Adeus Windows, Olá Midori!

47 Comentários

A Microsoft está a trabalhar num novo projecto denominado Midori que, ao que tudo indica, consiste num sistema operativo web-based que elimina a dependência de aplicações locais, como acontece no caso do Windows.

 

Windows

 

 

Midori é o nome de código do sistema operativo do futuro para a Microsoft, palavra japonesa que significa “verde”. Fugindo aos padrões habituais do Windows, a empresa vai apostar na virtualização e eliminar a dependência de aplicações locais através de um software web-based.

Inicialmente tido como um rumor, o Midori já foi confirmado pela Microsoft, embora a empresa não avance qualquer detalhe técnico acerca do sistema operativo.

Contudo, informações publicadas ontem no SD Times revelam que o sistema operativo se baseia no micro-kernel Singularity e que o seu desenvolvimento está a cargo de uma equipa liderada por Eric Rudder.

A mesma fonte indica que o Midori integra elementos do sistema operativo Cairo, baseado em Windows NT e candidato a substituto do XP, assim como do Windows Future Storage (WinFS), um sistema de arquivos que seria implementado a partir da versão Windows Vista mas que, dados alguns problemas encontrados no seu desenvolvimento, acabou por ver a sua implementação adiada.

O Midori distribuirá aplicações a partir dos nós da rede e introduzirá uma camada aplicacional de alto nível agnóstica em relação ao hardware. Este sistema operativo será concebido para correr directamente em hardware nativo e para ser armazenado sob a tecnologia de virtualização Windows Hyper-V. SAPO Tek

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    E adeus MS, olá Google… 🙂

  2. Avatar de Nazgulled

    A mim é que unca me vão apanhar a usar um SO web-based a não ser que os SOs como os conhecemos hoje deixem de existir, o que eu dúvido…

  3. Avatar de pedro silva
    pedro silva

    @Nazgulled

    porque dizes isso?
    achas que não é seguro ?

  4. Avatar de Nazgulled

    Porque a ideia de ter todas as minhas apps e documentos na Internet num servidor qualquer (seja ele da MSFT, Google, whatever…) não me agrada nem um bocadinho.

  5. Avatar de terabyte2000

    @Nazgulled

    Concordo com o amigo. Não acredito que a MS seguirá por esse caminho. Na minha opinião seria uma grande asneira. Todos queremos ter aplicações de ponta, mas em nossos equipamentos, debaixo de nossos olhos, sob nossa proteção. O mundo é assim. E se mudar, eu ficaria muitíssimo surpreso!!!
    Abraços

    http://terabyte2000.freeo.net/

  6. Avatar de Nuno A.
    Nuno A.

    Subscrevo o que o Nazgulled. Se ainda temos poucas coisas em servidores e já há tanta pirataria e roubo de informações, que acontecerá se tivermos tudo já na net!

  7. Avatar de aver
    aver

    Sapo TEK “O Midori introduzirá uma camada aplicacional de alto nível agnóstica em relação ao hardware”. Agnóstica ? Ó Diabo.

  8. Avatar de Paspalho
    Paspalho

    Toda a gente tem e-mails online com informação e documentos pessoais anexados em mails. Alguém se importa com isso? Não.

    Decerto que esse SO web-based não será uma única opção. O actual sistema continuará, mas a segurança dos dados poderá determinar a quantidade de adeptos destes sistemas operativos.

    E aliás, já existem diversos SO’s online que podem ser utilizados.

  9. Avatar de Felipe
    Felipe

    A virtulização dos sistemas operativos não implica perda de privacidade. Já não é só nos sistemas operativos que se verifica esta tendência de virtualização. Existem já diversas aplicações a funcionar em modo web-based.

    O carregamento do sistema operativo dispensa obviamente os conteúdos pessoais dos utilizadores. O que é efectivamente carregado da web é somente o sistema despido de informação pessoal. Ou não. Poderá sempre existir informação de configuração do próprio sistema, mas que não é critica.

    O conceito de instalação de sistema operativo está definitivamente esgotado.

  10. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    @aver lol 😀
    O Papa vai estar contra.

  11. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    A única razão de ser disto é o aumento das margens de lucro, com a passagem ao aluguer e afins.
    O meu comentário em relação à Google é porque sendo uma empresa melhor vista e com a má imagem da MS, uma oportunidade como essa de se ver livre dela não será desperdiçada (penso eu de que…)

  12. Avatar de Sc0rpius
    Sc0rpius

    Concordo com o Nazgulled. A ideia de ter os meus ficheiros pessoais num sitio que nem sequer sei onde é, assusta-me.
    Mas não podemos negar de que este caminho vai ser tomado, e que no futuro, a grande maioria, senão a totalidade (esperemos que não) dos sistemas operativos vão seguir esta tendência.
    Ao invés de temermos a evolução, vamos antes esperar que esta seja feita como deve ser, e que não façam dela uma corrida. Normalmente só sai asneira quando assim é.

  13. Avatar de MARCOS GARCIA SOUTO

    é natural essa desconfiança. se olharmos pra tras, quem poderia imaginar nos idos de 1995 que teriamos as facilidades de hoje. tudo será derrubado com o tempo certo. afinal, ter suas fotos em várias mídas e num servidor como o Photobucket é uma clara redundancia (exceto XXX). mas, como o proprio sistema tem como nome, muita agua vai passar por esta ponte. teremos que esperar.
    cloud computing …

  14. Avatar de Canelas
    Canelas

    Para quando um SO da Google??
    Espero k seja para breve.

  15. Avatar de Ronaldo
    Ronaldo

    Porque o mundo da tal importancia para o google, se o google tivesse um sistema operacional estaria na mesma corda bamba que a microsoft, mas é a microsoft que tem 1 e se vira e mantes as expectativas.

  16. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    ot:
    Quanto ao “famoso” portátil “português” (um Classmate!), vejam isto, sobre mais este caso de jornalismo de treta que embarca em qq manobra de rp que lhes atirem à cara, sem pensar duas vezes:
    http://diario.iol.pt/tecnologia/intel-magalhaes-tecnologia-socrates/977084-4069.html

  17. Avatar de Lando
    Lando

    Só de imaginar os tempos de “Loading” desse O.S. ………

  18. Avatar de Nuno
    Nuno

    A microsoft e outras empresas irão trabalhar afincadamnte nesta nova ideologia, ter tudo web, based ! Ainda não perceberam porque?

    Para terem CONTROLO total sobre o teu software !
    Seria o fim ABSOLUTO de compias piratas, se o software está nos servidores
    deles e se eles só te o mostram quando lhes mandares a chave (comprada)
    não há fuga possivel! Será o fim dos milhentos programinhas que sacamos e que por vezes acabamos por nem usar ou que de maneira nenhum justificam os balurdios que pedem por eles.
    Fim de filmes, musicas, jogos, tudo
    estará tudo na posse “deles”
    A desculpa que darão é que os PCs ficam mais baratos porque são mais simples.
    E quando o argumento da segurança for contornado eles vão avançar!
    Prevejo dentro de 5/10 anos uma guerra final entre o web based e o open source / local storage – Um sairá vencedor, o outro perderá tudo

  19. Avatar de Joaquim Almeida
    Joaquim Almeida

    As duas opções são válidas e são passíveis de existirem simultaneamente. Ao nível pessoal esta questão até pode ser pertinente, mas a nível empresarial nem sequer se deve colocar, pois a administração de uma rede com SO deste tipo tem imensas vantagens e quanto aos docs dos utilizadores, actualmente já estão habituados a que estejam localizados algures na rede.

  20. Avatar de Jaime
    Jaime

    Vienna, Vienna, Vienna, Vienna!!!

  21. Avatar de nferreira

    A resposta sobre o projecto “Midori” poderá estar aqui: http://scobleizer.com/2008/07/29/you-are-an-idiot-if/

  22. Avatar de Mauro G
    Mauro G

    @Nuno

    …concordo!

  23. Avatar de Arkan
    Arkan

    Adeus ms ? e ola google ?

    neem por reza…serviços do google, so gmail…e ta otimo.

  24. Avatar de Nuno Peralta

    Como é possível tanta gente odiar a Microsoft?
    É que ainda por cima são só os portugueses… os de fora é raro ver dizer mal da Microsoft…

    enfim.

    Também não gosto muito da ideia de ser web-based. Mas entendo o lugar os programadores, eheh.

  25. Avatar de Covenant
    Covenant

    SO can not be loaded too many requests, please try again later….

    E prontos ligamos o pc mais logo pq agora o servidor está sobrecarregado…

  26. Avatar de CF
    CF

    Num vai dar certo, coitadinhos dos que estao em Africa que até hoje a net é cara para eles…

    Netcafé 1hora=1euro

  27. Avatar de ZeX
    ZeX

    @ Nuno Peralta
    “É que ainda por cima são só os portugueses… os de fora é raro ver dizer mal da Microsoft…”

    Boa piada! 😀
    Mas olha que devias sair mais vezes de casa. 😛

  28. Avatar de JC
    JC

    Queria deixar aqui um desafio a quem pensa que o Vista nao presta e só da problemas. E já agora desafio o o Vitor M. para publicar isto como um artigo para ter mais divulgação.

    Como sei que a grande maioria das pessoas aqui detesta o vista, ou pensa que detesta, deixovos aqui um estudo, documentado gravado e com estatisticas claras, acerca do que as pessoas pensam do Vista…. disfarçado de outro sistema operativo. E surpreendam-se.

    Chama-se a isto… ideias pre-concebidas a serem postas em causa.

    Acho que era importante divulgar este estudo.

  29. Avatar de Miguel Jeri

    Não gosto muito desta ideia de eliminar a dependência de aplicações locais e ganhar dependência de aplicações web-based. Os computadores evoluíram de simples terminais, onde o processamento se dava remotamente no computador central, para máquinas com aplicações locais diminuindo muito o tempo, o tráfego e a dependência. Os processadores evoluíram no sentido de transformar aquilo que eram simples terminais em máquinas autónomas capazes de processar localmente, de forma mais rápida e até mais segura.

    Não sou contra as aplicações web-based, na realidade podem dar muito jeito quando não tenho a aplicação respectiva, quando estou com pressa ou quando não estou na minha máquina. Mas sempre que posso corro a aplicação no meu próprio computador, livre de problemas de tráfego e usando a capacidade da minha RAM e CPU.

    No entanto, a notícia é pouco explícita quanto o novo SO operativo… é esperar para ver.

  30. Avatar de luminoso

    ate diria que com uma massificacao disto, acaba-se a pirataria.

    Gosto de ter os MEUS programas, nos MEUS discos, com os MEUS cracks, com as MINHAS coisas.

  31. Avatar de mind
    mind

    Creio que as inovações serão de baixo porte inicialmente, com alguns aplicativos com suporte web-based, para futuramente ser totalmente implantado.. infelizmente, a tecnologia caminha cada vez mais pra web 2.0, não seria nada espantador, que os próximos windows fossem totalmente dessa forma.

  32. Avatar de Ricardo Goulart
    Ricardo Goulart

    @luminoso

    Estou contigo!

  33. Avatar de Lokier
    Lokier

    A internet é o futuro (isso não tenho duvidas) mas o que eu acho mais provável de acontecer é passar-mos a ter uma espécie de dois sistemas operativos, um com “milhentas” aplicações vindas da nota mas com todas as potencialidades de um PC e outro para o nosso disco rígido (qualquer coisa parecida com o que já temos).

    Será mais um passo na tecnologia e nas carteiras de quem está no negocio. Quem é empresário (eu não sou) sabe perfeitamente que não se apaga um trabalho já feito que dá dinheiro para criar outro incerto, se os dois renderem…. isso é que era. LOL (para eles claro)

  34. Avatar de ZeX
    ZeX

    JC
    “Chama-se a isto… ideias pre-concebidas a serem postas em causa”

    Não. Chama-se a isso uma demonstração em ambiente controlado. O que é um bocado diferente de um estudo.
    Há uns anos também existiam umas publicidades a detergentes, bebidas e margarinas parecidas com isto. E, na montagem final só aparecia o que o promotor do produto queria que aparecesse.
    Tendo isto em em conta és capaz de dizer aqui à gente, que ninguém nos ouve, quem foi o promotor deste “happening”? 😉

  35. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    CF: cá é 2,00 €…

  36. Avatar de antxnix
    antxnix

    isso sim que será um tremendo spyware, já pensou. saberão tudo sobre nós. Eu sou totalmente contra.
    @Nazgulled concordo contigo.

    privacidade ja!

  37. Avatar de DeuxEX

    De fake a internet está cheia…

  38. Avatar de Nuno
    Nuno

    @Nuno Peralta

    Só os portugueses é que “odeiam” a micro$oft ?
    lol és pago por eles para postar esse tipo de comentarios ?

  39. Avatar de Vítor M.

    Lembrem-se que a Microsoft influência as tendências de mercado, mais ter de ou mais cedo aparecerá uma ideia original de qualquer outro sistema operativo, assim como a Microsoft aproveita ideias e estratégias demarcadas.

    Não é uma realidade longínqua, mais década menos década teremos a Internet como centro de processamento e de armazenamento.

    Agora, os comentários anti-Microsoft, estão na moda, dizer mal é um “clichê” giro e que rapidamente angaria apoiantes.

    Seja como for, a Microsoft vive deste paradigma do amor e ódio. 😉

  40. Avatar de Ricardo Ferreira

    Ainda sou capaz de acreditar que, dentro de algum tempo, grande parte das aplicações e determinado tipo de informações, estarão acessíveis em qualquer parte, através da Internet. No entanto, é surreal pensar que toda a nossa informação estará armazenada algures num datacenter. A quantidade de recursos necessários, para armazenar todos esses dados, é inconcebível. Além disso, é demasiada responsabilidade para as empresas…

  41. Avatar de Diego
    Diego

    Concordo com Nuno, O sistema operacional baseado em Web vai dificultar a vida dos piratas mas também criar uma forte pressão sobre os open surce que se tornarão os únicos a serem verdadeiramente livres. Além disso os Pc sempre precisarão de um SO próprio porque nem sempre a conexão com internet é vantajosa ou alcançável.
    De outro lado é bom que sempre mais aplicativos possam ser utilizados diretamente sem precisar de descarregar drives ou codecs para que funcionem em nosso pc, o que sempre acaba em conflitos e coisas parecidas.
    Enfim é bom lembrar que a Microsoft conseguiu todo esste poder (Praticamente o monopólio dos SO) simplesmente deixando copiar o seu Ms-Dos e ainda hoje ela não é tão burra de bloquear completamente as cópias piratas do Windows parece que a política Microsoft seja: Melhor se todo mundo pagar mas se mesmo insistir…. com algumas restrições melhor conosco que com os outros….

  42. Avatar de JC
    JC

    @ZeX : Claro que foi a MS. Mas não deixa de ser engraçado ver a reacção das pessoas. Se é ambiente controlado ou não isso não se coloca em causa. Mas não acredito sinceramente que se dessem ao trabalho de publicar as entrevistas e a cara das pessoas se não tivesse algum fundamento.

    Ainda vou ver se encontro as entrevistas complectas 🙂

  43. Avatar de Nuno Peralta

    @ZeX e Nuno

    Saio muitas vezes de casa: visito MONTES E MONTES de sites a falar da microsoft (tipo Pplware) e nunca vi comentários destes!

  44. Avatar de Mauro G
    Mauro G

    @Nuno Peralta

    É facil encontrar Nuno, acredita!
    N passo um dia sem ver pelo menos um desses comentarios! e eu apoio 😀

  45. Avatar de Farturas
    Farturas

    @ Nuno Peralta:

    olha eu vivo em Inglaterra e acredita que o pensamento sobre a microsoft é exactamente o mesmo.
    Isso de se dizer que é só em Portugal que se faz isto ou aquilo só porque vamos a sites etc não é boa politica! hehe
    E porque aqui o poder de compra é mais elevado existem muito mais utilizadores de Mac que aí, mas bastantes mesmo.
    Trabalho numa loja de fotografia e uma pergunta muito frequente é:
    “Is it compatible with Mac?”

  46. Avatar de Carlos costa
    Carlos costa

    O futuro a “deus pertence” mas tenho a convicção que nunca mas por nunca deixaremos de ter conosco a informação que nos pertence. Emails e outros documentos que partilhamos na internet fazem parte dela mesmo mas os nossos documentos devem sempre faer parte da nossa unidade tal como na vida real não temos a nossa familia ou amigos a flutuar num universo e~m que quando falta a electricidade ficamos sem eles… anão ser para aqueles que vivam no 2 life. deixo para reflectir!!!!