Actroid-F – Robô com expressões faciais e emoções

33 Comentários

A robótica é uma área de investigação fantástica, e muito promissora. Em Portugal tenho conhecimento de alguns projectos bastante interessantes nesta área dos quais destaco o Robô Bombeiro (no Instituto Politécnico da Guarda). Recentemente li sobre um projecto nesta área, onde o robô tem a capacidade de transmitir “emoções  humanas” e mostrar expressões faciais com um alto nível de precisão. Quem vê o robô pela primeira vez fica com a sensações que está na presença de um humano. Vamos conhecer o Actroid-F.

robo

Com o objectivo de serem bastante parecidos com os seres humanos, a série Actroid tem agora uma nova versão com novas funcionalidades. Actroid-F (mais conhecida como a mulher robô), foi criada com o objectivo de interagir com os pacientes de um hospital e analisar as suas reacções. O Actroid-F é um excelente exemplo da fantástica evolução que tem acontecido no mundo da robótica e na área das emoções. O robô humanoide Actroid-F é bastante semelhante a um ser humano (neste caso a uma mulher), tem 1,40m (quando sentada) e pesa cerca de 30Kg.

A Kokoro está registada no Guinness como sendo a primeira empresa a criar um “avatar andróide”. Veja a Actroid-F em acção:

A humanoide Actroid-F foi desenvolvida pelas empresas Kokoro e ART, em pareceria com a Universidade de Osaka no Japão. Este robô tem a capacidade de mexer a boca, nariz e olhos e ainda a capacidade de realizar expressões faciais de acordo com diversas emoções.

O que acha da evolução da robótica na área das emoções?

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Caldeira
    João Caldeira

    E pronto! Já caímos na era dos “I Robot”‘s. Bora contratar o will smith para matá-los, lol.
    Bom post.

    1. Avatar de João Costa
      João Costa

      Bota, eu ajudo também !

  2. Avatar de Shadowk1ller
    Shadowk1ller

    Por este caminho, daqui a 10 anos não vamos saber se são pessoas que conhecemos na rua ou se são robots…xD

    1. Avatar de Ruben Ferreira

      Não diria tantos anos 😀 😀

    2. Avatar de João Costa
      João Costa

      Olha conhecer-mos uma gaja “toda boa” e quereremos coiso e ela ser uma ROBOT :S :S 🙁

      1. Avatar de a Friend®

        Mais vale terem a surpresa que é um robot e fica tudo esclarecido que descobrirem que já foi homem e mudou de sexo… isso sim, deve ser o pior pesadelo de um homem.

        1. Avatar de Cruz
          Cruz

          🙂 🙂 🙂

        2. Avatar de Henrique Crachat
          Henrique Crachat

          HAHAHAHA

      2. Avatar de Waax
        Waax

        o que deve ser interessante nestes robots, é a parte de os podermos convencer seja para o que for, acho que vai dar imenso jeito 😉

  3. Avatar de Ana Narciso

    Porque é que os robôs são sempre mulheres? Estes japoneses…

    Mas não deixa de ser espantoso!

    1. Avatar de RNF
      RNF

      Se calhar é para os cientistas levarem os robos pra casa pra fazerem outro tipo de “experiencias” lol

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        LooOOl Tiveste bem =D

    2. Avatar de a Friend®

      Estes Japoneses têm uma mente perversa com a tecnologia .. sério!

      Eles são malucos pela tecnologia ao ponto de arranjar uma mulher robot.

      Eu acho a robotica algo espetacular mesmo, mas para mim deveriam ter sempre uma forma robotica e não forma (pele) humana.

      Estilo “I, Robot” ainda é aceitável… eles são robots e nota-se… pior é em filmes (que o pessoal está a fazer confusão) como o Inteligência Artificial, de Steven Spielberg, em que os robots têm mesmo forma humana e sentem como os humanos. Irra… é mesmo macabro..

  4. Avatar de jorge castro
    jorge castro

    Porque é que os japoneses são sempre os primeiros a darem os grandes passos nesta área?

    Um Bom tema de discussão era as rivalidades tecnológicas das super-potências.

    🙂

    (Bom Post!)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim dúvida. Alguém com ideias para colocarmos alguns pontos em debate num outro post?

      1. Avatar de jorge castro
        jorge castro

        Eu posso-te ajudar, pedro 😉

  5. Avatar de Ricardo Vieira

    O robô é um bocado assustador. Todo aquele movimento realista, todo aquele movimento sem vida…
    Só falta mesmo a IA.

  6. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    Estes gajos não viram o Battlestar Galactica?

  7. Avatar de jpng81
    jpng81

    A nível de expressões faciais ainda nao vejo muita utilidade nisto. Tal como no comentario anterior, pq sera sempre a mulher. Um robot com as caracteristicas humanas no geral teria mais utilidade com capacidades motoras para realizar tarefas banais do dia a dia.

  8. Avatar de oi?
    oi?

    ISTO É ASSUSTADOR… DESCULPEM LA! :S

  9. Avatar de Otacon
    Otacon

    eu n queria ter uma coisa destas em casa …ficava sempre a pensar que me ia matar enquanto dormia ! LOL

    1. Avatar de Luis
      Luis

      ahahahahaha, nunca se sabe…. lol de repente a maquina pifa e depois vai ter contigo à caminha…lol ahahahaha

  10. Avatar de Jose
    Jose

    Pior erro da raça humana.

    Por vários motivos.

    1º. Com robôs a evoluir estou a ver a falta de emprego a aumentar.

    2º. Vírus, Hackers (Nem preciso dizer mais nada aqui).

    3º. Nós não somos perfeitos, eles também não, e quem não sabe, os robôs têm mesmo as três leis que saiu no filme “I Robot”.

    1. Avatar de Ricardo Vieira

      Não sabia que tinha essas 3 leis do Asimov…

  11. Avatar de download
    download

    a grande ideia destes robots vai ser mesmo substituir-me no trabalho… Forca japoneses… Vai ser desta que eu vou deixar de trabalhar e continuar a receber… Ahahahah….

  12. Avatar de AngeloB
    AngeloB

    Xii… Ainda falta mesmo muito até fazerem um robô que passe por humano.

  13. Avatar de bytewax
    bytewax

    tenho medo.

  14. Avatar de Felino Acabrito
    Felino Acabrito

    uma palavra: assustador.

  15. Avatar de Yoshihiza
    Yoshihiza

    Automatizar um determinado tipo de serviço para aumentar a eficácia tudo bem.

    Criar inteligência artificial para substituir humanos? Não.

    Os próximos passos serão, com sinais externos decidirem o que é melhor para eles e para o que os rodeia.

    Acho que já sabem o desfecho disto…
    (Podem chamar-lhe paranóia e tudo mais o que quiserem, mas é verdade que se formos analisar todos os pontos da raça humano, como uma máquina (robô) faria, nós, literalmente, somos parasitas neste planeta, enquanto que eles não; até pode ser que sejam, mas não degradam tanto o planeta como os humanos.
    E qual seria a melhor decisão para eles, tendo todos estes factos em conta?)

    Sim senhor que criar e desenvolver inteligência artificial é um importante passo para o ser humano.

    Mas como o David Icke diz, saber como fazer as coisas é bom, faze-las, não.
    (Depende claro, mas ele exemplifica com a descoberta bomba atómica.)

    — Off-Topic —
    Um frase retirada dum jogo (UT2004), que um dos robôs (Vírus) diz:
    “Flesh is a design flaw!” 😛

  16. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já agora poderias referir o Festival Nacional de Robótica que se realiza todos os anos.
    Penso ser mais relevante que o robo bombeiro (penso que também o engloba).

  17. Avatar de marcos
    marcos

    estou no projeto do robo inmmov, queria uma maneira da passar o som do pc para a boca do robo, quando falava mexeria a boca, cabe alguma forma