Afinal 100 kWh de consumo de eletricidade dá para quê?

76 Comentários

Nunca se falou tanto sobre energia/eletricidade como atualmente.  Os preços estão a disparar, muito por culpa da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, e os governos têm implementado medidas para ajudar os contribuintes.

Em Portugal, de acordo com as medidas do Governo, só os primeiros 100 kWh de consumo é que estão abrangidos pela redução do IVA da eletricidade para 6%. O que dá para ter ligado?

Afinal 100 kWh de consumo de eletricidade dá para quê?


eletricidade: 100 kWh como potência contratada não superior a 6,9 kVA

De acordo com a Deco Proteste e da Associação dos Comercializadores de Energia no Mercado Liberalizado (ACEMEL), o desconto no IVA deverá traduz-se numa poupança por mês na ordem dos 1,08 euros a 1,62 euros, para um casal com dois filhos.

Ainda de acordo com a Deco Proteste, 100 kWh de consumo de eletricidade não corresponde a muito. Se um casal tiver um contrato cuja potência contratada não seja superior aos 6,9 kVA, é possível ter um frigorífico a funcionar 24 horas por dia, uma máquina da louça e uma máquina da roupa, cada uma a fazer três lavagens por semana, uma televisão ligada quatro horas por dia e a iluminação da casa resultante de cinco lâmpadas com 10W de potência, durante seis horas por dia, são suficientes para alcançar um consumo de 99,08 kWh por mês.

Afinal 100 kWh de consumo de eletricidade dá para quê?

O canal ECO/Capital Verde produziu uma pequena tabela onde é possível ver o tipo de eletrodomésticos e o respetivo consumo mensal, ao nível de eletricidade, para atingir os 100 kWh de consumo de eletricidade. No caso de uma família usar uma placa de indução para cozinhar e um computador, o consumo mensal já dispara para os quase 150 kWh.

Afinal 100 kWh de consumo de eletricidade dá para quê?

De referir que a partir de 1 de outubro e até ao final do ano, todos os consumidores, cuja potência contratada não supere os 6,9 kVA (que corresponde a cerca de 5,3 milhões de consumidores) pagam apenas 6% de IVA ao nível da eletricidade.

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    marketing do Costa. O soundbyte é que o IVA da electricidade baixa para 6%, quando é apenas a taxa de 13% que baixa.
    Ou tinha baixado tudo para 6% ou a taxa dos 23%.

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      Poupa-se 1€ todos os meses, bem bom

      1. Avatar de Peter
        Peter

        Se eu vender o meu bilhete para os Coldplay que me custou 500€, consigo poupar mais.
        É se não comprar o último telemóvel e esperar mais um ano, ainda poupo mais.

  2. Avatar de Cesar
    Cesar

    Quando alguem vem com letreiros a dizer a “familia primeiro” e depois apresenta esto que se vê mostra o tipo de politicos que actuamente se tem:
    manipuladores, desonestos especialistas na arte de enganar.
    pessoalmente este tipo de pessoas pra mim valem ZERO

    1. Avatar de Mateus
      Mateus

      Candidata-te.

    2. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      E no entanto conseguem maiorias absolutas. Quem é o burro?

      1. Avatar de Njss
        Njss

        É isso mesmo, tudo dito.

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Eu ia jurar que vi no letreiro Mentiras Primeiro

  3. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Poupança de 1,08 a 1,62€ por mês, até aos 100kWh… Vai ser uma fartura com tanto dinheiro a mais na conta ao fim de cada mês…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É mesmo, já dá para tomar mais um café, desde que não seja numa esplanada ao pé da praia

  4. Avatar de E---lectrão
    E—lectrão

    os cálculos estão quase certos, falta considerar alguns tópicos relevantes como, por exemplo, o consumo eléctrico mensal de uma box de tv e de um router de internet …

    1. Avatar de ERUS
      ERUS

      isso são aparelhos com consumos irrisórios que só tivesses isso ligado 24\7 ao final do mês consumo era tão insignificante comparado com o que pagas de taxas e taxinhas associadas.

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        ERRADO. Consomem 19,44 euros, anualmente. São 20 euros de electricidade, se só tiveres 1 box. Uma box 4k já consome quase 34 euros. Uma Android consome 36 euros.
        Parece irrisório, sendo que consomem mais que 30 minutos do microondas de 1200w.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          36€? Não se esqueceu da vírgula?
          (20W * 24 horas * 30 dias / 1000) * 0,24€/kwh *1,23 iva = 4,25€

          Não que seja exatamente insignificante, mas espero que nenhuma box gaste 170W em standby…

          Pessoalmente, só o frigorífico e a arca consumiram cerca de 75kwh em Agosto 🙁

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            0,020kw * 24h * 365d * 0,24€ * 1,23 =
            51,72 €/ano

            ainda é mais do que ele disse

        2. Avatar de ERUS
          ERUS

          Acho que alguém tem de apender a fazer contas… box a consumir mais que um micro ondas é só rir…

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            alguém tem de aprender a ler português …

      2. Avatar de João
        João

        Quando perceberem que o valor do acesso á rede no preço do kwh é um valor negativo atualmente até se espuma..

  5. Avatar de JS
    JS

    Nem a minha sogra sozinha consegue quanto mais um casal sem filhos
    Nos pagamos a Luz como um Luxo 23%
    Gostava de Ver os entendidos com um consumo desses,so se estiver a Roubar ao vizinho ou ao pste das companhias
    Noticias para fazer Rir

    1. Avatar de David
      David

      Paga-se Electrecidade, não se paga Luz.

      1. Avatar de FAR
        FAR

        Já que estamos num registo de mesquinhez, paga-se eletricidade e não “Electrecidade”.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Os que roubam do poste é consumo zero, não pagam nada, nem IVA

      1. Avatar de aaa
        aaa

        e ainda recebem subsidios

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Sim, que o PSD prometer 0% na electricidade e 800000 milhões de lucros líquidos para as eléctricas provêm do teu consumo… Mais um dos que vai pagar 170 euros mensais para ter 5G, vai pagar 5000 euros por um telemóvel novo e acredita que “estou a lutar contra as alterações climáticas e tenho 3000 doutoramentos”.

  6. Avatar de Jorge Costa
    Jorge Costa

    Deveriam aumentar esse limite para 250 / 300 kWh
    Acima disso deve continuar 23% para incentivar à poupança.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      E o incentivo para a mobilidade eletrica?
      É que para carregar um carro eletrico, em casa, ultrapassa em muito os valores, para não falar na necessidade de aumento da potência contratada para não ter problemas.

      1. Avatar de ERUS
        ERUS

        amigo se pode ter um carro elétrico, não tem problemas em pagar a conta da luz, ao contrario de muitos que ter um carro elétrico não está na lista das prioridades dado aos preços praticados de aquisição.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Apenas não gosto de ler/ouvir que este pais está a investir na mobilidade eletrica, porque não está nem nunca esteve.
          O facto de ter um carro eletrico não faz de mim alguem assim da média, são apenas opções e constas bem feitas.

          1. Avatar de RC
            RC

            Não gosta ? então é vendedor de gasolina ? reparador de chaços ?

            Por acaso está, tanto há incentivos do estado, como há incentivos dos privados, a galp, edp entre outros fornecedores de energia, dão descontos de 20% na energia para quem tenha veiculos eléctricos e carregue de noite.

      2. Avatar de joaomatos
        joaomatos

        E quem te manda comprar um carro Elétrico??
        Artigos de luxo, claro que vão ser taxados como…artigos de luxo.

        1. Avatar de Vida
          Vida

          Eu comprei 2 zoes usados, electricidade em casa é média de 150 euros, não tenho gás em casa … E fazemos 2500km por mês … Não foi um luxo, mas sim uma necessidade de abater nas despesas.

          1. Avatar de RC
            RC

            Também o meu caso, chamam luxo a necessidade.
            Eu instalei paineis solares, gastei 5000 euros, com isso deixei de ter 3 factuas pesadas, a do combustível, que rondava os 200 euros mês, já que troquei por 2 eléctricos.

            A do gás, que andava em cerca de 60 euros por mês.

            E a da eletricidade, que antes rondava os 90 a 120 euros, e agora passou para 15 a 30 euros.

      3. Avatar de FAR
        FAR

        Em primeiro lugar, diria eu, deveriam estar os que efetivamente precisam de ajuda a pagar as contas. Dado o preço dos VE’s neste país será óbvio assumir que quem tem um VE não se enquadra nesse alvo.

        Digo eu.

        1. Avatar de RC
          RC

          Mais que se enquadram, investem mais para ter uma maior poupança.

          1. Avatar de Vitolas
            Vitolas

            Enquadram claro, senão diz-me quantas pessoas conheces que tenham VE e que ganhem o ordenado mínimo ou até 800, 900€ por mês.
            E não estou a falar de quem tem vive de PAItrocinios, more em casa dos pais e afins, porque assim e, sem ter nada contra, é fácil.

          2. Avatar de RC
            RC

            Muitas, várias na família até, primos.
            Onde eu me enquadro.

      4. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Investe 7000 euros em 5 painéis foto-voltaicos que consegues carregar um dos carros, gratuitamente. Não dá é para pagar 200 euros mensais à empresa de comunicações por 4 boxs 8k com serviços premium. Há que fazer escolhas.

        1. Avatar de RC
          RC

          Tanto ? eu gastei 5 mil em 8 painéis de 400w e ainda meti uma bateria.

      5. Avatar de RC
        RC

        Necessita de aumentar a potência porquê ? faz mais de 150 kms por dia ?

  7. Avatar de Xico Zé
    Xico Zé

    Caso tenha placa de indução vão num instante

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Vitrocerâmica nem se fala.

  8. Avatar de Costa
    Costa

    O Costa ao anunciar as medidas, agiu de má fé a ludibriar os incautos.
    Nem tenho adjetivos suficientes para descrever o primeiro ministro.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      E o Montenegro a anunciar “impostos 0” ao mesmo tempo que anuncia “empresas precisam de aumentar os lucros de 800000% para serem viáveis”, é que te ajudam…
      Felizmente os 8000 milhões de perfis online, que votaram na direita, paparam 200 milhões de euros a esses grupos.

  9. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    Não é por acaso que o Costa é conhecido como “encantador de burros”…

    1. Avatar de deeppurple
      deeppurple

      Comentário assertivo

  10. Avatar de joaomatos
    joaomatos

    Continuem a apoiar as políticas da ditadora Vonder Crazy.. que vamos ir longe..
    Já agora deveriam ter incluído o consumo de um veiculo elétrico..

    Porque isto de andar a cortar na Eletricidade, mas depois haver fulanos a gastar em barda ao comprar veículos elétricos está muito mal..

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Mesmo assim continua ser melhor que o regime nazista que apoias

      1. Avatar de joaomatos
        joaomatos

        Eu nunca apoiei a Ucrânia nos crimes de guerra que eles teem feito durante mais de 8 anos!!Nunca, nem em relação a isso nem em relação ao golpe de estado, nem sequer em relação a quantidade de nazis que circulam abertamente na Rada..
        Estas-me a confundir com alguém…talvez contigo?

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Este chama golpe de estado aos ucranianos terem corrido com o fantoche do Führer Putin…enfim…

          Não se esqueça de bater as botas ao esticar o braço em saudação ao retrato do seu querido Führer Putin que tem junto ao espelho do WC.

        2. Avatar de Test User
          Test User

          No Cazaquistão sabem distinguir quais são nazistas e usam suásticas.
          Se até aliados têm essa opinião dos russos com nazistas, esta tudo dito.
          https://www.youtube.com/watch?v=g19jdzG19SY

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Nos eléctricos já tiveste uma ajuda de 27000 a 198000 euros, dependendo do carro adquirido, no IA e IUC que pagas. Não chega? Bora lá pagar 320000 euros por um eléctrico e exigir que o governo pague a electricidade que ele consome.

  11. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    As contas que a pplware fez vá lá vai!! Um frigorífico a gastar 32,67 só se for um velho!! O meu gasta só 16kw/h ao mês. Agora as 5 lâmpadas a 10w podem ser trocadas de 10w para 5w ou mesmo 2w. Em relação à maquina da loiça não tenho.
    Na minha casa:
    Um fogão a fazer uma refeição (não consigo comer muito à noite)
    Um maquina de lavar roupa (2 a 3 lavagens por semana e com carga completa)
    Mais de 8 lâmpadas entre 5kw a 2kw e apenas 2 funcionam estão ligadas entre as 19h e a 2h.
    Um portatil em breve um PC
    Uma TV LED ligada mais de 12 horas dia
    Uma box da NOS
    Um Router 4G de internet
    Um maquina de café
    Um termo-acumulador (poupa-se no gás e na agua bastante)
    e mais qualquer coisa.
    O consumo médio no ano 2021 da minha casa foi de 94,58kW/h com um contador antigo e um frigorífico velho.
    Só no mês passado paguei uma fatura de 20,71 euros com um consumo de 90kWh. Só não poupam porque não querem.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não foi em relação ao teu, foi na linha de conta de uma média.

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Ah!! Usaram como exemplo um frigorífico tipo americano. Só esses é que têm esse consumo energético.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Tenho um combinado normal, Samsung, com +- 17 anos, que no mês passado me consumiu 49.5kwh, embora normalmente ande pelos 45.
          Esses 16kwh são indicados pela marca ou medidos ao longo do tempo?

          Suponho que um frigorífico com 17 anos já seja considerado velho, mas custa-me trocar coisas que estão a funcionar sem problemas (a máquina de lavar roupa e a de loiça também têm a mesma idade, mais ou menos).

    2. Avatar de ERUS
      ERUS

      portanto o rapaz que vive sozinho, vem dar lições de economia, está bém…

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Eu não disse que vivia sozinho pois não? Perdes-te uma oportunidade para estar “calado”. Já agora são 2 pessoas a morar nesta casa 🙂

    3. Avatar de JS
      JS

      Que treta
      O resto é a carvão ou lenha

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        A única coisa a carvão ou lenha é a salamandra 😛

    4. Avatar de E---lectrão
      E—lectrão

      deve passar muito pouco tempo na sua habitação porque estou mais ou menos nas mesmas condições (mas com mais electrodomésticos, porém são todos recentes e de elevada classe energética) contudo, em 2021, consumi, em média, o dobro da energia …

  12. Avatar de deeppurple
    deeppurple

    Filhos de uma grandessíssima política.

  13. Avatar de AlexS
    AlexS

    Medidas de Propaganda Pura. E o pior é que é tudo construído com esse fim.

  14. Avatar de ERUS
    ERUS

    Mas estava-se há espera de quê???? Se o Costa quisesse resolver isto era baixar os impostos e já combatia a grande subida da inflações e o povo ganhava poder de compra, mas não é melhor continuar a mandar área para os nossos olhos para ficar bem na fotografia.

    1. Avatar de joaomatos
      joaomatos

      Isto é a influencia nazi de Bruxelas…Portugal não tem problemas com energia Elétrica, nunca teve..
      E o gás vem da Argélia, portanto só mesmo no preço do Petróleo é que podemos ser afetados,as coisas podem ficar mais caras devido ao facto de que quase tudo roda á volta do petróleo, mas nunca na Eletricidade nem no Gás para Portugal..

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Além da ideologia, És um ignorante.
        Em 2021, até importávamos mais da Rússia que Argélia.
        Gás vem da Nigéria e Estados Unidos

          1. Avatar de Test User
            Test User

            No teu caso chorava, nível ignorância é tanta. Nem pesquisas sabes fazer.

            Vai ver dados DGEG
            https://www.dgeg.gov.pt/pt/estatistica/energia/gas-natural/importacoes-exportacoes/

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Como foi a redução do IVA na restauração que deu 19% de lucro ás empresas? Como foi a redução do ISP (em 5 vezes o anunciado pela oposição) que deu 17800 milhões de lucros, num só semestre, as gasolineiras?
      Grandes descidas para quem paga… o governo perde receita as empresas viram os lucros disparar 19% a 80% à boleia da descida de impostos.

  15. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    A ocupação nazi de Bruxelas terminou a 3 de Setembro de 1944, quando foi liberada pelos britânicos. Atualmente a influência nazi anda mais para os lados de Moscovo.

    Ainda falta muito para receber o uniforme da grupo wagner? O que tem escrito já deu para os botões do punho pelo menos, certo?

    1. Avatar de joaomatos
      joaomatos

      Eu sei que vocês querem enganar o povo, em relação á historia, mas a coisa boa da historia é que é baseada em factos passados, ou seja não dá para mudar..

      De qualquer forma, aproveite e compre a Swastika para por ao peito..ou quem sabe tatua-la na testa.

      1. Avatar de Test User
        Test User

        No Cazaquistão sabem distinguir quais são nazistas e usam suásticas.
        Se até aliados têm essa opinião dos russos com nazistas, esta tudo dito.
        https://www.youtube.com/watch?v=g19jdzG19SY

  16. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Este inverno o consumo de lenha vai disparar. E com tanto incêndio que houve, há de haver madeira queimada para aproveitar.

  17. Avatar de mamba
    mamba

    continuem a votar nos mesmos. Fazem bem.
    há malta que não aprende..

  18. Avatar de Eu
    Eu

    100Kw dava para 15 dias de mineração.
    Agora nem para 8

  19. Avatar de Eu
    Eu

    Se formos contar com o número de pessoas que comparecem nas manifestações e que nunca votam temos a resposta e têm o que merecem.

    1. Avatar de joaomatos
      joaomatos

      A mim não me parece que seja um problema de votar ou não votar, ou de 1 partido em concreto.
      O Problema vem de Bruxelas..são eles que estão a pressionar todos os Países para aumentarem medidas de austeridade na energia, tudo porque os Alemães resolveram dar um tiro no pé, com o gás Russo, e como raça suprema não suportam outros Países a viverem bem, enquanto eles passam necessidade em termos energéticos!
      Agora o que podíamos assistir era a uma revolta por parte dos governantes, e rejeitarem por completo essas medidas, porque se os Alemães são soberanos para se auto-suicidarem, nós também temos a nossa soberania e devíamos rejeitar o suicídio imposto por Bruxelas, no que toca a medidas de austeridade energética em Países que não precisam delas!

      Iríamos depois vir a ser muito provavelmente castigados, porque a “gestapo de Bruxelas” não perdoa, mas se fossem muitos Países a fazê-lo, eles tinham que engolir em seco!