públicos.

      PS: É óbvio que este comentário não vai passar…