Acidente com uma Cybertruck torna-se viral: condutor ia com o Full Self-Driving ativado

56 Comentários

Um condutor de uma Tesla Cybertruck relatou que colidiu contra um poste depois de bater num passeio enquanto utilizava o Full Self-Driving (FSD), o avançado sistema de assistência à condução da Tesla, que Elon Musk promete tornar totalmente autónomo ainda este ano.


Publicação do acidente com a Tesla Cybertruck está a tornar-se viral

Jonathan Challinger, um programador de software para drones residente na Florida e funcionário da Kraus Hamdani Aerospace, partilhou no X o relato sobre um acidente com a sua Cybertruck, que se tornou um tema amplamente debatido.

Challinger afirmou que estava a conduzir com o sistema Full Self-Driving ativado, um conjunto de funcionalidades avançadas de assistência à condução que exigem supervisão constante do utilizador. No entanto, a Tesla tem vindo a sugerir que, em breve, este sistema poderá operar sem necessidade de supervisão humana.

De acordo com o seu testemunho, conduzia com o FSD v13.2.4 na faixa da direita, que se encontrava a terminar e obrigava a uma mudança para a faixa da esquerda. No entanto, o veículo não efetuou a manobra e acabou por bater no passeio. Challinger explicou que não reagiu a tempo para assumir o controlo da Cybertruck:

O sistema falhou ao não sair da faixa que estava a terminar (não havia nenhum veículo à minha esquerda) e não tentou reduzir a velocidade ou virar até já ter batido no passeio.

Após o embate no passeio, a Cybertruck colidiu com um poste. Felizmente, Challinger saiu ileso do acidente.

O local onde o poste estava posicionado era algo invulgar, mas não há qualquer justificação para o sistema FSD da Tesla não ter mudado de faixa. Mesmo que não tivesse feito essa manobra, deveria, no mínimo, ter evitado o embate no passeio.

Um alerta para os condutores de Teslas

Challinger afirmou que decidiu partilhar a sua experiência como um “aviso público”, para alertar os condutores para a necessidade de manterem sempre a atenção quando utilizam o sistema Full Self-Driving da Tesla:

Foi um grande erro da minha parte, obviamente. Não cometam o mesmo erro que eu. Prestem atenção. Isto pode acontecer. Acompanho de perto a Tesla e o FSD e não tinha conhecimento de qualquer acidente com a versão V13 antes deste.

Este poderá ser o primeiro acidente registado com a versão mais recente do FSD v13, que o CEO Elon Musk tem descrito como “revolucionária” e um passo crucial para alcançar uma condução totalmente autónoma até ao final do ano.

Musk e vários influencers da Tesla têm divulgado frequentemente vídeos do FSD, alegando que a tecnologia está “à beira de se tornar verdadeiramente autónoma”. No entanto, os dados disponíveis indicam que esta funcionalidade parece estar mais longe do que isso.

 

Leia também:

Polícia do Reino Unido apreende Tesla Cybertruck alegando razões de segurança

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Acho impressionante um carro tão pesado e resistente a balas e mais umas botas ficar todo partido a menos de 25 kmh, insuficientes para deitar o poste abaixo.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Segundo o condutor ia a 30-45mph.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        45mph=72kmh. Perto de uma escola acho improvável, bem com a essa velocidade até um mini tinha deitado o poste abaixo.
        Estou a regular-me pelo limite de velocidade de 15mph visível na foto.

        1. Avatar de JL
          JL

          Afinal não se estraga tanto, mas pronto , tem de inventar sempre um pouco.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Inventar o quê? O poste está firme e hirto como se tivesse acabado de levar com um mosquito. A Cyber está toda partida LOL

          2. Avatar de JL
            JL

            Depende do poste, mas claro que sendo um Tesla, tudo serve para duvidar.

        2. Avatar de Max
          Max

          O acidente é de noite, é improvável que ainda fosse hora para largar/recolher alunos, que parece ser para o que essa via serve. Está lá escrito “15 mph when flashing”

        3. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Sei lá se é improvável. É simplesmente o que o autor do post diz.https://x.com/MrChallinger/status/1888558301840916630?t=VSNSTQ_NAKAQQNtFzEYsqA&s=19
          E na photo está visível 15mph when flashing. Limite só se aplica a certas horas

        4. Avatar de Hugo
          Hugo

          Não te enganes a ti próprio. Repara no diâmetro do poste. Agora tenta partir um simples poste de madeira tratada rente ao chão e depois conta-me como correu.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já deitei abaixo um eucalipto e foi com um veículo com ≈150 Kgs loolool

    2. Avatar de Rui
      Rui

      É o carro que se esMAGA.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Na mesma publicação ele indica o o sistema FSD falhou, o que causou o acidente. Mas … agradece a Tesla por ter sair ileso.

    Este pessoal adormeceu e não querem acordar para a realidade 😀

    São casos de estudo!

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    “Se o poste tivesse auto pilot o acidente não aconteceria”, dirão os defensores de que quando for tudo automático é que isto vai ser bom (e não duvido… mas vá lá, ainda não é a altura para brincadeiras).

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      Se foi o FSD o condutor ja tinha publicado o video na net, parece mais uma tentativa para descartar a responsabilidade.

  4. Avatar de maxapadajáá
    maxapadajáá

    A estrada é que está mal feita -.-

  5. Avatar de Max
    Max

    “Full Self-Driving (FSD), o avançado sistema de assistência à condução da Tesla, que Elon Musk promete tornar totalmente autónomo ainda este ano”. Há anos que anda a prometer isso. A última, é que chegava o computador (H3) que vem com os Teslas que têm sido vendido recentemente. Afinal não chega, é preciso o H4. Quem já comprou o FSD, a Tesla substitui gratuitamente o H3 pelo H4. Quem não comprou, como na Europa em que o FSD não estava à venda, se quiser compre o H4 … e uma Nª Srª de Fátima .. e não tire as mãos do volante.

  6. Avatar de Ddt
    Ddt

    Fico impressionado é com o poste . Depois de ver como o carro ficou e o poste aparentemente nada sofreu , grande poste . Enquanto isso o vigarista continua por aí fora a mentir e a convencer os tolos que os carros dele é que são bons.

  7. Avatar de X
    X

    Ser dono de um tesla tem algo de masoquista.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Não, não. Dizem que é MAGAnífico.

  8. Avatar de Joao Rego
    Joao Rego

    Tesla é o carro mais seguro do mundo mas como tudo na vida nada é perfeito. Ainda assim em testes independentes quem conduz tesla tem menos de 3% de ter um acidente enquanto um outro carro tem mais de 60%

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      “Tesla é o carro mais seguro do mundo” Investas-te isso sozinho ou foi precisa ajuda ?

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Deve ter sido sozinho, porque encontrar alguém que partilhasse a mesma baboseira que o rapaz acabou de dizer, era muito difícil.
        Os testes independentes que fala, é ele que os faz com carrinhos da hot wheels.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          @Eu, o que eu já me ri da tua resposta, muito bom
          Estava a olhar para a foto e esta uma raquete caída ao lado do carro, a bagageira da CT é a frente?

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Aquilo é tudo bagageira

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Pudera… por exemplo nas AE nem passam dos 100 Km/h!

      1. Avatar de Joao Rego
        Joao Rego

        Eu ainda ontem fiz Lisboa Albufeira em 1hora e 20 minutos…em auto estrada quase sempre a 180-200

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Já tenho água pelos tornozelos, podes parar de regar sff?

      2. Avatar de JL
        JL

        Quais ? Os a combustão ? Sim.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Olha outro! Mais tabaco nisso…

          1. Avatar de JL
            JL

            É o que vejo.

    3. Avatar de Miguel Pestana Nóbrega
      Miguel Pestana Nóbrega

      Esses dados são bué científicos

      1. Avatar de JL
        JL

        Isso não quer dizer que seja o menos seguro, se tiver menos acidentes e mesmo assim com mais mortes….

        E número de acidentes por carro ou por km ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          O que é que quer que lhe diga? Leia o artigo e aprenda! Está lá tudo!

          1. Avatar de JL
            JL

            É o que diz lá:

            “Focusing on crashes involving 2018 to 2022 model-year cars that resulted in at least one occupant’s death”

          2. Avatar de JL
            JL

            Hum que estranho, afinal a tesla aparece em 6º com o model y e 21º com o model s

            Que estranho.

            https://www.iseecars.com/most-dangerous-cars-study#v=2024

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Estamos a falar de marcas e não de modelos. Lá vem vc a querer dividir para reinar.
            No seu site isso está bem expresso:
            1. Tesla – 5.6 | 2. Kia – 5.5 | 3. Buick – 4.8 | 4. Dodge – 4.4 | 5. Hyundai – 3.9 | Média geral – 2.8.
            Ou seja, se guiar um tesla a probabilidade de marar é 2x’s superior à média geral da indústria.

          4. Avatar de JL
            JL

            Qual é a diferença para um Toyota ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não estou a perceber a pergunta.
            A Toyota é capaz de matar 5x menos q a Testa.
            É só um palpite. Escusa de agradecer

          6. Avatar de JL
            JL

            Não é o que lá está.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não? Pelo menos está abaixo do “average” dado que não aparece acima.
            Então diga lá onde está posicionada a Toyota?

          8. Avatar de JL
            JL

            Abaixo da média ? Diz lá 2.6x acima da média.

            Porque será ?

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Onde?
            Acima da média só vejo 5, com a Tesla destacada no 1º lugar pelos piores motivos.

          10. Avatar de JL
            JL

            É ver nos carros, e depois diga-me porque a tesla está em primeiro.

  9. Avatar de jpcorreia
    jpcorreia

    Só que a versão oficial é de que o carro se desviou de um peão que entrou de repente na passadeira. O sistema detetou, travou e fez o desvio.

    1. Avatar de Max
      Max

      Não é preciso ardrabar, basta olhar para a foto e a seta a vermelho. O carro seguia pela via da seta e espetou-se no post de iluminação que está no fim. Que a via é bastante esquisita, com um poste no fim, e pode enganar um sistema de condução autónomo é certo. Não é preciso inventar peões na passadeira.

  10. Avatar de nameblomcc
    nameblomcc

    Mais um arruaceiro a passear num Tesla.

  11. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    O problema não é da Inteligência Artificial… é da burrice Humana em confiar na IA.

  12. Avatar de Badass
    Badass

    A Tesla é um desperdicio de dinheiro. Problemas do principio ao fim.

  13. Avatar de Aziado
    Aziado

    O Musk ainda não sabe como resolver o problema, dos postes magnéticos.

  14. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    O poste é duro…

    By the way…já o disse muitas vezes…este é daqueles sistema que não devia ser inventado, não faz sentido nenhum existir…mas cada um sabe de si.