Acabou! Toshiba já não vai vender mais computadores portáteis

49 Comentários

É caso para dizer que neste mundo tudo muda! A gigante Toshiba, que era uma referência no segmento dos computadores portáteis, anunciou que já não faz mais parte deste mercado.

Para quem acompanha a marca, esta notícia não é propriamente uma novidade, face ao percurso da empresa nos últimos anos!

Acabou! Toshiba já não vai vender mais computadores portáteis


A Toshiba sempre foi uma referência no mercado dos computadores portáteis, tanto na gama doméstica como na gama profissional. No entanto, mesmo este mercado sendo muito rentável, a Toshiba não soube lidar com a concorrência vinda da China, especialmente por parte da Lenovo e Huawei. A empresa sai agora do mercado dos PCs portáteis, tendo vendido a marca de portáteis Dynabook à empresa Sharp. De relembrar também que a Toshiba já vendeu a sua unidade de televisores à Hisense.

Não se sabe ainda muito bem qual o futuro da empresa japonesa, ainda mais com o mundo em plena pandemia.

Toshiba T1100 – O primeiro portátil do mundo

A Toshiba abandona o mercado dos PCs portáteis, mas deixa uma enorme história neste segmento. Para quem não sabe, a empresa japonesa criou, em 1985, o primeiro computador portátil, o T1100. O computador tinha um ecrã LCD monocromático de 640 x 200 e apenas 256 Kb de memória RAM. De referir que o T1100 não tinha disco rígido sendo o sistema carregado através de disquetes. O CPU era um Intel 8086.

Acabou! Toshiba já não vai vender mais computadores portáteis

Entre 1990 e 2000 a Toshiba liderou mesmo o mercado de PCs portáteis, com os modelos Satellite, Portégé e Qosmio. No entanto, nos últimos anos, a empresa tem vindo a perder força e o mais crítico é que não tem lançado novidades.

Já em 2017 informávamos aqui que o facto de a empresa ter vindo a perder uma boa quota de mercado devia-se à falta de estratégia e, claro, à presença fraca em alguns segmentos do mundo tecnológicos que hoje são cruciais para a sustentabilidade de uma empresa como a Toshiba. Os problemas financeiros já se arrastam desde 2015.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    Falta de inovação, era computadores com design “meeh” não eram feios, mas também não eram inovadores, o Toshiba Satellite foi um dos computadores que talvez mais se vendeu, porem os problemas de aquecimento eram vários (eu lia em foruns e blogs e até no youtube era um dos videos mais procurados na altura e vistos)

    Pouca inovação, perdeu-se no tempo. Deveria ter apostado em portáteis gaming, linhas de computadores mais leves e não tão gordos, não o fez a tempo.

    Os portáteis também que existiam no mercado eram poucos perante a concorrencia, pelo menos em Portugal.
    Alguns portáteis da Toshiba comparado com a concorrencia, tinham um hardware inferior pelo mesmo preço ou a um preço bem semelhante.

    E é isto, quando se para no tempo e deixasse a concorrencia lançar novos modelos pelo mesmo preço e com melhor hardware..

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Boa análise. Mas não deixo de ficar surpreso, ainda é uma marca gigante.

    2. Avatar de José Bernardes
      José Bernardes

      Tenho aqui em casa um Satellite com 12 anos e ainda se porta melhor que estes novos PCs de 400€ que se vendem por aí hoje em dia.

      1. Avatar de EuTech
        EuTech

        Aqui rola um Toshiba L650-11F com 11anos a rolar nas horas, sempre bem mantido é claro, e com alguns upgrades, como os 8GB de ram e caddy para segundo disco que esta de momento com 2 ssds..

      2. Avatar de Guilherme Duarte
        Guilherme Duarte

        tiveste sorte todos ospcds aqui de casa foram para o lixo devido a problemas em todos os aspectos.

        1. Avatar de Petrus
          Petrus

          Para reciclar, espero.

        2. Avatar de Duarte
          Duarte

          sorte? O meu toshiba com 11 anos também funciona perfeito, nunca deu problemas e esta ligado praticamente 24 horas por dia, para teres deitado mais que 1 portatil da toshiba para o lixo, devido a problemas, de certezas que nao era problema dos portateis…. era mais do dono 😛

    3. Avatar de JJ_
      JJ_

      Acho que estas a fazer uma analise um pouco afastada dos portáteis que a Toshiba tinha no mercado. Ou melhor uma analise apenas dos últimos 7/8 anos da marca.

      Se dizeres que eram pesados/pouco elegantes, concordo… eles só começaram a melhor nesse campo muito tarde, e quando isso aconteceu é que começaram a ter esses ditos problemas de hardware (inferiores e de baixa qualidade), foi na época que tentaram recuperar.

      Mas até 2010/2012 +/-, eles tinha grandes portáteis, ninguém os conseguia combater, incluindo portáteis gaming! Tanto que a garantia dada em alguns modelos, envolvia a troca do portátil e oferta de outro igual. Existem muito poucos relatos, de terem sido usadas essas garantias.

  2. Avatar de David Mendes
    David Mendes

    Ainda lembro quando saiu o Qosmio, máquina super pesada e preço também.
    Foi logo ultrapassado, mas continuaram na mesma linha, encostada ao sucesso a marca estagnou, e nunca mais foi a mesma. Tive dois satellite e nunca deveria ter comprado o segundo Agora só falta abandonar o fabrico de discos rígidos… péssimos e caros, qualquer WD é mais fidedigno. No final tudo volta à normalidade o mercado absorve as grandes marcas que só têm nome e história.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Em relação aos disco os da Toshiba são mais fiáveis dos que os da WD.
      Pelo menos a minha experiência confirma os éstudos de fiabilidade que tem andado a circular.

  3. Avatar de ze
    ze

    About time, sempre fizeram opções erradas.

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Foi vendida à Sharp que por acaso é de Taiwan.

    1. Avatar de paulo
      paulo

      A sharp é japonesa. Sempre foi.
      Mas venderam divisões a outros fabricantes.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Sharp_Corporation

      1. Avatar de Weber
        Weber

        E a divisão de televisões da Sharp foi comprada pela Hisense que é chinesa.

  5. Avatar de Kendimen.C
    Kendimen.C

    Comprei em tempos um Windows Phone, pouco tempo depois o sistema “morreu”. (O telefone ainda funciona)

    Comprei há poucos anos um portátil TOSHIBA, agora a marca”morreu” também. (O PC continua a funcionar bem)

    Felizmente que não tenho precisado de suporte técnico! :/

    1. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      não compres mais nada!
      sofres da maldição de Ramsey!!

      1. Avatar de Kendimen.C
        Kendimen.C

        Entretanto lembrei-me que há muito tempo comprei um Discman da Sony, que “morreram” muito pouco depois 😛

        Tive que ir Googlar sobre essa maldição 😀

        O último aparelho que comprei foi um Motorola… :/

        1. Avatar de Petrus
          Petrus

          Faz já um backup do Motorola! 😀

          1. Avatar de kendimen.c
            kendimen.c

            Pois, mas o engraçado é que os meus aparelhos funcionam. Da última vez que testei, até o Discman 🙂
            O problema é lá com a produção ou o caraças 😀

    2. Avatar de JC
      JC

      Não queres comprar um iphone?

      1. Avatar de Kendimen.C
        Kendimen.C

        Isso já fiz. E ainda funciona o meu IPhone 4S 🙂
        Bom, já serve para pouco, é quase só um leitor de música agora.

      2. Avatar de Quies
        Quies

        Querias que a apple falisse? Depois seria impossível arranjar um smartphone de topo. E que nada contra o android mas jamais usaria tal coisa porque detesto bloatware, lags, bugs e acima de tudo falta de updates.

        1. Avatar de Weber
          Weber

          Compra Huawei. É melhor que Apple.

  6. Avatar de Petrus
    Petrus

    Estou aqui a escrever com um Toshiba com 10 anos e alguns meses de idade. Funciona lindamente (para tudo o que preciso, é claro) com o máximo de RAM suportada (8 GB), um SSD e Win10. Mas sim, é pesado e gordo e a bateria fraca, isto é, ótima durabilidade e péssima portabilidade.

  7. Avatar de Ze
    Ze

    Nos portáteis só ha duas opções de jeito (excluindo gaming):

    – Macbook
    – Thinkpad

    Esqueçam o resto.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Nunca tive tantos problemas no Macbook como tenho num PC windows.
      Ora o teclado deixa de funcionar e é preciso reiniciar, ora fica o micro deixa de funcionar, ora é super lento a resumir a sessão depois de ter estado em pausa…
      A grande vantagem qualidade de construção e o facto de ser Unix-Like, útil para programadores.

  8. Avatar de alberto
    alberto

    O primeiro portatil com que trabalhei T1100…

  9. Avatar de miguel
    miguel

    O meu primeiro portátil foi um toshiba a mais de 20 anos, e ainda hoje se o ligar trabalha 🙁

  10. Avatar de iSad
    iSad

    Tive e gostei. RIP

  11. Avatar de miguel
    miguel

    O mal da Toshiba foi entrar no mercado dos low cost, quando se meteram nos portáteis a qualidade japonesa saltava a vista, mas em 2010 começaram a vender modelos baratos que prejudicaram em muito o nome que a marca tinha conseguido neste segmento.
    Podiam ter criado uma submarca para os lowcost não o quiseram fazer pufffff…

  12. Avatar de Faisca
    Faisca

    Pro algoritmo 🙁

  13. Avatar de Luis Figueira
    Luis Figueira

    Eram os melhores do mercado doméstico e tomaram a decisão de deixar de vender portáteis da linha doméstica, focando-se apenas na linha empresarial. Agora vão desaparecer de vez. É pena.

  14. Avatar de Algo
    Algo

    Eu lembro me no início dos 2010s como toda a gente escolhia a Toshiba quando veio essa coisa do E escola.

    A minha amiga cedeu o dela recentemente após década e pouco por apresentar problemas e lhe aconselharem de que não valia a pena repara lo.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Deve ser o NEC tokin, problema muito comum na série A200, A300 e uns L650.

      1. Avatar de Francisco seara
        Francisco seara

        Olha eu tenho um Toshiba 2014 achado no lixo estava no estado mau tive desmontar todo é limpo-lo todo levou um teclado novo um disco de ssd problema era o disco avariado levou massa térmica nova esta trabalhar a nos trinques foi pena mão saber a onde era caixote do lixo que eu ia lá pegar é não primeiro que eu achou ainda no primeiro fim de semana deste mêis achei um portátil pequeno da Toshiba .

  15. Avatar de paulo
    paulo

    Eu tenho um Toshiba L500 i5 e não gosto.
    Aspecto demasiado plástico.
    Aquece imenso.
    Tem um problema geral na gama L500 onde a placa de som ferve tanto que fica sem som até se reiniciar o computador. Não se consegue lá deixar o pulso no lado esquerdo.

    Não deixam saudades.
    Os Tecras e Portegé R eram bons. Na linha ‘doméstica’ havia melhores alternativas e não eram mais caros.

    Os maus Vaios eram fabricados pela Toshiba.

    Adeus

  16. Avatar de JL
    JL

    Tenho um Sattellite Pro (troquei o HDD por um SSD) a rodar Windows 10 sem problemas. E um Tecra mais antigo com Linux para testes. Tirando a bateria do Tecra que já foi à vida, tudo funciona.

  17. Avatar de Vasco
    Vasco

    O negócio dos portáteis não interessa à Toshiba, tal como não interessou à IBM no passado. Têm muito mais com que se entreter do que perder tempo com um negócio com margens baixíssimas.

  18. Avatar de Fulano
    Fulano

    Com muita pena que leio esta notícia.
    Cliente assíduo da marca sem qualquer tipo de queixa e bastante contente com a performance e qualidade dos equipamentos.
    Felizmente adquiri recentemente um laptop com i7
    16gb RAM 520gb SSD + 2TB SSD por apenas 780€ num negócio fantástico.

  19. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Ainda tenho um com mais de 20 anos a correr o windows xp . Veio com o w95

  20. Avatar de Ricardo sousa
    Ricardo sousa

    Realmente toschiba a 300 bateria e com aquecimento acncostado esta novo eu adorova toschiba agora estou desiludido com meu PC fui dinheiro mal gasto

  21. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tenho um satellite T745 com i7 de 2a geração com mais 10 anos e continua a funcionar sem problemas. Nunca o formatei apenas à 2 anos coloquei um ssd. Tenciono trocar de pc mas por razões profissionais e não sei o q irei comprar … super satisfeito com a toshiba

  22. Avatar de Jeremias Zacarias
    Jeremias Zacarias

    Grande

  23. Avatar de Rodrigo Anderson da Cunha
    Rodrigo Anderson da Cunha

    Tenho um sempCO3e para mim e só mais um smartphone como Samsung e Motorola.

  24. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Para quem como eu tem estado satisfeito com os Toshiba, depois de ter tido outras marcas, fica num dilema quanto a akternativas.
    Será que o PPlware poderia fazer um artigo sobre a fiabilidade de certos pcs?
    Sei quem é assunto delicado, mas…

  25. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Tenho um do tempo do e escola, que morreu este ano, durou 12 anos, n está mal

  26. Avatar de pj
    pj

    a marca dos portáteis pouco interessa. os componentes são sempre fabricados por terceiros. quem compra pela estética percebe pouco da coisa.
    já agora, como é óbvio quanto mais pesado e grosso msis durável.

  27. Avatar de luis
    luis

    O problema da Toshiba é muito antigo, já vem de trás agora este fim da produção de portáteis é o culminar de 2 décadas de erros estratégicos de gestão e de desenvolvimento tecnológico . Teve o mesmo fim como outras grandes empresas tecnológicas como o IMB PC , os portáteis da Sony e agora da Toshiba. A Toshiba meteu um erro gigante quando vendeu por tuta e meia a patente de produção de memórias à Samsung e deixou a Samsung aliciar os Engenheiros Japoneses que tralhavam na Toshiba irem trabalhar para Samsung na Coreia do sul com excelentes condições de salários e regalias do tipo oferta de casa, carros etc A Samsung era e é uma empresa de visão e com excelentes gestores ao contrário da Toshiba.

  28. Avatar de Mike Santos
    Mike Santos

    3 Toshibas em 20 anos:

    1 Satellite 2800-600, já com uns 20 anos, caro como o raio, mas ainda hoje funciona (embora não o utilize por razões óbvias). Só levou 1 bateria;

    1 Satellite L650-1FU, o meu parceiro de trabalho, todos os dias funciona 10 a 12 horas seguidas. Tem seguramente mais de 10 anos, nunca levou nada (embora tenha a bateria arruinada). É nele que estou a teclar;

    1 Satellite A300-188, foi efectivamente o único equipamento Toshiba que me desiludiu. Tinha uma estética bonita, aprimorada, bons acabamentos com cromados, luzinhas no chassi etc e tal, e uma qualidade de som como nunca vi num portátil, mas… foi o equipamento que menos utilizei, e já teve que levar um ecran, uma bateria, um teclado e um disco. Está encostado, guardado apenas como um plano B.

    Muito sinceramente, não vejo fabricantes actualmente com a qualidade da Toshiba de outrora. Quando tiver que adquiri novo portátil, não faço ideia do que irei comprar. Só vejo chinesisses, caros, para encher a vista e sem qualidade nenhuma de construção.