Adeus pirataria? Vendas mundiais de música batem recordes

59 Comentários

Depois de um período menos bom, o mercado da música parece ter encontrado novamente o caminho do sucesso. De acordo com um comunicado da Federação Internacional da Indústria Fonográfica, as vendas mundiais de música tiveram um crescimento recorde em 2016… a culpa é do “streaming”.


De acordo com o comunicado, as vendas de música à escala mundial atingiram os 15,7 mil milhões de dólares (cerca de 14,5 mil milhões de euros).  Tais números indicam que este é o maior crescimento desde 1997. Comparativamente a 2015 o crescimento foi de 5,9%.

Este aumento significativo deveu-se em especial ao streaming que, segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica, cresceu 60.4% em apenas um ano (mais de 122 milhões de utilizadores de conteúdos de streaming pagos). Os países que mais contribuíram para este crescimento foram a China (+20.3%), India (+26.2%) e Mexico (+23.6%).

Relativamente ao formato físico houve uma queda de 6,8% entre 2015 e 2017. Nos últimos 15 anos a quebra de vendas em formato físico corresponde a cerca de 77%.

Quais os artistas que mais venderam?

Ainda relativamente ao relatório da Federação Internacional da Indústria Fonográfica, os 10 artistas que mais venderam foram os seguintes:

Faça aqui o download do relatório completo.

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RJCA
    RJCA

    Não querendo ser do contra mas graças à “Pirataria” muito boa gente ganhou com isso, sejam fabricantes de hardware, empresas de fornecimentos de internet, etc…

    Estarei errado?

    1. Avatar de nt
      nt

      sim e não… graças à pirataria “inovou-se” o mercado por exemplo mp3, streaming etc.
      agora com a legalização/aparecimento de serviços (tipo spotify) é que isto andou para a frente.

    2. Avatar de Helder
      Helder

      Hoje em dia a pirataria de música, são rips não oficiais no YouTube.

      Mas sim, muita gente ganha dinheiro à custa da pirataria, como esses sites cheios de pub com torrents

      1. Avatar de pintor
        pintor

        Não sabes o que dizes hoje em dia a pirataria é em FLAC.
        Os sites de torrents decentes não tem qualquer publicidade nem te pedem coisa nenhuma.

  2. Avatar de Belmonte
    Belmonte

    Somos bombardeados por musica em todo o lado. Radio, TV, Youtube, etc. Nao é preciso comprar, nem piratear musica.

    1. Avatar de Carlos Andrade
      Carlos Andrade

      ora. agora é que disse tudo

    2. Avatar de 111111a
      111111a

      somos bombardeados sim , mas nem sempre com a musica que gostamos…
      eu por exemplo ri-me quando vi ali o drake em nº 1 😀

    3. Avatar de Helder
      Helder

      Música que eu não quero

    4. Avatar de Rupertino
      Rupertino

      Desculpem somos bombardeados com lixo sonoro todos os dias. Mas isso sera sempre muito relativo. Gostos nao se discutem.

    5. Avatar de Deus
      Deus

      Mais certo nem ser musica mas sim barulho, bombardear pessoas com barulho fá-las não pensar muito e comprar compulsivamente, bom para o capitalismo, maus para o planeta.

  3. Avatar de Torres
    Torres

    Por exemplo, eu tenho o Spotify premium incluído no Yorn x 5gb, se formos a fazer contas pago por volta de 17€ mês.
    Se formos à página do Spotify vemos que ele tem um custo de 6,99€ mês (para o premium).
    Sendo assim o tarifário em si fica por volta de 10€ mês, porque o resto é para o Spotify.
    Acho que não há melhor tarifário no momento + a boa qualidade de rede que a Vodafone oferece em relação à concorrência.
    E assim nem me dou ao trabalho de fazer pirataria, ouvindo sempre o que quero onde quer que esteja.

    1. Avatar de 111111a
      111111a

      pena é o spotify não ter muita coisa

      1. Avatar de Freitas
        Freitas

        Não tem? lol

          1. Avatar de Freitas
            Freitas

            Sim

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Define muito.
            Uma coisa é não ter tudo…outra completamente diferente é não ter muito, mas lá está…vai do que chames “muito”.

      2. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        So acho que falta musica Portuguesa, mas tem uma oferta muito alargada.

    2. Avatar de José
      José

      Para estudantes, agora, é metade do preço! Portanto, não acho que seja assim uma vantagem tão grande.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Supondo que toda a gente é estudante sim, é uma pequena vantagem.

    3. Avatar de Mr.T
      Mr.T

      Concordo 100% contigo. Só é pena a distinção de idades que a Vodafone faz para o Yorn. Não fosse isso e abrissem o tarifário para toda a gente, e claramente da minha parte teriam pelo menos mais 6 clientes…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        O tarifário dos 5Gb?
        Lembro-me que quando aderi também havia essa limitação através da web, mas fui a um balcão com a conversa do “então sendo cliente há 18 anos tenho menos benifícios?” e mudaram o tarifário sem levantar quaisquer problemas.

    4. Avatar de ZoomOut
      ZoomOut

      Moche+MeoMusic …(até há pouco tempo era Grátis!!)…

    5. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Sempre o que quero e onde quer que esteja oiço eu com toda a minha musica no cartão de memória enfiado no meu telemovel.

    6. Avatar de Hugo
      Hugo

      Eu tenho a versão premium e n pago nd xD.
      É fácil ir à net e fazer download da app Spotify cm os benefícios do premium desbloqueados , sem publicidade etc

  4. Avatar de Deus
    Deus

    Meanwhile…metade do mundo vive na pobreza, continuem a brincar aos luxos depois não chorem quando a guerra vos entrar na vida, guerra essa que pode ser feita pelo proprio planeta com virus etc.

    1. Avatar de 111111a
      111111a

      por uns serem pobres outros nao podem ter luxo? esse argumento é fraco 🙂 quanto a guerra… que tem isso haver para o topico em questão?

    2. Avatar de Ze
      Ze

      e então és adepto da pirataria porque ha quem morra à fome?

      1. Avatar de Deus
        Deus

        Sou adepto de dinheiro bem gasto para melhorar a condição humana neste planeta em vez de musica que devia de ser gratis.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Se a musica fosse grátis ninguém se dava ao trabalho de a fazer para o publico

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Parece que temos aqui um dilema:
          Se a música fosse grátis haveriam milhares de músicos a morrer à fome.

        3. Avatar de Pencilvester
          Pencilvester

          Portanto quem cria musica tem que a dar de borla. Então eram os músicos que morriam à fome. Já pensaste nisso?
          Oh Deus, para uma entidade divina, esperava mais iluminação e sabedoria xD

          1. Avatar de ZoomOut
            ZoomOut

            …caro, o que se quer dizer é que a música, como a arte em geral, não tem (nem deve) ser uma profissão…é simples! É isso aliás que distingue a “arte” do “negócio”…pensa nisso, e “ilumina-te”…

        4. Avatar de Sérgio J
          Sérgio J

          O trabalho de construção civil também devia ser grátis?

          1. Avatar de ZoomOut
            ZoomOut

            Se trabalhar, naturalmente que não, mas se conseguires “replicar” o ‘trabalho’ de um construtor civil sem prejuízo de ninguém, naturalmente que isso não é “trabalho”! (Mas nada impede um construtor civil ser músico ou escritor, como “artista”, e não como profissão…) – Profissão é rendimento de trabalho efectivo, e não devia ser inspiração artística que lhe rende “réplicas de trabalho”… Quem quer viver da música, que transpire no palco como toda a gente (pois isso não é replicável), e sinta-se honrado pelos “piratas” lhe fazerem o favor de ouvir a sua música… (é como um “folheto publicitário” que nos entra na caixa do correio, e quem quer, comprará bilhetes ou CD’s…).

    3. Avatar de Helder
      Helder

      Lol, é mesmo isso, guerra e vírus m!

  5. Avatar de Sergio
    Sergio

    De facto o stream esta a marcar uma geração e uma tendência, tal como digital o fez. No entanto, o stream está a ser bem explorado em beneficio dos artistas e dos consumidores, por um lado paga-se mas de uma forma mais justa para o consumidor.
    Eu continuo no old school, mas há que admitir que esta vertente foi bem trabalhada em prol de diminuir a pirataria. Ainda agora à dias fiquei impressionado com a filtração do youtube, queria converter 2 músicas e não existiam .. tive mesmo que ir aos escombros mais remotos p2p

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Caramba,”Sergio”,isto não é para o encorajar mas não conhece o programa a Tube Catcher ?? Dá-lhe para ripar tudo o que queira a nível de vídeos e de músicas(YouTube,Vimeo,Dailymotion,etc…),e convertê-los para o formato que quiser !! Até para MP3 a 320Kbps.Eis o link se quiser fazer o download—»http://www.atube.me/ Olhe,tome atenção e não instale nenhumas 3ª partes que possam vir na instalação deste programa,ok ?? Um abraço. 🙂

  6. Avatar de fulano
    fulano

    desde quando pirataria afeta em algo a venda de musica ou filmes? isso é invenção da industria, uma pessoa que pode comprar uma musica mesmo que baixe pirata acaba comprando o mesmo passa com filmes. ja quem nao pode comprar nao ia comprar nem se nao existisse nenhum outro modo de obter a coisa, logo eles nao estao a perder absolutamente nada. mas na minha opiniao que nem tem nada de relacao com musica mas sim com pirataria, sou plenamente a favor de “piratear” livros e outro escritos, nao fosse a boa fotocopiadora eu nao teria tido condicoes de ter material para acompanhar os estudos no segundo ano de tao caros que eram os livros e manuais no meu tempo (19995…2001) na altura iamos a papelaria e eles ja tinham copias completas e encadernadas do material por um preço acessivel. nada contra os autores, eles tambem tem que fazer a vida mas conhecimento nao devia ser acessivel apenas quem pode pagar

    1. Avatar de Pencilvester
      Pencilvester

      Conheço bastante gente que ganha o suficiente para pagar musica/cinema se quisesse. Mas em vez disso, fazem downloads ilegais. Muita gente, tendo hipótese de não pagar, não paga. Ponto.
      Existe gente assim, não há nada a fazer. É o tipo de gente que não foge também aos impostos porque provavelmente não sabe como.

  7. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Impressionante… O Prince está no top 10 (claro que foi devido a sua morte), mas isso aconteceu também devido a sua morte, porque com ele vivo não havia Prince nos serviços de streaming.

    1. Avatar de 111111a
      111111a

      mesma coisa com o bowie, só ali esta porque morreu.

  8. Avatar de LM
    LM

    mais uma noticia de caca, sempre ouvi musica e nunca paguei por ela e vou continuar a ouvir sem pagar…

      1. Avatar de Freitas
        Freitas

        Ou sempre, não pagas rádio, YouTube, mesmo o spotify da para ouvir free…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Não pagas? Ora pensa lá bem a ver se não pagas

          1. Avatar de Humm
            Humm

            Tens razão o que pago de internet vai para músicos e Google e afins. Ah espera afinal não. Há uma grande diferença entre a empresa lucrar comigo através de anúncios e eu lhes pagar.

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Ninguém está a dizer que o lucro vai para os artista…só estou a dizer que pagas.

          3. Avatar de Freitas
            Freitas

            Tens ai a tua resposta, eu não pago outros pagam por mim.

          4. Avatar de Freitas
            Freitas

            Mas os serviço de Internet é outro assunto, por isso não pago. Já agora mas a rádio não precisa de Internet, não pago.

        2. Avatar de José
          José

          Mais um. Jamais assinaria esses serviços! Já basta a tv por cabo para compensar a péssima oferta de tv. De taxas em taxinhas e de subscrição em subscrição ficamos sem cheta, as empresas pensam que somos todos multimilionários ou apostam na vaidade e na soberba! Há coisas mais importantes na vida, mas quando gostamos mesmo de algo, compra-se e ficamos com ela para sempre, faz-se um sacrifício e até apreciamos melhor. Um álbum bem gravado e realizado com mestria, nunca cansa, ao contrário do Streaming que por vezes parece ter sido gravado no WC! Isso é quem não gosta de música, mas sim de barulho e nunca está satisfeito, sinal de uma sociedade cheia de fartura de nada, infeliz, mas paradoxalmente hedonista!

  9. Avatar de Chinoca
    Chinoca

    David Bowie e Prince só apareceram ali porque morreram senão ninguém comprava os albums deles

  10. Avatar de Cooper
    Cooper

    Tenho duas labels e posso dizer que a pirataria continua a fazer muita mossa, mas os serviços de streaming fazem muito mais….

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Uma da Jafoste outra da Quimsilva, né?

      1. Avatar de Dope
        Dope

        Acho que o rapaz não tem os teus “gostos” musicais…. Nem todos andamos a comer o que aparece á frente…

  11. Avatar de Rupertino
    Rupertino

    A pirataria ao nível do audiovisual existe desde sempre os métodos evoluem consoante as necessidades.

  12. Avatar de Gonçalo Oliveira
    Gonçalo Oliveira

    Esta notícia só prova que a indústria fonográfica (neste caso, mas que se pode aplicar a outras) só teve que evoluir o produto e adaptá-lo às tecnologias recentes para que possa lucrar com isso. De nada adianta andar atrás de piratas, pois esses irá haver sempre, mais valendo encaminhar os esforços para uma oferta mais adaptada à evolução do mundo.

  13. Avatar de mgiuyug
    mgiuyug

    Da lista, só a Adele é que me cai no goto.. O resto são as músicas Pop e Rap que parecem feitas todas pelo mesmo molde.

  14. Avatar de RJCA
    RJCA

    Já agora digam-me. As vendas actuais de musica referem-se álbuns ou pode-se comprar as musicas separadas dos álbuns? Se calhar fica mais vantajoso comprar a musica A ou B dum artista ou banda do que comprar todo um álbum por causa de uma musica apenas tal como acontecia comigo há uns anos quando comprava discos de vinil (LPs) e mais tarde CDs…