Actualização Google Maps no Android e iOS com várias novidades

36 Comentários

A Google tem procurado trazer para o seu serviço de mapas as funcionalidades que conseguimos encontrar na maioria dos sistemas de GPS. Tem algumas vantagens óbvias face à concorrência pois assenta toda a sua estrutura em software que fácil e rapidamente actualiza, garantindo assim as melhores funcionalidades.

Depois de ter melhorado toda a interface deste serviço, a Google resolveu agora voltar a inovar neste seu serviço e apresentou um lote de novidades que o tornam ainda melhor, quer no iOS quer no Android.

gmaps_0

As novidades que o Maps passou a ter no Android e o iOS foram hoje anunciadas e as aplicações com esta actualização estão já disponíveis nas respectivas lojas de aplicativos.

São várias as novidades, sendo que algumas ainda estão numa fase inicial e apenas limitadas a alguns países. Gradualmente serão alargadas a outros países, dando a todos a possibilidade de as usarem.

As duas novidades mais atractivas dizem respeito à possibilidade de termos indicação da faixa que devemos usar ou sair sempre que estivermos a usar o modo turn-by-turn. Esta é uma das novidades que para já vai estar limitada a alguns tipos de estradas e apenas em 3 países (USA, Canadá e Japão).

A segunda novidade é algo que já podíamos usar, se bem que através de um pequeno truque. Falamos do modo offline, que permite que guardemos zonas de mapas para consultarmos quando não tivermos acesso à Internet.

Para além de poderem gravar esses mapas, podem atribuir-lhes nomes para posteriormente conseguirem aceder-lhes de forma mais fácil e directa.

Através da escrita de “Ok Google” na caixa de pesquisa podíamos ter já acesso a esta funcionalidade, mas agora teremos disponível uma opção directa.

anterior próxima

Mas as novidades do Google Maps não se ficam por aqui e passamos a poder filtrar de forma mais detalhada os resultados das pesquisas que efectuarmos. Também os resultados de transportes públicos apresentam agora a duração total do trajecto a pé e o próximo autocarro ou comboio disponível.

Para além disso temos ainda presente, se bem que não utilizável em Portugal, a possibilidade de acesso ao Uber. Esta rede de taxis alternativos passa a estar disponível dentro da própria aplicação.

São estas as novidades que a Google mostrou agora e que trazem para as plataformas móveis algumas funcionalidades que eram pedidas e esperadas por todos.

Google Maps

Preço: Gratuito

Homepage: Google Maps


Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Pita
    André Pita

    O Serviço offline testei hoje sem saber que já estava disponível,funcionou sem problemas inclusive recalculando rota.

  2. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    Mapas offline mas não se consegue pesquisar. Para que me serve ter um mapa offline de uma cidade se não me diz onde estão as coisas? Neste aspecto há apps bem melhores.

    1. Avatar de Luis Costa
      Luis Costa

      Verdade, bem queria que a google se empenhasse em transformar o Maps num funcional GPS offline. È que nem sempre uma pessoa não tem acesso à net e para que serve guardar os mapas offline se não dá para calcular a rota offline

    2. Avatar de leandro santos
      leandro santos

      E por isso e por mais algumas coisas que não o uso.
      prefiro usar um pago (tomtom por exemplo) que é o que eu uso e assim ser bem servido!!!!

  3. Avatar de Fred
    Fred

    Eu não sei o que se passa com o Google maps no meu telemovel que o guia de voz tanto me indica uma curva para a direita em português como me indica uma rotunda em brasileiro. Isto quando não aparece uma terceira voz a falar português mas com sotaque inglês. É de partir a rir mas não sei como resolver visto o google maps decide qual linguagem usar dependendo da linguagem do telemóvel que está em português…

    1. Avatar de Gforce
      Gforce

      Same stuff! começo no principio da rua em PT e acaba em BR

      1. Avatar de Alpha L
        Alpha L

        Novo acordo ortográfico…. kakakakaak

    2. Avatar de RP
      RP

      Acontece-me o mesmo com o S2 – CM10. Para não cansar da portuguesa, aparece também a brasileira. Ainda andei a explorar as opções para verificar se havia algo relacionado com o idioma de voz a escolher, mas não.

    3. Avatar de João
      João

      Tenho o mesmo problema, num HTC One stock com android 4.4.2

    4. Avatar de Samuel António Gomes
      Samuel António Gomes

      Acontece-me exatamente o mesmo! Foi após uma atualização que me começou acontecer.

      Já desinstalei o maps e voltei a instalar, tudo na mesma.. Uso um nexus 5

    5. Avatar de DC
      DC

      Outro com o mesmo problema! Por aqui Nexus 5 full stock.

    6. Avatar de André Pita
      André Pita

      Fred,ontem quando usava o Maps por vezes aconteceu o mesmo que você descreveu,quando estacionei o carro no meu destino havia uma solicitação para baixar um guia de voz “mais adequado” ao meu idioma. Não estava com acesso a rede então não o fiz.Quando usá-lo novamente e caso surja a mesma solicitação farei o download e depois posto aqui.
      Em tempo: Estou no Brasil.

    7. Avatar de Migue Malheiro
      Migue Malheiro

      Pois para além de enganar e mandar para cascos de rolha, ainda tenho que tentar perceber o que a Brasileira está a dizer.
      É é por essas e por outras que vou eliminar a porcaria do maps do meu telefone.
      Sou Português e não sou Brasileiro e em Portugal fala-se Português de Portugal.

    8. Avatar de Pedro Santos
      Pedro Santos

      Também acontece com o iPhone e com o iOS 7.1.2
      Enviei 3 queixas à Google, não quero uma moça brasileira com voz caliente, que nem sabe falar Português, a dar-me instruções. Não responderam, não resolveram. Apaguei a aplicação e passei a usar o Apple Maps, que se revelou bastante bom, independentemente das críticas de que tem sido alvo. Não voltarei ao Google Maps. Não quero brasileirada no meu iPhone. Valew? 😛

      1. Avatar de Pedro Oliveira Santos
        Pedro Oliveira Santos

        iPhone 5
        Desde há várias meses que me acontece isso. O GM fez há pouco tempo um update razoável, e hoje quando voltei a usá-lo iniciou em PT-PT. Mas para minha desilusão, um quilómetro depois tinha novamente a “minina” falando comigo e me dando instrução (…) desisti.

  4. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    Fred por acaso o teu equipamento não é um Nexus?

    1. Avatar de Zédegaia
      Zédegaia

      É para não odormeceres!

      1. Avatar de Samuel António Gomes
        Samuel António Gomes

        Eu tenho um nexus, o 5 para ser mais preciso.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Eu tenho um Nexus S com o CM11 e acontece-me o mesmo, aliás, no Nexus 7 com o stock e tambem está assim… Será por serem Nexus?

  5. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    É uma situação bastante irritante xD

  6. Avatar de Americo Carneiro
    Americo Carneiro

    A mim acontece-me exactamente a mesma coisa. tanto depressa é portugues como de seguida brasileiro. o que enerva um bocado, pois os brasileiros não sabem falar português

    1. Avatar de Vítor M.

      Não sabem? Porra, eles sabem e bem, olha por exemplo a quantidade de novelas que tu e os teus familiares consumiram até hoje, quem diz tu diz todos nós portugueses que adoramos a música brasileira. Tu deste um tirito no pé 😀

      1. Avatar de André Pita
        André Pita

        Boa!

    2. Avatar de Abílio
      Abílio

      Falam o português deles e acho muito bem. O que acho mal é obrigarem-me a escrever ou a falar PT_BR quando sou Português.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        como tb és obrigado a falar ingles

      2. Avatar de Miguel

        quem te obriga a escrever/falar PT_BR?

  7. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Uma vez que é uma app da Google para Android e é um serviço da Google, é natural que a voz da navegação baralhada (português-PT / português-BR / inglês) não tenha nada a ver com o fabricante.

    A curiosidade está em saber se no serviço para iOS acontece o mesmo.

    P.S. Já troquei de tal maneira as voltas ao TomTom que começou a falar em inglês 🙂

    1. Avatar de Pedro Santos
      Pedro Santos

      Enviei 3 queixas à Google, não quero uma moça brasileira com voz caliente, que nem sabe falar Português de jeito, a dar-me instruções. A Goolge não respondeu e não resolveu. Desinstalei a aplicação e passei a usar o Apple Maps, que se revelou bastante bom, independentemente das críticas de que tem sido alvo. Não voltarei ao Google Maps. Não quero brasileirada no meu iPhone. Já tivemos de ser obrigados a levar com o Aborto Ortográfico, mas não somos obrigados a levar com esta algaraviada que não se percebe. Dois países, duas línguas substancialmente diferentes, duas culturas completamente diferentes. Arranjem a porcaria da aplicação, por favor. É o mínimo respeito que nos podem dar, em vez de andarem a poupar e meterem só a versão brasileira. Valew?

  8. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Melhorou, pois navegagador que não apresente dados da navegação nem sequer se pode chamar navegador. Problema sanado e aparenta estar bom. Apenas com experiência no terreno podemos ditar a nossa sentença.
    Sinceramente o tomtom para iPhone tem-me desiludido na definição de alguns trajectos. A versão PND traça melhores trajectos. Mas continua a ser o melhor navegador, principalmente com o serviço de trânsito.
    Conhecendo eu já os defeitos dos vários navegadores ao nível de trajectos experimentei um dos cancros junto da minha casa. E sinceramente o Google maps é dos que desilude grandemente. Se o tomtom ou o nativo do iPhone já nos mete por vielas, o da Google ainda é pior.
    O tomtom a semana passada entre castelo de Paiva e Vale de Cambra meteu-me por estradunhas municipais que eram mais caminhos do que outra coisa. Se o Google maps consegue ser pior nem me atrevo a utilizá-lo no dia a dia.
    Mas vou dar o Benificio da dúvida e vou experimentar um dia.

    Onde ninguém bate o Google maps é nos POI. Aí está a anos luz da concorrência.

    1. Avatar de Miguel

      o MEO Drive nunca me falhou nos PDIs

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        experimenta colocar sapataria guimarães, ou talho meireles.

        O Tmn drive era melhor que o gmaps e app maps, mas em termos de navegação era um asco. Jurei para nunca mais.

        Atenção eu digo que são um asco, mas para situações pontuais servem perfeitamente. Onde funcionam pior é fora da cidade e principais estradas nacionais.

        Com o tmn eu conheci o ribatejo profundo e eu até já o conheço bem 😀 Andei por cada viela. Ele caiu no cumulo de acima de Mira d’Aire ter-me mandado sair da estrada que estava, meter-me numa viela e depois entrar mais à frente. Só porque a estrada fazia duas curvas mais longas.

        eu acho que falta uma classificação de estradas. Os navegadores não distinguem uma estrada municipal de uma ruela. Falta um sistema de classificação. O tomtom tem o iq routes que minimiza a coisa, mas obriga a que haja pessoas com tomtom a passarem por lá

        1. Avatar de Miguel

          se está aqui
          o MEO Drive encontra

          https://pt.foursquare.com/explore?mode=share&near=Porto&q=talho%20meireles&share=1&rid=536a9836498e5fe410d3c0ff

          https://pt.foursquare.com/explore?mode=share&near=Porto&q=sapataria%20guimar%C3%A3es&share=1&rid=536a9911498e91caf6efed82
          https://pt.foursquare.com/explore?mode=share&near=Porto&q=cal%C3%A7ado%20guimar%C3%A3es&share=1&rid=536a98ee498ed1c8b3f96077

          mas
          como o meu tamagotchi decidiu falecer
          não posso confirmar

          na parte do mandar sair da estrada para entrar mais à frente
          já o vi fazer, sim 😀

          mas como tenho olhinhos para ver/ler a estrada
          e para ver/ler o mapa que os navegadores vão apresentando
          não viro só porque a gaja que está dentro do telefone diz

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            se vais com o 3D activo, não te apercebes dessas situações.
            o foursquare nem de perto nem de longe se compara aos serviços google. Eu tb o tenho no tomtom e raramente uso, porque raramente me dá resultados satisfatórios. Mas é mais uma fonte e isso é optimo.

            Onde quero chegar é que quase todos (ums mais que outros) não dão trajectos satisfatórios. Fazem-nos chegar ao ponto de destino sim, mas utiliza trajectos manhosos

  9. Avatar de Satai Kappa
    Satai Kappa

    Utilizadores de Windows Phone – VIVA ao HERE Drive!

  10. Avatar de JRKI
    JRKI

    Alguém faz ideia como é que se repõe a voz em português de Portugal? A brasileira está a dar comigo em maluco…