Adobe actualiza Flash depois do bloqueio do Firefox

23 Comentários

Esta tem sido uma semana negra para a Adobe e o seu Flash. Depois de vários problemas descobertos na documentação roubada à Hacking Team, surgiram pedidos para que esta tecnologia seja abandonada de forma definitiva.

Até a Mozilla resolveu meter um travão nos problemas que o estavam, o que foi suficiente para a Adobe lançar uma nova actualização do Flash, que corrige os novos problemas detectados.

firefox_flash_1

Desde o início desta manhã que a Mozilla decidiu suspender o suporte ao Flash no seu browser, bloqueando o acesso a estes conteúdos a todos os utilizadores.

A decisão partiu da própria Mozilla depois de, mais uma vez, surgirem novos problemas associados ao Flash, que permitiam a execução de código remoto.

O anúncio deste bloqueio foi feito por Mark Schmidt, chefe da equipa de suporte do Firefox e pretendia garantir que a Adobe trataria do problema de forma rápida.

A ideia da Mozilla é manter o Flash bloqueado até que surja uma actualização de segurança que resolva os recentes problemas encontrados.

firefox_flash_2

Mesmo com este bloqueio por parte da Mozilla os utilizadores são livres de reactivar o Flash por sua conta e risco, o que poderá colocá-los em perigo.

Esta pressão parece ter surtido algum efeito pois a Adobe tratou de rapidamente colocar na rua a mais recente actualização do Flash, que se sabe tratar de resolver os problemas detectados e que estavam a ser explorados pela Hacking Team.

Mas mesmo com esta resolução, continua a pressão para que a Adobe termine de vez a existência do Flash e que se parta para tecnologias mais abertas, mais seguras e, principalmente, mais eficientes e menos consumidoras de recursos.

Depois do chefe da segurança do Facebook ter pedido à Adobe o fim do Flash, junta-se agora ao grupo o próprio Mark Schmidt, que relembrou as famosas palavras de Steve Jobs, usadas para justificar o fim do suporte da Apple.

Este movimento começa a tomar uma dimensão considerável e são cada vez mais aqueles que pedem o fim do Flash. As ferramentas que hoje existem conseguem suportar de forma directa tudo o que o Flash dá aos utilizadores, inclusive a conversão directa destes conteúdos para o HTML5.

Pode ser que a Adobe aproveite todo este empenho e que anuncie finalmente o fim do Flash, sempre para um futuro próximo, mas com uma data definitiva para o seu fim!

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    Não me parece.
    Enquanto lhes derem lucro…. nunca vão mudar.

  2. Avatar de José
    José

    eu também penso

  3. Avatar de jedi
    jedi

    Enquanto houver websites a utilizar flash player para correr video entre outro conteúdos multimédia, o Flash infelizmente não acabará. A iniciativa tem de partir das empresas, responsáveis de altos cargos, developers, etc. 😉

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Nem mais! São as empresas que desenvolvem conteúdos para Internet é que tem de deixar de utilizar o Flash.
      Só a publicidade da Internet, usa o Flash em quase todos os seus anúncios animados.

      Alem disso, a Adobe deixar de suportar o Flash, não garante que as empresas alterem o conteúdo dos seus sites/publicidades. No meio disto tudo, ainda bem que a Adobe ainda dá suporte, porque se não nem os erros que vão sendo encontrados eram corrigidos e o problema era muito maior.

  4. Avatar de Jose
    Jose

    “Pode ser que a Adobe aproveite todo este empenho e que anuncie finalmente o fim do Flash, sempre para um futuro próximo, mas com uma data definitiva para o seu fim!”

    Rídiculo, acho que é demasiado óbvio.

    Mesmo com todos a reclamar, mais de metade da Internet ainda usa o Flash.

  5. Avatar de luis lopes
    luis lopes

    existe problemas no linux?

    1. Avatar de Bruno L
      Bruno L

      Sim, uma vez que o problema é o flash em si, e não o Sistema Operativo utilizado.

  6. Avatar de NMMA
    NMMA

    A Mozilla confirma essa tendência com o lançamento da última versão do Firefox Nightly, que não precisa mais do famigerado plugin para rodar vídeos em Flash.

    Em vez disso, incluiu um novo complemento chamado “Shumway”. Agora, é possível executar vídeos hospedados em qualquer site da web que estejam em Flash sem nunca instalar o tal plugin no navegador. O Shumway já vem incluído na versão de testes do Firefox e, em breve, deve ser lançado também na versão estável do software.

    Limitações:
    Apesar da boa notícia, elementos em Flash que não são vídeos — como animações e outros enfeitos não serão suportados pelo novo complemento do Firefox Nightly. Sendo assim, se ainda existirem sites na web completamente feitos em Flash, eles continuarão requerendo o plugin oficial da Adobe para funcionar.

    1. Avatar de Zukunft
      Zukunft

      Boa informação, obrigado!

  7. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Quem assaltou a Hacking Team fez muito pela segurança informática. Também no IE 11 foram corrigidas vulnerabilidades que só foram conhecidas dessa maneira.

    P.S. Quando estiverem com conversas a tentar distinguir hackers (os “bons”) de crackers (“os maus”) lembrem-se que quase todos “exercem a actividade” para ganhar dinheiro. O que propõe um deles à Hacking Team: “Are you by any chance interested in a PoC (DEP violation) last update to IE11, running on Win7 and Win 8.1? Let me know.”

    http://arstechnica.com/security/2015/07/ms-kills-critical-ie-11-bug-after-exploit-was-shopped-to-hacking-team/

  8. Avatar de Mega
    Mega

    Não é a Adobe que tem de acabar com o Flash Player, mas sim quem desenvolve os sites.

    1. Avatar de Carlos Alberto
      Carlos Alberto

      nem mais

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      certo, mas se a Adobe deixar de dar suporte é muito mais rápido o seu desaparecimento.

      1. Avatar de Zukunft
        Zukunft

        Enquanto é muito usado é bom que tenha suporte, traz lucros para a Adobe e fica tudo mais seguro.
        Ou quem desenvolve/produz deixa de usar ou começa a aparecer alternativas..

  9. Avatar de raul leal
    raul leal

    A minha questão e: e o HTML5 e inexpugnável em termos de segurança? ou ser apenas uma questão de tempo quando for o mais utilizado que o flash para os hackers se virarem para ele?

    É que isto tudo e muito bonito, dizer que o flash e uma porcaria e tal e que ja não tem lugar na net, mas esta situação parece a mesma de ha uns anos atrás dizerem que o OSX era super seguro e afinal sempre começaram a a aparecer bugs, falhas de segurança e vírus. bastou ser mais popular para ter atenção do hackers.

    No fundo a minha opinião e a que não interessa qual o software, se for muito popular(e alguém poder lucrar com isso) vai ser alvo de ataques e acabará por haver problemas de segurança.

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Flash é mau por todo, consome mais recursos e é aberto a exploits, sim muito pior que a alternativa actual que felizmente já temos.
      A Apple provou isso a 5/6 anos e é o numero de anos que vai sempre a frente a nivel de segurança e performance, antecipou o que agora começa a ser extinto.

      É mau mesmo como pintam agora, e era ainda pior a 6 anos. No fundo manteve os hackers contentes porque o flash abriu portas a muito dinheiro roubado online.

  10. Avatar de José da Silva Sauro
    José da Silva Sauro

    As alternativas para linux como o Fresh conseguem fazer bem o papel? Ou são tão ruins como o flash.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Experimenta o que diz este fabricante de PCs com Ubuntu (nem sabia que havia) – purgar (desinstalar) o flash e andar uns dias. Ele garante que não é preciso o flash. Steve Jobs disse o mesmo em 2010. O tiroteio que entretanto houve sobre o flash tornaram-no mais dispensável 🙂

      Comando: sudo apt-get purge flashplugin-installer

      http://arstechnica.com/information-technology/2015/07/ubuntu-pc-maker-system76-abandons-flash-says-its-too-dangerous/

      1. Avatar de José da Silva Sauro
        José da Silva Sauro

        E a questão dos vídeos, como fica?

        Vou testar aqui e depois ponho minhas impressões.

        1. Avatar de Claudio
          Claudio

          Se tiver player em html5 fica igual, senão… não fica.
          O fresh é um wrapper para utilizar flash do chrome (pepper, mais atualizado) em browsers NPAPI, continua a ser flash na mesma.
          O melhor mesmo a fazer é boicotar o flash na integra. Os browsers reportam os plugins que tem, e se uma quantidade significativa de utilizadores não reportarem terem flash instalado, garantidamente que se para de fazer conteudo flash mais cedo ou mais tarde.

          1. Avatar de José da Silva Sauro
            José da Silva Sauro

            Valeu Claudio!

            Eu sempre bloqueio aqui com a extensão FlashBlock, mas como uso muito sites com vídeos, e alguns não suportam o html5 tenho eventualmente que liberar o uso do flash para determinados sites. Por isso tava atrás de algum substituto.

  11. Avatar de Felippe
    Felippe

    melhor coisa a se fazer é bloquear esse flash

  12. Avatar de Ronaldo
    Ronaldo

    Demorou… Passou da hora de evoluir e abandonar estas tranqueiras de flash e etc… Tomara que acabe de uma vez por todas….