Adeus Skype. Microsoft vai acabar com o serviço ainda este ano

14 Comentários

O Skype foi lançado a 29 de agosto de 2003. Criado por Niklas Zennström e Janus Friis, com o desenvolvimento técnico feito por programadores da Estónia, foi adquirido pela Microsoft em 2011 pelo valor de 8,5 mil milhões de dólares. Agora, a empresa de Satya Nadella vai fechar o serviço que se destacou como uma plataforma de chamadas VoIP.


Microsoft diz para utilizadores começarem a procurar outro serviço

O serviço de videochamadas Skype vai encerrar definitivamente dentro de alguns meses, anunciou a Microsoft.

Segundo a empresa americana, o encerramento do Skype ajudará a Microsoft a focar no seu serviço interno, o Teams, simplificando as suas ofertas de comunicação.

Quando a pandemia e o trabalho remoto impulsionaram a necessidade de chamadas comerciais on-line, a Microsoft lutou pelo Teams integrando-o agressivamente a outras aplicações do pacote Office para chegar sobretudo aos utilizadores empresariais — uma base importante para o Skype.

Adeus Skype: Teams é quem mais ordena

Para facilitar a transição da plataforma, os seus utilizadores poderão fazer login no Teams gratuitamente em qualquer dispositivo compatível usando as suas credenciais existentes, com chats e contactos migrando automaticamente.

Com isso, o Skype tornar-se-á a mais recente de uma série de apostas de alto nível que a Microsoft administrou erradamente, como o navegador da web Internet Explorer e o seu Windows Phone.

A Microsoft recusou-se a partilhar os últimos números de utilizadores do Skype e disse que não haveria cortes de empregos devido à mudança. Acrescentou ainda que o Teams tem cerca de 320 milhões de utilizadores ativos mensais.

Quando a Microsoft comprou o Skype em 2011 por 8,5 mil milhões de dólares após superar o Google e o Facebook — o seu maior negócio na época — o serviço tinha cerca de 150 milhões de utilizadores mensais.

Em 2020, esse número caiu para aproximadamente 23 milhões, apesar de um breve ressurgimento durante a pandemia. O adeus ao Skype acontece a 5 de maio.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sirHamiltonCampeão
    sirHamiltonCampeão

    Skype e Teams, venha o diabo e escolha.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Acho o Teams bem mais pesado do que o Skype

    2. Avatar de Me
      Me

      Deves ser muito novo.
      Senão, saberias prestar a verdadeira homenagem ao skype 😉

      1. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
        sirHamiltonCampeão2025

        Quando era criança ainda nem havia internet no mundo.

        O Skype já foi bom…há 15 anos atrás.

  2. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    O Teams é bom, mas arrasta-se em qualquer máquina.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Sem dúvida, é extremamente pesado.

    2. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
      sirHamiltonCampeão2025

      O Teams tem muito spyware.

    3. Avatar de jcfgonc
      jcfgonc

      Completamente de acordo, é mais outra aplicação desenvolvida em Electron. Hoje em dia há muita aplicação feita como se fosse uma página HTML… já não há preocupação em eficiência e performance.

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O teams como ferramenta de comunicação é pesada!

  4. Avatar de Filipe
    Filipe

    Creio que a Microsoft abandonou o lendário MSN para dar prosseguimento ao Skype. Agora abandona o Skype para dar prosseguimento ao Teams. Do meu ponto de vista, do MSN para o Skype e seguindo para o Teams, são mercados bem diferentes.

    1. Avatar de Nuno Magalhães
      Nuno Magalhães

      A Microsoft ao descontinuar o Windows Live Messenger entregou todo o filão ao Facebook, mesmo tendo forçado tanto o Skype e a Google a tentar com o Plus, nunca perceberam que eram públicos diferentes, e onde eram líderes.

      Talvez pelo facto do Windows Live Spaces não ter resultado face ao crescimento do Facebook, mas mesmo assim não faz sentido.

      Fica para a história a implicação do Skype com o nome de utilizadores, que de um momento para o outro passaram a haver somente nomes de código que mais parece um serial number.

      Curioso é que deixando o Skype de funcionar, pelo menos no macOS 12, o Teams também deixará de funcionar.

  5. Avatar de José
    José

    O Skype era a forma que tinha de fazer vídeo-chamadas com a família em 2010, longe ainda do Whatsapp ser a plataforma que é hoje.

  6. Avatar de Urso
    Urso

    Então como se vai fazer chamadas normais quande se estiver longe de casa?

  7. Avatar de Filipe Jorge
    Filipe Jorge

    O que recomendam para substituir o Skipe e que não seja muito pesado, falaram-me no Discord, instalei, mas não gostei e o PC arrasta-se, será que o Whatsapp é mesmo a alternativa?