Acabar com “roaming” entre Portugal e Espanha

50 Comentários

Proposta parte dos governos dos dois países e será apresentada já na próxima Cimeira Luso-Espanhola.

E se o “roaming” acabasse entre Portugal e Espanha? É uma proposta inteligente, com expressas garantias  de sucesso no crescimento económico de ambos os países e faz todo o sentido, tendo em conta o actual cenário tecnológico das comunicações.

Chamadas mais baratas, seria um beneficio claro para turistas e empresários que circulam regularmente entre os dois países. Esta medida pode mesmo passar do papel à prática pois os governos português e espanhol deverão apresentar uma proposta neste sentido na Cimeira Luso-Espanhola, que se realizará em Elvas, no próximo mês de Dezembro.

«Há uns tempos estive reunido, em Madrid, com vários empresários portugueses que me propuseram essa ideia. Quando cheguei a Portugal falei com o primeiro-ministro, José Sócrates, que a achou interessante», revelou ao Diário Económico o embaixador de Espanha em Lisboa, Alberto Navarro, conforme se pode ler na Agência Financeira.

«Operadoras não saem prejudicadas»
Se o projecto for avante, «três milhões de portugueses e outros três milhões de espanhóis que andam permanente em trânsito», a maioria empresários, vão poder falar mais, com menos custos. Sem «roaming» as pessoas «fariam muito mais chamadas fora do seu país», o que acabaria por «compensar as operadoras, ou mesmo levá-las a ganhar mais dinheiro».

PT, Vodafone e Optimus dizem desconhecer a intenção de Lisboa e Madrid mas mostraram alguma reprovação por terem ficado, pelo menos até ao momento, fora das negociações. O que se sabe é que as conversações estão agora a cargo do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações português e espanhol.

Partilhar:
Tags:

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fran
    fran

    Devia ser na europa TODA!

    quando vou la fora, nao dou nem 10% do uso que dou ao meu iphone4 aqui…

    senao tava tramado…

    1. Avatar de Relvas
      Relvas

      concordo plenamente!!!
      já que á união europeia para umas coisas tbm devia haver para outras…

    2. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      eu acho que também ninguém tem culpa que tenhas um iphone 🙂 lol.
      Em relação aos serviços de Internet, isso é muito complicado gerir, pois cada pessoa tem um plano mensal, em que existem limites de download, preços diferentes para quem ultrapassar, velocidades diferentes,etc.
      Em relação as chamadas, concordo.

      cmps

      1. Avatar de lmx
        lmx

        mas pronto, já sei que quando tiver o tm da foto, ai é que vou dar cabo do guito no Roaming ;).

        cmps

        1. Avatar de Pedro A.
          Pedro A.

          Telemóvel?? Qual telemóvel?? 😉

    3. Avatar de Bruno Ferreira
      Bruno Ferreira

      Mas se fosse um Nokia 3310 já davas?

      O que é que ter um iPhone 4 tem a ver com isso? Ou era só para dizer que tens um?

      1. Avatar de lmx
        lmx

        lol,
        eu em relação aos carros também ando furioso, la fora posso andar de mercedes que olho para o bolso e tenho guito, ca dentro é uma miséria, so posso andar na miseria de um polo, e olho para o bolso e esta quase vazio, va la o diabo perceber isto :).
        Nem consigo dar uso ao mercedes que tenho la fora, só para legalizar vai la vai.

        cmps

      2. Avatar de Armindo Mateus
        Armindo Mateus

        Concordo plenamente contigo…é só para sabermos que tem um…tenho pena que no meu FERRARI não dá para desactivar o roaming.:)

        1. Avatar de lmx
    4. Avatar de LULZ
      LULZ

      LOL tem dinheiro para o iPhone mas não tem para o usar. Para isso compravas um iPod Touch e um 3310.

    5. Avatar de bigkax
      bigkax

      Típico… só para se exibir…

    6. Avatar de darth_paul
      darth_paul

      calma calma calma… nao vamos estragar o negocio de milhoes das operadoras de telecomunicações, seus comunas 😉

  2. Avatar de João Amador

    Leio uma boa parte dos vossos artigos, mas este admito que entrei pela imagem que estava à disposição através do Facebook. Parabéns! 😛

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      eu foi mais pelo telemóvel que estava contido na imagem… 😉

      cmps

  3. Avatar de a Friend@

    Já ouvi rumores que querem mesmo alargar tudo para a Europa inteira… afinal de contas é o melhor que as operadoras podem fazer, senão vão perder e MUITO mercado para os VOIP’s..

    Hoje em dia, todos os meus amigos no exterior optam por usar o Skype… e quem fica a perder e muito são as operadoras. Numa Era em que a Internet já se impôe de alto… cobrar roaming é um absurdo. 😉

    1. Avatar de ePegasus
      ePegasus

      E Skype nem é dos que tem melhores tarifários…
      A ideia Ibérica é interessante. A Europa toda, melhor ainda… Mas mesmo no nosso país não me parece que se justifique taxas entre operadoras diferentes tão altas!

      Cumps

      1. Avatar de a Friend®

        Quando exemplifiquei o Skype é mesmo em chamadas “Skype to Skype” …

        Hoje em dia é raro o pessoal que não tem o Skype num smartphone e num computador. 😉

    2. Avatar de nomad
      nomad

      Eu uso muito mesmo muito o voip

    3. Avatar de BlinZk
      BlinZk

      Tens razão, também já ouvi esses rumores de que a UE pretende acabar de vez com o roaming, dentro dos países da UE.
      Por isso me espanta esta negociação ibérica. Não faz muito sentido…

  4. Avatar de Jonas
    Jonas

    Que óptima ideia!
    Tb era porreiro que fosse pa Europa toda, mas enfim, 1 passo de cada vez

  5. Avatar de Mário
    Mário

    É realmente uma grande noticia.
    Pena é as operadoras portuguesas já estarem a torcer o nariz e a discussão ser só em Dezembro. Resumo… vai tudo ficar em aguas de bacalhau.
    Espero estar enganado claro. Pois segundo li algures era vantajoso, mesmo para quem não viaja, pois assim em vez de 3 companhias móveis nacionais passaríamos a ter também as espanholas. Nem que fosse para a aquisição de telemóveis. 🙂
    Abraço.

    1. Avatar de João
      João

      O que as operadoras portuguesas têm vindo a demonstrar é que gostam de fazer pouco e ganhar muito!

      Claro que há algumas operadoras bem piores do que outras, mas que podiam facilitar muitas coisas podiam, e talvez com mais receitas…

  6. Avatar de Setnom
    Setnom

    Vejam lá é se começam a meter mais imagens do género da que está aqui neste artigo!

  7. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Não acredito que as operadoras aceitam senão vejamos

    Imaginam um casal de namorados um em Elvas outro em Badajoz, como n conheço os tarifários espanhóis faço com os portugueses.

    O membro espanhol teria toda a vantagem de adquiri por exemplo um TAG e telefonar de graça para o português, mesmo estando em badajoz, e usando uma rede espanhola. A rede espanhola não iria ganhar nada.

    Complicado resolver estas situações.

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Receber chamadas ente tag paga-se 15cent de roaming, sem ser voip não conheço mais barato.
      O meu cunhado esta na França e tem um tag, a minha irmã para telefonar/sms para ele não paga nada, e sem roaming ficava de graça, mas continua a ter carregamentos obrigatórios.

      1. Avatar de Cris

        15 centimos??
        Nao sei não…eu estou em Espanha tenho Tag,Nao ligo,digo para me ligarem pk fica mais barato,mas pago 0,54 centimos +ou- por minuto por chamada recebida …
        Activei o plano de ahorro da vodafone Espanha para ligar para o meu País.
        empre sai mais barato,mas só depois das 20h :)S não tava F…

        Os tarifarios em Espanha são muito mais altos que em Portugal.
        Entao em Roaming…
        Esperemos é que os preços sejam razoàveis…

    2. Avatar de rubenduarte_3
      rubenduarte_3

      Era preciso que em badajoz houvesse rede Optimus para usar o TAG. Acho que isto se prende mais com chamadas entre redes espanholas e portuguesas.

    3. Avatar de Fernando Mendes
      Fernando Mendes

      Em Badajoz apanha-se rede da vodafone portuguesa. E ainda este sábado estive em Tui, e até a 10km da fronteira estava no Vodafone P.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        mas que raio, foces andam todos por perto da minha terra, só eu é que tenho que andar longe…hummm.

        cmps

  8. Avatar de Armando
    Armando

    Se não existirem custos extraordinários com chamadas internacionais, acaba-se o mercado interno?
    Após essa situação escolhes uma operadora que queres das que existem na Península Ibérica (quem sabe UE)?
    Qual seria a diferença entre ligar de uma operadora espanhola para uma portuguesa? Seria o mesmo que ligar entre um Vodafone pt e um TMN?
    Queres ver que com isso acabavam com os lobbys nacionais no ramo (mmm… não me parece que os Sr.(s) do ramo vão deixar escapar o festim adquirido – já não estão contentes porque não sabiam que alguem imaginou isso!)?

    1. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Não, porque entre operadoras internas, umas têm de pagar às outras, onde como a optimus é grande minoritária tem um desconto, com o roaming é diferente, pode-se dar o caso exposto em cima em que um a operadora concede a infraestrutura e não recebe receitas, ou caso se mantenha as contrapartidas, uma operadora que presta o servio e tem de pagar a outra operadora sem obter receitas daí que achar estranho as operadoras aceitarem o fim de roaming.

      Espero que seja claro que não é a mesma coisa que um ligação nacional entre operadores nacionais. O raming n é uma chamada pra outro operador, é usar a infraestrutura de outro operador para uma chamada.

    2. Avatar de Khannon
      Khannon

      Boas.

      Uma chamada de Optimus para TMN é uma chamada nacional.
      Uma chamada de Optimus para Movistar é uma chamada internacional.

      Custos diferentes e nada tem a ver com Roaming.

      Quando acabarem com o roaming, estas 2 chamadas tem o mesmo custo caso estejas em Portugal ou Espanha, mas uma chamada entre uma operadora Portuguesa e uma Espanhola vão ser consideradas como chamadas internacionais e não chamadas para outras operadoras portuguesas.

      1. Avatar de Armando Monteiro
        Armando Monteiro

        Tecnicamente, exige mais custos fazer uma chamada internacional, em roaming ou uma chamada nacional?
        (Esquecendo que as operadoras alugam as infraestruturas próprias umas às outras, …no final de contas é uma permuta de infraestruturas)
        Certamente parte da estrutura é internet?
        E pelo desenrolar dos últimos acontecimentos… percebe-se que podemos caminhar para o fim do serviço de voz?
        Como fazem para o evitar? Não dão a possibilidade de termos pacotes de dados que possibilitem as chamadas?
        Vamos pagar por usar um MSN, Google Talk… entre outros com voz e video, quando até agora era gratuito? O que impede de criarem o vosso próprio servidor, para estes serviços?
        Muitas perguntas… 😀

    3. Avatar de João
      João

      A vodafone é portuguesa???

  9. Avatar de JO
    JO

    Isso provavelmente seria o fim de algumas operadoras sem monopólio nos respectivos países, a PT e Telefonica apresentariam ofertas para conquistar mercado em ambos os países inatingíveis aos menos cotados… Só me parece viável com uma entidade reguladora completamente isenta e justa.

  10. Avatar de rubenduarte_3
    rubenduarte_3

    Desculpem lá, mas há algo aqui que me está a passar ao lado.
    Quando se fala em roaming falamos por exemplo, em ter o meu telemóvel Vodafone Portugal, e ir para Espanha e ligar para Portugal?
    Ou falamos de um telemóvel “rede Espanha” ligar para um “rede Portugal”?

  11. Avatar de RaCcOn

    Ou é de mim ou eles só querem acabar com o facto de que se estiveres em outro pais tens de pagar para receber uma chamada?
    Se repararmos já a algum tempo que algumas operadoras nomeadamente a vodafone tem vindo a baixar os custos para as chamadas recebidas em roaming…logo vai tudo dar ao mesmo, a diferença e que n pagas para receber chamadas caso estejas fora do teu pais.
    Depois disso, é uma questão de avaliarem se dá ou não mais jeito teres um telefone espanhol ou portugues…
    Para adquirires telefones a preços mais baixos, na maioria dos casos terás de aderir a um plano de tarifas, logo se não és habitante do pais em questão não podes….podes é adquirir telefones desbloqueados, mas isso já hoje podes.

  12. Avatar de wilches
    wilches

    qual é a relação entre roaming e o rabo da sra na praia a falar ao telemovel??? ( a sra é que fala , não o rabo)

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Pontos de relacionamento para os mais distraídos:
      Keywords: telemóvel, Portugal e Espanha.
      Ambos são 2 países com gajas boas;
      Ambos têm praias;
      Ambos têm telemóveis a dar cum pau;
      Ambos têm gajas na praia com telemóveis a dar cum pau;

      Percebes a lógica? 😀

      Se podiam por a Sra. Gestrudes ou o Sr. Amândio a falar ao telemóvel na imagem… poder podiam… Mas não era a mesma coisa. 🙂

  13. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Bem acho q ninguém percebeu o meu exemplo e fica aqui outra vez mais explicado

    Uma chamada entre 2 TAG é gratuíta como devem saber
    Se umTAG estiver em Espanha em barcelona por exemplo com o roaming da mivistar, ira telefonar de graça, pagando só o roaming. Com a abulição do roaming, ficaria a chamada gratuita, ou seja uma pessoa de barcelona poderia telefonar de graça (pagando a mensasildade do TAG neste exemplo) para Portugal. Acontece que iria isuar a infraestrutura da MOVISTAR. Ora uma de duas, ou a moviestar ficava a arder pois não recebia nada ou a OPTIMUS teria de pagar e bem à movistar por cada chamada e n podia cobrar nada. Isto com milhares de exemplos estão a ver que poderia ser uma factura enorme para um dos 2 operadores sem receber receitas nenhumas entendem?

  14. Avatar de Okapi
    Okapi

    O melhor mesmo, era fazerem como esta companhia, que é a que uso actualmente. http://lycamobile.com/ isto sim.

    1. Avatar de João
      João

      Lycamobile, é muito usada na suíça. Agora pelo resto da Europa não sei.

  15. Avatar de kekes

    Se isso acontecer mesmo vai ser espetacular para mim, ja escuso de andar sempre a mudar de cartão para aceder a net apartir do telemovel 😀

  16. Avatar de aver
    aver

    Estive a ler os posts e os comentários e está a faltar qualquer coisa.

    Só estão a falar do roaming de telefone (voz). Se virem os preços das chamadas internacionais para a Europa vão encontrar a tarifa €0,549/minuto. Se virem a tarifa do roaming encontram €0,59. Grande diferença 😉

    O que está a passar ao lado é o roaming de dados (internet) que é um problema sério, visto que há cada vez mais smartphones. Aí o tarifário é de €1,936 por 100 kB da tráfego. Para evitar as facturas absurdas com o roaming de dados agora o operador é obrigado a enviar um SMS a informar das condições e a desligar o acesso à internet quando o consumo atinge os €25 (o operador volta a enviar um SMS, ao qual se pode responder para reactivar mais €25). Gastei os meus €25 em três dias porque usei o Google Maps uma meia dúzia de vezes (pois é, parece um GPS mas não é, consome grande tráfego de dados).

    Por isso espero que nas tais conversas sobre o roaming PT-ES se fale, também, no roaming de dados.

  17. Avatar de José Jaime
    José Jaime

    Tem vantagens e desvantagens só porque utiliza infrastruturas de outras operadoras, e alguém tem que pagar os custos.
    3M de Portugueses a viajar não farão tanta diferença quanto os Ingleses em “trânsito” que serão certamente em número superior (Ingleses escolhidos como exemplo porque viajam bastante e têm poder económico).
    A ideia é boa, e agrada, mas sem concordância de todos não serã prático.

  18. Avatar de UKN
    UKN

    Deviam acabar com essa porcaria como foi dito na europa toda. A presidencia da UE devia fazer mais alguma coisa pela europa que coçar a micose e alimentar-se do dinheiro alheio …

    1. Avatar de Smith
      Smith

      Ouve lá explica o que o cão da D. Amélia, o MICOSE, tem a ver com isto das chamadas de roaming deixarem de ser taxadas?

      Já agora eu tenho TMN e os preços do roaming segundo uma mensagem recebia ontem são os seguintes:

      Chamadas efectuadas p/ UE – 0.472/min
      Chamadas recebidas p/ UE – 0.182/min
      SMS enviadas p/ UE – 0.133/SMS

      Roaming Dados

      MMS enviados/recebidos – 1.21/MMS

      Tráfego (DADOS) – 0.354/100Kb

      Valores em Euros

      Atentamente
      Mr. Smith