QuadrigaCX: Advogados querem exumar corpo do fundador da carteira de criptomoedas

13 Comentários

No final de 2018, o CEO da QuadrigaCX, empresa de câmbio de criptomoedas, morreu subitamente. Dois meses depois, a empresa declarava a falência pelo facto do responsável não ter revelado a palavra-passe para entrar na carteira de criptomoedas. Segundo o que foi declarado, perderam-se 190 milhões de dólares canadianos.

Agora, os advogados que representam os utilizadores da carteira, querem a exumação do corpo do fundador da plataforma, Gerald Cotten.

Imagem de critomoeda a desaparecer como as da QuadrigaCX


Criptomoedas envoltas em mistério

Em fevereiro deste ano, após a morte do CEO da QuadrigaCX, a empresa revelou que não tinha forma de entrar na carteira de criptomoedas e que estes valores poderiam ficar perdidos para sempre.

Com prejuízos de milhões, os utilizadores dessa carteira, através dos seus advogados, estão agora a pedir às autoridades do país a exumação do corpo do fundador da plataforma, Gerald Cotte. Segundo as informações, os advogados dizem que pediram o procedimento devido às “circunstâncias questionáveis” em torno da morte do empresário.

Imagem de critomoeda a desaparecer como as da QuadrigaCX
O CEO da QuadrigaCX, Gerald Cotten, tinha 30 anos quando morreu subitamente na Índia.

 

Morte inesperada que deixou 190 milhões de dólares canadianos “perdidos”

Conforme foi veiculado na altura, Cotten morreu subitamente na Índia. Na causa da morte poderiam estar complicações relacionadas à Doença de Crohn. O responsável da empresa sofria desta doença e terá padecido de um grave problema inflamatório intestinal.

Após a morte do fundador, a QuadrigaCX não conseguiu localizar ou garantir reservas significativas de criptomoedas para as pessoas que participavam da bolsa. O insólito era que Cotten, de 30 anos, era a única pessoa que sabia as palavras-passe das carteiras digitais.

Assim, com a falência da empresa, os cerca de 115 mil utilizadores viram-se completamente defraudados e falidos.

Imagem de carteira de criptomoeda vazia, tal como as da QuadrigaCX
Cerca de 115 mil utilizadores ficaram sem 126 milhões de euros em criptomoedas

 

Rumores dizem que Cotten simulou a sua própria morte

Posteriormente à morte e ao encerramento da empresa, começaram a circular rumores sobre a morte do CEO. Houve quem dissesse que Cotten falsificou a sua própria morte e fugisse com o dinheiro dos fundos. Contudo, nenhuma evidência de tal esquema foi revelada até agora.

Na sexta-feira, a equipa jurídica que representa os utilizadores da plataforma no processo de falência enviou uma carta à polícia do Canadá. Estes lesados estão a solicitar a exumação e uma autópsia post mortem ao corpo de Cotten. Segundo eles, é necessário confirmar a identidade e a causa da morte.

Conforme foi veiculado, as informações reveladas levantam algumas dúvidas. Nesse sentido, dizem, os factos conhecidos “destacam ainda mais a necessidade de se ter certeza se Cotten está de facto morto”.

 

Indícios de alguma coisa…

No início deste ano, uma auditoria da empresa Ernst & Young encontrou problemas significativos na gestão da bolsa QuadrigaCX. Constatou-se de que Cotten criou contas na plataforma com pseudónimos, que podem ter sido usados ​​para negociar valores.

Além disso, provou-se que foram transferidos fundos substanciais para a conta de Cotten e para pessoas ligadas a ele. Como resultado da auditoria, constatou-se que aproximadamente 33 milhões de dólares em fundos haviam desaparecido.

Posteriormente, já em agosto, o FBI confirmou que também está a investigar as circunstâncias da falência da carteira de criptomoedas.

Em comunicado enviado pelo seu advogado na sexta-feira, a viúva de Cotten, Jennifer Robertson, disse que “está com o coração partido ao saber do pedido” de exumação do corpo do marido. Jennifer não entende como a exumação irá ajudar a empresa a recuperar os ativos.

 

CEO morreu sem revelar a palavra-passe e a empresa perdeu 126 milhões

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de r41m31
    r41m31

    Pois, se há dúvidas … No entanto quando vi o título até pensei que queriam recuperar um dedo para desbloquear alguma coisa com impressão digital 😀

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      Também pensei o mesmo!

    2. Avatar de Vítor M.

      😀 podia ser se as carteiras usadas tivesses esse método, mas não, aquilo tinha uma pass que só o CEO sabia. Mas há muitas dúvidas sobre outras “coisas”.

  2. Avatar de Redin
    Redin

    Não percebo qual é o desespero. Qualquer movimento de Criptomoedas è possível de ser seguido e nessas circunstâncias se ele tivesse falsificado a própria morte, não faria sentido se ele não as tivesse que usar um dia e seria detectado.

    1. Avatar de Vítor M.

      Repara que a investigação percebeu que foram desviados 33 milhões de dólares, segundo o FBI. Seguramente ainda há muita coisa para revelar.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Sim, acredito que sim mas não há custa das criptomoedas que ficaram sem acesso. Essas ficaram irremediavelmente perdidas.

        1. Avatar de Vítor M.

          Isso é o que se pretende mesmo perceber também. Muitos milhões que vão desaparecer.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    E vivam as criptomoedas!!!!!

    Pena não haver registos das transferências para se solicitar os reembolsos!!!!!! Nem haver banco central que garanta as transferências! Nem nenhuma instituição pública que fiscalize os investimentos de criptomoedas. Qualquer um com criptomoedas no seu bolso desaparece sem deixar rasto!!!!! Pelo menos as notas deixam sempre rato, assim como as transferências bancárias!!!!!!

    1. Avatar de Jorge Pinto
      Jorge Pinto

      As do BES, as do BANIF e vários outros, deixaram um rasto, mas foi de destruição. De certeza que não foi do teu dinheiro Rui, caso contrário estarias caladinho

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Mesmo no BES e no BANIF, se ouve as notícias de tempos a tempos, percebia que todos os que investiram dinheiro nos bancos em aplicações financeiras, vão receber pelo menos 70% do que investiram!!!! Só os accionistas (donos dos bancos) é que perdem tudo.

        Informe-se melhor antes de escrever!

        1. Avatar de Jorge Pinto
          Jorge Pinto

          Então devo ser accionista e não sabia. Porque tinha dinheiro investido num produto com capital garantido, e o meu advogado já me disse que vou receber 0. Mas pelo seu discurso, já deu para perceber o “poleiro” onde deve pousar.

  4. Avatar de Joao
    Joao

    Boa investir em criptomoeda excelente, quero cada vez mais moeda 😀

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    Caro, se receberem é 30% e não 70%. Mas isto é – se receberem.