Adeus, Samsung? Xiaomi acelera a corrida na conquista do pódio do smartphones

50 Comentários

A Xiaomi, desde que chegou ao mercado dos smartphones, que tem vindo a conquistar utilizadores por todo o mundo de uma forma bastante sustentada. Assim, com apenas 11 anos de vida, hoje já é a segunda maior vendedora de smartphones globalmente. Este feito, mete atrás dele as gigantes Apple e Huawei. Mas este pode ser o momento para a Samsung começar a tremer.

Dados recentes mostram que a distância entre a Xiaomi e a Samsung está a encurtar e os lançamentos previstos para os próximos meses poderão mesmo ditar o destronar da Samsung do primeiro lugar do pódio.

Adeus, Samsung? Xiaomi acelera a corrida na conquista do pódio do smartphones


Xiaomi acelera a corrida na conquista da liderança

Foi há poucas semanas que surgiram os primeiros resultados globais de vendas de smartphones. O mercado, depois de um período de crise, voltou a ressuscitar e revelou uma nova realidade. A Apple perdeu o segundo lugar para dar espaço para a Xiaomi brilhar. A empresa chinesa, liderada por Lei Jun, conquistava assim 17% das vendas globais, contra 14% da Apple.

Outros dados interessantes referem-se às empresas OPPO e Vivo que continuam a crescer no segundo trimestre do ano recolheram 10% das vendas globais de smartphones. A gigante Huawei, continua a desaparecer no mercado global e já é incluída em “outros”.

Mas o que é que mudou em duas semanas?

Na verdade, as mudanças poderão não parecer significativas, mas revelam que a Samsung poderá estar muito próxima de perder a liderança neste segmento.

A Canalys atualizou os seus dados e agora a diferença entre a Xiaomi e a Samsung diminuiu. De forma global, a Xiaomi continua a reter 17% das vendas de smartphones, a Apple 14% e as duas chinesas do mesmo grupo (OPPO e Vivo), os seus 10%, respetivamente. A questão é que a Samsung perde.

Neste novo relatório, a Samsung passa de 19% para 18%, reduzindo assim a margem relativamente à Xiaomi. Ao invés de um crescimento anual de 15%, como tinha sido inicialmente avançado, a Samsung apenas cresceu 8%. Já a Xiaomi teve um crescimento anual de 83%.

Estará a Xiaomi pronta para assumir a liderança?

Para o próximo trimestre veremos a Samsung a lançar smartphones na sua linha de dobráveis, um segmento que não é de todo popular. Já a Xiaomi estará a preparar-se para lançar (finalmente) o seu novo Mi MIX 4 que poderá impulsionar as vendas, principalmente junto dos fãs que já haviam sido conquistados pelos modelos anteriores da mesma linha.

No entanto, há ainda o fator “Fan Edition”. Apesar de não ser esperado o lançamento de um Note, ainda no próximo trimestre, a Samsung deverá apresentar o seu Samsung Galaxy S21 FE.

Adeus, Samsung? Xiaomi acelera a corrida na conquista do pódio do smartphones

Então e a Apple? Bem sabemos que a Apple terá um impulso nos próximos meses e que o ritmo de crescimento se vai alterar com o lançamento dos novos iPhones em setembro.

Em ambos os casos, tanto a Samsung como a Apple poderão ver o impacto real nas vendas de smartphones apenas no último trimestre do ano, o que poderá ditar o avanço da Xiaomi. Está tudo em aberto, mas é bom olhar para o mercado com este nível de concorrência.

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Calma que vem já aí um artigo a meter as coisas nos eixos e a afirmar que quem vende mais, apesar de estar em terceiro, é a Apple.

    Ai a minha matemática, não me dou bem com estas contas…

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Que tem mais lucros, queres tu dizer?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        como é normal quando se vende latão ao preço de ouro!

  2. Avatar de Jota
    Jota

    A Xiaomi está aqui, está a ser alvo de acusações/sanções por parte dos EUA! 🙂

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    Xiaomi interessa a alguem?

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Interessa tanto como a Huawei…

    2. Avatar de Vilna
      Vilna

      Porquê? Porque é chinesa, porque venda equipamentos a abaixo dos 800eur…?

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Até parece que a Samsung só vende equipamentos acima de 800€…

        1. Avatar de Vilna
          Vilna

          Não , mas também não mencionei Samsung. Continuo a não percebo o comentário do @Tiago

          1. Avatar de Em_Nome_do_Rei
            Em_Nome_do_Rei

            Porque toda a gente ambiciona ter apple ou samsung. Xiaomi e apenas a escolha de quem tem carteira vazia

          2. Avatar de Vilna
            Vilna

            @Em_Nome_do_Rei
            Entre ambicionar e ter carteira vazia é interessante. Eu felizmente governo-me bem e não ambiciono nenhum desses.

      2. Avatar de Dedo do Meio
        Dedo do Meio

        Na própria foto, os dedos indicam a posição da Radiomi…

      3. Avatar de Vaneia
        Vaneia

        Quem é xiaomi?????Samsung sempre foi é sempre estará no poder top de linha sem comentários a linha S9 amooooooooo meu sonho chegar no S20

    3. Avatar de Leonel Matos
      Leonel Matos

      Não é latão ao preço de ouro Miguel. São sim em certas coisas inferiores, mas é mais inferior o preço do que as diferenças dos aparelhos e nem toda a gente tem necessidade de ter um iPhone eu mesmo estou bem contente com o meu Xiaomi de 250 euros.

    4. Avatar de Leonel Matos
      Leonel Matos

      Ao parecer caro Tiago já interessa a mais gente que o iPhone. Nem toda a gente tem necessidade de ter um. Telemóvel de 700 ou 800 euros já para não falar dos 1300 que custa o iPhone 12 pro

    5. Avatar de Mario
      Mario

      Pela notícia, a muita gente!

    6. Avatar de paulo
      paulo

      para estar no podio achas que nao? wtf

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Xiaomi, o unico fabricante que quando lança atualizações de software para os seus telemoveis, além de não corrigir bugs, consegue criar bugs novos que se mantém até deixar de suportar os equipamentos.
    O barato sempre saiu caro..

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Pois é,se calhar “por isso” é que mais tempo menos tempo vai passar a liderar a venda mundial de smartphones.E esta,hã ?? 😉

      1. Avatar de Trumpetas
        Trumpetas

        Usa uma Redmi Note 9S e depois diz-me alguma coisa.

        O Hardware é bom. mas o software é lixo autentico. O gajo tem razão. Eles adicionam mais bugs do que os que corrigem. É só ires aos grupos oficiais deles no telegram e ao forum da xiaomi e veres a quantidade absurda a reclamar.

        O software da Xiaomi é horrível. Então cameras nem se fala. É quase obrigatório usar a GCam do que a app camera que vêm de stock. Parece uma outra (muito melhor) camera. Nada haver.

        1. Avatar de Felipe Cardoso Bezerra
          Felipe Cardoso Bezerra

          Recentemente adquiri um poco x3 nfc pelo custo e pelos review q vi no YouTube Brasil, a primeira coisa que eu odeie foi a MIUI, aqui os caras falam bem, então achei q era uma boa interface… Realidade vários apps bugado/não funcionando como deveria. A otimização da MIUI até pode tornar a abertura de apps mais rápido, porém os efeitos negativos q essa otimização trás… Eu preferiria que eles abrissem mais devagar e funcionassem como foram projetados para serem, do que os bugs q tenho com a Miui, isso é muito triste, estou escrevendo isso desse aparelho… Xiaomi nunca mais. Por minha sorte existe bastante Custom ROM para esse modelo, se não… Estaria a ponto de jogá-lo na parede.

  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Por mim até podem dar os smartphones, que eu não os queria. Specs de todo em muitos casos, mas depois o software não acompanha. Odeio a MIUI e não compraria nenhum Xiaomi, Pocco ou Redmi por causa disso.
    Prefiro 1000x o OneUI, que embora não seja perfeito, acho superior.

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      São opções sem dúvida. Nunca gostei da Samsung. Talvez um Xiaomi com OneUI 🙂

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        custom rom para cima deles

  6. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    A análise é shipment e não vendas. Cuidado com análises sobre estes dados.

    Abc

  7. Avatar de João
    João

    As vezes estes comentários são engraçados. Cada um compra o que quer e o que gosta e valoriza mais. Eu nos productos que compro valorizo fiabilidade, durabilidade e o preço. O primeiro smartphome Chinês da Huawei que comprei durou 6 anos sem problemas e troquei porque sim. Actualemte tenho um iphone a menos de um ano e digo mal da minha vida todos os dias. Já foi para a garantia e aquele SO é só bugs e não dá para fazer quase nada. Ja estou a pensar comprar um Xiaomi ou o Realme. Na minha opinião o Iphone é apenas uma uqestão de status social.

  8. Avatar de Brassousa
    Brassousa

    A xiaomi nao vai conseguir tirar a samsung em primeiro lugar ja de mais a xiaomi em software e so bugs a interface deles nao gosto a samsung e bem melhor portanto a samsung vai aumentar as vendas com galaxy fold e com s21 FE

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E achas que as pessoas deixam de comprar Xiaomi por causa disso? A maioria das pessoas sabe lá o que é um bug, ou que é a MIUI… Querem é um smartphone que tenha um bom preço, que pareça ter boas especificações, e que corra as apps que precisam, o resto é conversa.

      1. Avatar de Brassousa
        Brassousa

        O meu pai tem um xiaomi note 8 pro e esta cheio de bugs desde que fez o update do Android 11 eu tenho um samsung note 10 plus 5G cada actualização faz o telemóvel mais rápido com boa optimizado e faz tudp em ordem ja o note 8 pro do meu pai nao hoje então o telemóvel em a câmara abria

        1. Avatar de LR
          LR

          Pena nenhum desses te poder ensinar a colocar a pontuação correta nas frases… Isso, sim, era uma ferramenta desejada.

      2. Avatar de paulo
        paulo

        +1! nao vai conseguir tirar o samsung do podio pq ele é fan boy!

    2. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Ah,ah,ah !! 😀 😀 😀

  9. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    FTW XIAOMI !! O que me surpreendeu foi isto—>”A gigante Huawei continua a desaparecer no mercado global e já é incluída em “outros”. Bem,uma já caiu.A Samsung também não faltará muito pois basicamente anda sempre na mesma linha de smartphones,e quanto à Apple idem idem aspas aspas.Além de que a Xiaomi já ultrapassou as vendas da Apple há um bom tempo.Só que a Xiaomi tem sempre o factor surpresa,que é o de não seguir uma linha própria de smartphones mas desdobrar-se em várias,isto se me faço compreender.Isto é o que dá mais valia à empresa.Ainda por cima a Xiaomi deve tirar cerca de 5 a 10% de lucro com cada dispositivo que vende,e vocês sabem disso perfeitamente.Finalmente o reconhecimento para a minha marca de eleição,a Xiaomi. 😀

    1. Avatar de Trumpetas
      Trumpetas

      FANBOY DETECTED

    2. Avatar de Vsousa
      Vsousa

      A Xiaomi e lixo dela devia era estar em último lugar porque tem o pior software do mundo

  10. Avatar de Brassousa
    Brassousa

    A xiaomi pode ate passar a samsung mas eu nunca comprava xiaomi mas a samsung vai dar a volta vai sim deixam vir o fold 3 e o s21 FE e as vendas do A52 e o A72

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Vá sonhando. 🙂

      1. Avatar de Brassousa
        Brassousa

        Pois vou e o meu pai vai trocar o xiaomi dele por um samsung

    2. Avatar de Vsousa
      Vsousa

      O meu próximo vai ser o A72 para deixar esta desgraça da Xiaomi

  11. Avatar de Anass
    Anass

    Ahaha a xiaomi em 1 lugar ahahaha a Samsung e que vai ficar por muito mais tempo porque a xiaomi e uma marca de bugs

  12. Avatar de Vsousa
    Vsousa

    A Xiaomi e lixo nunca mais compro em software e lixo agora o meu note 8 proposta com 39° a 43° eu já tive Samsung nunca fez isto mas eu vou voltar para Samsung outra vez porque para mim a Xiaomi e lixo PS a Xiaomi não vai ter Leica tanto como a marca e a Leica não ficarem acordo num

  13. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Eu devo ser um azarado tremendo.
    Tenho um Xiaomi após usar um Huawei por 5 anos e não detecto nenhum bug.
    Onde é que está o bug para o poder encontrar, alguém me diga.
    Agradecido desde já…
    Já meti o meu cão a farejar o telefone a ver se encontrava o bug para lhe mandar com o martelo mas nem o cão viu nada.
    Meti tb o gato e o resultado foi o mesmo.
    Queres ver que o meu Xiaomi não tem bug nenhum?
    Isto não é racismo? Acho que é…

    1. Avatar de AntesSocial
      AntesSocial

      PorcoDoPunJab digo o mesmo, tenho 2 xiaomi e ate agora nada, mas os que estao a reclamar do software ñ estao a mentir, de facto alguns equipamentos ao atualizar ficaram com bugs ao atualizar para miui 12.5 ja estava preparado para reset mas ficou tudo ok no meu equipamento…

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Com um nome desses so podias ter um xiaomi, tao obvio

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Com um nome desses só podes ser um xuxo comuna.
        Mais que óbvio.

    3. Avatar de Ivan
      Ivan

      Estou como tu, recentemente adquiri um POCO F3 e vim de um outro Xiaomi e nunca tive grandes queixas de bugs. Posso afirmar sim que o aspeto da Miui não é para mim não gosto da estética prefiro o minimalismo de stock Android mas facilmente se põe custom ROMs. Mas não percebo a critica e o hate que vejo da Xiaomi está gente não percebe que é sempre bom concorrência tenho quase a certeza que se a Xiaomi não existisse os preços dos smartphones não iriam parar de subir e a gama média não existiria como existe hoje com telemóveis equilibrados ou telemóveis mais dedicados a câmara com algum custo de performance (pixel 4a) e outros com foco no desempenho e specs com alguns cuts em câmera e outros aspetos (POCO F3). É tão simples quanto isto não gostam não compram mas ao menos percebam que concorrência é importante principalmente quando vem de uma marca que no espaço de tempo de uma década subiu sem parar de ano para ano

  14. Avatar de Paula Barreira
    Paula Barreira

    Claro com a crise do covid-19 que arruinou a vida a milhares de pessoas, que as deixou sem trabalho, sem nada pois essas mesmas pessoas procuram um telemóvel de uma marca mais barata… E vendem os bons que têm para poder comer… Mas claro isso não sai nas encostas que fazem…. Se as grandes marcas baixassem os preços ou deixassem pagar a prazos a ver se não se mantinham na liderança do mercado…

  15. Avatar de V.T.
    V.T.

    Samsung é Samsung… o resto é paisagem!

    1. Avatar de Leonel Matos
      Leonel Matos

      Exactamente V.T. e eu antes quero estar em uma paisagem bonita que ter um Samsung. Ou até outro telemóvel de outra marca qualquer

    2. Avatar de Vbras
      Vbras

      Samsung e Samsung tens toda a vardade