Adobe lança actualização de emergência para Windows e OSX

41 Comentários

O Flash é uma tecnologia que é propensa a problemas de segurança. São recorrentes as situações em que surgem vulnerabilidades neste tipo de tecnologia, e que de certa forma representam problemas para os utilizadores.

A Adobe lançou agora uma actualização de segurança de emergência que vem resolver um problema detectado recentemente. O conselho é que a actualização seja feita de imediato por todos os utilizadores!

flash_1

O problema que a actualização agora lançada permite que um atacante tenha acesso e controlo de uma máquina, remotamente. São vários os sistemas afectados e a Adobe está ciente do problema.

O surgimento desta actualização, o Security Bulletin (APSB14-04) da Adobe, indica que esta falha está já a ser explorada e que os utilizadores estão expostos a este problema.

São várias as versões do Flash que apresentam este problema de segurança e por isso a Adobe recomenda que todos actualizem para a mais recente versão do Flash, que pode ser encontrada no Centro de Downloads da Adobe.

Em concreto, as versões do Flash com problemas são as seguintes:

  • Adobe Flash Player 12.0.0.43 e anteriores para Windows e Macintosh
  • Adobe Flash Player 11.2.202.335 e anteriores para Linux

Eis a informação que a Adobe disponibilizou sobre as versões do Flash que apresentam este problema.

  • Users of Adobe Flash Player 12.0.0.43 and earlier versions for Windows and Macintosh should update to Adobe Flash Player 12.0.0.44.
  • Users of Adobe Flash Player 11.2.202.335 and earlier versions for Linux should update to Adobe Flash Player 11.2.202.336.
  • Adobe Flash Player 12.0.0.41 installed with Google Chrome will automatically be updated to the latest Google Chrome version, which will include Adobe Flash Player 12.0.0.44 for Windows, Macintosh and Linux.
  • Adobe Flash Player 12.0.0.38 installed with Internet Explorer 10 will automatically be updated to the latest Internet Explorer 10 version, which will include Adobe Flash Player 12.0.0.44 for Windows 8.0.
  • Adobe Flash Player 12.0.0.38 installed with Internet Explorer 11 will automatically be updated to the latest Internet Explorer 11 version, which will include Adobe Flash Player 12.0.0.44 for Windows 8.1.

Apesar deste problema afectar os três principais sistemas operativos, a Adobe apenas deu um grau de criticidade elevado às versões Windows e OSX. A versão Linux, também ela afectada pelo problema, tem um nível de importância muito menor.

A versão 12.0.0.44 do Flash está já disponível e todos devem actualizar o Flash para esta versão. Apesar de os principais browsers irem actualizar para a nova versão, é recomendado que os utilizadores façam a actualização de forma manual para garantirem que estão seguros e protegidos.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MacAir
    MacAir

    Mal posso esperar pr uma internet sem flash. Se Google e Facebook não fossem parvos, já teria conhecido.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Ridiculo falar mal da Google quanto ao Flash, quando é a empresa que aposta mais em HTML5, e o Google Chrome é o que tem mais suporte a HTML5.

      Isto so para não falar no Youtube, que tem HTML5 a anos tambem.

      Quando ao Facebook não tenho nada a dizer, há muita falta de experiência no Facebook em termos de Web Developing.

      1. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        Falta de experiência em Web Developing no Facebook?
        Estas a falar do Facebook empresa ou das pessoas que desenvolvem jogos para o Facebook?

        Quando ao HTML e flash eu cá continuo a defender o flash, porque sou programador, o flash pode ter os seus contras mas para mim desenvolver uma coisa em HTML que pode(e fica!!) de mil e uma maneiras diferentes em cada sitio que é usado não é muito pratico.

        Há coisas simples que se tornam um bicho de 7 cabeças no HTML/CSS e que no flash se faz em 3 tempos.

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Falo da equipa do facebook em si.

          E HTML5 é extremamente basico e facil de usar.

          HTML5 > FLASH toda a gente sabe isso, quer em termos de performance, quer em termos de codigo.

          Senão conseguires aprender HTML5 que é extremamente basico, não te safas no resto das linguagens disponiveis em web developing.

          1. Avatar de Ricardo Santos
            Ricardo Santos

            “HTML5 > FLASH toda a gente sabe isso, quer em termos de performance, quer em termos de codigo.”

            Isto dá panos para mangas amigo.
            Eu domino muito bem HTML5, CSS e Javascrip, só assim é que posso falar das duas tecnologias.

            E para mim se em performance posso concordar contigo no que toca em HTML5 vs Flash, já em codigo não concordo e estas errado.

            Posso apostar contigo que os dois a programar duas aplicações iguais uma em Flash(Flex) e outra em HTML5 eu consigo concluir muito mais rápido a aplicação e sem problemas em Flash(Flex) do que tu em HTML5.

          2. Avatar de Jose
            Jose

            Eu não suporto nem faço aplicações em flash, nunca o fiz nem estou interessado.

            Prefiro perder mais um dia, que ter um website instavel, lento e dependente de plugins terceiros.

            E como nem sequer trabalho em design não me afecta minimamente nesse aspecto também.

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        que eu saiba a Google incentivou o Flash no Android e até incorpora directamente no Chrome! por isso não é propriamente a companhia mais activa na sua substituição

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Chama-se suporte, nada de novo na industria.

          A Google continua a ser pioneira nas tecnologias HTML5, não é menos por dar suporte ao FLASH.

          Ja para não falar que a versão FLASH do GOOGLE CHROME é modificada.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            não, isso não é suporte! suporte seria fazer manutenção daquilo que já existia.
            Isso foram novas iniciativas, que mantiveram o Flash relevante (introduzindo-o numa nova plataforma), em muito devido ao YouTube, dado que o flash era necessário para muitas funcionalidades e a publicidade!
            A Google não foi a empresa que mais apostou no HTML5

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            A google também incluí o Flash em cada Google Chrome, inclusive no OS

      3. Avatar de Nelson
        Nelson

        Mais um post ridículo do mesmo gajo…

        A razão número um de as pessoas ainda terem o flash instalado é que muitos vídeos do youtube não são sem o flash.

        Porém, é por insistência da Google, porque com a extensão Youtube5, eles já dão para ver sem flash.

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Lol, até hoje nunca tive problemas a ver nenhum video no youtube sem flash.

          Principalmente quando grande deles têm o upload feito em *.mp4, coisa que HTML5 suporta de origem.

    2. Avatar de JJ
      JJ

      A meu ver os principais culpados, são os próprios clientes e empresas que transmitem a ideia que sites aos “saltinhos” e quando se clica num botão “acontece uma festa”, são os melhores sites… o Flash vai continuar a aparecer muito.

      Mas também tem que se perceber que o Flash continua a ser uma boa ferramenta para anúncios animados, e que o HTML5 apesar de ser muito bom, para algumas coisas em Flash não estão ao mesmo nível.

  2. Avatar de Jose
    Jose

    O Linux apenas tem um nivel de atenção inferior devido a user base, não ao sistema em si.

    Porque em termos de segurança,

    Windows > OSX > Linux.

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Isso explica a razão pela qual a dorsal da internet é quase toda suportada por sistemas *nix.

      Eu se fosse a ti ganhava um pouco de juizo.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Deixa lá, ele ainda não deve saber distinguir

      2. Avatar de Jose
        Jose

        E por isso que grande parte dos servidores onde estão hospedados facebooks e afins são hackeados em poucas horas.

        As pessoas não usam Linux nos servidores por segurança, mas sim por questão de custos.

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          Pelos vistos os sites que estão hospedados no Windows são imunes de hackeamento.

          Garanto-te os custos do SO não é a razão pela qual os sistemas *nix dominarem os supercomputadores, data centers, web servers, dns servers, routers, e toneladas de outros serviços que não vou estar aqui a mencionar para não passar aqui a noite toda a escrever. Os sistemas *nix são usados porque são bastante mais flexíveis e seguros que o sistema da Microsoft.

          Se trabalhares na área de informática, uma dica. Dedica-te a comédia. Com deixas deste género deitas a casa abaixo.

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Eu faço reparação e manutenção de servidores, e a empresa onde trabalho tem tantos servidores windows como linux.

            E so têm os servidores linux devido aos custos, porque em termos de funcionalidade, manutenção e as ferramentas disponiveis para os web devs, Windows é muito melhor.

          2. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Amigo eu não falo só de servidores de web partilhados. Falo de computadores que custam fortunas autenticas. O preço da licença do Windows é mínimo quando comparado com a energia que estes consomem, quanto mais comparado com o preço do hardware. Qual é a razão destes não correrem Windows?

            Venha lá a desculpa choruda.

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Tu sabes o que é um servidor?

    2. Avatar de Rudi
      Rudi

      meu caro amigo, para não dizer ignorante ou outra palavra que possa ferir mais os sentimentos, OSX e LINUX não tem antivirus nem mais de 3 milhões de ameaças só em trojans e virus.
      Podes ler o seguinte relatório, o campeão das falhas de segurança é so OS windows…

      http://www.gfi.com/blog/report-most-vulnerable-operating-systems-and-applications-in-2013/

      e o Facebook não são os servidores que são hackados, é a aplicação web.

      Como dizia um amigo meu que gosta muito do Kali e dá formação em segurança, “Por favor usem Windows, assim eu tenho trabalho.”

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Nota-se que não tens experiência nenhuma no assunto.

        Mais vale não dizeres nada, ao dizeres que o Facebook não tem servidores.

        Os sites não aparecem do ceu, têm uma coisa chamada webhosts, onde os mesmos têm servidores que hospedam os sites.

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          Acho que devias de reler o comentário pois em algum lado ele diz que o facebook não têm servidores. Ele disse que foi a aplicação que foi hackeada e não o SO.

        2. Avatar de Ricardo Santos
          Ricardo Santos

          Depois de ler estes teus comentários do Windows Vs. Linux esta tudo bem mais explicado 😀

          Não vou mais discutir o Flash Vs. Html 😀

  3. Avatar de Carlos Santos

    Ainda ontem recebi o update do flash player também em linux.

    1. Avatar de SewOnaSal
      SewOnaSal

      em linux? O.o

  4. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Tal como disse o Ricardo Santos, eu também sou daqueles que continua a defender o Flash. Penso que poderiam e deviam tentar corrigir as falhas que este tem em vez de pura e simplesmente tentarem matar a tecnologia.

    Não desvalorizando o que se consegue fazer com HTML e CSS, a verdade é que para certos produtos o tempo de desenvolvimento em Flash não tem qualquer comparação com um dos outros, e neste mundo o tempo é um factor decisivo.

    Curiosamente um dos sites do ano passado foi um da Nike (senão estou em erro) feito todo ele em Flash.

    Produtos como o Adobe Edge são um dos caminhos a seguir se querem realmente abater o Flash de vez, mas a verdade é que até ao momento há coisas que feitas no Adobe Flash demoram 10% do tempo de outras feitas em HTML e CSS.

    1. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Felizmente a organização Apache, tem feito um grande trabalho com o Apache Flex, o que de alguma forma esta a dar outra vida ao flash.

      Simplesmente neste momento não existe nenhuma framework (HTML+CSS+Javascript) que consiga bater o Flex em design, velocidade de desenvolvimento e compatibilidade com vários sistemas(Web, mobile, desktop)

      1. Avatar de António Pereira
        António Pereira

        Já conhecia, mas nunca me tinha debruçado sobre ele de forma mais séria.

        Também, todos os projectos em que estive envolvido foram em HTML/CSS/JS/PHP e Objective-C sendo que a última vez que trabalhei com o Flash foi já há 2/3 anos.

        Cumprimentos.

        1. Avatar de António Pereira
          António Pereira

          “Também, os últimos os projectos em que estive (…)”

          errata

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Simplesmente nunca fizeste algo em html5 principalmente um jogo. Existem varias ferramentas do estilo do Adobe Edge para o html5.

      1. Avatar de António Pereira
        António Pereira

        Sinceramente, e falo a nível geral tendo em conta diversas respostas que leio por aqui na Pplware e em outros espaços, o pessoal deste meio é um pouco precipitado e consequentemente mal educado quando conseguia facilmente evitar isso.

        Qualquer dia o melhor é que cada profile de cada utilizador seja acompanhada com o CV para depois as pessoas não andarem a mandar as outras aprender coisas, ou a deduzir que este tipo nunca fez isto ou aquilo.

        Cumprimentos.

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Sim, mas o HTML5, é o que interessa, aprende JavaScript.

      Se a adobe ao menos fizesse exactamente como fez no PDF, e torna-se o flash num standard aberto…

  5. Avatar de SewOnaSal
    SewOnaSal

    Não vejo a hora de o flash acabar… digo isto depois do trabalham que tive para meter a dar youtube no raspbian ou outros videos em flash. Que dores de cabeça…

    Mesmo assim acho que o suporte de html5 para o mesmo S.O. vai dar no mesmo (se tiver a dizer alguma barbaridade, peço desculpa pela ignorancia).

    Já agora vejo videos do youtube sem gnash no raspbian!

    1. Avatar de SewOnaSal
      SewOnaSal

      trabalhão*

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Instala a extensão “youtube5”

  6. Avatar de JJ
    JJ

    O Flash não foi criado a pensar na Internet… talvez seja por isso que tem tantos erros.

    Dizer que é mais rápido fazer em Flash do que em HTML5, acho um pouco estranho/exagerado, qualquer das formas tudo depende do que se vai fazer e do conhecimento que se tem.

    Dizer que o HTML5 substitui o Flash, também é exagero. Apesar do HTML5 ter muitas possibilidades fica dependente de muitos factores. Alem disso existem possibilidades em Flash que de todo não são possíveis ou complicadas de fazer em HTML5.

    Eu não só contra o Flash em si, mas não concordo com a sua utilização a 100% de num site.

    1. Avatar de António Pereira
      António Pereira

      “(…) não concordo com a sua utilização a 100% de num site.”

      Dependerá sempre do tipo de produto que se quer criar ou da experiência que se quer proporcionar.

  7. Avatar de Felippe
    Felippe

    nunca gostei desse flash é um aplicativo pesado e lento e cheio de bugs