Afinal, os carros com motor de combustão é que são para os ricos?

156 Comentários

Em matéria de preços de entrada, os carros elétricos não igualam, ainda, os carros com motor de combustão, sendo por isso associados a clientes com mais poder de compra. Contudo, feitas as contas, será que os carros com motor de combustão é que são, de facto, para os mais abastados?

Carro elétrico NIO ET5

A China estimulou de tal forma o seu setor de carros elétricos, que as suas fabricantes são, hoje em dia, uma ameaça para as empresas automóveis ocidentais estabelecidas, que não conseguem acompanhar a ofensiva chinesa. Um dos motivos para este sucesso é o baixo custo, tanto de aquisição como de energia.

Sendo a poupança uma das motivações à compra de um carro elétrico – seja ela ambiental ou financeira -, a China tem conseguido responder com mestria aos clientes do mercado doméstico. Segundo compilado num artigo, ali, encontram-se modelos elétricos médios por menos de 15.000 euros, havendo propostas abaixo dos 10.000 euros. Além disso, o país tem disponíveis alternativas premium.

BYD

A par do preço e da variedade, a China assegura, também, um valor de manutenção muito baixo para carros elétricos. Apesar de o litro de gasolina ser mais barato do que na Europa, o valor da eletricidade é ainda mais baixo, com taxas de 0,40 yuan por kWh, ou seja, 5 cêntimos por kWh.

O Foro Coches Eléctricos estima que, assim sendo, um condutor de um automóvel com uma autonomia real de 400 km pagará cerca de 2,5 euros, ou seja, 62 cêntimos por 100 km. Por outro lado, os modelos a gasolina, com uma taxa de 1 euro por litro e um consumo médio real de 6 litros por 100 km, custam 6 euros por 100 km, ou seja, 24 euros pelos mesmos 400 km.

Se acredita que só os mais abastados compram carros elétricos, na China, a história é contada de outra forma, com os modelos movidos a bateria a mostrarem ser uma opção muito vantajosa, a longo prazo, para a carteira.

Que mudanças serão necessárias, por cá, pela Europa, para o cenário se assemelhar ao da China?

Comentários

156

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    Para já era preciso que preço da eletricidade baixasse para 1/3, o que não vai acontecer, portanto é deixar na China…o que acontece na China 😀

    1. Avatar de Elonao
      Elonao

      E onde o nosso governo vai procurar as taxas e impostos perdidos quando pessoas usam carros dd pilhas e não pagam impostos de gasolina?

      1. Avatar de JL
        JL

        No caso dos a pilhas podem ir buscar aos que usarem esse combustível e nos restantes que não queiram trocar para eléctricos.

      2. Avatar de PTO
        PTO

        @Elonao
        Onde vai depois o governo buscar as taxas e impostos? Aos EVs, obviamente. É só esperar (mas sentado) que os EV’s sejam a maioria do parque automóvel em Portugal e lá se acabará a isenção de IUC e mais taxas serão aplicadas ao abastecimento de eletricidade nos EVs. Tão certinho como a Terra andar à volata do Sol. 😀

        1. Avatar de JL
          JL

          Fixe, vão sonhando com isso, outros vão usufruindo.

    2. Avatar de João
      João

      Sobre a possibilidade de martelar kms num Tesla (isto foi uma pesquisa rápida e não validei mas aparentemente confirma que não só é possível como também é muito fácil ) : https://mileage-blocker.co.uk/product/tesla-model-3-mileage-blocker/

      1. Avatar de JL
        JL

        Não é a mesma coisa, só bloqueia a contagem.

        E “It is only for off-road use, while tuning, or during dyno testing.”

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        E segundo esse site é possivel na maioria dos veiculos

  2. Avatar de Mário
    Mário

    obviamente que não… um carro elétrico minimamente em condições custa no minimo 40 000€
    A grande maioria dos portugueses não dispõe sequer de metade desse orçamento.
    Virá a ladaínha que pode comprar usado, e se aldradabarem tanto os elétricos como aldrabam os a combustão…estamos bem!

    1. Avatar de JL
      JL

      Como sabe ? é banqueiro ?

      O que podem aldrabar num elétrico ?

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        3 perguntas às quais não queres saber da resposta.
        “Virá a ladaínha que pode comprar usado”…virá cromo….VIRÁ…FUTURO.

        1. Avatar de JL
          JL

          Tanto quero que fiz as perguntas.

          Daí eu ter perguntado, o que podem aldrabar num eléctrico, eu não disse que aldrabavam, mas ok, já sabemos a suas dificuldades com o português.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Oh tojó…NINGUÉM disse que aldrabavam. Até foi bem clara a referência ao “futuro”. Queres que te respondam acerca do futuro é isso?
            LOL Para os malucos vale mesmo tudo.

          2. Avatar de JL
            JL

            Dai eu ter perguntado: ” que podem aldrabar num eléctrico?”

            Devido ao Mário ter dito: ” e se aldradabarem tanto os elétricos como aldrabam os a combustão”

            No caso do Mário não deve ser difícil, ele faz por aqui todo o tipo de precisão, até sabe do bolso dos tugas.

            As coisas andam difíceis por aí.

          3. Avatar de Vasco
            Vasco

            Aldrabar elétricos? Oh JL onde andas tu? Vai ao Prior Velho, lá é fácil tirar os Km, principalmente em Teslas. Agora não perguntes mais, pesquisar e fala com as pessoas certas!

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O @JL sabe muito bem como é fácil aldrabar kms num tesla. Já lho demonstrei há muito tempo. No entanto continua em negação.
            É impressionante.

          5. Avatar de JL
            JL

            Tirar KMS em teslas ? É que usou logo o pior exemplo possível, um carro que está constantemente ligado a ao fabricante, dá para tirar KMS ? Looooool

          6. Avatar de JL
            JL

            Até pode ser fácil, mante los lá é que deve ser difícil, loool, mas deixem o contacto, eu arrisco a ir lá com o meu, se for verdade têm 2 almoços garantidos.

          7. Avatar de JL
            JL

            Então onde se faz isso ? Eu vou lá.

            Loooool

          8. Avatar de JL
            JL

            Então quais são as pessoas certas ?

            Não tenham medo, tirar KMS em carros é legal.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu não sou a favor da prática, que de facto é ilegal.
            Só estou a alertar para o facto de aldrabar um Tesla ao contrário daquilo que as missas elektras querem fazer crer.

            Adiante.
            Ainda esta semana vi um q comprou o model Y com 30000kms e aquilo a passar numa lomba mais pequena do q aquela do model 3 com cento e tal mil faz um chavascal semelhante
            Aquele model Y tem 30 mil mas é nas orelhas.
            Malta do k100 não dá para mais looolooolool

          10. Avatar de JL
            JL

            Não, não é ilegal, é legal desde que não sejam carros importados. Tem inclusive aqui no Pplware um artigo sobre isso.

            Não dá para alterar KMS em teslas, a não ser que sejam importados dos EUA e estejam fora da rede da Tesla, e esses ninguém os quer, até porque se precisar de peças a Tesla vira-lhes as costas.

            É muito bonito aparecer um ou outro a mostrar que alterou, tal como dá para fazer com qualquer outro carro, mas depois de ele se ligar à Tesla, já foste, aquele deve ter-se mantido enquanto estava em factory mode, quando sair já era.

          11. Avatar de Zerto
            Zerto

            Teslas de TVDE são clientes assíduos na zona que já aqui foi referida. Uma certa “garagem”, faz isso na boa. Depois são revendidos com poucos Kms. Cuidado com o mercado de usados, é barrete na certa! Fica o aviso.

          12. Avatar de JL
            JL

            Então qual é a garagem ?

            Então mostre lá um carro a ser vendido dessa forma ?

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Os banqueiros percebem tanto de carros eléctricos como eu de lagares de azeite. A única coisa que sabem ver é preços e condições de financiamento.

  3. Avatar de VpokaFP
    VpokaFP

    Claro. Um motor a combustão tem alma e existem mil e um diferentes.
    Os elétricos são todos iguais. Quer tenha 100cv ou 2000cv. Só muda a força G em aceleração.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Ainda hoje pensei nisso. Tenho tido Mercedes. Para que comprar um carro elétrico Mercedes que custa um balúrdio se os motores são todos iguais. É que com os Mercedes a combustão tínhamos a garantia de ter um motor fora de série.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Os motores antigos não eram iguais aos outros também ou antigamente faziam motores exclusivos, do tipo:

        “Olha o João gosta de dar voltinhas então vamos fazer um motor que em vez de ser 3.0 é de 3.14159.”

        hahaha

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Aliás, curiosamente os motores que a Mercedes usava nas Vito, A-Class, B-Class, C-Class, CLA, e GLA de antigamente eram tão fora de serie que eram os mesmos que equipavam outras series…

          …da Renault.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A Renault tem bons motores que casam vem com baixas gamas, tb não é preciso ser mauzinho.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            É mais o caso de os motores da Renault serem bons o suficiente ao ponto de a Mercedes os aceitar para equipar a sua gama de entrada e não que os motores da Mercedes de antigamente é que eram uns fora de série, únicos e exclusivos…

            Isto não é ser mauzinho.

    2. Avatar de JL
      JL

      Tem alma ? então foi batizado também ?

      Como sabe que são iguais ? já andou nalgum ?

      1. Avatar de VpokaFP
        VpokaFP

        Em dezenas deles.

        1. Avatar de JL
          JL

          Nota-de… Que não .

    3. Avatar de João
    1. Avatar de Dinis
      Dinis

      E já agora, sei que vai haver surpresas para quem carrega o seu elétrico em casa. As operadoras já se estão a mexer!

      1. Avatar de JL
        JL

        Sabe ? Então ?

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “62 cêntimos por 100 km”
    Se na realidade o kWh está a 0,05€, para isso ser real era preciso que o carro consumisse 12,4 kWh/100. Aliás nada que já não se verifique em PT.
    O que não falta é malta que (diz que) faz muito mais baixo que isso. Por isso em PT ainda é mais “balato” que na CN.

    1. Avatar de JL
      JL

      Até fazem menos alguns.

      Verifica sim, dacia’s, zoe’s, kia’s, hyundai’s, e até alguns teslas dos mais clamos.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        “…e até alguns teslas dos mais clamos.”
        Só se for a descer a Rua do Alecrim…

        1. Avatar de JL
          JL

          Basta ser em qualquer cidade.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E se for a descer a calçada da glória ainda melhor.
            O que vale é que nc se conta com a energia dissipada.

          2. Avatar de JL
            JL

            Nesse caso até chega com mais energia que aquela que tinha quando iniciou a descida.

            Dissipada nesse caso conta com ela nos travões dos a combustão.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mais um missa, o outro tb subiu à torre e gastou qs a bateria toda.
            Estava convencido q não havia problema porque na volta a descer ia ganhar autonomia. Resultado? Perdeu mais 2% looolooolool
            Este gajos são tão naifs que chegam a meter dó 😛

          4. Avatar de JL
            JL

            A descer não perde, só ganha, a não ser que a descida tenha paragens e esteja constantemente a usar o ar condicionado.

    2. Avatar de JL
      JL

      Também não temos cá gasolina a 1 euro.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Nem a 0,03€ que é o custo dela.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não é isso que a refinaria da Galp diz, que são cerca de 68 cêntimos.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já com uma margem brutal em cima! Nestas coisas não são só os governos da UE a carregar!
            GASÓLEO
            Venezuela 0.004 €
            Irão 0.005 €
            Líbia 0.028 €
            GASOLINA
            Irão 0.026 €
            Líbia 0.028 €
            Venezuela 0.031 €

          2. Avatar de JL
            JL

            A refinaria da Galp é nesses países ?

            Não vê que isso é uma compensação que o estado dá as pessoas pela produção deles próprios ?

            É ir para lá, já que é tão bom.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E o que tem ser ou não ser para o custo da matéria prima?
            Simplesmente a GALP, os colegas de Cartel carregam igual e os governos UE compactuam e carregam ainda mais!

          4. Avatar de JL
            JL

            Tem a ver porque a maioria desses são produtores.

            Na Noruega que é um grande produtor também é esse custo?

          5. Avatar de JL
            JL

            E nos EUA ?

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quem disse que a justificação era serem produtores foi vc e depois contradiz-se ao referir NO e EUA, lool
            Veja lá se segue uma linha de raciocínio coerente!

          7. Avatar de JL
            JL

            Mas esses têm uma economia, os outros não, é tipo uma compensação que dão aos residentes, e depois ainda tem o facto de serem governados por ditadores para manter o poleiro.

          8. Avatar de JL
            JL

            Olha afinal, a Tesla é isto e aquilo, mas na Europa até matriculam veículos que já nem se produzem. Looooolll

            Deve ser para fazer frente às vendas de Evs.

            https://www.razaoautomovel.com/noticias/mercado-carros-zombie-peugeot-309-em-2024/?fbclid=IwY2xjawE9OYRleHRuA2FlbQIxMQABHTdRjlyRGNt4tCRqLY2qPCUFJccAGkB76ybTwIwmJmu8ny-glCq1Ia3ODA_aem_lSS7GJx-q51-zvKVvtErqA

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ó JL francamente, 1 ou 2 matriculas isso influi em quê ?
            Quantos concessionários faliram e os carros permanecerem em armazéns abandonados por décadas.
            Apanhasse eu um s3 de 1999 e nem olhava para trás. Infelizmente não aparece…

          10. Avatar de JL
            JL

            Não parece ser uma ou duas.

  5. Avatar de PJA
    PJA

    Parei de ler quando vi 5€/kWh. Obrigado governo português, obrigado União Europeia poo tudo aquilo que nos dão.

    1. Avatar de JL
      JL

      já esteve mais barato, e se não fosse a taxa de de acesso às redes.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Se a minha avó não tivesse morrido, ainda hoje era viva.
        Alguém tem que pagar os delírios das renováveis.

        1. Avatar de JL
          JL

          Que são os próprios consumidores, senão pagavam ainda mais pelas não renováveis.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vê-se. Por isso é que os paises que não criaram cambalachos com as renováveis beneficiam de preços de produção bastante mais baixos e nem sequer precisam de andar a subsidiar o que quer que seja:
            Irão 0.002 €
            Etiópia 0.003 €
            Síria 0.005 €
            Cuba 0.005 €
            Sudão 0.005 €
            Líbia 0.008 €
            Quirguizistão 0.012 €
            Angola 0.012 €
            Nigéria 0.013 €
            Iraque 0.013 €
            Butão 0.014 €
            Egipto 0.015 €
            Birmânia 0.017 €
            Argentina 0.017 €
            Zâmbia 0.017 €

            PORTUGAL 0.20 + subsídios de 4,8 mil milhões de euros a dividir por 50,4 TWh =0,095€, portanto total em PT é ~0,30 €.
            É td à grande, até a Tesla faz mais barato!

          2. Avatar de JL
            JL

            Quer comparar o nosso nível de economia com o deles ?

            É ir para lá.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E? Mais uma vez, o que tem isso a ver com os custos de produção fóssil?
            Vá vc para lá com painéis e eólicas arrasar os habitats a ver se resulta!

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então, vai para lá investir em ventoinhas e espelhos ou não?
            Temos que salvar o mundo, pá!

          5. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            @Yamahia, tens nocão que nessa lista estão alguns dos paises que mais renováveis utilizam.
            Alguns exemplos
            Etiópia – 100%
            Butão -100%
            Zambia – 92%
            Angola 73%

          6. Avatar de JL
            JL

            Não temos de salvar o mundo, tradicional narrativa petrolhead, precisamos é de manter a civilização.

          7. Avatar de JL
            JL

            Pois claro Toni, ele vai dizer que é tudo térmico.

          8. Avatar de Realista
            Realista

            Em português diz-se tola-de-fogareiro.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Toni? Com espelhos e ventoinhas? Duvido…mas mesmo muito. A savana é sagrada.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ulha o @Realista. Já andava preocupado ctg, pá. Que passou-se? Já arranjaste a bateria do twingo?

          11. Avatar de JL
            JL

            A savana é sagrada até descobrirem lá petróleo.

          12. Avatar de Realista
            Realista

            Com o dinheiro que se poupa com um elétrico dá para se tirar umas belas férias…

            😀

          13. Avatar de Realista
            Realista

            btw Fiz com uma carga Gaia – Braga – Gaia (rodei cerca de 140km em AE) com o meu elétrico citadino com dois adultos e uma criança para ir comer uma francesinha… e ainda sobrou bateria, com uma média de velocidade à volta dos 100km/h e janelas abertas.

            A eletricidade ficou-me por €1.6 mas portagens ficaram-me por €7,7 lolol

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A 100 na AE? Mais valia teres ido pela EN e metias os 7€ ao bolso 😛

          15. Avatar de Realista
            Realista

            Realmente é um bocado chato andar a 100km/h porque é preciso ultrapassar muitos carros a combustão que vão mais devagar… xD

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Há gente pra tudo. Já não digo nada. Pagar portagem para andar a velocidades de estradas municipais deve ser o novo normal eheh

          17. Avatar de JL
            JL

            Nunca mima nacional faz 100 kmh de média, estranho vir com essa conversa quando a última prova que deu foi de uma viagem de noite, a fazer um bocado em AE, e o resto em nacional e no fim apresenta uma média de 87 kmh. Isto para Sul, porque para norte se conseguir fazer 60 kmh de média mesmo de noite, é uma sorte.

            Ou então mais uma vez confirma que não sabe o que é velocidade média.

          18. Avatar de Realista
            Realista

            A N14 que liga o Porto a Braga (a chamada VIA NORTE – e que dá nome à canção do Miguel Araújo), precisa de passar por Matosinhos, Maia, Trofa e Famalicão que são locais densamente populados e muitos destes locais embora a velocidade máxima seja 70km/h a maior parte da estrada é de uma via ao qual a velocidade reduz para 50km/h e que se apanhares camiões vais a 30km/h.

          19. Avatar de Realista
            Realista

            Aliás o problema com o transito é tão grande e tão denso que tiveram que fazer uma variante da N14 paralela e que liga a Maia à Trofa, mas só vai finalizar em 2025:

            https://www.jn.pt/6737214874/variante-a-estrada-nacional-14-avanca-para-a-ultima-fase-de-construcao/

            É um obra com atraso de 30 anos, portanto não venhas com tretas de usar a nacional sff.

          20. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Foi sul e norte (610kms) @JL anda desatento. Para cima até foi melhor devido à hora tardia e carro sem pessoas e bagagens. As localidades de Canal Caveira e Mimosa bem como os radares da Marateca é que estragam tudo independentemente da hora.
            @Realista, eu fui ver ao Gmaps. Dá mais 15mins pela EN a comparar com a AE, te garanto que papava essa diferença facilmente se fosses na AE a 100.

          21. Avatar de Realista
            Realista

            Ai agora o google maps já serve? LOLOLOLOLOL

            Aliás o google maps em qualquer ponto do trajeto da N14 manda-te apanhar a A3. E se colocares para ignorar auto-estradas e saíres às 19 horas, diz que demoras 1 horas e 40 min… da Maia. E ai saí de GAIA que é do outro lado do rio Douro.

            Tu não fazes a mínima ideia do que é andar numa estrada nacional durante a semana, pois não?

          22. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ai é Gaia Braga? Ora bolas tnha interiorizado Porto Braga. 😛 Ora deixa cá ver agora á hora de ponta.
            E.N…1:15H
            AE…57 MIN
            Qq destas métricas/cálculos do gmaps são facilmente ultrapassáveis. Apenas são usadas para ter uma ideia da coisa!

          23. Avatar de JL
            JL

            No norte também existem radares, e alguns até se 50kmh.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      E não queiras saber o que vai ser a UE quando no fim da guerra o zé lenços vier exigir com maus modos que os contribuintes europeus lhe paguem os estragos.

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Andas a chorar por Kursk? Ou é pelos F16 que andam a abater os misseis cruzeiro que massacram ucranianos todos os dias?

  6. Avatar de PJA
    PJA

    … 5 cêntimos por kWh…

  7. Avatar de Zerto
    Zerto

    O problema.a principal ninguém quer ver. Os governos cobram em impostos milhões de euros em impostos sobre os combustíveis. Se por exemplo em portugal 40% dos carros fossem eléctricos o estado perderia esses 40% em impostos diretos logo como já falado pela UE o preço da electricidade para carregame to auto vai ter um valor diferente da electricidade de consumo. Se forem apli adas taxas idênticas aos combustíveis fósseis então sem alterar o preço da electricidade actual passaria a custar 4x mais o carregamento de um eléctrico.

    Depois ainda não passou tempo suficiente te para testar a fiabilidade dos carros eléctricos mas já se percebe que além da bateria o custo da caixa de velocidades é preocupante e tem já uma percentagem de trocas acima de 8% e também a falta de capacidade de produzir energia eléctrica para alimentar as necessidades do parque automóvel. A Europa não tem capa idade de produzir energia se 53% da frota automóvel europeia passar a 100% eléctrica.

    Além disso as marcas já planeiam cobrar as actualizações oes de software obrigatórias para compensar as perdas do custo de manutenção do carros eléctricos. Vamos passar a ter um carro que ao fim de 20mil km vai ter de ir a oficina actualizar o software caso contrário o carro para e com isso as marcas vão cobrar 300 ou 400 euros pela actualização. O eléctrico é poupança enquanto interessar a economia quando a economia iniciar as perdas acaba a poupança rapidamente. A electricidade controla se o hidrogénio pode ser produzido facilmente com geradores de hidrogénio e abastecer os carros em casa sem custos e impostos tal como é feito no Alasca para alimentar os geradores a hidrogénio

    1. Avatar de JL
      JL

      E também deixava de enviar milhões de euros para fora do pais + juros desse dinheiro.

      Onde posso ver esse numero de trocas ?

      Há falta de capacidade de produção ?

      Que marcas são essas que cobram atualizações obrigatórias ?

      E para produzir hidrogénio usa o quê ? sonhos e esperanças ? é que por acaso só consomem 4 a 5x mais eletricidade.

    2. Avatar de Dinis
      Dinis

      Caixa de velocidades é um problema, bem como o desgaste prematuro dos pneus, um problema já bem conhecido de quem tem um elétrico.

      1. Avatar de JL
        JL

        Que problema é esse ?

        1. Avatar de Dinis
          Dinis

          Não és tu que tens um Tesla? Devias saber bem o que acontece aos pneus. Basta ir a um forum qualquer e todos se queixam do mesmo. Tu não? Sei que te custa admitir a verdade, mas isso já todos sabemos

          1. Avatar de JL
            JL

            Se usar os 500cv.que ele tem, sim, não há pneu que dure.

            Então mostre lá a queixarem-se do mesmo, ainda não semana passava vi um a dizer que faz 100 mil KMS com uns pneus.

            Eu admito a verdade quando ela é verdade.

          2. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Eu tenho um Y, primeiros pneus 63,000km e eu não ando devagar, esperava mudar aos 40-50,000, e ainda tinham piso. Va ao you tube e verá taxis a fazer mais de 100,000 kn com Michelin

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Basta o peso extra e o torque instantâneo. Não é preciso ser um catedrático para confirmar isso facilmente.
            Há ainda uma 3ª causa se abusar da regeneração.

          4. Avatar de JL
            JL

            O peso esta compensado com pneus maiores.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sim @JL, é vc contra o mundo:
            “TROY, Mich.: 25 March 2024 — The satisfaction gap with original equipment tires between electric vehicles (EVs) and gas-powered vehicles is widening, as EV owners say their tires are wearing faster, according to the J.D. Power 2024 U.S. Original Equipment Tire Customer Satisfaction Study,SM released today. The study shows that EV owners have similar expectations of tire wear as do owners of gas-powered vehicles, despite EV tires naturally wearing faster due to greater vehicle weight and higher torque.”
            https://www.jdpower.com/business/press-releases/2024-us-original-equipment-tire-customer-satisfaction-study
            Não se chateie mais com isso.

          6. Avatar de JL
            JL

            Exato, devido ao torque alto, o peso a mais é compensado por terem pneus mais largos e mais altos.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Um vendedor de pneus a querer tomar a dianteira sobre a concorrência.
            Nada de novo.
            Os meus são os mais melhores bons, só gasta 1mm por inverno. Loool

        2. Avatar de Zerto
          Zerto

          As percentagens de trocas da caixas de velocidades é na ordem dos 8%, e a sua substituição é de igual forma, onerosa.
          Aliás, os usados elétricos que encontramos à venda, têm esse tipo de problemas.

          1. Avatar de JL
            JL

            Se não têm caixas de velocidades como é que trocam ?

            Têm? Então mostre lá ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem caixa de velocidades. Ou seria mais correcto dizer caixa de velocidade, excepto para o Taycan que tem caixa de 2 velocidades?

          3. Avatar de JL
            JL

            Não tem caixa de velocidades, tem uma caixa redutora ou transmissão.

            E não, não são problemáticas em todos, existem apenas uns casos nos zoe 52, onde a Renault fez porcaria, aumentou a potencia do motor neste, e usou a mesma caixa redutora e diferencial, o que rebenta são os satélites do diferencial.

      2. Avatar de Antonio
        Antonio

        O meu elétrico tem agora 164.450 km. Troquei agora pela segunda vez os pneus da frente (duraram em média 82.000km) e troquei pela primeira vez os pneus traseiros.
        E não estavam carecas, tinha acabado de passar na inspeção. Aliás os de trás troquei mesmo porque já tinham 6 anos e poderiam representar algum perigo de estarem ressequidos.
        Por isso não vejo nenhum problema de desgaste prematuro de pneus.
        O local onde trabalho tem 12 elétricos adquiridos em 2019. Ainda têm os seu pneus de origem.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Depende da condução, se usar o arranque instantâneo os pneus desgastam-se mais depressa como é evidente.

          Em situações normais, até duram mais.

        2. Avatar de Zerto
          Zerto

          Caro António, não tentei enganar, a malta. Quem tem sabe bem o que se passa com os pneus. Não venha com falácias, que nem em outro tipo de automóvel, esses números batem certo! Minta, mas não tão descaradamente.

          1. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Porquê? Você por acaso tem algum Tesla e pode dizer que os seus números são diferentes?
            É que eu tenho 2 amigos com Tesla e batem certos, um deles é muito certinho a conduzir e já vai nos 71,000 km com pneus de origem e ainda tem muito pneu, para vergonha minha que mudei aos 63,000

          2. Avatar de JL
            JL

            Então qual tem e o que se passa com os pneus ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O que está malta não percebe é que hoje em dia não é preciso ter. Basta ver que é melhor para tirar conclusões do q ter.

          4. Avatar de JL
            JL

            Basta adivinhar então ? É que opiniões há para todos os gostos, você acredita naquela que lhe dá mais jeito.

          5. Avatar de JL
            JL

            Eu vejo pessoas a fazer 15 a 25 mil, como os vejo a chegar aos 100 mil com os mesmos pneus, portanto não vejo nada de diferente neles, tenho ve há mais de 16 anos e nunca vi diferença, os pneus só são mais caros se escolherem os mais silenciosos .

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quer ver um bem calminho (não encontrei ng mais calminho) que nunca fez sequer AE a 130 por causa dos putos e aos 50000 já estava a trocar de pneus? (Tesla model 3 LR)

          7. Avatar de JL
            JL

            É porque não quer, tem muitos no grupos deles.

            Diga antes assim: vi um.

  8. Avatar de JL
    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Então mas não tinhas até “RECEITAS” com um elétrico? Ahahah

      1. Avatar de JL
        JL

        Tinha ? Quais ?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Diz-me tu. Não fui eu que o disse. aliás…o que eu fiz foi uma pergunta.

          1. Avatar de JL
            JL

            Eu também não.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não sejas desonesto.
            Já o foste há uns tempos pois obviamente não tiveste “receitas” nenhumas…e agora estás a sê-lo novamente ao desmentir que o afirmaste (embora estupidamente e, como hábito, para enrolar o texto).

          3. Avatar de JL
            JL

            Não fui nem sou.

            Errado, podia ter mencionado um ou outro truque, mas está lá explicado.

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não falei em truques…falei LITERALMENTE na palavra “RECEITAS”.
            Na altura até frisei bem que não estava a falar de viaturas empresariais e que só dessa forma terias receitas… o que tu, claro, contradisseste prontamente com algum argumento estapafúrdio.

          5. Avatar de JL
            JL

            E aqui quem falou em receitas ?

            E quem lhe disse que não sou ENI ?

            Exato, os seus argumentos são sempre estaparfúrdios.

          6. Avatar de Hugo
            Hugo

            E aqui quem falou em receitas ?
            -Eu

            E quem lhe disse que não sou ENI ?
            -Não sei o que é isso nem nunca o referiste pelo que se pode assumir que das duas uma, ou estás a mentir agora ou na altura omitiste-o propositadamente para manipular o texto a teu favor. Foste desonesto vá.

            Exato, os seus argumentos são sempre estaparfúrdios.
            Nem sempre. Na altura nem se tratou de argumento, apenas afirmei que os automóveis são sempre um mau investimento pois perdemos sempre dinheiro com eles e ao que tu afirmaste que até davam receitas.

            Pega nisto tudo…e mente mais um bocado LOLOL

          7. Avatar de JL
            JL

            Se não sabe o que é um eni, estude.

            Era preciso dizer que era eni tendo dito que fazia serviços para várias empresas e usava o carro como transporte de pessoal e equipamentos ? Daqui a pouco quando se falar em futebol deve ser preciso explicar quantos tipos existem e quantos jogadores tem cada equipa.

            Os automóveis são um investimento necessário para criar riqueza, foi o que eu disse e continuo a afirmar.

          8. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não te armes em estúpido. Em frisei bem, MAIS QUE UMA VEZ, que não estava a falar de viaturas de trabaho…como é óbvio. Assumir o contrário é de uma estupidez tal que só mesmo tu…não desiludes mesmo LOLOL
            Resumindo….foste desonesto.

          9. Avatar de JL
            JL

            Não faço porque não consigo.

            Para mim viatura de trabalho é quando me leva para o trabalho ou para fazer um trabalho.

            Quem está a querer assumir o contrário é o Hugo, sempre disse para o que era.

            Tanto não fui que sempre frisei esse argumento.

    2. Avatar de VpokaFP
      VpokaFP

      Nenhuma. Continuas fanboy da Tesla! lol

      1. Avatar de JL
        JL

        Não, e você continua hater da Tesla ?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Se não és fanboy..és hater LOL

          1. Avatar de JL
            JL

            No caso dele é bem evidente, não há notícia da Tesla ou do Elon Musk que não tenha um comentário do tipo.

            Mais uma vez, eu fiz uma pergunta.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            E que tenho eu a ver com isso?
            Mais uma vez: Aqui qualquer um responde a quem bem entender. Isto não é sobre ti…embora metade dos comentários sejam teus LOLOL

          3. Avatar de JL
            JL

            Nada, ninguém o chamou para a conversa.

            Exato, e eu pergunto a quem eu quiser.

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Oh borro…tu não tens de me chamar para a conversa. Assim com tu perguntas a quem queres os outros respondem a quem querem. Boa? Boa.

          5. Avatar de JL
            JL

            Então não venha perguntar o que tem a ver com isto, eu fiz uma pergunta e você uma afirmação, eu esclareci.

            Exato, e é assim que vai continuar a ser.

            Não fiz borrão nenhum.

  9. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    “Que mudanças serão necessárias, por cá, pela Europa, para o cenário se assemelhar ao da China?”- Se calhar nenhuma, porque a China é uma ditadura totalitária orwelliana, onde o governo joga com as vidas dos cidadãos dando e retirando pontos…

  10. Avatar de Luis Passos
    Luis Passos

    na Europa habituaram-se a ter lucros astronomicos que não os querem perder.Ponham os carros a 0% de juros que já vendem

  11. Avatar de PJA
    PJA

    A China tem problemas graves de poluição nas cidades e uso do BEV pode ajudar a reduzir essa poluição. O governo parece incentivar no preço dos veículos e da electricidade essa adopção, ajuda também o número de carros não ser muito elevada.
    Tudo medidas que na Europa não se tomam, excluído o suspeito do costume.

  12. Avatar de jota
    jota

    O pergunta deste post, é ela em si, mais um prego no caixão dos construtores “tradicionais” de automóveis!

    1. Avatar de Jota
      Jota

      Não percebo este comentário… LOL

  13. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    A longo prazo…..A longo prazo vão ter que trocar as baterias. Na China e da China é tudo mais barato, já sabemos. Aqui os campeões para pouparem 100€ de gasolina por ano pagam mais 10k pelo carro e quando a garantia das baterias se for….O painel até pode dizer 95% de autonomia mas já sabemos como são as baterias. Elétricos com 10 anos ou mais só mesmo para os corajosos, eu para comprar um elétrico com 10 anos teriam que deduzir o preço das baterias mais os 10 anos de uso do carro e mesmo assim….

    1. Avatar de JL
      JL

      Vão ter de trocar as baterias porquê?

      Fora da garantia vão pagar mais pela energia ?

      O painel indica sempre a capacidade útil das mesmas.

      Isso é você que nao conhece, tanto que não acertou uma, tenho mais que um com mais de 10 anos sem qualquer problema.

      Volto a perguntar, porque havia de trocar a bateria com 10 anos ? Também troca componentes essenciais num carro com motor a combustão quando a garantia se vai ?

  14. Avatar de João
    João

    Claro que o artigo é enganador. Na China vive-se uma realidade diferente , um país que tem uma agenda político económica e que baseia em políticas de dumping de preços e num esforço governamental para aniquilar a concorrência para obter uma posição dominante e monopolista. Iluda-se quem achar que eles são amigos e que não são uma ameaça . Agora sobre o título em si e falando em Portugal – o preço dos elétricos com utilização familiar continua a ser proibitivo ao nível da população menos abastada (a que faz com que a Dacia, a Fiat e modelos como o VW Polo estejam bem posicionados em vendas ). É inegável que muitas famílias compram um Dacia Duster, um Polo, um Fiat, não porque os acham maravilhosos mas porque querem manter os custos de aquisição baixos. Muitas delas compram usado ou “semi novo” conseguido baixar ainda mais esses custos, muitas vezes abaixo dos 20.000€ . A maior parte dessas pessoas mora em prédios e não tem como fazer carregamentos baratos , não conseguindo a poupança que quem tem mais dinheiro consegue… em situação de acidente muitos nem fazem seguro contra todos os riscos e sabemos o que pode ocorrer se uma bateria ficar afectada num embate. Serve isto para expor porque os “pobres” não compram carros elétricos, mas também porque no mercado de usados ainda não os há abaixo de 5.000€ e não sabemos como estarão quando houverem. Um carro a combustão que custe 2.000, 3.000€ pode ser bem comprado e dar pouca despesa de manutenção e ainda durar mais 10 anos com baixos custos… Há por isso uma realidade cor de rosa e uma realidade com cores muito menos bonitas.
    Não estou a dizer que não venha a acontecer, nem que sou contra os carros elétricos como muita gente é, até porque reconheço que para utilização urbana já são muitíssimo interessantes e económicos quando carregados em casa, apenas estou a olhar para factos concretos e é muito claro que o povo ainda não tem dinheiro nem forma de achar um carro elétrico como algo “barato” ou acessível sequer .

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Se grandes contas e sem ajuste ao cêntimo:
      Já andei 164.500kms com o meu elétrico, consome entre 11 e 13 kw (ainda este domingo vim de Lisboa e a média foi 10,8)
      Já mandando por excesso, gasto cerca de 2€/100kms (99% das vezes carrego em casa em bi-horário)
      164.500kms dá cerca de 3.290€

      A combustão se o carro gastar cerca de 6lts/100 gasta cerca de 10€/100km
      164.500kms dá cerca de 16.450€

      Só em combustível/energia poupei 13.160€.
      Recebi do fundo ambiental 2.500€
      dá poupança 15.660€

      Não estou a contar com o que poupei em manutenção anual (paguei em média apenas 100€ anuais, a combustão sempre paguei muito mais), nem com o que poupei de pneus (mudei agora os pneus traseiros pela 1ªvez e os da frente pela 2ªvez, pastilhas e discos (que duram muito mais nos elétricos).
      O meu carro custou 22.500€, o mesmo modelo em combustão custava 16.000€ – diferença de 6.500€

      15.660€ (poupei em combustível) – 6.500€ (gastei no preço do carro) = Ainda poupei 9.160€

      Se adicionarmos as poupanças nas manutenções, pneus, travões, etc, e ainda adicionarmos o conforto em conduzir sem barulho, na resposta rápida do binário, etc. Veículo elétrico foi a melhor coisa que me aconteceu.
      Se no futuro tiver que mudar a bateria (a atenção que pode-se só mudar alguns módulos) já poupei para ela. E mesmo assim ninguém me pode tirar a sensação de sossego a conduzir, de resposta rápida, o prazer de conduzir que voltei a ganhar, e isto não há dinheiro que pague.

      Deixem de ser haters de elétricos ou de combustão, cada caso é um caso, cada um escolhe o que prefere, e respeitem a opinião dos outros.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        A melhor coisa que te aconteceu na vida foi a compra de um VE?
        Porra que triste vida António, espero que a vida ainda te deia muitas alegrias para elem do VE.
        Ou das demasiada importância a coisas supérfluas e nem te lembras que és uma pessoa saudável, não há melhor alegria que a saúde, acredita no que te digo, sou doente crónico com doença altamente incapacitante “controlada QB” mas infelizmente tenho várias recaídas.
        Não tenho ainda um VE nem muita saúde mas tenho tantas alegrias que nem as consigo contar todas 🙂 🙂 🙂

        1. Avatar de Antonio
          Antonio

          triste comentário.
          Foi uma forma de expressão, mas talvez não entendas, ou então a necessidade de dizeres qualquer coisa.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Quem é que disse que a melhor coisa que lhe aconteceu na vida foi a compra de um VE?
            Eu apenas estranhei tal coisa, e chamei a atenção que na vida muitas vezes são as pequenas coisas que fazem a diferença, e perdemos tanto tempo a lamentar o que não temos e esquecemos. de apreciar o que já conquistamos.

        2. Avatar de Antonio
          Antonio

          Mas eu explico: escolha entre veículo elétrico ou a combustão, foi a melhor escolha que podia ter tido , no meu caso.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Ainda bem que estás contente com a escolha que fizeste, para quem possa carregar em casa acho que é uma boa opção, para quem não tenha essa possibilidade não estou tão convicto disso.
            Também penso adquirir um VE dentro de pouco tempo, mantendo o meu modesto ICE que é um comercia , para quando tiver de ir mais longe ou carregar coisas.
            PS, O meu “reparo” foi exatamente pela expressão utilizada da “melhor coisa que te aconteceu”, extratei mas não leves a mal e não quis de todo ofender, assim como te estar a tratar por tu espero que não te sentires ofendido, se te sentires ofendido então desculpa não é essa a minha forma de estar na vida.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E uma bicicleta a pedais, não seria ainda melhor?