Adeus “Likes” no Facebook! Será que faz sentido?

47 Comentários

A maior rede social do mundo está a preparar mudanças para breve! Depois de se falar na medida de remover os Likes no Instagram, parece que o Facebook poderá seguir o mesmo caminho.

A descoberta pertence a Jane Manchun Wong, um especialista em descobrir “funções escondidas” recorrendo a engenharia reversa.


O Instagram foi a primeira a adotar tal medida de remover o “contador” de Likes. Esta medida está em testes já em sete países. Em vez do número de likes é apenas apresentada a informação que alguns amigos também gostam dessa publicação.

Adeus "Likes" no Facebook! Será que faz sentido?

Facebook vai deixar de apresentar o número de likes?

Jane Manchun Wong descobriu numa versão do Facebook para Android que o número de likes estariam a ser ocultados para os seguidores. Segundo o Techcrunch, esta medida visa proteger os utilizadores de inveja e dissuadi-los de autocensura.

Na prática, o utilizador da publicação poderá ver o número total de likes. No entanto, os seguidores apenas poderão ver os nomes de alguns amigos que também gostaram da publicação.

Adeus "Likes" no Facebook! Será que faz sentido?

A medida, a confirmar-se, pode gerar alguma controvérsia. No entanto, o objetivo é libertar a “pressão social”, evitando que os utilizadores se comparem (tendo em conta o número de likes). De relembra que alguns estudos revelam que este tipo de variáveis podem contribuir para a depressão, ansiedade e outros problemas mentais.

No caso do Instagram, tal medida já está em testes no Canadá, Brasil, Austrália, Nova Zelândia, Itália, Irlanda e Japão.

O que acham desta medida?

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de albino negro
    albino negro

    who cares???

  2. Avatar de Lucas
    Lucas

    Por que as pessoas ainda usam Facebook, msm depois das polêmicas?

    I don’t want to live on this planet anymore

    1. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      podes ter fb e não precisas de meter dados fidedignos, nem fotos de ti, tua vida, tua família e participares em vários grupos do teu interesse e trocares opiniões num instante, isto nos canons, hardware, tlms, jogos, consolas, as compras no gearbest, carros, mecânica, tunings e por aí fora

      muitos pensam que podem evitar o facebook e para se manter informado, vão a fóruns nacionais, estão tudo às moscas e não podem procurar saber de mais lado nenhum.

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        Quem quer se manter informado ler artigos na internet em sites específicos para isso… Não precisa de facebook, que cá entre nós, é um mar de desinformação, ódio e inveja! As pessoas só usam essa merda pq não existe nada de peso pra quebrar o facebook. Mesma coisa em relação ao YouTube.
        Talvez os fóruns aí em PT que estejam as moscas pq no Brasil bombam!
        Se vai por dados falsos no FB pra que usar? Pra ficar a vigiar a vida alheia? Lurkear fulano? Pff.

        1. Avatar de GM
          GM

          Nem mais! Sou do lado de cá do Atlântico e tenho precisamente o mesmo entendimento. Não interessa de existe ou vai deixar de existir “likes”. No fundo, o que deveria deixar de existir seria mesmo o FB. E as restantes “redes” poderiam seguir o mesmo caminho.

        2. Avatar de Maria
          Maria

          Mas no Brasil são inteligentes.
          Bem alguns tugas também, para ser justa.

        3. Avatar de Daniel
          Daniel

          No Brasil os fóruns bombam mesmo, fato.
          Agora concordo com o Lucas, ninguém é obrigado a manter-se no facebook se quiser está informado, a não ser das fofocas da vida alheia, aí sim, lá é o point de informação.

        4. Avatar de Renato Nismo
          Renato Nismo

          eu sou dos tempos do adsl e sapo, foi nos tempos do hi5 e vivi em vários fóruns e nem sempre ficava esclarecido
          as respostas mais rápidas, mais completas, de 10 mil pessoas prontas com sua opinião e experiência foi no facebook hoje em dia

          fiquei a saber rapidamente o problema do priority line e quando voltava a ficar disponível, não se falava isso em mais lado nenhum porque foi em portugal, como os fóruns brasileiros que são bem mais populares, ficavam a saber o progresso de encomendas e alfândegas daqui ?

          foi lá que fiquei a saber até à ponta da língua o que posso fazer com o meu carro, os swaps, os melhores coilovers e pneus, sabendo a experiência pessoal de cada um deles, no passado os fóruns para falar coisas mais específicas não me ajudavam e fiquei a queimar dinheiro nos carros, e claro.. é por lá que a concorrência de marketplace é maior e obtenho preços melhores do que no olx quando o facebook chegou

          fórun brasileiros a falar de carros, deves pensar que andam com mesmos carros, motores e peças que daqui.

          ainda alongava mais, mas muito mais depressa aprendi lá do que quando existia apenas sites com artigos de pseudo-profissionais

      2. Avatar de Rodrigo Da Silva
        Rodrigo Da Silva

        eu utilizo facebook principalmente pelo Marketplace! Nao sei como ‘e noutros paises mas no lugar onde estou compro e vendo tudo pelo facebook.

        Prefiro o facebook para comprar coisas em 2a mao..depois o ebay e so em ultimo caso o amazon.

        1. Avatar de FreeOnBoard
          FreeOnBoard

          Em Portugal o OLX e o Custojusto são boas alternativas

          1. Avatar de Renato Nismo
            Renato Nismo

            cá na ilha terceira, marketplace tem 10x mais carros, telemóveis, móveis e imóveis que olx e custojusto.. estão completamente às moscas
            então digo.. é melhor consultar em todas as plataformas de vendas, toda a gente mete para vender pelo menos em uma só plataforma

    2. Avatar de João
      João

      É só a plataforma mais utilizada e continuará a ser durante muito tempo. Eu não uso, por vários motivos (alguns deles, são essas polémicas), mas sejamos honestos, muita gente que o utiliza não tem a mínima noção disso e nem quer saber sempre com a cena do “não tenho nada a esconder”…

      1. Avatar de GM
        GM

        O que é uma cena????? Não devo perceber por já ser “kota”! Ou não!

        1. Avatar de PR
          PR

          O que é “Kota”?

          1. Avatar de GM
            GM

            Desculpa a demora pela resposta, estive sem acesso ao pc.
            Em gíria africana, significa pessoa mais velha. Em Portugal, os descendentes de africanos atribuem o termo “kota” (ou cota, mas este tem outro significado) aos pais.
            Podes ver aqui: https://www.dicionarioinformal.com.br/significado/cota/14229/
            Agora, “cena”, qual é o significado, mormente no sentido que o João empregou o termo? Para teu descanso, percebi perfeitamente o que pretendeu dizer.

          2. Avatar de Daniel Lopes
            Daniel Lopes

            Kota/cota = Pessoa mais velha
            Cena = muitos significados… no caso do texto do João, é:
            “não tem a mínima noção disso e nem quer saber sempre com a ‘questão ou resposta’ do “não tenho nada a esconder”…”

            Substitui diretamente no texto.

          3. Avatar de getnada
            getnada

            cena é uma coisa do teatro. é só puxar pela imaginação

      2. Avatar de Rafael Duque Da Mata
        Rafael Duque Da Mata

        “(…) e continuará a ser durante muito tempo”
        Será que sim?

    3. Avatar de Rodrigo Da Silva
      Rodrigo Da Silva

      Se comentaste aqui ‘e porque tens email..e achas mesmo que os grandes nao estao a ler os teus emails?
      Certamente que tens um android ou um apple e achas mesmo que eles nao sabem exactamente o que estas a fazer?

      E ainda falas do facebook como se fosse o pior!

      ‘Es daqueles que so fala mal duma coisa so para parecer o maior da aldeia.

      1. Avatar de TemTudoComoNinguém
        TemTudoComoNinguém

        “Se comentaste aqui ‘e porque tens email” – tens a certeza do que disseste?

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    “recorrendo a engenharia reversa.”

    Dizer isso abertamente não seria crime?

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Segundo o Techcrunch,esta medida visa proteger os utilizadores de inveja e dissuadi-los de autocensura.” Esta agora !! Não me digam que agora só se poderá enviar corações nas publicações ?? Só faltava essa !! A remoção dos “Likes” é uma autêntica estupidez. 😐

    1. Avatar de getnada
      getnada

      os likes vao estar la, so nao mostra a contagem

  5. Avatar de Pedro Cruz
    Pedro Cruz

    Gostava que o mesmo acontecesse no youtube. Likes e subscrições para se acabar com a “mama” dos youtubers.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Tens de ler mais vezes o Pplware 🙂

      Já está a caminho o fim do número exato dos subscritores :
      https://pplware.sitedev.pt/google/youtube-deixar-exibir-numero-subscritores-canais/

    2. Avatar de Luis carreira
      Luis carreira

      E chamas mama porquê? é isso que nao percebo… se eles criam conteúdo e se é o trabalho deles só la vai quem quer… isso roça a inveja.. Se há quem lhes pague para criar conteúdo não vejo qual é a mama…

      1. Avatar de Daniel Lopes
        Daniel Lopes

        Vou falar por mim e não pelo Pedro, mas Luis, quantos YT poderemos dizer que tem conteudo próprio? Não entro por conteudo de “jeito”, porque estariamos a entrar por gostos, e gostos não se discutem !

        Na minha opinião, acabava-se de uma vez por todas, com todos os YT que não sabem ter conteudo proprio…
        Quanto ao conteudo de “jeito”, Wuants e Tiagoskis era pa acabar. Não tem conteudo proprio e é tudo superfulo… “Comprei um colar de ouro”, “Comprei 2 carros”… Não percebo como é que as crianças, se interessam por isto… É que quando começaram, ainda eram mais streamers e de facto, é algo que puxa o publico gamer, mas desde que ficaram famosos e com “guito”, tornaram-se superfulos.

  6. Avatar de RicardoF
    RicardoF

    Prece-me uma boa medida.
    Na minha opinião, o interesse do facebook é a tentar salvar o conceito das redes sociais, que futuramente, tal é já o descrédito do que por ali aparece, vão acabar por ficar puro entretenimento foleiro ou engate.
    Mais importante ainda a me uver, é a pressão social de ser ou não popular nas redes sociais. É vulgar ver pessoas gabarem-se do seu numero de seguidores / likes etc.. mas.. o impacto que tal pode ter nas gerações mais novas, pode ser fatal ao sentirem-se “ignorados” pelo mundo virtual. Logo, quem sabe se com isto se consegue sossegar a necessidade tão presente de “aparecer à força” e “pratos de comida” e “olha eu nas Maldivas” etc.. e fique realmente mais orientado para os amigos chegados e não para o mundo. Mas.. Just my 2 cents 🙂

  7. Avatar de Jota
    Jota

    Ai até agora era “Será que faz sentido o Like”? E agora é “Será que faz sentido tirar o Like”? As pessoas não sabem mesmo o que querem!!!

  8. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    O Facebook sem likes é como comer um bacalhau à braz, mas sem bacalhau 🙂

  9. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Talvez possam ir mais longe e não ter sequer botões para meter “gosto”, e a subscrição ser anónima, ou seja: nem o dono do perfil/ canal/ página saber quantas pessoas tem (nem sequer aproximadamente).
    O número de visualizações também não deveria ser exibido de todo (seja ao público e ao dono do perfil/ canal/ página.
    Depois restaria os comentários… poderia ser de uma de três maneiras:
    1) não há comentários de todo;
    2) podem comentar mas só é visível pelo dono do perfil/ canal/ página;
    3) podem comentar, são publicamente visíveis, mas não aparece o número de comentários para ninguém incluindo o dono do perfil/ canal/ página.
    Isto certamente iria incentivar as pessoas a não utilizar tanto as redes sociais.

  10. Avatar de TemTudoComoNinguém
    TemTudoComoNinguém

    E já agora…..irá haver likes no PPLWARE? 😀

      1. Avatar de Daniel Lopes
        Daniel Lopes

        TemTudoComoNinguém, queres likes aqui para quê? A malta já não se entende e tratasse toda mal… com opção de likes, apenas iria criar mais conflito, coisa que este blogue não precisa.

        1. Avatar de Vítor M.

          Os likes nunca foram “bem vistos por cá”. Nada contra, mas igualmente nada a favor. No tipo de discussão que sempre tivemos, é preferível a pessoa comentar, partilhar a sua opinião, do que estar a meter um Like, que não serve para nada. Sempre fomos a favor das pessoas escreverem o que acham, dado que colocar um like é algo que não faz sentido a quem gosta de partilhar uma opinião sobre o assunto, partilhar conhecimento ou partilhar uma ideia. Na verdade, a realidade parece dar-nos razão, os REIS dos likes quer acabar com os LIKES.

          1. Avatar de Daniel Lopes
            Daniel Lopes

            Concordo Vitor, mas por acaso, acho que o botão de Like tambem serve para exprimir a opinião, ainda que de forma “anonima”…
            Há assunto que secalhar nos identificamos, e por falta de oportunidade de partilhar a opinião ou até por se ser timido, há pessoas que acabam por não escreverem… Com o Like, podiam deixar a sua “opiniao” sobre os comentarios com que mais se identificam.
            Vale o que vale e se fosse like/dislike, provavelmente só iria criar discordia neste blogue…

          2. Avatar de TemTudoComoNinguém
            TemTudoComoNinguém

            Afinal sabias de que likes eu falava 🙂
            Eu pessoalmente acho que um sistema de avaliação destes acrescenta algo aos comentários, quanto mais não seja para destacar o conteúdo dos comentários individuais da comunidade.
            Uma coisa (escrever/likes) não substitui outra coisa (likes/escrever)

          3. Avatar de Vítor M.

            Segundo o que apontou o Daniel, que deixaste vago (por isso perguntei), a ideia possível eram likes nos comentário no site. Nesse sentido, a minha opinião vai para “ser inútil” e por isso não tem. Tanto é que, como estamos a ver, os LIKES provocam mais ódio, desinformação, e preguiça. A pessoa que mete um like não sabe como do outro lado pode ser interpretado.

            Dou-te um exemplo: uma pessoa coloca no seu mural do facebook que lhe faleceu alguém. Se meteres um LIKE estás a gostar de lhe ter falecido alguém? Outro caso é a arena que se tornaram as redes sociais com o tema futebol. Por vezes colocas um LIKE em coisas que são autênticos insultos público e está lá o teu LIKE, Isso torna-te cúmplice?

            Há muitos exemplos. Os LIKES vieram destruir a capacidade das pessoas dizerem por palavras as coisas, assumirem uma posição de forma “clara”. Por isso não concordo com esse método. Só isso 😉

          4. Avatar de TemTudoComoNinguém
            TemTudoComoNinguém

            Se houvesse um like eu dava-o agora ao Daniel Lopes em vez de estar a escrever este texto 😀

          5. Avatar de Vítor M.

            É isso que chamo de latência intelectual. Por isso prefiro e exorto à capacidade de escrita, de fala para que nos passamos comunicar por palavras.

          6. Avatar de TemTudoComoNinguém
            TemTudoComoNinguém

            Vitor, tens casos aqui no blog em que todos em escada escrevem +1 … +1 … +1 . Pergunto-te, esses posts não servem para nada? Eu olho para um sistema de avaliação de likes como uma forma diferente de organizar as opiniões sem fazer “flood”…

          7. Avatar de Vítor M.

            Não servem de muito não. Aliás, por vezes esse tipo de comunicação não deixa perceber se são mais um a usar aquelas palavras, se são mais um a não perceber o assunto ou se são mais um que gostou do assunto. Comunicar pode e deve ser mais completo, pode e deve tornar-nos mais expressivos. Daqui a pouco usas apenas +1, -1, ~1 ou ¯\_(ツ)_/¯

          8. Avatar de TemTudoComoNinguém
            TemTudoComoNinguém

            É muito provável que não nos conheçamos Vitor, mas por detrás deste pseudónimo que, confesso, inventei à pressão (situação possível fazer-se aqui no blog de permitir o anonimato dos “comentadores”, mas que certamente também permitirá gerar uma discussão paralela a esta mas igualmente interessante) está um utilizador acérrimo de fóruns das mais diversas áreas tecnológicas e que praticamente só escreve posts daqueles que nunca mais acabam.
            Sei por isso bem o que queres dizer com a vertente comunicacional do blog e no interesse em manter as pessoas acordadas e ativas.

            No entanto permite-me dizer que estás a “pintar” os likes de uma forma apenas negativa, não te sendo apenas indiferente a presença dos mesmos num contexto de comunicação.

            Sou assíduo leitor do pplware e nos dias em que o tempo ou a disposição não me favorecem a participar, um simples clique poderia fazer a diferença. É a minha opinião. Mas pronto, opiniões há muitas… 😉

          9. Avatar de Vítor M.

            Compreendo o que dizes. E não sou eu que pinto os likes de uma carga mais negativa, são já as pessoas. As redes estão já a fazer eco dessa carga negativa e a retirar algumas funções. Mas vejo muitas vantagens atenção. Mas não aqui nos comentários percebes?

  11. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Acho útil e muito bem , muita gente se comparava por números de likes

  12. Avatar de Daniel Lopes
    Daniel Lopes

    Os likes/subs vão continuar lá !! Apenas vão esconder os numeros, e só o owner da conta poderá ver… Os negocios sobre likes/subscrições vão continuar…
    O que vai acontecer, é os owners das contas, estarem constantemente a colocarem prints dos seus numeros… Owners esses que são os ditos “Influencers”…

  13. Avatar de DrFrank
    DrFrank

    Haviam de introduzir um botao de dislike/downvote ou lá como queiram chamar.
    É impressionante o node likes que conteúdos falsos apresentam.