Adobe anuncia Flash e Air para Android

30 Comentários

Foi ontem, dia 15, apresentado pela Adobe a sua mais recente evolução. Desta feita é o lançamento do Flash Player 10.1 e do Adobe Air para dispositivos móveis.

Para já ainda só existe uma versão beta que funciona em Android, mas as versões para os restantes SO’s que equipam os nossos telemóveis (BlackBerry, Symbian, Palm WebOS e Windows Mobile) estão já a caminho.


Para já esta versão beta está ainda só está disponível para as empresas de equipamentos e para quem desenvolve conteúdos. A versão 10.1 (final) é no entanto esperada ainda na primeira metade de 2010.

Com o Adobe Air passa a ser possível fazer uso das funcionalidades específicas oferecidas pelos SO’s dos equipamentos móveis, tais como multi-touch, input por gestos, acelerómetro, geo-localização e orientação da tela.

Com as ferramentas da plataforma Flash e da Suite Adobe Creative, os criadores e editores de conteúdos são capazes de criar, testar e entregar aplicações para múltiplos dispositivos e sistemas operacionais usando um único conjunto de ferramentas e API definida através de plataformas.

Os programadores que usem o Adobe Flash Professional Adobe CS5 com o gestor de aplicações para iPhone podem reutilizar seu código para criar a mesma aplicação para o Android ou outro dispositivo móvel.

Press Release: Adobe lança AIR em dispositivos móveis

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mmick
    mmick

    Ja vem atrasada!!!
    O suporte a Flash (pelos conteúdos que existem hoje) é necessário mas espero que desapareça rápido pela grande pacividade da Adobe em fazer as coisas.

  2. Avatar de freeedommm
    freeedommm

    Eu acho que há uma utilização exagerada do flash e ao mesmo tempo uma enorme passividade por parte da Adobe para com os dispositivos móveis .

  3. Avatar de Diogo
    Diogo

    Há mais sistemas operativos utilizados em smart phones. Por exemplo o GNU/Linux (apesar do Android utilizar o mesmo kernel, não é o mesmo sistema operativo, tal e qual o Palm WebOS também usa o kernel Linux, mas não é GNU/Linux, o Nokia Maemo já é GNU/Linux)… E o Flash para dispositivos móveis, não suporta todos estes sistemas operativos…

    O Flash está cada vez mais longe de ser uma plataforma universal, visto que mais uma vez a Adobe não suporta o iPhone (e Apple também não quer).

    1. Avatar de alftuga
      alftuga

      o flash cs5 da para criar aplicações para iphone.
      depois é só passar pela loja da apple.

      e gostaria de saber qual será então a melhor tecnologia para desenvolver nessas plataformas todas de uma única vez.

      java?

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Podes desenvolver com o software de desenvolvimento flash, mas o resultado não é uma aplicação de flash.

        Qual a melhor?
        Boa pergunta!

        Sei que ambientes controlados por uma empresa e que não podem ser livremente implementados, utilizados, portados e re-distribuídos, por todos sem limitações, não são boas soluções.

        O Java tornou-se muito mais aberto, mas não sei até que ponto o suficiente. Também impõe algumas restrições (é relativamente pesado).

        O .net é essencialmente fechado e mono-plataforma e na realidade o mono não mudou isso de forma significativa.

        Silverlight e moonlight usam .net por isso herdam os problemas deste aos quais adicionam os seus próprios problemas.

        Flash e Air são proprietários, o software fornecido pela Adobe é pesado (entre outros problemas) e não é uma plataforma realmente poderosa para o desenvolvimento de aplicações, quando comparado com coisas como Java, .net, Perl, Python, etc…

        Tal como para o caso dos outros computadores, não há uma solução suficientemente boa para todos os casos. O que deve ser feito é criar normas livres, APIs livres, publicar livremente documentação sobre as plataformas para auxiliar os programadores e impedir legalmente monopólios de distribuição de software como o que Apple tem sobre iPod, iPhone e iPad.

        1. Avatar de EacHTimE
          EacHTimE

          Disseste tudo agora! É isso mesmo!

    2. Avatar de L.Mata
      L.Mata

      A Apple é que nao deixou. Aguentem-se.

      Depois de ver um Android recentemente, e de agora ver o novo Windows Phone 7, iPhonekê?

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Não foi só a Apple a não querer, a Adobe também…

    3. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      A Adobe suporta o iPhone e faz aplicações para o iPhone baseadas em Flash.

      O ultimo Flash CS5 compila directamente para o iPhone.

      Acontece é que a tecnologia em qualquer smartphone, é lenta e pesada, e muitas das vezes faz “crashs” ao sistema se for integrado ao browser.

      A Apple como vê que a qualidade do iPhone pode ficar comprometida com o plugin deles, e ocmo é o nome da Apple que fica em jogo, não aceitam o flash até eles provarem que o flash corre 100%.

      Se fores a ver todos os videos, até mesmo da Adobe, a mostrar as aplicações Flash no iPhone, só corre coisas simples e básicas… Porque é que eles não demonstram sites FLASH, puro, e pesados ou paginas carregadinhas de flash em varios WEB CONTAINERS?… Há pois… 😉

      A Apple tem razão…porque, se um iPhone falhar por causa do flash, para o utilizador, a culpa é do iphone e nunca da Adobe 😉

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Utilizar o IDE Flash para criar aplicações é uma coisa, criar aplicações flash (formato é outra). Eu tenho estado a falar de aplicações no formato flash, porque isso que são aplicações flash.

        A razão a respeito do flash não é essa. Eles até podem dizer isso em público e os fãs acreditarem. Mas o que a Apple quer mesmo é manter um monopólio sobre as aplicações nas plataformas deles. Se eles suportarem flash as aplicações podem passar para a web e a plataforma deles passa a não ser tão relevante para o desenvolvimento de aplicações.

        E já agora não é verdade que este controlo monopolista e abusivo sobre as plataformas que a Apple mantém tenha trazido mais estabilidade à plataforma, a verdade é que é tão estável quanto as outras nas quais não há este controlo. Podem ler um artigo interessante sobre isto em: http://www.osnews.com/story/22861/App_Store_Model_Provides_Security_Stability_Evidence_Please_

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          Podes dar uma vista de olhos neste video da Adobe:

          http://www.youtube.com/watch?v=JTZmjMiK7Vc

          A realidade é que eles só demonstram aplicações MUITO básicas de flash, porque aplicações e jogos a sério, nenhum smartphone se aguenta.

          Ameaça para os jogos da Apple?
          Nada disso. Java sim, era ameaça, agora Flash não, por vários motivos, um deles é o control multi-touch, outro é o acelerometro muito usado nos jogos, etc… eles nunca atingiriam a qualidade dos jogos disponibilizados na AppStore.

          Neste video, eles falam e tentam “atacar” a Apple, como se tivessem razão, e no fim mostram uma aplicação mais básica que aquelas que eu fazia quando comecei a trabalhar com flash…e mesmo assim nota-se falhas de fluidez…

          Flash preciso mesmo de uma renovação extrema…se quer correr em smartphones.

  4. Avatar de La Friend®
    La Friend®

    Exclente Artigo

  5. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    A Adobe precisa mesmo de ser “encurralada” para que faça algo melhor, rápido, fluido e superior.

    Eles em todos os videos “demo” mostram apenas o básico do Flash, sem grandes animações …porque sabem perfeitamente que os smartphones não aguentam… Para não falar de páginas carregadas de flash, que cada “container” faz um peso enorme no browser, ou seja, um site que tenha vários conteudos flash, simplesmente poe um smartphone quase a zeros…

    Adobe, se querem CONTINUAR em GRANDE, está na hora de evoluir o Flash para outro nível 😉

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      O que é preciso não é encurralar a Adobe. O que é preciso é largarem as tecnologias proprietárias com que a Adobe quer controlar a WWW. E utilizarmos tecnologias standard.

      Não precisamos que o flash evolua. Precisamos é de usar, desenvolver e promover os standards da Web. Precisamos é de nos livrar do cancro que é o flash.

      1. Avatar de Zé Carlos
        Zé Carlos

        Ora nem mais!

      2. Avatar de alftuga
        alftuga

        podes fazer flash sem gastar um cêntimo…
        de quais standards estas a falar?
        tirando isso eu concordo sobre o ponto que adobe esta muito atrasada nos telemóveis.

        1. Avatar de Geração HD

          HMTL 5 , CSS 3 e por ai fora …
          Acordem !

        2. Avatar de Diogo
          Diogo

          Não posso!
          Posso nas plataformas que a Adobe quer que eu tenha. Nas outras não! Para além de ter que aceitar as condições draconianas do licenciamento do mesmo, com as quais não concordo.

          Quais standards?
          Os standards da Web criados, geridos e promovidos por entidades independentes e abertas como World Wide Web Consortium (http://www.w3.org/)

        3. Avatar de Diogo
          Diogo

          Também não posso ter em diversas plataformas da Apple… E eventualmente de outros fabricantes, porque eles não querem.

          Ou seja o mito que podemos realmente ter flash em todo lado, é realmente um mito.

      3. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Como webdesigner eu quero que ele evolua, porque a tecnologia é bastante boa, simplesmente precisa é de uma GRANDE optimização e evolução.

        Mas concordo é que ela não deva ser usada como é actualmente, em termos de conteudo como publicidade, galerias, videos, etc…

        Agora morte ao flash não concordo, sou apologista que ele evolua até porque se ele deixar de existir, vai haver outro tipo de “monopolios” e serão aquilo que o flash é hoje…e o SilverLight é uma tentativa a isso.

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Não a alternativa ao flash não são outros monopólios, mas sim os standards da web. E com standards não há por definição monopólios assentes no controlo do que é objecto desses standards!

  6. Avatar de freeedommm
    freeedommm

    concordo em pleno com o encurralar de Adobe

  7. Avatar de freeedommm
    freeedommm

    E o ” encurralar ” não é o mesmo que aliviar ou mesmo não dar atenção ao Flash por isso mesmo ser um cancro que consome as capacidades de processamento e a maior parte do tráfego efectuado , me refiro em relação aos smarphones e 3G pc , umpc .

  8. Avatar de fnascimento
    fnascimento

    O flash tem os dias contados…
    Vem aí o html 5 que não precisa do flash para nada

    1. Avatar de alftuga
      alftuga

      acho que não são dias… acho que o html 5 não vai resolver tudo. veremos a guerra dos browser’s… continuo a achar uma tecnologia muito interessante para resolver muitos problemas de interacção para e com o cliente. sem falar da parte multi-plataforma…
      e neste caso bem preciso acho cedo dizer alguma coisa temos que ver o que vai dar em telemóvel o (air) que não é so flash corre tb html la dentro…

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        O flash não resolve o problema do multi-plataforma, porque é proprietário, parcialmente fechado e é alvo de patente. Isto significa que:
        * se eu quiser re-distribuir o flash da adobe, só posso com permissão/licença da Adobe e os termos da adobe são incompatíveis com o de muitos re-distribuidores;
        * o flash está disponível para um número bastante limitado de sistemas operativos e arquitecturas de processador;
        * a especificação pública do flash, não é completa, parte da especificação do flash continua fechada e obviamente que essa parte é a parte mais complexa e importante e isso tem impedido a criação de implementações realmente compatíveis com as ultimas versões do formato;
        * as patentes fazem com que em alguns países do mundo (EUA, Japão e Austrália), hajam limitações sérias à liberdade de criar software que crie e leia ficheiros de flash e até de alternativas;

        Nenhuma plataforma/solução resolve todos os problemas, mas utilizar standards é sempre melhor.

  9. Avatar de Nuno Arruda

    Atrasado está o flash para 64bits….

    1. Avatar de phoenux
      phoenux

      Em linux já bomba à alguns meses, com uma estabilidade bastante razoável.

  10. Avatar de Frigo
    Frigo

    FARMVILLE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    lol