Afinal, a Toyota está a render-se aos elétricos. O plano é produzir 600 mil carros por ano

99 Comentários

Por cá, sempre ouvimos dizer que “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. De facto, apesar de reticente, a Toyota está a render-se à tendência da mobilidade: a fabricante planeia produzir 600.000 carros elétricos por ano até 2025. Mas a ambição não se fica por aqui.

Elétrico da Toyota

A Toyota nunca se mostrou fã dos carros elétricos. Pelo contrário, os executivos sempre foram opinando no sentido do hidrogénio e do seu casamento com outras alternativas, para uma mobilidade saudável. Contudo, nos últimos meses, temos vindo a conhecer algumas cartas da Toyota, no sentido dos elétricos.

Recentemente, lançou mais uma: de acordo com o jornal japonês Nikkei, a Toyota planeia aumentar a sua capacidade de produção anual de automóveis elétricos, de apenas 190.000 unidades por ano, em 2024, para 600.000 unidades, em 2025.

Toyota elétrico

Para isso, a Toyota vai estabelecer uma série de inovações técnicas de fabrico, desde linhas de montagem automatizadas e máquinas de fundição injetada de alta tonelagem, com ideias da velha guarda, até processos de polimento manual e métodos de produção simples.

A empresa vai ainda concentrar-se no desenvolvimento interno de baterias, o que, como vimos, permitir-lhe-á oferecer opções competitivas, capazes de proporcionar uma grande autonomia aos seus automóveis a curto prazo.

Depois da meta das 600.000 unidades por ano, em 2025, a Toyota pretende conseguir produzir 1,5 milhões de unidades, em 2026, e uns impressionantes 3,5 milhões de unidades, em 2030.

Estes planos da Toyota, por serem a médio e longo prazo, dependem da evolução do mercado.

Comentários

99

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Raul Leal
    Raul Leal

    A Toyota nunca rejeitou os carros elétricos, apenas esteve reticente em relação aos BEV. E faz sentido, do ponto de vista técnico um FCV leva menos peso morto(bateria )e é mais rápido de carregar energia (H2). O futuro será Hidrogênio. Ou então um misto.

    Mas pronto. Estamos da Toyota, se calhar a marca que mais modelos adaptados a cada região do mundo tem. Basta ver que o Yaris da Tailândia não tem nada a ver com o da Europa, só pra dar um exemplo. Ou seja o segredo do sucesso e adaptar-se aos mercados, e se eles neste momento estão a pedir BEV e isso que vão fornecer e bem feitos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Se leva menos peso morto porque pesam o mesmo, aliás, até pesam mais que um 100% electrico comparável.

      O futuro será aquilo que as pessoas comprarem.

      1. Avatar de NunoManuelAlves
        NunoManuelAlves

        Neste caso BEVs :):):

    2. Avatar de Martins
      Martins

      Espero que faça que os eletricos mas com qualidade.
      E faça carros para Clientes e não carros para escravos

    3. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      Isto.

      Enquanto o Musk rebenta dinheiro, as outras marcas vão tendo lucros todos os anos.

      1. Avatar de Antonio Vasco
        Antonio Vasco

        Porque perdes tempo a dizer disparates?

      2. Avatar de Nuno Manuel Alves
        Nuno Manuel Alves

        resposta bibica, este ainda pensa que o carro mais vendido do mundo é da Toyota a marca dos carros magicos:):):):):):):):) ops afinal nao :):):):):) that´s all folks

  2. Avatar de Victor von Frankenstein
    Victor von Frankenstein

    O hidrogênio é o futuro não percebo Toyota que desilusão…

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Hidrogénio não é o futuro pelo menos enquanto nao se conseguir produzi-lo com facilidade e a bom preço e com elevado rendimento.
      Pode ser para casos especificos (avioes, …) onde o peso é muito importante mas para carros a tecnologia das baterias (NMC, LIFePO, Na, etc) é o futuro.

    2. Avatar de NunoManuelAlves
      NunoManuelAlves

      Finalmente entenderam que.o H2 não serve para rodas e acordaram para a vida mas penso que já vem tarde, não sei se recuperam

      1. Avatar de JL
        JL

        A bmw deve estar quase a perceber também, já começaram a sair os resultados de alguns testes, e coitados….

    3. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      O hidrogénio é o futuro, mas daqui a 20 anos. Até lá, é eléctrico.

      1. Avatar de JL
        JL

        Hidrogénio é electrico na mesma, quando me formei nessa área há 20 anos, diziam mo mesmo. Provavelmente as Maya’s da altura erravam mais. LOL

  3. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    A Toyota fabricou o primeiro Prius quando o psicopata Elon Musk ainda usava fraldas…

    1. Avatar de JL
      JL

      A porsche criou o primeiro hibrido quando a toyota ainda estava a quase 50 anos de aparecer.

    2. Avatar de Antonio Vasco
      Antonio Vasco

      É só idiotas maluquinhos da Toyota, uma marca que parou á 15 anos, não apresenta nada de novo mas sempre a fazer promessas não concretizadas
      A última foi a bateria de 1,500 km, passados 30 dias declaram que afinal, vai começar a fazer desenvolvimentos de baterias, o que não me surpreende , serviu para justificar mais uma doação do governo japonês para doar mais mil milhões para o desenvolvimento das ditas, mas entretanto vão á China comprar as baterias

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Ao menos aquilo que a toyota faz funcioona! Não é como os franceses que lançam arvores de natal cheias de eletrónica e luzinhas e depois começa tudo a berrar que nem é bom.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        A Toyota já fala dessa bateria de 1500km desde 2017. Mas depois está sempre a mudar a data de apresentação… agora é para 2030.

        Quiseram aguentar o petróleo, e agora estão a sofrer o impacto no mercado, especialmente no chinês… é lidar.

      3. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        A Porsche foi fundada em 1931. A Toyota foi fundada em 1937. O comentador “JL” calado era um poeta.

        1. Avatar de JL
          JL

          https://www.brincarautomoveis.pt/blog/1065153/historia-dos-carros-hibridos

          Calado era um poeta, tal como o é a falar, já que não diz nada de jeito.

      4. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Ó Tó, tu és submisso ao Musk? O modo de piloto automático na Tesla nem sequer funciona…

  4. Avatar de JL
    JL

    Não pode !!! então a toyota rendeu-se ao”encanto” da tesla ? isto vai ser um dia de muita azia. LOOOOL

    A aposta em hidrogénio era com eléctricos, apesar de terem em testes (com resultados ridículos) a combustão, estes têm-se revelado uma dor de cabeça para a toyota.

    1. Avatar de Lol
      Lol

      Com uma”arma na cabeça” todos rendem-se ao elétricos. Carros elétricos são o futuro, quer queiram quer não.

      1. Avatar de JL
        JL

        Nem precisam, basta haver procura, que é o que está acontecer.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Procura imposta tb.

          1. Avatar de JL
            JL

            Imposta porque quem ?

            Não me venha com a história dos diesel, se deixaram de fabricar é porque não vendiam.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Só existe mais procura de carros a gasóleo que de gasolina em Portugal…

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL nenhum pequeno diesel saiu com norma EURVI, portanto não pode dizer que não vendiam. O que pode dizer é que não iriam vender! E não iriam vender porque não era expectável que alguém fosse comprar um utilitário quase ao preço de um segmento D, consequência da imposição da norma!

          4. Avatar de JL
            JL

            Nenhum ? todos os que saíram depois dessa norma sair, e já foi há bastante tempo.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Repito:
            Todos os pequenos diesel foram abolidos com a entrada em vigor da norma EUR VI
            O pequeno diesel poluía menos com o EUR V do que o segmento D com a normal EUR VI.
            Foi portanto mais uma decisão (des)”acertada” do Sr. Timmers. Tudo em nome do ambiente loollooll

            Com a norma EUR VII preparavam-se para fazer o mesmo aos pequenos carros a gasolina. Iriam encarecer de tal forma que ninguém os iria comprar.
            Felizmente abriram os olhos, conforme já lhe disse n’outro post.:
            https://www.razaoautomovel.com/noticias/uniao-europeia-euro-7-2025/

          6. Avatar de Lachon
            Lachon

            https ://automais.autosport.pt/noticias/opiniao-eletricos-sim-mas-tambem-ha-verdades-inconvenientes/

          7. Avatar de JL
            JL

            Então e os clios que estão à venda são o quê ?

            Pois abriram, para quê gastar rios de dinheiro em algo que todos sabiam que era impossivel cumprir ? só se fizessem como a vw e outros na ultima década. LOL

            Mais vale aproveitarem esse dinheiro para desenvolver tecnologias que realmente façam sentido e acabar definitivamente com as “lâmpadas incandescentes”.

          8. Avatar de JL
            JL

            Opiniões….. quando começam por dizer “isto vai salvar o mundo”, já se pode adivinhar os disparates que vêm a seguir, mais ainda quando não referem as fontes da informação.

            “Domestic and international transport were by far the largest users with a combined 63.3 % of the total consumption. Road transport was a key consumer with 48.7 %, while air and water transport used 9.1 % and 5.2 % respectively”

            https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Oil_and_petroleum_products_-_a_statistical_overview#Consumption_in_sectors

            Portanto parece que os 10% são apenas os aviões e navios.

            Sobre o disparate da vw e os 100 mil kms, bom, não sei onde inventaram isso, até porque esse instituto publica muita informação sobre essa parte e não encontrei esse estudo, se alguém souber, que o deixe por ai.

            https://www.isi.fraunhofer.de/content/dam/isi/dokumente/cct/2020/Fact_check_Batteries_for_electric_cars.pdf

          9. Avatar de JL
            JL

            10% não, 14.3 %

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      A Toyota , teve uma parceria com Tesla, logo no início, que depois, resolveu terminar! A Tesla , foi muito influenciada pelos métodos da Toyota!! A 1 fábrica da Tesla , foi uma fábrica que pertencia a Toyota! A Toyota , não apostou nos elétricos, tal como quase todos construtores japoneses, e mesmo o governo japonês, pouco investiu. Os japoneses as vezes são muito conservadores, o que pode ser prejudicial! O verdadeiro perigo vem das marcas chinesas! A China tem mais de 100 marcas de construtoras elétricas, quase todas tem menos de 10 anos de idade! O estado chinês tem apoiado com bilhões de € em ajuda, para dominar o mercado! Tal como já dominam o mercado de telemóveis, ou painéis solares! A China faz uma guerra económica, objetivo é destruir a concorrência e ter o monopólio do mercado!

    3. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      A Tesla não inventou nada.

  5. Avatar de jota
    jota

    Parece-me que já vem muito tarde! Entretanto a Tesla já se tornou uma espécie de religião!

    1. Avatar de JL
      JL

      Pois, parece que a religião da toyota está “pela hora da morte.” LOL

      1. Avatar de Ban
        Ban

        A Toyota não está pela hora da morte, apenas se adormeceu como a grande maioria dos construtores ocidentais, daqui a 5 ou 10 anos talvez seja possível concorrer com os V E chineses ou americanos.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Entretanto vão perdendo quota de mercado, quota essa que demorou décadas para alcançar…

      2. Avatar de Nuno Manuel Alves
        Nuno Manuel Alves

        pior esta a VW:(:(:(:( aquilo está agreste
        vão fechar fabricas e despedir pessoas aquilo não esta fácil.
        Fazem Ev´s ninguém os compra, são um balde de ranho, caros feios e maus, entretanto a Tesla e o Sr.Moscas agradece o empenho:\ e o Herman Diez deve estar a rir se como um perdido:):):):):) o palhaço do Oliver Bloom esta a fazer um favor ao Moscas e aos chinos entretanto nos boches tudo a arder eles batem palmas, que pagode :):):):):):)

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          “pior esta a VW:(:(:(:( aquilo está agreste
          vão fechar fabricas e despedir pessoas aquilo não esta fácil.”
          Bela imagem q estás a passar em relação aos veneradores de elektros. Devias ter vergonha!

          1. Avatar de NunoManuelAlves
            NunoManuelAlves

            Que queres que t diga 🙁 pah se só fazem Baldes de ranho é claro que ninguém, não achas ??
            Software uma vergonha, plataforma MeB um balde de ranho, performance tsssstssstssss de rir, cargas DC muito inferior as Tesla, não usam baterias Turnery nem sabem que existem Baterias LFP e 3 M3P e chegam ao fim peguem mais por um segmento C do que um D o que e que tu querias ??? Milagres?? Os boches não sabem faze los ponto final , não tem automação não tem casting, não tem a ponta de uma mastro:) o que é que querias ?? Começaram a vender id3 nos chinos quando o carro desceu 10 mil paus e passou a custar 15 mil até atualizaram o carro senão ninguém comprava, agora estão a fechar Dresden e a despedir uma data de malta porque vão passar a trazer esses id3 produzidos nos chinos para cá para a Europa, agora vou me rir se continuarem a manter os preços :):):):):) vai ser um pagode, estes boches investiram milhões na Xpeng sim senhor para adquirir 5% entretanto receberam a plataforma 1.0 que e superior a MEB, onde já se viu um carro C ser mais pesado que um carro D+ só mesmo os boches, deixa andar vamos ver o que vai sair dali e digo te já nem daqui a 5 anos vão ter um sistema operativo condições mas pode ser que me engane, só que não :(:(:(

          2. Avatar de NunoManuelAlves
            NunoManuelAlves

            Eu quis dizer em cima que usam baterias Turnery em vez de LFP:) e perguntei se achavas bem, falhou no teclado

    2. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      E como qualquer religião, está condenada à estupidez.

  6. Avatar de Ban
    Ban

    A Toyota não quer perder a Europa como cliente.
    Como pouco a pouco estão a fechar as torneiras dos combustíveis fosseis, não tendo outras alternativas viáveis a curto prazo, só lhes resta apostar nos elétricos aqui no velho Continente.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Basta ver na Noruega a abertura massiva de lugares para carregar BEV e o fecho progressivo das bombas de gasolina.
      Quem acompanha o canal do Bjorn Nyland que ensaia carros BEV sabe do que estou a falar.

      1. Avatar de JL
        JL

        Aqui um… Circle K por exemplo. 😀

      2. Avatar de NunoManuelAlves
        NunoManuelAlves

        Eu sigo o Bjorn 🙂 ele é top por acaso.gosto o gajo faz cada uma :):)

      3. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Que diferença vê entre a Itália e a Noruega?
        Os postos fecham por variadíssimas razões . Atribuir isso ao crescimento de carros eléctricos é um bocado forçado.
        Quer ver?
        Em Itália, entre 2020 e 2022 o número de bombas de combustível rodoviário diminuiu em 2.000 (de 27.000 para 25.000) ou seja 7,4%.

        Na Noruega, o número de bombas de combustível rodoviário diminuiu em 100, (de 2500 para 2400) ou seja 4%.

        E agora? Quais serão realmente as causas? Sabendo que a venda de carros electricos em Itália tem muito pouca expressão (cerca de 3%)

        1. Avatar de JL
          JL

          A diferença é que uns têm 23 mil a menos.

          Onde ele arranja estes números e conclusões é que é giro.

          Procure antes pelos marcas que de converteram, assim talvez entenda.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL onde viu que a Noruega já teve 25400 postos?
            Já agora, proporcionalmente, Portugal tem menos postos q a Noruega. 3.068 para 10 milhões contra 2400 para 5 milhões.

        2. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Mas porque é que perde tempo a negar a evidência?
          Os eléctricos são o futuro, ponto final.
          Nas grandes cidades chinesas a mudança é radical, já tem uns 40% electricos, num país em que 90% vive em prédios de pelo menos 20 andares. Como eles carregam, não sei, mas andam, em 6 vezes que apanhei Ubers 3 eram puros electrricos e 3 eram plug ins.
          A diferença no ambiente é abissal, o silencio nas ruas não tem nada a ver com o antigamente, mas a mudança na poluição, essa sim, é a mais importante, já se vê o ceu azul , antes o céu era sempre branco, era só poluição

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            @António Vasco, compreendo o que diz, mas dar como exemplo a China, um país governado por um ditador, se ele amanha dizer que todos têm de andar vestidos de amarelo que é o melhor para o ambiente, eles amanha estão todos vestido de amarelo, e que impacto é que isso têm para o ambiente?
            Na minha modesta opinião neste momento o VE está a sofrer de dores de crescimento, e voltado ao exemplo que dá na China há milhares de ferre velhos cheios de VE, como a maior preocupação dos utilizadores ou novos utilizadores é a autonomia, ao sair carros com mais autonomia o pessoal vai a “correr trocar” levando que fiquem para traz os modelos de menor autonomia

          2. Avatar de Antonio Vasco
            Antonio Vasco

            A China serve de monta do que vai acontecer nos países, não de exemplo. E burros seríamos se não aproveitamos a experiência de outros que andaram á frente, independentemente do aspecto político. Foi aliás o que eles fizeram antes, aproveitaram a tecnologia do. Ocidente para ser adiantarem, quiseram lá saber se vinha dos “imperialistas ocidentais”.
            Quanto aos exemplos de lixeiras tecnologicas que lá existem, são verdadeiras, mas não resultam do que disse, são cemitérios de carros eléctricos com 3 a 6 anos, pertencentes a empresas de aluguer tipo aqui as trotinetes, lá eram carros, que passavam de maio em mão, foram todas a falência porque não funcionou esses tipo de negocio

          3. Avatar de Jorge
            Jorge

            É claro que é preferível carros elétricos, que carros a combustão! A China, já é o maior mercado de carros elétricos ( graças ao apoio de generosos subsídios aos consumidores)! Mas esqueces que grande parte da energia elétrica na China , advém de centrais a carvão! E a China continua a construir centrais a carvão, que são dos maiores contaminadores ambientais! É um pouco irónico, cidades com ar mais puro, e outras zonas , com níveis de poluição de ar , a piorar gravemente!!

          4. Avatar de JL
            JL

            Até alimentados a carvão são melhores que os a combustão.

        3. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          @JL está a dizer q a Noruega ja teve 25.400 bombas de combustível?
          Pode informar onde viu essa informação?
          Para comparação, a Noruega até tem ,proporcionalmente, mais bombas q Portugal, já
          viu? 5 milhões de noruegueses tem direito 2400 bombas, os desgraçados dos portugueses, apesar de serem 10 milhões apenas têm direito a 3.068 bombas em pleno 2023. Não se faz pá…

          1. Avatar de JL
            JL

            Sim, tem bombas que agora são pontos de carga.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ainda assim têm mais bombas de combustível per capita que nós portugueses.
            Somos os eternos desgraçadinhos lool

          3. Avatar de JL
            JL

            Sim, bombas que muitas delas passaram a pontos de carga.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então deixaram de ser bombas.
            Bombas são 2400 mais de netade das que exustem em Portugal para servir uma populaçao 50% inferior.
            Dá que pensar.
            Não se esqueça da velha máxima. O Norueguês aproveitou os subsídios que quase que ofereciam o carro +estacionamento+portagens mas mantiveram o “velhinho” a combustão.
            Bruxo, eu fazia o mesmo. A cavalo dado não se olha ao dente. loooloolool
            E esses a combustão que são todos os que já existiam +os 30% que ainda se vão vendendo, precisam ser abastecidos nas BOMBAS.

            Com isto a Noruega apenas conseguiu criar mais um problema; saturar ainda mais as localidades. Ou seja, há cada vez menos espaço livre.

            Tlz avisado por isso, PT vai deixar de dar subsídios ao 3⁰ carro. É alguma coisa mas para mim só recebia subsídio quem entregasse o carro “velho” .

          5. Avatar de Pois, Pois
            Pois, Pois

            O disco riscou…

          6. Avatar de JL
            JL

            Ofereciam onde?

            É diferente do que fizeram cá com os diesel ? Quase que até ofereciam o combustível.

            Nao se esqueça que a densidade populacional é menor, logo precisam de mais bombas por serem um país bem maior que Portugal, só 4.1 vezes maior.

            Ja agora os seus números estão errados, já foram mais de 4 mil, em 2019 eram apenas 1709.

            http://www.nordiclabourjournal.org/i-fokus/in-focus-2021/theme-the-green-transition/article.2021-04-27.2378858869

  7. Avatar de Zeca
    Zeca

    Atenção, já aqui anda o vendedor Gonçalo Pereira da Vec#####, mais conhecido pelo JL.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então prove lá que é vendedor de uma marca que faliu há 11 anos, há aqui gente que nem 1 neurónio tem.

      Se está a pensar que isso cala alguém, antes pelo contrário, só vou fazer pior.

      1. Avatar de Zeca
        Zeca

        Tenha lá calma Gonçalo! Não se enerve que ainda está a começar

        1. Avatar de JL
          JL

          Aqui já não há Gonçalo nenhum oh bartolo.

      2. Avatar de NunoManuelAlves
        NunoManuelAlves

        Tás a ser simpático eu diria que são mutantes sem neurónios:):)

      3. Avatar de Xzibit
        Xzibit

        Se é vendedor não sei mas parece estar bem informado enquanto há muitos que não sabem do que falam

        1. Avatar de JL
          JL

          Se fosse vendedor não perdia tempo aqui, ia para a rua vender.

          O gajo está todo flipado, só porque tenho uma Mota de uma marca que faliu há 11 anos, chama-me vendedor.

          Loooool

          1. Avatar de Andre
            Andre

            Caro Gonçalo Pereira, tenha calma, não se estimule.

          2. Avatar de JL
            JL

            Looool, agora inventam nomes, oh Hugo, essa já é velha, inventa outra. Lol

        2. Avatar de Mendes
          Mendes

          Informado?? Só se for de falsas informações, lol

          1. Avatar de JL
            JL

            Então prove lá que são falsas!

        3. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Mais um clone. Eheh

          1. Avatar de JL
            JL

            Sim sim, um clone do vendedor de marcas falidas . Looooooooool

  8. Avatar de Louro
    Louro

    Entao mas o hidrogénio nao era o futuro? /s

    1. Avatar de NunoManuelAlves
      NunoManuelAlves

      Não é e nunca irá ser futuro com rodas pelo menos, não e compatível demasiado mau e ineficiente tudo que for transporte vai ser e é já em muitos casos BEV 🙂 eficiência e performance garantida com pca manutenção, esquece o H2 serve para fertilizar campos de cultivo e se calhar para algumas indústrias mas isto e melhor o JL explicar ele percebe disto do H2 melhor do que qualquer um, e tem os neurónios todos sem falhas cognitivas 🙂

  9. Avatar de Koso
    Koso

    Para mim o problema da suposta mobilidade através de hidrogénio, não é somente as redes de produção, armazenamento e distribuição do dito cujo, mas sim da falta de empenho de todas as marcas fabricantes de automóveis; acham que a toyota, embora empenhada ao máximo em levar isso para a frente, iria conseguir sem o mesmo empenho das outras fabricantes?

    1. Avatar de JL
      JL

      Tem outras marcas que até começaram antes e depois da toyota.

      Honda, hyundai, bmw (tem agora o ix5 em testes) pegueot (diz que tem uma partner em desenvolvimento), Mercedes, entre outras.

      A toyota é das que mais manteve o desenvolvimento e também das que mais recebeu para o fazer:

      O problema foi sempre o mesmo, é uma tecnologia gira é engraçada mas não passa disso mesmo, porque é cara e sobretudo ineficiente, e tecnologias ineficientes não têm viabilidade, principalmente se forem caras.

      1. Avatar de Xzibit
        Xzibit

        Boas
        Qual o elétrico que recomendaria no momento?
        Ando a pensar no Kia EV6 mas por outro lado os Tesla’s são fortes na comunidade de utilizadores e postos de carregamentos. Alguma opinião? Obrigado

        1. Avatar de JL
          JL

          Recomendar não o faço porque cada pessoa tem um uso diferente a dar ao carro.

          Deve testar ambos os carros e decidir sobre aquele que melhor lhe serve.

          Posso falar de algumas vantagens e desvantagens entre eles que vejo neste meio, tanto os teslas como os kia são bons carros, eficientes, fiáveis e cumprem, agora há questões além disso:

          -a rede tesla é única, é mais barata que os postos publicos, mais acessivel já que não são necessários cartões e complicações, basta apenas ligar o carro ao posto, tem controle total sobre os carregamentos e custos, o carro informa ao segundo o quanto vai pagar (isto para quem paga), pontos de carga tesla e até a ocupação deles em tempo real. Mas tem um problema, de há quase 3 anos para cá, a tesla não instala ou abre nenhum carregador rápido em Portugal, isto porque existe um problema no cumprimento da lei portuguesa por parte da tesla, coisa que não acontece em mais local nenhum.

          -o serviço pós-venda da tesla é complicado e simples ao mesmo tempo, isto porque não é algo que estamos habituados, eles não atendem telefones e também não gostam de visitas “surpresa” nas suas oficinas, obvio que não mandam ninguém embora, mas isso atrapalha a logistica que têm. Tudo é feito pelo aplicação, tem um problema no carro que não o impossibilita de conduzir, marca na aplicação o problema e eles marcam um dia para ir à oficina ou na sua preferência se for de longe e se o problema poder ser resolvido em sua casa ou outro local, eles enviam um “ranger” ou um técnico para resolver o problema.
          A grande vantagem na tesla em relação a todas as outras é não terem manutenções obrigatórias, apesar de recomendarem fazer algumas, mas com intervalos muito maiores que as outras marcas.

          A kia do que tenho conhecimento tem bastantes oficinas com capacidade para trabalhar nestes veículos, só que tem intervalos de manutenção muito curtos, de 1 ano ou 15 mil kms, tinham também uma em que mudavam o liquido de refrigeração da bateria e parte eletrónica que ficava muito cara, aos 60 mil, entretanto houve reclamações e passaram eles a oferecer essa mudança.

          O que aconselho, a testar muito bem os carros, recolher informação em grupos de utilizadores, tem 2 bons grupos no facebook, o Tesla Club Portugal com mais de 25 mil pessoas, o Hyundai Electric Kona / Kauai com quase 3 mil, questione, coloque suas duvidas.

          1. Avatar de Zeca
            Zeca

            Aí está o vendedor em ação!

          2. Avatar de Xzibit
            Xzibit

            Deixem o homem paz, eu pedi-lhe informações e ele ajudou. Não vi vendedor em ação nenhum.
            Muito chatos vocês !
            Obrigado JL

          3. Avatar de JL
            JL

            Se fosse vendedor aconselhava uma marca.

          4. Avatar de JL
            JL

            Xzibit, não se preocupe, isto é dor de cotovelo, com estes posso eu muito bem.

          5. Avatar de Xzibit
            Xzibit

            Será que podemos falar por e-mail ?

            O meu é sandwishproject @ gmail com
            Diga me algo lá por favor
            Agradecido

          6. Avatar de JL
            JL

            Sim, vou lhe mandar um email.

  10. Avatar de João Câmara
    João Câmara

    A Toyota nunca parou o desenvolvimento de elétricos, aliás já tem muita experiencia e carros eletrificados e para lançar um elétrico em 2022, é porque começou a ser desenvolvido em 2018 ou antes disso.
    Acham mesmo que ter começado mais tarde a vender elétricos vai condicionar o futuro da Toyota, tendo em conta que hoje será das marcas mais vendidas no mundo.
    Em Portugal nunca foi das marcas mais vendidas nem vai ser. Tudo normal.

  11. Avatar de Mascotes electricas nao obrigado.
    Mascotes electricas nao obrigado.

    Oh pah, ja anda ai o JeoVerde JL todo acesso e animado porque a Toyota agora vai fazer mais electricos…
    Cuidado que o homem é certificado e sabe o que diz.

    1. Avatar de JL
      JL

      O que é um JeoVerde ?

      Exacto, estou muito contente.

      Obrigado.

      Mas olhe, ando e vou continuar a andar, independentemente daquilo que você e outros guincharem e espernearem.

      1. Avatar de Mascotes electricas nao obrigado.
        Mascotes electricas nao obrigado.

        Pronto, vou matar-lhe a curiosidade…Jeoverdes são os evangelizadores dos veículos eléctricos.
        São todos a favor da sustentabilidade mas depois esquecem-se de ontem tem de vir o lítio…o que acontece com baterias usadas…que não temos estrutura para ter uma rede de eléctricos.
        Mas ao menos você parece-me um daqueles que nao usa as extensões de casa a sair das janelas para carregar os carros como esses iluminados que vemos por ai,sim…eles existem.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então quer dizer que os jeocastanhos ou jeonegros são os evangelizadores de veículos a combustão, que se esquecem que sem lítio também não tem os seus veículos a combustão. Fora todos os outros que também são precisos.

          Não temos ? Então prove lá que não temos?

          Não, não uso e você usa ?

          1. Avatar de Mascotes electricas nao obrigado.
            Mascotes electricas nao obrigado.

            Eu não ando a fazer uma cruzada em nome dos veiculos de combustão amigo…essa ja foi feita antes de eu nascer.

            Eu vejo-o é a si em tudo o que é topicos de veiculos electricos tipo influencer ou evangelizador.
            O que é bom para si pode nao ser para os outros, aceite que doi menos…vai ser mais feliz 🙂

          2. Avatar de JL
            JL

            Se não anda pelo menos parece.

            E não posso andar porquê? Você também aqui andar, tipo influencer ? Entao o que está a fazer agora ?

            Onde disse que é para todos ?

            Sim, aceite que dói menos, já disse e volto a dizer, não são essas perseguições que fazem alterar nada, vou continuar a frequentar com sempre fiz.

          3. Avatar de Mascotes electricas nao obrigado.
            Mascotes electricas nao obrigado.

            Claro amigo, pode continuar a frequentar sem problema 🙂

            Ja disse que não ando a influenciar nada, quero la saber se usam combustão ou electrico.
            Como ja disse, cada um com as suas necessidades…

          4. Avatar de JL
            JL

            Nem eu, alguma vez me viu a dizer para comprarem ? Só emiti a minha opinião tal como todos aqui o fazem.

  12. Avatar de Contador
    Contador

    Espero pela resposta do Sandokan…não consigo ter opinião sem ele…