Acelerador de partículas do CERN volta a reiniciar depois de três anos de paragem

8 Comentários

O Grande Colisor de Hadrões, o acelerador de partículas do CERN, volta novamente a funcionar depois de uma paragem de três anos.

Com este reiniciar da “máquina”, os físicos, apesar de muitos desafios impostos ao próprio reiniciar um acelerador de partículas, estão confiantes em trazer novas descobertas, em particular sobre matéria escura.

Acelerador de partículas do CERN volta a reiniciar depois de três anos de paragem


O Grande Colisor de Hádrons (LHC – Large Hadron Collider) voltou a ser ligado nesta sexta-feira, com dois feixes de protões a circularem em sentidos opostos no anel do LHC, de 27 quilómetros, mais de três anos depois de ter sido suspenso para melhorias e manutenção de todo o sistema.

A Organização Europeia para Pesquisa Nuclear – CERN – passou os últimos três anos a fazer trabalhos de manutenção e grandes atualizações no sistema. Agora, o grupo está a prever que o LHC fique a funcionar por mais quatro anos na recolha de dados que os cientistas esperam revelar novos segredos do universo.

Será duas a três vezes melhor, em termos da capacidade para detetar, recolher e analisar dados

|referiu Marcella Bona, físico de partículas da Queen Mary University of London à BBC.

Este verão marcará o início da terceira corrida do LHC, conhecida como Run 3. As atualizações nos últimos anos significam que esta corrida verá um número maior de colisões de partículas e que essas partículas colidirão com maior energia do que qualquer coisa vista em corridas anteriores.

Os cientistas usarão os novos recursos para testar os limites do The Standard Model, uma teoria que explica como as partículas interagem num nível subatómico. Em conjunto com outros estudos, tentarão encontrar novos tipos de partículas e talvez até obter uma imagem mais clara da matéria escura, que os cientistas acreditam ser responsável por uma grande parte do universo. Ainda que a sua existência não tenha sido comprovada.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Vão criar um mini buraco negro e vamos todos ser sugados! Vai ser o fim do mundo.

  2. Avatar de Zoomano
    Zoomano

    tenho uma vizinha que é bruxa e já a vários anos que diz que o mundo vai acabar em 2023

    1. Avatar de Miguel Porto
      Miguel Porto

      Ah, então ainda temos um ano para fazer asneiras, ufa!

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Já disseram isso para o ano 2000…
      Já lhe perguntaste então o que é que ela está a fazer para aproveitar até 2023?

    3. Avatar de Luis Rosalino
      Luis Rosalino

      mas só acaba para os humanos? e para os outros animais? e para as plantas? e para os vírus? e para as bactérias? etc. etc?
      Mania a dos humanos acharem que o mundo é deles

  3. Avatar de R
    R

    Não devem ter visto a serie “The Flash” 😀

  4. Avatar de Rocio Avelino da Silva
    Rocio Avelino da Silva

    Mesmo um yotta buraco negro, seria necessário de matéria escura para se manifestar. A ciência ainda não sabe de que ela é feita.