A videochamada será suportada nativamente pelo Android…

38 Comentários

… com recurso ao Google Talk, brevemente, na versão 2.3.4 deste Sistema Operativo.

Foi dado a conhecer pela Google, há alguns dias, que a funcionalidade de videochamada fará parte integrante da próxima actualização do Android Gingerbread.

Esta funcionalidade, há muito disponível em telemóveis já com vários anos, fazia já bastante falta no Android até porque a maioria destes smartphones vem equipada com câmara frontal para esse propósito. Terá sido o lançamento do FaceTime no iOS que fez a Google “dar corda aos sapatos” para implementar o mesmo no Android?

Com esta nova funcionalidade do Google Talk será agora possível fazer chamadas de vídeo a partir do Android para qualquer contacto que use o Google Talk, esteja ele no smartphone ou tablet Android, no Gmail ou no Google Talk no PC.

Será possível fazer chamadas a partir da rede Wi-Fi e da rede móvel 3G ou 4G, nesta última condicionado ao suporte/permissão por parte da rede móvel.

Para estabelecer uma chamada de vídeo a partir do Android bastará abrir o Talk e premir no ícone correspondente à videochamada localizado à frente de cada contacto. Será possível também escrever ou ler texto enquanto estiver a decorrer uma videochamada. No caso de ser necessário deixar a aplicação Talk para recorrer a outra, o vídeo entrará em modo de pausa e o som da chamada continuará activo, permitindo assim uma conversa contínua independentemente do que esteja a ser visualizado no ecrã.

Esta nova funcionalidade, como já foi dito, faz parte da versão 2.3.4 do Android para a qual serão gradualmente actualizados alguns modelos de smartphones mais recentes como o Nexus S. A actualização é feita por meio de updates OTA (over-the-air) e será acrescentado futuramente o seu suporte para muitos outros modelos com a versão Gingerbread. As comunidades de desenvolvimento de ROMs não-oficiais para o Android também não tardarão em introduzir esta funcionalidade em modelos que nunca serão actualizados pela Google ou pelos seus fabricantes.

Recentemente foi lançada oficialmente esta mesma versão, Android 2.3.4, para o HTC Google Nexus One e não foi encontrado qualquer vestígio do suporte de chamada de vídeo ou voz por parte da aplicação Talk. Compreende-se que não tenha o suporte de chamada de vídeo devido a este modelo não ter câmara frontal, no entanto o suporte de chamada de voz seria muito bem-vindo.

Note-se que a Google, com este serviço, está a adoptar uma política menos restringente perante a Apple, já que o FaceTime é exclusivo de iDevices como iPhone 4, iPad 2, iPod touch, e MacBook. No Google Talk, com recurso ao plug-in, é possível usar a videochamada no Gmail quer seja a partir do PC, Mac ou Linux.

Enquanto esta funcionalidade não está disponível no seu modelo Android poderá experimentar e usar aplicações alternativas, multi-plataforma, como o Fring, o Oovoo ou o Tango.

Partilhar:
Tags:

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Canudo
    1. Avatar de Chico
      Chico

      estranho o conteúdo desta notícia, pois eu Tenho um Samsung Galaxy S da Vodafone com Android 2.2 e tenho vídeo chamada.

      1. Avatar de Lourenço
        Lourenço

        sim, eu no ipad1 também tenho…., q engraçado…, só q n é nativo…,

      2. Avatar de Bruno R Santos
        Bruno R Santos

        No GTalk?

  2. Avatar de João
    João

    Galaxy s 2.2 já suporta….

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Não percebi… até antes já suportava video-chamada mas com recurso a aplicação de terceiros. A novidade, que não é novidade pela tecnologia em si mas pela implementação na nova versão, acentua-se sobretudo porque é mais um passo em direção às soluções globais de comunicação da própria Google.

      Para mim, ficarei ultra contente quando chegar o dia em que serviços como o Google.VOICE e o Google.TV estarão disponíveis aqui em Portugal. Ate lá esperaremos como sempre fizemos ou… adotamos outras alternativas!

      1. Avatar de Androida-mos
        Androida-mos

        Completamente de acordo! (:

  3. Avatar de Dogzilla
    Dogzilla

    Não é nada que me faça falta alguma.

    1. Avatar de wazup
      wazup

      Já tive vários telemóveis que faziam videochamada, experimentei uma ou duas vezes e nunca mais usei.

      Não me faz falta…

    2. Avatar de Hugo Cura

      Na verdade também não me faz falta (e duvido que o faça a alguém). Digamos que é um suplemento do género “se houver, usa-se… se não, amigos na mesma”.

      No PC toda a gente tem Live Messenger e Skype e não é por isso que se usa a videochamada regularmente (é claro que há excepções, mas serão poucas de certeza). Já tenho o oovoo há algum tempo no tablet, onde funciona bastante bem, e só o usei 2 ou 3 vezes. Ah, e o tablet também faz videochamada por UMTS, gratuito no meu tarifário…

      É bom ter a funcionalidade disponível… quando houver ocasião para usar estará sempre à disposição!

      1. Avatar de José Jaime
        José Jaime

        Sou obrigado a fazer um reparo a um comentário:
        A videochamada é muito útil. E mais do que imaginamos.
        Pessoas com deficiências auditivas comunicam através de telemóvel com recurso a esta tecnologia.
        Pensem nist

        1. Avatar de Hugo Cura

          Sem dúvida, lamento não ter referido essa necessidade, embora bastante específica. Ainda assim, é provável que usem bastante mais as mensagens escritas.

          1. Avatar de José Jaime
            José Jaime

            Claro, e talvez até com mais frequência. Mais para quem não ouve, ver com quem se fala é muito melhor.

  4. Avatar de MrHide
    MrHide

    2.3.4 a bombar no meu Nexus S sem problemas.
    Para os apressados podem fazer uma busca rápida e instalar manualmente a actualização

    1. Avatar de Hugo Cura

      Obrigado pelo feedback.

    2. Avatar de Hugo Cura

      Já agora, tens hipótese de testar a videochamada por wi-fi e por 3G para veres se há diferença no detalhe da imagem? Seria bom que fosse optimizado para os diferentes tipos de ligação…

  5. Avatar de Luis Coutinho
    Luis Coutinho

    ja andei por aqui a ler e não me desenrrasco.. será que laguem me pode dizer alguma aplicação para android, voip que permita via wifi fazer chamadas de graça para telemoveis? se é que há alguma coisa deste genero sem pagar…

    1. Avatar de Hugo Cura

      Quando referes “telemóveis” entendo que seja para números 9xxxxxxxx. Se sim, então não existe nenhuma que não se tenha de comprar crédito. É claro que se o destinatário tiver wi-fi ou 3G será possível usar aplicações como o skype, fring, etc etc…

      1. Avatar de Luis Coutinho
        Luis Coutinho

        pois assim tamos na mesma :p…. disto do voip no telemovel estou assim um bocado a zero e era so para saber o que anda por ai e assim…resumindo..de telemovel para telemovel por voip so pagando a não ser por exemplo por wifi..para fazer chamada de voip para 9******** so comprando creditos certo??

  6. Avatar de DEVAXTATOR

    O meu galaxy tab tem e é a versao 2.2

    1. Avatar de Hugo Cura

      O meu também, apenas por UMTS… mas isso não faz parte integrante do Android e não usa a “ligação de dados”, implica os custos associados ao tarifário (que no meu caso até é gratuito para moches).

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Será que me consegues ajudar?!

        Comprei recentemente um Samsung Nexus, e pretendia fazer video chamada através de UMTS (entre moches), existe alguma aplicação que permita?

        Obrigado

        1. Avatar de Hugo Cura

          Receio que não seja possível fazê-lo (eventualmente apenas com uma ROM modificada, se houver…). Existem pelo menos dois modelos que têm videochamada por UMTS: Galaxy S e Galaxy Tab. Funciona bem mas é integrado na aplicação telefone da Samsung, não existe aplicação para tal. Não sei o porquê se essa possibilidade se estar a extinguir, já que é aliciante usá-lo com tarifários desse género.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Obrigado pela resposta!

  7. Avatar de João
    João

    Exactamente DEVAXTATOR o meu Galaxy S tem o 2.2 original e suporta vídeo chamada

  8. Avatar de Frederico
    Frederico

    Grandecíssimas unhas..

  9. Avatar de Ze
    Ze

    O Maemo já tem videochamada “integrada” desde sempre

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Via WiFi apenas… Mas entendo o que querias dizer, a videochamada nativa por WiFi foi dos primeiros sistemas a ter. Para ser sincero foi o primeiro sistema com que tive contacto a ter todas as “ferramentas sociais” integradas de origem, e digamos de forma inteligente, faltando apenas de origem uma aplicação para o Facebook mais forte. Junta IM, com video-chamada + partilha de conteúdo, bem fantástico. Com multi-taskting. Nada melhor do que ver o video de apresentação do n900 que demonstra as funcionalidades existentes.

      Digamos que via 3G (aka UMTS) a qualidade das vídeo-chamadas é pobre, visto nem tirar proveito das novas redes 3,5G (aka HSUPA, HSDPA, etc…).

      1. Avatar de Ghost Rider
        Ghost Rider

        WiFi apenas?
        Não faço muitas videochamadas no meu N900, mas não dará também através de 3G? Estou a falar de estar conectado à internet da operadora e usar o Skype, é possível?

        Já agora, por curiosidade, usas o N900 ou trocaste por outro telemóvel? (chamar de telemóvel é até um crime)

    2. Avatar de Ghost Rider
      Ghost Rider

      Só via Skype (claro, integrado)

  10. Avatar de João Dias
    João Dias

    Uso frequentemente a videochamada, seja no skype, messenger mas, sobretudo, 3g gratuita entre Tags… Só não é mais comum porque nem todos os telemóveis dão! Ainda não tenho um Android porque ainda não suportava video-chamada e tenho dúvidas sobre se a videochamada pelo Talk será equivalente à videochamada 3G gratuita a que, pelo tag, temos direito. Os galaxy dão por causa do TouchWiz, que no fundo funciona como uma app para esse fim. Fiquei abismado quando anunciaram essa funcionalidade “fantástica” do iPhone, quando utilizo a videochamada regularmente desde há, no mínimo, três anos no meu velhinho BlackJack com WindowsPhone 6! No iPhone, para fazer a vídeochamada, paga-se os dados! Para além disso acho ridículo que, por não usarem uma funcionalidade, partam do princípio que a maior parte das pessoas não usará. Não tem lógica essa inferência! Não se vê tanto em público, mas que dá muito jeito a quem a souber usar bem, dá!

    1. Avatar de Hugo Cura

      “No iPhone, para fazer a vídeochamada, paga-se os dados!”

      No iPhone 4 e restantes iDevices que o suportam é apenas possível por Wi-Fi.

    2. Avatar de Ghost Rider
      Ghost Rider

      Ora, o meu ex-N73 (separei-me dele) já suportava videochamadas… E estamos a falar de um “smartphone” de 160€ NAQUELA época (acho que 2006 ou 2007?)
      Enfim…

  11. Avatar de phixie
    phixie

    A videochamada JÁ É suportada nativamente pelo Android… …nos EUA… e só para utilizadores da Sprint… …por enquanto… 😉

    http://googlevoiceblog.blogspot.com/2011/05/google-voice-and-sprint-integration-is.html

  12. Avatar de Ghost Rider
    Ghost Rider

    Videochamadas através da operadora é suicídio, qualidade horrível. Gostei da ideia do Google Talk,finalmente o Android dá mais um passo… (e ainda precisa muitos)

    Embora tenha sempre usado o Skype para isso (já vem nativamente no meu telemóvel)

  13. Avatar de João Dias
    João Dias

    Versão 7, e ainda nada nativo para videochamadas pela operadora…

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Isso não irá mais existir, a tendência é outra. É uma questão que depende muito do operador e que está em claro desuso, além de ser caríssimo para quem não o tem incluído gratuitamente no tarifário.