Paga muito pelo pacote de internet? Portugal é dos países mais baratos

81 Comentários

Quando se fala nos valores de pacote de comunicações em Portugal, as críticas são mais que muitas. No entanto, de acordo com um estudo recente Portugal é o segundo país com preços mais baixos.

O estudo utilizou a metodologia da oferta predominante para comparação de preços. Utilizou por base produtos comparáveis de outras operadoras de comunicações eletrónicas.

Paga muito pelo pacote de internet? Portugal é dos países mais baratos


Pedro Mota Soares é atualmente Secretário-Geral da Apritel (a voz do sector das comunicações eletrónicas em Portugal). Em  declarações Pedro Mota Soares referiu que “pela primeira vez comparou-se o que é comparável”.

Com a França a liderar o ranking dos países com pacotes de internet a mais baixo custo, Portugal aparece logo na segunda posição. O estudo, que analisou vários países europeus (Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Estónia, França, Hungria, Irlanda, Países Baixos, Portugal e Reino Unido), foi elaborado pela Deloitte para a Apritel e divulgado esta quarta-feira.

 

Pacote de comunicações 3P e 4P mais baratos que valor médio

De acordo com o estudo, “os preços médios para os Pacotes 3P (televisão, internet fixa e telefone) são 34% inferiores à média dos países da União Europeia analisados”. Em Portugal o valor é de apenas 38,60 euros. O valor médio na Europa é de 58,05 euros.

Paga muito pelo pacote de internet? Portugal é dos países mais baratos

Relativamente aos Pacotes 4P (televisão, internet fixa, telefone e telemóvel), os preços “são 20% mais baixos”. Em Portugal o preço médio é de 59,94 euros. O valor médio na Europa é de 75 euros.

O estudo revela ainda que em Portugal a maioria das famílias, mais de 80%, adquire pacotes de telecomunicações.

Em Portugal o mercado das telecomunicações em Portugal é “muito competitivo”. O “investimento anual” é de cerca de 1000 milhões de euros.

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Deviam comparar é com o ordenado mínimo de cada país. 50€ para nós é muito dinheiro. São 3 dias de trabalho. 75€ para um alemão é um dia de trabalho.

    1. Avatar de Celso
      Celso

      Os valores contabilizam precisamente isso, o custo do pacote tendo em conta o poder de compra de cada país e não o custo real. (diz no gráfico “aplicação do PPC – Paridade de Poder de Compra)

      1. Avatar de henrique jose vilares ferreira
        henrique jose vilares ferreira

        e mentira, o nivel dos ordenados nao esta contabilizado. eu pago 15 euros por net+fixo+tv com ligacao alta velocidade cabo . + 10 euros/mes linha movel ilimitada com 50 gb net, + 2€ mes por cada linha movel com 2h chamadas. ordenado minimo de 1100 euros mes . agora compara com portugal

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          ” + 10 euros/mes linha movel ilimitada com 50 gb net, + 2€ mes por cada linha movel com 2h chamadas. ”

          Que linha movel ilimitada é essa que afinal tem limite de 50 Gb + 2h/mês de voz?!?
          Afinal, é ilimitada ou tem limites?!?

          1. Avatar de Daniel Dias Bastos
            Daniel Dias Bastos

            Ilimitada de tempo de coneccao

          2. Avatar de Henrique
            Henrique

            Ilimitada n’as chamadas Telefonica. 50gb para net

          3. Avatar de Henrique
            Henrique

            Ilimitada n’as chamadas Telefonica. 50gb para net.
            Os outros 2 telefones tel um pacote de 2h de conversacao e 100mb e Vista 2 euros cada.

        2. Avatar de Celso
          Celso

          Mas qual mentira, diz no gráfico…. Antes de falares lê.

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Está no estudo . PPC ( Paridade de poder de compra)

      Abc

      1. Avatar de Carlos Marques
        Carlos Marques

        A PPP (Paridade do Poder de Compra) NÃO compara salários. Compara o custo do nível de vida, os preços dos cabazes essenciais de bens para uma família, o poder da moeda.

        Por isso mesmo é que também há comparações de salários tendo em conta a PPP. Ou seja, pega-se nos valores nominais de cada salário, e depois compara-se o que cada um pode comprar em cada país.

        Portanto o Rui tem razão. Deviam fazer este gráfico tendo em conta o salário mínimo de cada país, bem como o salário médio. Aí estamos de certeza no grupo de países com a internet mais cara Europa.

        1. Avatar de ze
          ze

          Para comparar o comparavel concordo que deviam fazer o estudo tendo em conta o ordenado minimo.
          No entanto, percebo porque não o façam, independentemente de termos um ordenado baixo ou não, os custos de disponibilização de serviço é algo a ter em conta e para uma empresa ser lucrativa tem de ter a sua margem, como tal é possível que o nosso valor até seja bastante justo tendo em conta os impostos que as operadoras pagam já para não falar dos impostos sobre colaboradores.
          Preocupa-me mais outros serviços, como, água, luz e gás, esses sim muito elevados e que as empresas lucram rios de dinheiro.

          1. Avatar de Louro
            Louro

            Devem de ter é em consideracao o salário médio, nao o minimo.

            Nem toda a gente ganha o salário minimo, e o salário médio é uma boa maneira de ter uma ideia de como as coisas funcionam.

        2. Avatar de int3
          int3

          Salário mínimo? E então os países que não tem salário mínimo??? Comparam como??? …. O mais adequado é exatamente o que contabiliza no gráfico, pelo poder de compra (salário médio e custo médio de vida).

    3. Avatar de ze
      ze

      Estudasses, para mim 250€ é um dia de trabalho em Portugal, por isso nunca fico doente, deus ma libre.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Não sabia que o Parque Eduardo VII pagava assim tanto!

        1. Avatar de ze
          ze

          Esses ainda ganham mais, eu dos 250, depois de impostos vejo 125.. depois queixa-se quem ganha o minimo, quem trabalho no duro é bem mais injustiçado.

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Oh coitadinho, porque os outros não trabalham no duro és só tu LOL
            Queres que chore por ti?

            Portanto para ti só tu é que trabalhas no duro e os outros que recebem o ordenado mínimo são todos preguiçosos né?
            Qual é o teu nome no Chaturbatte?

    4. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Tens toda a razão. Não me importava pagar em Portugal o dobro se ganhasse o que ganho aqui na Bélgica. O engraçado é que aqui na Bélgica só pago 49.90€ por mês.

    5. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Nem todos recebem o ordenado mínimo.

  2. Avatar de Marco
    Marco

    Com a qualidade que por vezes vemos até é caro!
    Reclamem se têm razões para isso, ou então vão ficar como a Rosinha, a levar no pacote… 😀

  3. Avatar de So7t
    So7t

    Este estudo tem que lhe que se diga… muito mesmo!!

  4. Avatar de ZOA
    ZOA

    Com que ordenados se basearam para afirmar que é barato?
    Aliás o que engloba realmente o barato?
    E aí a saloice tecnológica encapotada com marketing de jargão americano começa a libertar novamente aquele odor de enxofre..

    1. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      Claramente que pelos comentários esta malta não deve falar muito com estrangeiros, no meu tempo de IRC falava com malta desde os estados unidos, canada, Australia, etc, e todos ficavam parvos com as velocidades de internet que tinha em relação ao preço que pagava, e isto há cerca de 3~4 anos atrás, 200/200 por coisa de 30 euros? Eles até brincavam a dizer para eu arranjar espaço em casa para eles virem pra cá morar lol.

      1. Avatar de ZarkBit
        ZarkBit

        Oops, era reply geral e não somente para o ZOA.

  5. Avatar de Leontino
    Leontino

    http://research.rewheel.fi
    O estudo deve estar mal feito. Ou será muito simplista. O preço não é sempre o mais importante. O que se obtém pelo mesmo preço ou por determinado preço é o que importa. E Portugal, segundo a rewheel (que estuda profunda e tecnicamente o mercado 4G/5G), não é, nem de longe nem de perto, dos melhores.
    Hoje os tarifários 4P são norma na Europa e Portugal está muito longe de ter preços baixos pelo o que o cliente recebe.
    Na Alemanha existem tarifários fibra a 400Mbit/s a 32 euros! Aqui não!
    4G 10€ na Eslováquia sem quaisquer limites, 22€ na Finlandia ou 23€ na Suíça são preços que não existem em Portugal e não vão existir tão cedo! Infelizmente.
    Estudos de Deloitte e afins são para “quasi-defender” os dominadores do mercado para eventualmente legitimar preços e serviços estáticos e “quasi-monopólios”.

    1. Avatar de So7t
      So7t

      Espanha, Islandia… experiencia propria!!! Este estudo só vem no sentido de deturpar e justificar os precos absurdos!! Convem não matar a galinha dos ovos de ouro…

  6. Avatar de Rasta
    Rasta

    Nem foi preciso ler mais que o título. Estudos que não interessam a ninguém. Se nao têm em consideração os ordenados, então ler isto é perda de tempo.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Pois , não ler dá nisso. Esta em PPC …

      Abc

      1. Avatar de cat
        cat

        E não perceber o que se leu, dá em Abc … o PPC não tem nada a ver com isso.

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          Paridade Poder Compra. = PPC = ordenados foram tidos em consideração.

          Abc

    2. Avatar de int3
      int3

      Pois é uma perda de tempo. Podias estar calado ou ler o artigo para perceber que o estudo considera o poder de compra nos países estudados.

  7. Avatar de condutor
    condutor

    em frança um serviço 3p na FREE começa a partir de 14.99€

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      É verdade, eu sou cliente Free, 3P. Na Orange, têm 2Gbs por 22€. São uma cambada de mentirosos.

  8. Avatar de André Meireles
    André Meireles

    Não sei quem fez este estudo, mas claramente foi pegar em valores aleatórios… garantidamente que na Hungria o preço médio de 3P não anda acima dos 60€, andará sim a volta de 20-30€ dependendo dos operadores. Para além de que com menos de 10€ se tem FTTH (com acesso a canais de tv através da app da empresa), o que hoje em dia é o que gente mais nova usa, e mesmo adicionando mais 10€ para 10 GB mensais de internet móvel fica muito longe do que se paga em Portugal…

  9. Avatar de Jota
    Jota

    … e os salários, Portugal é dos países onde se ganha mais? Então be quiet!

  10. Avatar de Ze
    Ze

    Lá vem mais uma taxinha pq temos comunicacoes mais baratas. Preparem-se.

  11. Avatar de Samuel
    Samuel

    Mais um estudo para enganar os portugueses.

    1. Avatar de cat
      cat

      O Mota Soares era exímio nisso quando andava pela política. Agora, agarrou-se a este tacho e tem que continuar a proteger os seus amos. Basta ser ele a apresentar este estudo, para lhe retirar toda a credibilidade.

  12. Avatar de informado
    informado

    Onde é barato pagar 38 euros por net tv e tel? Cá em Portugal é caríssimo. Eu só tenho internet de 30 megas e pago 27 euros. Caríssimo uma vergonha!!

  13. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    No meu caso só tenho Internet por fibra ( 100/30) da MEO e pago 30 euros por mês , não entendo quem tem serviço televisão por subscrição , paga o mesmo preço e tem melhor serviço de Internet (100/100).
    Querem impingir em Portugal os serviços de televisão por subscrição , não sou obrigado prescindir de ter televisão de acesso gratuito .
    O valor que pago pelo acesso Internet deveria ser mais baixo , pois estou pagar a mais para aqueles tem serviço de tv por subscrição , se formos ver Portugal é dos países da Europa com menos canais em sinal aberto .

  14. Avatar de Filipe
    Filipe

    Para quem está a indicar que se fala sem se ler o artigo, eu dou um exemplo com valores arredondados:
    – 1500€ de ordenado mínimo, 50€ por um pacote em que se tem quase 100% do que o contrato figura;
    – 700€ de ordenado mínimo, 30€ por um pacote em que se tem quase 70% do que o contrato figura.

    Estes estudos são uma desculpa (paga a peso de ouro) pelas operadoras para poderem continuar com os preços que têm e não resolverem os problemas dos clientes.

  15. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Tenho M4 500/100 e dois tlm com 3GB da Meo, pago 56€ mas só consegui isto depois de tentar cancelar o serviço. Comparado com o q pagava antes é bom, mas mesmo assim é caro.

    1. Avatar de Zé Nabo
      Zé Nabo

      Eu tenho o mesmo…o Engraçado é que por vezes nem 100 Mbs down tenho… Dizem não fazer Traffic Shapping… Se não fazem traffic shapping Fazem algo semelhante pq as velocidades por vezes são uma vergonha…Nem 1/5 do contratado acho que é um ABUSO.

      1. Avatar de Manuel Silva
        Manuel Silva

        Sim, traffic shapping fazem, em dias em q há jogos importantes ou depois de sacares uns bons gigas. Mas nem tudo é culpa deles, também não atingimos essa velocidade de download por causa dos servidores, não acho q exista nenhum servidor q te permita descarregar algo a velocidade contratada

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    Falta é comparar o período de fidelização vs valor aí é que reside a diferença!

  17. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Este estudo é uma falácia. Em França, pago 14,99€ por um 3P. Internet 2Gbs de velocidade, 3P, custam a módica quantia de 22€.
    Vão mentir para o raio que os parta!

  18. Avatar de Rui
    Rui

    Mas alguém acredita num estudo pago por uma associação de empresas que exploram os Portugueses, ainda por cima liderada por um fulano bem conhecido de outras lides que certamente tem o tacho garantido pelos favores que fez?

    Só quem não conhece ninguém a morar em Países europeus pode acreditar nesta falácia.

    Em Portugal os tarifários são bem mais caros e os ordenados bem mais baixos.

    Foi um trabalho enorme de quem foi pago pelas empresas de telecomunicações para martelar os números para atingir este resultado.

    Deviam disponibilizar o estudo e não as suas conclusões para serem ridicularizados….

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    Só como ex. para os Países Baixos:
    T-Mobile 3p
    100mb d 10 up
    Sim c/chamadas, sms e dados ilimitados
    TV não sei o nr de canais porque tenho por ter.
    65 eur mensais.

    Ordenado mínimo 1650 eur

    Posso colocar outras operadoras que o valor anda lá perto.

  20. Avatar de Pedro
    Pedro

    Está notícia foi encomendada. Só pode.

    1. Avatar de int3
      int3

      E a terra é plana e toda a gente foi comprada para nos mentir, o homem nunca foi à lua, os aviões deitam químicos no ar para nos controlar, e a ciência é uma religião.

  21. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    A diferença é que pelo preço que se paga lá fora, muitas vezes igual ao que se paga aqui, o de fora tem muito mais oferta… Por exemplo alguns terem mais de 20gb de tráfego no telemóvel.. Aqui a maioria é 3gb…..

  22. Avatar de gajo que sabe
    gajo que sabe

    estudos…. valem o que valem(zero)

    1. Avatar de int3
      int3

      A verdade dói não? Custa engolir a seco. Cá em PT por pouco tens bastante e com boa qualidade. Lá fora raramente se vê algo decente, nem nas grandes cidades.
      Há retardados aqui a comentar que está errado o estudo porque não compararam os ordenados nos países e foi EXATAMENTE o que o estudo fez para poder comparar. Quem não se dá ao trabalho de ler faz sempre figura de urso.

  23. Avatar de João
    João

    Este estudo por feito pela associação das empresas de telecomunicações (Nos, MEO e Vodafone).
    Os estudos independentes dão resultados opostos.
    Como é óbvio, está totalmente enviesado e tendencioso.

  24. Avatar de JoaoM
    JoaoM

    Meus caros, como “temos as comunicações mais baratas”, preparem-se para uma nova subida em Janeiro.
    Estes estudos/notícias não saem casualmente. Estamos em meados de Novembro, que é a altura ideal para justificar um novo aumento no vindouro ano.

  25. Avatar de Luís Andrade
    Luís Andrade

    Pedro Pinto podes colocar o link do estudo da Delloit com o qual fomentas o teor desta notícia? Obrigado.

    1. Avatar de Vítor M.

      Tens de o pedir a quem encomendou o estudo. Esse trabalho foi entregue à Associação de Operadores de Comunicações Eletrónicas (Apritel). Fala com eles e pede o estudo.

      1. Avatar de António Andrade
        António Andrade

        Primeiro, é da responsabilidade do Pplware colocar os links que servem de base nos artigos.
        Segundo, não temos que pedir nada a ninguém. Vocês é que têm que colocar lá a fonte!
        Finalmente, comentando agora o artigo: eu não concordo em nada com esta análise de preços.
        Tal como já foi aqui comentado, a França tem muito melhores preços, bem mais acessíveis do que os praticados em Portugal.

        PS: Posso estar no Brasil (São Paulo), mas estive a viver muitos anos em Portugal e depois em França. Por isso, sei bem do que falo. Não venham com areia para os olhos.

        1. Avatar de Vítor M.

          António, vamos lá acertar as agulhas. Primeiro, se os estudos são entregues e não publicados em formato web, os links não existem. Logo, se os quer, para o que entender, tem de solicitar a quem pagou pelo estudo. Segundo, a fonte está lá, se é que sabe o que quer dizer com fonte, até tem lá os nomes das entidades envolvidas. Finalmente, sobre os preços, aqui sim está no seu direito de concordar ou não, mas também é verdade que não foi o António que fez o estudo. Apesar disso, faz muito bem ser crítico quando ao que lhe servem como informação, mas tem de ter bases para dizer que é válido ou não os tais resultados.

          Cumps.

  26. Avatar de Eu
    Eu

    E pergunto eu – Quais as condições que dão pelos preços apresentados? Isso sim é relevante, de outra forma é so areia para os olhos das pessoas. Duvido que sejam 500MB por dados moveis (por exemplo)

    É como dizermos que Portugal é um pais onde muita gente tem a escolaridade minima obrigatoria. Com os programas de novas oportunidades, onde se aparece 3 ou 4 vezes, se faz uma composição e dá ca o diploma de 9º/12º ano, assim é fácil distorcer as estatísticas…

  27. Avatar de José
    José

    Vou só deixar isto aqui:

    3P Avg MA
    França 31,52 € 1521,22
    Portugal 38,60 € 700
    Alemanha 48,04 € 1557,09
    Áustria 52,20 € 1200
    Espanha 61,71 € 1050
    Irlanda 62,23 € 1656,2
    Hungria 63,97 € 464,2
    Estónia 68,67 € 540
    Holanda 68,96 € 1615,8
    Reino Unido 68,98 € 1453,28
    Bélgica 73,65 € 1593,76

    https://www.eurofound.europa.eu/publications/article/2019/minimum-wages-in-2019-first-findings

    1. Avatar de José
      José

      Se fizermos as contas de facto pagamos -33.50% que a média europeia, mas recebemos -42.33% que a média europeia.

      Ou seja mais um estudo encomendado para tentar legitimar o aumento do custo nas telecomunicações.

      Ainda tem a lata de dizer que “pela primeira vez comparou-se o que é comparável”.

      Mas este senhor pensa que andamos a comer gelados com a testa?

      Nem era preciso apresentar factos, mas dei-me ao trabalho de apresentar aqui.
      Estes políticos pensam que podem ocultar e manipular os números a seu belo prazer.

      Perdeu uma bela oportunidade para estar calado e deixar este estudo encomendado guardado na gaveta. Tenha vergonha na cara.

      1. Avatar de int3
        int3

        Podias estar calado. Dizes que o estudo foi encomendado (por quem?? para quê?? tinfoil hat???). Falhas totalmente a ler que os dados estão acertados conforme do poder de compra. Sabes o que isto significa???????

    2. Avatar de int3
      int3

      E o resto dos países que não tem salário mínimo?

  28. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Quanto é o salário mínimo nacional nesses países e quanto é aqui?

    Comparar o incomparável

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Tudo é comparável… se não tiveres uma cabeça “quadrada”.

      1. Avatar de int3
        int3

        “Esta análise inclui IVA e aplicação das PPC.”.
        Está no gráfico. Nem isso conseguem ler.

    2. Avatar de int3
      int3

      Itália não tem salário mínimo. Suíça não tem salário mínimo. E agora?
      O estudo comparou preços conforme o PODER DE COMPRA. Sabes o que isto é? Poder de compra? Não?
      Por isso é que se pode comparar! Está ajustado à realidade de vida de cada país! Podias estar calado.

  29. Avatar de José
    José

    Estudo da treta e encomendado para servir interesses de alguns!
    Tenho televisão em alemão e os pacotes iguais aos de Portugal são mais baratos há muitos anos.

  30. Avatar de Fak
    Fak

    Tudo a chorar que nos outros países o preço é o mesmo e o salário mínimo é o dobro.
    Muito bem, falo de Andorra porque já lá vivi.
    – porsche? BMW? Audi? Qualquer zé ninguém tem um…
    – comida? É mais ou menos igual a Portugal…
    -cinemas e espaços de entretenimento? Super barato…

    Passemos ao caro…
    – par de calças? 40 euros é o mais barato que alguma vez encontrei e não falemos de casacos de inverno, pagar 150 mocas é num instante…
    – habitação? Um apartamento t2 fora da cidade custa facilmente 500/600 euros… E nem Pensem em comprar uma casa, uma casa t2 custa facilmente meio milhão de euros…

    Queixem-se menos… Estão mal mudem-se, mudem-se lá para a Alemanha ou Suíça, ganhem o ordenado mínimo a ver se afinal das contas, chega e sobra…

    1. Avatar de ze
      ze

      Não sei o que é der menos de 100€ por um par de calças em Portugal, pelo menos calças de homem, mulher é fácil. Casacos de inverno 150 euros, isso é de borla, um bom casaco de inverno custa bem mais e quando vou a Andorra bem os vejo a 1000/2000€ da killy e afins, cá em Portugal nem existe nada disso, mas qualquer casaco de inverno aceitável vai para uns 300/400€.
      Habitação.. Já andaste por Lisboa e Porto? Acho que Andorra está mais acessível.
      Viver com o ordenado minimo é mau onde quer que seja, só em Portugal a menos que vivas no interior e não tenhas de pagar casa é que dá para sobreviver.

  31. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Outra coisa que se esquecem de dizer é que normalmente os pacotes lá fora incluem equipamentos adicionais, nomeadamente telemoveis topo de gama. Basta uma pesquisa online para perceber isso. E sinceramente esse PPC está mal aplicado. Esta noticia antecede aumentos destes serviços em Portugal (no inicio do ano) e já se está bem a ver quem é que a encomendou.

  32. Avatar de Luís oliveira
    Luís oliveira

    Isso está errado… Tem que calcular segundo o poder de compra, ie salario minimo… Aqui no Lux, pago 49euros 500mbits TV com mais de 100 canais, 1 cartão sim com 15gb de download, telefone fixo com chamadas gratuitas para a europa rede fixa…. O salario minimo aqui ronda os 2100euros… Digam-me lá se sai mais caro a mim ou em Portugal? Eu com meio-dia de trabalho, pago essa mensalidade! Quantos dias se tem que trabalhar em Portugal para pagar 38 euros?

    1. Avatar de int3
      int3

      Man, tu só leste o título não foi?? Foi calculado conforme o PODER DE COMPRA. Está na porcaria do gráfico! …

      1. Avatar de Luís oliveira
        Luís oliveira

        Deixa-te de ser burrrrrrrrrrrrrrrooooo…. Isso está errado pahhhh… Eu sei muito bem quanto se paga em Portugal ou não tivesse eu tb internet da vodafone de 200Gb a 29,90eur para uso de camaras de vigilancia na minha casa em PT… E como referi acima, tb tenho cá no Luxemburgo 500mb a 49eur… E toda a minha familia em Portugal tem essa da vodafone… Pensas que custa mais pagar a mim aqui os 49 euros no Luxemburgo do que a minha familia 29,90 em POrtugal? E olha que eles até ganham mais que o salario minimo…

        E não é só isso…. A eletricidade, o gás e a agua chega a ser o dobro do preço… Recebo as faturas daí e daqui… e sai da minha conta bancária… E então o gasoleo…. 1,11 euros o litro…. Quanto custa aí?
        Deixem de ser burros… Portugal é caro para caramba em proporcionalidade com o salario… Obvio que para turista é barato… Não recebe o salario portugues…
        E nem quero entrar no supermercado pq os valores basicamente são iguais… Tem coisas mais caras aqui, mas tb tem coisas bem mais baratas aqui…
        Preferem ser enganados… Enfim!

  33. Avatar de Jay
    Jay

    No UK na zona sul a net e’ fraca e paga-se muito pelo serviço que deixa muito a desejar. Nem fibra ainda existe em certas zonas desenvolvidas. Tenho velocidade de 50mb se tanto e o wifi fica lento a’ hora de jantar tenho andar sempre a trocar o canal do router :/

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Terá a ver com densidade populacional?

  34. Avatar de José
    José

    Esse estudo é falso!
    Aliás foi encomendado pela APRITEL (Associação de Operadores de Telecomunicações).
    Basicamente uma forma de enganar a população.
    Já que o mesmo estudo foi desmentido por várias entidades nacionais e europeias!
    Podem consultar o artigo na Expresso de dia 15/11/2019 as 19H01.

  35. Avatar de So7t
    So7t

    A entrevista do Mota Soares no programa da RTP 3 , hoje ( 17/11/2019) no programa “Tudo é Economia” está a ser uma bela anedota!! Reparem no deturpar de mensagem e desvio de tema perante as perguntas do Jornalista. Incrível…
    Como é que um melro destes que sai do ministério do Emprego e Segurança Social acaba a liderar o sector das telecomunicações???

  36. Avatar de "Ganda" estudo!
    “Ganda” estudo!

    Um estudo feito pela associação de operadores. Boa!
    Tem em conta o quê? Poder de compra?
    Simples, em frança o pacote tv net voz custa tanto ou menos que em portugal. Os salários é que acho que são ligeiramente superiores. Ouvi dizer!
    Não sei como fizeram as contas ao poder de compra, mas não devem ter sido formados em matemática a fazer essas contas.