Actualize já o seu RaspbianOS no Raspberry PI

33 Comentários

e há também novidades no Noobs (interface gráfica para configuração do PI)

O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de  reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.

Hoje vamos saber quais as novidades do novo Raspbian e também da nova versão  do Noobs

raspbian_00

Nova versão do Raspbian OS

O RaspbianOS é uma distribuição baseada no Debian e optimizada para o Pi. Alex Bradbury, responsável por este projecto, anunciou ontem uma nova versão que inclui que integra um conjunto de funcionalidades e traz também algumas melhorias significativas nas funcionalidades já existentes.

Novidades do Raspbian

  • Sonic PI vem já pré-instalado (para quem não conhece, o Sonic PI é um ambiente de programação que permite criar sons…direccionado para o ensino)
  • Melhorias significativas ao nível da performance
  • PyPy 2.1 está agora incluído para garantir melhor performance ao nível do compilador de Python
  • Incluídas bibliotecas de python que permitem uma melhor integração com o Pi-Face
  • Oracle JDK já vem pré-instalado (saber mais aqui)

Como actualizar para a nova versão do Raspbian OS

Quem pretender actualizar o Raspbian OS, basta usar o seguinte comando:

sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

Nota: Quem pretender instalar de origem, basta seguir  o seguinte tutorial aqui

raspbian_01

NOOBS v1.3

O NOOBS é um projecto que tem como principal objectivo facilitar a vida dos utilizadores que têm pela primeira vez contacto com o Raspberry Pi. Na prática, o NOOBS oferece uma interface gráfica, onde o utilizador pode escolher facilmente qual o sistema operativo a instalar no mini PC, no espaço disponível no cartão…sem complicações! O utilizador apenas deverá ter um cartão com o mínimo de 4GB e copiar o NOONS lá para dentro.

Novidades do NOOBS v1.3

Esta nova versão traz algumas novidades interessantes, das quais se destacam:

  • Possibilidade de instalar múltiplos sistemas operativos num único cartão
  • Suporte para instalação de sistemas operativos via rede
  • Múltiplas melhorias para tirar o melhor partido do RaspbianOS
  • Melhorias ao nível dos idiomas, teclado e definições do ecrã

noobs_00

Aqui ficam duas excelentes novidades para o mundo do Raspberry PI. Actualizem os vossos sistemas e tirem partido das novidades.

Qual o sistema operativo que usam no vosso Raspberry PI?

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Goncalves
    Luis Goncalves

    Em atualização…

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    Não atualizo nada que já vai em 27 dias de uptime…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh, muito bom…isso é Linux…sabes como é 🙂

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Debian é muito bom!

        Depende, se os pacotes são bem testados ou não…

    2. Avatar de lmx
      lmx

      só 27 dias ?? 😀

      cmps

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        27 dias, devido a uma falha de hardware XD…

  3. Avatar de Márcio Lima
    Márcio Lima

    adquiri o meu primeiro esta semana…

    Uma alimentação decente, dois coolers de Ram que tinha aqui esquecidos em casa…
    e Xbian lá para cima

    Fantástico!

    Já lá vão três dias a bombar 🙂

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Por acaso também tenho o meu com dois coolers de ram e o Xbian 😀

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Ainda não percebi como se fixam os coolers no Raspberry Pi.
      Alguma cola especial que também é condutora de calor?
      Tenho o meu com overclock moderado porque não tenho coolers.
      Se alguem conseguir explicar, agradeço desde já.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Bastante simples, eles costumam vir já com uma fita adesiva de duas faces… só o tens de colar como um autocolante.

        Vê o meu guia (link abaixo)

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Obrigado pela info…

  4. Avatar de Rascas
    Rascas

    Tenho de criar uma nova imagen do Raspbian+XFCE+XBMC.

    Só ainda não o fiz pq tenho andado a testar o Jessie com o kernel 3.10 qnd tenho tempo.

  5. Avatar de Jonas
    Jonas

    Boa artigo!
    Uso com Raspbian e OpenElec, ArchLinux e Pidora para ver se rentabilizo o cartao de 16Gb!

  6. Avatar de Emanuel Lopes
    Emanuel Lopes

    Arch linux com um disco 3.5″ de 2 TB como máquina de downloads

    1. Avatar de lmx
      lmx

      por acaso estas a usar algum disco da Western Digital da linha green??

      Tem cuidado…
      http://forums.debian.net/viewtopic.php?f=16&t=61822

      cmps

      1. Avatar de Emanuel Lopes
        Emanuel Lopes

        ya, eu estive a ver na net sobre essas infos, mas acho que este disco que esta versão que eu tenho já não é afectada por esse problema.

        sudo smartctl -a /dev/sda | grep Load_Cycle_Count

        193 Load_Cycle_Count 0x0032 200 200 000 Old_age Always – 140

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas…tens o ligado a quanto tempo?

          No meu caso…que tenho um green de 1ª geração…esta a 1/3 do fim de vida…em um ano e meio SEM praticamente uso nenhum 🙁 …

          Eles reportam nos novos 300.000 ciclos, mas o meu é dos primeiros, onde foi encontrado o problema…e este acho que é de 200.000 ciclos, como tenho 140.xxx feitos, ja estou a ficar aflito.
          Este disco está ligado num raspberry pi a quase 1 anos e meio…ja podes ver neste tempo, o meu disco sem utilização está quase morto…!!

          Vai verificando se no teu os ciclos de load e unload das cabeças sobe muito rapido, se começar a subir rápido ja sabes…o meu configurado como esta…faz-me um gasto de aprox 24 ciclos por dia, menos um bocadinho.

          idle3ctl -g /dev/sda
          Idle3 timer set to 255 (0xff)

          Não é possivel mais, este é o limite.

          Se precisares instala esta aplicação(idle3-tools), e com ela alteras a configuração deste timer(timer3) responsavel por tanta morte(idle3ctl -s 255 /dev/sda)…no fim desligar o disco e voltar a ligar da corrente.

          Comprar discos que supostamente economizam energia dá nisto :S

          Não sei se o teu não tem também este problema…é que este problema…segundo a Western digital é “uma caracteristica deste producto” e não um defeito.
          Aqui a poupança de energia é o factor importante.
          Danificar o disco??!Perder os dados??!Isso já não importa, importa é poupar energia.

          cmps

          1. Avatar de Emanuel Lopes
            Emanuel Lopes

            lol, eu já estive a ver na net e já aumentei o tempo do relógio para 5 minutos, com uma aplicação da WD em DOS (wtf!!), tb tinha encontrado essa aplicação para linux mas no site dizia que podia não funcionar.

            depois copiei uns ficheiros e os valores dos ciclos já não aumentaram tanto como estavam a aumentar.

  7. Avatar de SexOnaSal
    SexOnaSal

    Não há nenhum minipc com caracteristicas semelhantes que possa correr x86 ? (ou algo que dê para instalar wine..) e por preços acessiveis?

    1. Avatar de João Ferreira

      Podes sempre procurar no Ebay um thinclient, tenho um dell wyse V90 a fazer de central telefónica (Elastix) na empresa e é 5 estrelas (X86)
      http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_trksid=p2050601.m570.l1313&_nkw=wyse+thinclient&_sacat=0&_from=R40

  8. Avatar de Rafael
    Rafael

    Nice!!.
    Instalei também o webmin 😀

  9. Avatar de Nelson
    Nelson

    Já agora, se alguém quiser fazer uma completissimo sistema multimédia, com downloads automáticos, organização automática, stremas, etc… com o Raspberry Pi, por menos de 70€, tem aqui um guia passo-a-passo: https://www.dropbox.com/sh/vkwjxj6l4oj5n25/BEpPxPB9NZ

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Nelson tá porreiro este guia. Gostava de entrar em contacto com o autor. Foste tu que o criaste?

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Muito bom tutorial. Quem é o autor, onde anda?

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      @Rascas & @Pedro Pinto, sim, fui eu que o criei. Tem agora o meu e-mail.

  10. Avatar de Manuel
    Manuel

    Uma pergunta de Noob.

    O Raspberry consegue alimentar um disco de 2,5″ ou precisa de alimentação externa??

    Obrigado!

    1. Avatar de Telmo Viana
      Telmo Viana

      À partida visto ser um disco de 2.5′ basta ligar directamente ao pi e não necessitará de alimentação externa

    2. Avatar de João Ferreira

      Nunca testei alimentar um disco de 2.5″ com o RP, contudo por uma questão de estabilidade de todo o ecossistema (Rasp + HDD) recomendo usar alimentação externa para o disco

    3. Avatar de Leandro
      Leandro

      Usa um Hub com alimentação externa, é o que eu faço, além de ser mais estável tens a certeza que funciona, às vezes depende um pouco do disco externo, à uns que funcionam ligados directamente a puxar corrente do PI, e outros que não. Vai aos chinocas que têm lá muitos HUBs com tranformador.

    4. Avatar de Nelson
      Nelson

      A resposta é não, um Pi não consegue alimentar um disco 2.5″ por USB. O RPI só aguenta cerca de 200mA em cada porta USB, um disco externo precisa de mais de isso em funcionamento, e para arranque, precisa mais de 500mA por um breve momento.

      Mas podes na mesma usar um carregador USB (desde que aguente o disco+pi) com a maioria dos discos USB de 2.5″, consulta o meu guia: https://www.dropbox.com/sh/vkwjxj6l4oj5n25/_tJg6KEaSy/GuiaXBMC/guia-raspbmc.pdf

      Secção 1.4, na nota.

  11. Avatar de Bruno Graça
    Bruno Graça

    uso o meu Pi com o OpenElec, ultima versão custom build Frodo do Rbej.

  12. Avatar de Emanuel Lopes
    Emanuel Lopes

    eu tenho andado a configurar para máquina de downloads, mas tenho o problema de nunca conseguir passar dos 500 kbps, enquanto no pc fixo o mesmo torrent consigo 1.5 Mb, alguem sabe qual pode ser o problema?